Nona Casa

Leigh Bardugo

Resenhas - Nona Casa

Diana 29/09/2023

Autora de Sombra e Ossos mergulha em referências visuais em Nona Casa
Nona Casa, escrito por Leigh Bardugo e publicado pela Editora Planeta, entrou na minha lista de favoritos logo na estreia da autora em romances de fantasia adulta. Já tinha devorado a trilogia Sombra e Ossos e vibrei com a adaptação da Netflix, mas Nona Casa é outro patamar.

Se antes as referências eram da mitologia russa, Leigh, desta vez, buscou inspiração na cultura oriental, com referências às tradições chinesas, citou obras de Shakespeare e detalhes dos contos ingleses, trouxe referências visuais de obras de arte, além de provocar o leitor com várias palavras incomuns no nosso vocabulário.

Nesta obra, Alex Stern tem problemas com a mãe hippie, abandonou a escola cedo e se envolveu com drogas namorando um jovem traficante. Aos 20 anos, ela é a única sobrevivente de um massacre terrível, que não foi desvendado pela polícia.

Como todo clichê da jornada do herói, a protagonista ganha uma bolsa integral na Yale, universidade de grande prestígio nos EUA. Sua missão? Monitorar as sociedades secretas de New Haven. São oito tumbas frequentadas por ricos e poderosos, mas que funcionam mais como fraternidades universitárias ou diretórios estudantis, se a história fosse no Brasil.

É um livro que poderia ser devorado em poucos dias? Sim, mas ele fica bem mais emocionante se você tirar um tempinho para pesquisar e imergir no universo criado pela autora, que construiu cenas riquíssimas em detalhes visuais.

E prepare um caderninho de anotações, pois a abundância de personagens pode confundir a memória. Não chega a ser um Game of Thrones (Guerra dos Tronos, R. R. Martin), mas quase todos os nomes citados têm alguma importância para a conclusão do livro.

Iniciei a leitura achando que era livro único, porém o esquema de pirâmide do gênero não falha e vem mais desse universo por aí. Mas não se preocupe, a história é finalizada neste volume, que traz muitas discussões importantes como xenofobia, violência contra mulher, drogas e violência sexual.

Alerta para gatilhos (temas sensíveis), especialmente sobre estupro. Não vi classificação indicativa, mas acredito que seja 18+. Ah, não espere muito romance, até tem uma leve insinuação, mas nada mais.

site: https://www.topmidianews.com.br/algo-mais/top-literario-autora-de-sombra-e-ossos-mergulha-em-referencias/182062/

Rayza.Figueiredo 26/09/2023

A tênue linha entre o real e a fantasia
Rapaz! este é o MELHOR livro da Leigh Bardugo, e umas das fantasias mais BEM ESCRITAS dos últimos tempos!
com base total na realidade, nas pessoas reais, em crimes brutais reais e tudo de ruim q vemos TODOS OS DIAS na sociedade mundial, a autora trabalhou muito bem no ?e se? tudo que conhecemos não for tudo o que realmente existe?
o oculto, sociedades secretas, rituais, espíritos, fantasmas, possessão? será que é mesmo fantasia? coisas da nossa imaginação? ou como dizia Shakespeare: há mais coisas entre o céu e a terra do que sonha nossa vã filosofia.

simplesmente genial.
a prova de fogo é voc conseguir passar pelas primeiras 100 pag ? onde nada faz sentido e a narrativa é densa e cheia de informações que não fazem o mínimo sentido ? mas tudo se encaixa perfeitamente e os plots são ??

ansiosa estou pela continuação.

Danielle.Caroline 17/09/2023

Gostei muito desse livro, a autora escreve maravilhosamente bem como eu ja tinha ouvido falar e adorei cada personagem, a personalidade de cada um. O livro tem algumas frases que te pegam muito forte, principalmente com relação a dependência química.
Tem cenas de abuso sexual então se alguém tiver algum gatilho quanto a isso, toma mais cuidado quando estiver lendo.
A única coisa ruim desse livro é que ele se extende muito em certas coisas, vai pra la, vem pra ca, descobre isso, vai juntando peças e as vezes é cansativo. Mas ainda assim recomendo pra quem gosta de um drama low fantasy aí.

