O Menino do Dedo Verde

O Menino do Dedo Verde Maurice Druon

Resenhas - O Menino do Dedo Verde

Dalila 29/01/2021

Mesmo sendo um menino rico e cheio de privilégios, Tistu não se encaixa, não consegue aprender como as outras crianças de Mirapolvora. Seus pais preocupados, resolvem educá-lo de forma diferente
Já na sua primeira aula ele descobre que tem um dom, o polegar verde, e que com ele pode fazer coisas maravilhosas e promover importantes mudanças no mundo a sua volta.
Um Livro simples e encantador, cheio de reflexões importantes. Um dia, com certeza, lerei para minhas filhas

YuriAmu 28/01/2021

MEU DEUS!!!
Eu realmente não esperava que um livro para crianças podesse ter um tema tão profundo. O final superou todas as minhas expectativas. Recomendo!!!

Sara Muniz 27/01/2021

RESENHA - O MENINO DO DEDO VERDE
O Menino do Dedo Verde foi escrito em 1957, pelo autor francês, Maurice Druon. Esse livro infanto-juvenil é um dos mais encantadores que eu já li e posso tranquilamente compará-lo à Pequeno Príncipe e Meu Pé de Laranja Lima, dois livros com protagonistas infantis que ganharam meu coração. Conheça mais:

Essa foi a leitura de segunda-feira do meu Projeto de Leitura - 7 Livros em 7 Dias e minha primeira escolha não poderia ter sido melhor!

Tistu é um garotinho filho de pais ricos. Ele os chama de Sr. Papai e Dona Mamãe. A família dele vive em Mirapólvora, uma cidade conhecida pelas chaminés da fábrica de canhões de seu pai. Tistu é uma criança bastante curiosa em relação ao mundo e seu funcionamento, mas quando vai à escola, não consegue ficar acordado. Logo, os pais o encaminham para professores particulares, a começar por Bigode, o jardineiro. Bigode pede que Tistu faça um buraco na terra dos vasos de planta com o polegar e plante as sementes. Tistu mal faz isso e as plantas já estão enormes e lindas. Bigode descobre então que Tistu tem o polegar verde (não pode ser visto), com poderes, um talento oculto.

O menino logo conhece o Sr. Trovões, um professor mais mal humorado que o leva para ver as mazelas da sociedade. Primeiro, leva o menino para conhecer a prisão, e logo Tistu passa o polegar por tudo e transforma a cadeia com flores incríveis. O mesmo acontece na favela, no meio da miséria injusta, no hospital, com as crianças doentes e infelizes, no zoológico, com os animais solitários e na guerra. Esse poder de transformação de Tistu tem um grande efeito em todos os lugares, fazendo as pessoas reagirem de modo positivo.

O final do livro é lindo e eu fiquei apaixonada pelo Tistu, um personagem envolvente e que sabe muito mais do que "as pessoas grandes". Seguem aqui algumas das citações incríveis que selecionei durante a leitura:

Para mais imagens do livro e citações completas, visite o meu blog:

site: http://interesses-sutis.blogspot.com/2021/01/resenha-o-menino-do-dedo-verde.html

Bea 27/01/2021

Incrível, Não pensei que gostaria tanto
O livro simplemente me surpreendeu. Não pensei que seria assim, tão poético e filosófico e que eu o colocaria no mesmo pezinho que "O Pequeno Principe".

A história segue o um menininho que descobre algo incrível que pode fazer e logo começa a transformar toda a cidade.

Fala de miséria, doenças físicas e mentais, prisões, educação, guerra e morte, tudo de uma forma única.

Certeza que irei ler novamente.

NathanAmu 27/01/2021

O livro mais lindo que eu já li
O protagonista do livro é um menino que tinha um pônei, o menino não conseguia aprender na escola enato seu pai teve a ideia de educar ele na cidade de mirapolvora

Helder 26/01/2021

Simples e Profundo
Nunca havia sequer ouvido falar desse livro.
Mas gostei bastante da forma como a mensagem tão profunda e tocante pode ser transmitida de maneira tão simples.

Lerei junto com meu filho daqui alguns anos.
Recomendo.

jotaefesanchez 23/01/2021

Delicado e divertido
Assim como na leitura de O Pequeno Príncipe, este clássico trouxe mais magia e beleza para breves reflexões com minha filha (de 6 anos), que se deliciou com momentos alegres, engraçados, profundos e melancólicos.

Uma leitura leve e agradável.

Lily116 11/01/2021

o menino do dedo verde ??
Poxa vida que livro mais lindo, eu jamais esperava por esse final tão maravilhoso.
Esse livro nos surpreende quando menos esperamos.