thais.pollo 10/09/2023

Mt bom esse querido
No começo da história eu estava um pouco perdida, parecia muita informação ao mesmo tempo desde a primeira página e demorei um pouco pra me encontrar, mas quando me encontrei ficou muito bom. a história pra mim berra ?o capitalismo falhou, falha e falhará..? e eu amo isso. a protagonista é simplesmente foda e eu queria um romancezinho (mas talvez ele exista no próximo). enfim, gostei bastante e achei o plot muito bom. vibes dark academia
Maria 18/09/2023minha estante
mais ou menos que momento que vc começou a entender? pq to lendo agora, primeiro capitulo e to absurdamente confusa e perdida kkkkk

thais.pollo 19/09/2023minha estante
foi quase na metade eu acho, talvez um pouquinho antes kkkkkkkkk mas eu achei que vale muito a pena

Julya_ 09/09/2023

Nona Casa entregou tudo o que eu estava esperando. Estava no clima de dark academia e o que pode ser mais dark academia do que sociedades secretas de Yale que mexem com magia?

No início achei a leitura mais lenta devido o grande número de personagens com nomes peculiares e também os termos que fazem parte do universo do livro.

Mas logo me envolvi com os mistérios e é muito fácil gostar da protagonista, ela tem um passado cheio de acontecimentos traumatizantes, mas não é o tipo de personagem que fica se lamentando e resmungando o tempo todo. Ela é forte e determinada, mas também demonstra vulnerabilidade.

Amei essa leitura e já estou preocupada que não há sinais da publicação do segundo livro no Brasil.

Mandark 02/09/2023

Viciante...
Li várias resenhas antes de iniciar essa leitura e fiquei um pouco reticente diante de algumas impressões que encontrei por aqui. Mas Leigh tem muitos pontos comigo, então decidi me desarmar completamente e embarcar com a cara e a coragem. E que valiosa foi essa experiência. Temos temas sensíveis como estupro e uso indiscriminado de drogas? Sim, temos. Mas, em minha opinião, nem de perto tão fortes e incômodas como tanto alardearam por aí. Temos uma história recheada de informações que são jogadas sem aviso prévio e sem muitas explicações? Com certeza. Mas longe da confusão da qual muita gente acusa o livro, consegui acompanhar a história sem dificuldades. Não tive problemas com as lacunas e com a falta de aprofundamento. Acho que a Leigh focou onde era importante e conseguiu direcionar o enredo de forma interessante e com desdobramentos que encerram pontos importantes e abrem precedentes para um volume seguinte. Eu amei a Alex, consegui simpatizar com ela desde o início. Não acho sua sobriedade forçada. E gosto de como ela lida com tudo. Ela é simplesmente alguém tentando sobreviver e agarrar com unhas e dentes novas oportunidades. Gosto da Dawes, me identifiquei e me importei com ela e acredito que ela vai ter muito mais espaço para crescer no próximo volume. Gosto do Darlington e acho que no próximo volume vamos ter muito mais sobre suas motivações. Mercy e Lauren não tiveram muito destaque, mas acho que suas participações foram pontuais para trazer um contraponto na vida da Alex. Turner é fascinante e suas interações com a Alex são inteligente e divertidas. Parceria inusitada e que casa bem. Temos personagens soltos e sem muito contexto? O tempo todo. Mas acho que eles foram tratados conforme a necessidade. Acho a mitologia das Casas muito legal e gosto da influência delas na sociedade, sem precisão de muitos detalhes. Foi legal do jeito que foi. Acho que Leigh está experimentando algo novo e completamente diferente do universo Grisha e concordo com o King: Nona Casa me empolgou demais e me impressionou por sua construção tão criativa, por sua condução elaborada e, para mim, não óbvia. Só não recomendo para pessoas "sensíveis" aos temas citados.

Helô 02/09/2023

Um mês lendo na força do ódio
Serei sucinta. O livro tem muitos gatilhos e não aborda os temas de forma responsável. O plot nem fede nem cheira. Bem mediano, não me prendeu em momento algum. Algumas aspectos foram previsíveis. E, pra terminar com chave de ouro, protagonista um porre.

Erica Silva 26/08/2023

Pensei que fosse mais pesado
A autora acabou me surpreendendo,nem parece a mesma que escreveu todo o universo grisha. Achei que ela quis escrever com um ton diferente, o leitor tem que prestar um pouco mais de atenção no que está lendo pra compreender o universo que está sendo desenvolvido, diferente do universo Grisha que o mundo é apresentado de forma clara de fácil entendimento, já neste livro a construção é feita em camadas, vamos entendendo aos poucos, o que é algo interessante que instiga o leitor, mas que no meu caso levou ao tédio e a procrastinaçao
Mas sobre a estória em si, é bem interessante aos poucos acabamos nos apegando a Alex e acolhendo seu sofrimento, mas também foi a única que me apeguei, os outros personagens não estava importando nem um pouco.
Ouvi muitos comentários falando que o livro é SUPER pesado, e comecei a leitura esperando por isso, é sim uma estória +18, com muitos gatilhos, mas eu já li coisas mais pesadas e não me incomodei com os temas que foram abordados.
Não o considero um favorito, gostei do rumo que foi tomado, mas acho que não leria alguma continuação caso tenha uma.

universodecami 21/08/2023

Mors irrumat omnia.
Nona Casa definitivamente é um divisor de águas pelas resenhas que eu vi. Uns amam, outros odeiam. Posso dizer que para mim foi uma leitura muito boa, eu gostei bastante do enredo e de toda a construção da história. A verdade é que eu sempre quis ler esse livro só por causa da capa hahaha

Me surpreendi já de cara no início do livro, apesar de SoC já ter um escrita mais madura da Leigh, eu realmente fiquei chocada com o teor adulto desse livro. E não estou falando de hot, porque não tem nenhum nesse livro, mas sim do quão pesado são os assuntos abordados, que não deixam de ser muito reais, assim como a lista de gatilhos que é bem longa.

Esse foi o primeiro livro (acho eu) com ambientação dark academia que eu li, e gostei bastante. Toda a coisa de sociedades secretas, ivy leagues e a magia foram pontos que eu adorei. Em muitas passagens achei que a Leigh faz descrições demais, muitas delas irrelevantes para o decorrer da história, o que fez eu demorar para engatar na leitura, além de também ser um começo bem lento, as coisas realmente ficam muito boas nos 70% do livro.

A verdade que me senti um pouco quando li CCity, muitas informações jogadas no começo, um universo muito detalhado e que várias vezes tive que voltar as páginas para entender. O que não tira o encanto de todo o universo, mas faz a leitura ficar um pouco maçante. Os capítulos são alternados entre passado e presente as vezes, e também temos a visão de outro personagem em alguns poucos.

Não simpatizei de cara com a Alex, ela não é uma personagem que estamos acostumados a ler, ela literalmente é uma ninguém que é toda lascada e se meteu em algo muito maior que ela. Mas com o passar da história você vai entendendo todo o passado dela e passa a gostar dela.

Os personagens secundários são legais, mas não foram tão bem explorados. O Darlington deveria ter sido mais trabalhado, seria essencial gostar dele para o plot, e por isso acabei não sentindo tanto o que acontece.

Por fim, o universo construído é bem interessante, o sistema de magia eu achei fenomenal e achei que ficaram muitas pontas soltas e informações jogadas ao vento que espero que sejam desvendadas no próximo livro.

literaurora 17/08/2023

Leitura longa e cansativa
Tinha ouvido coisas boas sobre o livro, então fiquei curiosa pra ler. O começo do livro é totalmente confuso e caótico, o que já não me deixa com muita vontade de ler. Os personagens não tem carisma, sem contar que a Alex muda de personalidade bruscamente no meio do livro! A história é completamente sem pé nem cabeça, é só começou a ficar interessante depois dos (sofridos) 70% do livro. Sem contar que, final em cliffhanguer de um livro que por si só já é massante, é no mínimo broxante, sendo legal na escolha de palavras. Particularmente não gostei, muito arrastado sem o menor sentido. Nos 96% do livro decidi que ia parar de ler as descrições e leria só os diálogos e pasmem: eu consegui entender a história. Muita enrolação por nada, livro bem razoável

Vivi 14/08/2023

Leitura 81 - Aquele livro que demorou a engatar mas foi! E adorei muita a Alex . Forte , dura e imperfeitamente perfeita
Amizades muito bacanas rolou por aqui. Os flashbacks e a magias tbm foram bem interessantes . Só achei o final apressado mas me parece que não acabou por aqui. Ok cheio de gatilhos mas bastante pertinentes.