"Dizei não à guerra, mas dizei-o com flores."
Nice 11/01/2021minha estante
Que bom saber , esse eu não conhecia, já vai para minha lista de leituras ?

luiza 06/01/2021

É uma leitura muito rapidinha e ao mesmo tempo tocante. A gente vê a história de um menino conhecendo o mundo e seus problemas e com bondade e a natureza tenta melhorar tudo.

O final me deixou com o coração quentinho e eu acho que ele tem pequenas lições de moral se você estiver disposto a exergá-las.

Lívia 29/12/2020

Gostei bastante da leitura. Simples e divertida com muitas aventuras interessantes.

Daniele-B-N-Rodrigues 16/12/2020

O poder do Dedo Verde
Você tem o dedo verde? Somente um especialista poderá dizer!

Eu te convido a se embevecer com este livro O Menino do Dedo Verde ?

Maurice Druon nos presenteou com esta obra-prima literária e poética, a qual nos ensina valiosas lições de moral com uma extraordinária sensibilidade e sutileza. Como me encantaria ver o Tistu florindo em diversos lugares!

Se você já leu este livro saber o poder transformador de plantar, como diz Tistu "as flores não deixam o mal ir adiante"! Compartilhe-o, indique-o e se possível presenteie as pessoas que lhe são queridas ?

O meu exemplar foi um presente da querida Sara do @seboencantado. Obrigada minha flor por pensar em mim com todo este amor!?

Junior.Rodrigues 12/12/2020

Para guardar no acervo do coração
Reserve aquele momento do dia em que pode ouvir seus pensamentos e se deleite com este clássico que te leva a refletir, e que deveria ser uma leitura obrigatória para adultos e crianças. Mesmo os que leram quando crianças, podem ler novamente, pois em um mesmo texto este fala com os dois públicos e deixa mensagens valiosas. Fazendo deste um livro para se ter no acervo do coração e também para compartilhar com todos de dedo verde ao seu redor.
Daniele-B-N-Rodrigues 16/12/2020minha estante
Que resenha linda! Adorei as palavras! O meu está guardado no acervo do coração!

Yas 04/12/2020

Língua dos Anjos
Um livro de leitura rápida, mas ainda assim incrível. Um livro que marcou minha infância e que de tempos em tempos sempre releio. Um menino que não se encaixava muito bem na expectativa de seus pais e tinha dificuldades em muitas coisas, principalmente relacionados à escola. Entretanto, junto com o jardineiro de sua casa, descobre um talento nato para plantação. Um livro lindo, muito emocionante e com final de aquecer o coração.

Alanna. 02/12/2020

O dia em que uma professora giganta me contou uma história
A primeira vez que li esse livro eu estava em 2003 com meus 7/8 anos, quando minha professora da primeira série (uma mulher alta, mas tão alta que minha mente associava sua imagem a uma giganta ,e até hoje quando eu a encontro me assusto de como ela é alta mesmo) chegou na sala e contou a história de Xisto para todos nós. Eu me impressionei tanto com a história que pedi o livro pra ela emprestado, e li e reli algumas vezes, pensando no que eu faria se tivesse um dedo verde, como decoraria minha casa feia de infância, ou como transformaria a pracinha que existe na frente do colégio, essas coisas. Eu já gostava de ler, mas esse livro foi um pontapé pra que eu sentisse mais curiosidade para ir a biblioteca e escolher que tipo de livro eu queria ler.

E enfim, 17 anos depois, reencontrei esse livro, por acaso. Minha amiga tinha comprado essa edição para o filho dela (coincidentemente, na mesma idade que eu tinha quando li pela primeira vez), e eu olhei para essa edição, sentei em um canto, e devorei esse livro, na casa dela mesmo. Li rapidinho, é uma leitura tão gostosa e rápida, que mal você vê e já terminou.

Eu não vou perder meu tempo escrevendo sinopse em uma resenha, afinal é basicamente o menino Xisto e seu dedo verde e é só o que você precisa saber sobre esse livro. Essa edição em particular está realmente bonita, a capa é de um capricho lindo demais.

Meus sentimentos com esse livro são de nostalgia, de como é mágico pra uma criança se permitir imaginar, e como quando a gente cresce a gente perde um pouco a magia das coisas. Essa história é inocente e é bonita a seu modo, de tal maneira que acredito que as gerações atuais nunca conseguirão apreciar essa história. Talvez um dia, quando eu tiver filhos, eu leia esse livro para eles, e tente passar o máximo da magia que aquela professora giganta me passou quando contou essa história para a minha turma.
Goretti 09/12/2020minha estante
Tistu

Sueli Yano Suga 22/11/2020

Tocante
Eu gostei muito! Demorei a terminar pq no começo demora um pouco a decolar, mas por fim, chorei. Conta a história de um menino que tem a habilidade de fazer nascer diversos tipos de plantas e as atitudes que ele toma frente ao que compreende do mundo. Menino sábio ..