?Criada nos arredores de Los Angeles por sua mãe hippie, Galaxy ?Alex? Stern abandonou a escola cedo e se envolveu no perigoso submundo das drogas, entre namorados traficantes e empregos fracassados.
Além de tudo isso, aos vinte anos ela é a única sobrevivente de um massacre terrível, para o qual a polícia ainda não encontrou qualquer explicação.
Alguns podem dizer que Alex jogou sua vida fora. No entanto, a garota acaba recebendo uma proposta inusitada: frequentar Yale, uma das universidades de maior prestígio do mundo... e com uma bolsa integral.
Alex é a caloura mais improvável de uma instituição como essa. Por que logo ela? Ainda em busca de respostas, Alex chega a New Haven encarregada por seus misteriosos benfeitores de monitorar as atividades das sociedades secretas de Yale.
Suas oito tumbas sem janelas são os locais mais frequentados pelos ricos e poderosos, desde políticos de alto escalão até os maiores magnatas de Wall Street.
Alex descobrirá que as suas atividades ocultas nesses lugares são mais sinistras e extraordinárias do que qualquer imaginação paranoica poderia imaginar.
Eles mexem com magia negra.
Eles ressuscitam os mortos.
E, às vezes, eles atormentam os vivos.
?Nona Casa é o melhor romance de fantasia que li em anos, porque é sobre pessoas reais. O alcance imaginativo de Bardugo é brilhante, e essa história, cheia de choques e reviravoltas, é impossível de largar.? ? Stephen King"

Fernanda631 31/07/2023

Nona Casa (Alex Stern #1)
Nona Casa (Alex Stern #1) foi escrito por Leigh Bardugo.
Nona Casa é o primeiro romance de fantasia adulta da Leigh Bardugo - conhecida por seu universo Grisha. Aqui, ela explora as sociedades secretas de uma conceituada universidade estadunidense e o ocultismo por trás de todo esse mistério.
A história acompanha Alex Stern e intercala entre seu presente como membro da Nona Casa das sociedades de Yale, responsável por controlar e fiscalizar as atividades extranaturais que acontecem nas outras casas e sua chegada a esse universo. Alex foi convidada a participar desse círculo porque ela é capaz de ver fantasmas - chamados de Cinzentos - e eles lotam as ruas de New Haven com infinitas histórias escondidas em suas aparições.
No passado, seguimos Alex enquanto ela conhece Yale por outros olhos, entendendo sobre cada Casa e seus segredos obscuros. No presente, um assassinato misterioso de uma garota de fora da faculdade coloca Alex no curso de uma investigação perigosa e potencialmente mortífera.
Nona Casa tem muitos gatilhos de violência gráfica, mutilação, tortura, uso de drogas, assédio emocional e estupro. É um livro pesado, e é importante que você só leia se estiver ciente disso.
O universo que a autora aborda é, desde o começo, muito fascinante. Tem toda uma aura bizarra, medonha, faz crescer a sensação de que estamos lidando com o oculto e o que se esconde atrás de mistérios inimagináveis. É magia, pura e simplesmente, e tudo que ela traz.
Alex teve um passado muito turbulento e problemático, se envolveu com traficantes e com um pessoal da pesada, e as cicatrizes emocionais desse envolvimento são notáveis nela. Alex enxerga fantasmas desde que consegue se lembrar e na maior parte do tempo, eles são inofensivos. Mas nem sempre. Após um evento traumático aos 12 anos, a garota passou por muitas coisas ruins na vida, mas agora ela tem a chance de recomeçar. Em seu passado, existe um incidente envolvendo um massacre no lugar onde ela vivia - e a morte de Hellie, a garota mais importante para Alex até então.
Ela recebeu uma proposta para estudar na Universidade de Yale, desde que sirva em uma das suas Casas. Uma vez inserida no universo das sociedades, durante os capítulos no Outono, conhecemos a Alex rígida e desconfiada, a Alex que esconde o seu passado e se fecha para as visões dos Cinzentos - mas uma Alex obrigada a confrontar o sobrenatural em todas as suas formas, uma vez que se tornou parte de um mundo que vive e depende dele.
As Casas de Yale são uma espécie de fraternidades/sociedades secretas em que seus membros utilizam diferentes tipos de magia para alcançar um fim. Temos então oito casas, cada uma especializada em um tipo de Magia. As sociedades de Nona Casa são a peça-chave desse livro, e a parte que mais me encheu de curiosidade e fascínio. O trabalho da autora em construir cada espaço das casas, suas histórias e relações com a magia, tudo deixa o livro muito intenso e realista. É um pandemônio de informações a princípio, mas pouco a pouco as coisas se encaixam. Perguntas são respondidas. Reviravoltas chegam e te derrubam da cadeira quando menos espera.
Mas Alex não vai para uma das oito casas, ela deve ir para a Lethe, a Casa responsável por fiscalizar e garantir que as outras não ultrapassem os limites em seus rituais. Toda a história de Nona Casa depende das sociedades e da Alex; o que está ao seu redor é intrincado na trama de acordo com sua importância e desenvolvimento - e mesmo a coisinha mais irrelevante vai ter importância em algum momento.
No Outono, também conhecemos Darlington - que é o "guia" e responsável por Alex na Nona Casa, o instrutor que está ali para garantir que ela aprenda sobre tudo para, um dia, ensinar alguém como ele a está ensinando.
Darlington é diferente da Alex naquela época, toda tensa e arredia, ele é calmo e controlado, ciente do seu papel e do que precisa fazer para cumpri-lo. Mas também é um jovem lidando com o sobrenatural - e o sobrenatural sempre tem umas surpresas.
Porém as coisas deram errado no último outono: Darlington, seu mentor e o garoto de ouro da Lethe desapareceu após um ritual e além de buscar entender o que aconteceu com ele, Alex se sente obrigada a investigar a morte de uma garota que aconteceu nas proximidades, pois sente que esse assassinato tem relação com as atividades ocultas da Universidade.
Nona Casa é uma história que une magia, sociedades secretas e dark academy ao mesmo tempo em que aborda feminicídio, uso de drogas e outros temas pesados com uma narrativa viciante e personagens pelos quais você vai se apaixonar.

Anna 29/07/2023

Quero mais
EUNAO SABIA QUE TINHA CONTINUAÇÃO ??
O plot foi totalmente inesperado pra mim, fiquei presa do começo ao fim
Não sei se vou ter tempo pra ler o segundo por agora, mas pretendo

ve_laris 23/07/2023

APENAS NÃO
Essa nova apresentação da Leigh ao universo dela mais adulto, foi simplesmente desastrosa.

Para quem está chegando, e não tem costume com leituras assim, com certeza vai acabar desistindo logo de cara com tantos nomes, e citações aleatórias que nem mesmo o mapa consegue ajudar.

Infelizmente a autora não coloca o ponto chave para cativar o leitor logo no inicio, e eu não digo isso de forma que ela entregará toda a história. Falo do ponto em que ela mostrará sobre o que a história irá se tratar, e ele demora um pouco a acontecer, mas quando acontece.. você não entende muito.

Ela pisa muito em ovos e deixa a história arrastada, o que para um dark academia poderia ser essencial, mas até mesmo as descrições e situações são chatas.

Fiquei mais interessada no sub-personagem do que na principal, e olhe que ele havia desaparecido no inicio da narrativa. Mas também estava lá, em notas do passado e presente que se mesclavam, e em alguns momentos, também me atrapalhava pois eu não sabia em que tempo estava até que me tocasse, sobre o desaparecimento do segundo.

Foram 150 páginas extremamente lentas pra mim. Até que cheguei na cena polêmica do estu**** (pois o livro é cheio de gatilhos) e realmente, a autora só colocou um trauminha para a personagem e depois, na cena seguinte, meteu uma descrição que ela estava tran***** quando mais velha. Sim, era quando mais velha porém, AMADA? faz uma abertura maior. Você acabou de meter um gatilho fortíssimo aqui, pqp!

Enfim, parei. Não deu, e admiro muito quem conseguiu empurrar.

A sociedade de Atlas ainda me pegou bastante no inicio, mas esse daqui.. me jogava cada vez mais para longe das páginas.