Nona Casa

Nona Casa Leigh Bardugo
Leigh Bardugo

Resenhas - Nona Casa

bittencourt.manoela 14/10/2023

Bom, mas poderia ser melhor
Como sempre a Leigh Bardugo te faz mergulhar na história profundamente com uma escrita maravilhosa, mas sinto que dessa vez ela pecou em várias coisas. Achei uns assuntos que ela abordou extremamente pesados e sem o cuidado certo para cada situação.
No começo achei que algum espírito maligno tinha se apossado da Alex e matado todo mundo no Marco Zero, mas quando ela começou a falar sobre a Hellie, que não tinha matado ela, eu comecei a pensar que alguma coisa horrível tinha ocorrido com a Hellie. E foi o que realmente aconteceu, e mesmo "sabendo" do que iria acontecer não deixou de ser dolorido ler o que aconteceu com ela.
Até o final do livro eu não tinha ideia de quem tava por trás da morte da Tara. Todos os plots me surpreenderam demais. A única coisa que eu tinha certeza era que o Sandow não era confiável. E depois que o plot da Daisy foi revelado, tudo fez muito sentido. Porém, não vi nenhum sinal disso em nenhuma parte do livro, então achei meio jogado apesar de ter explicado tudo.
Gostei da dinâmica do livro, apesar de ter achado que não se aprofundou em muitas coisas. Mas como é o primeiro livro de uma duologia/trilogia acabei dando um desconto porque pode muito bem melhorar.

Livia1405 11/10/2023

Superou expectativas
Excelente, uma escrita super madura. Um livro adulto sem ficar fazendo ceninhas que obrigam a protagonista a virar casal com alguém. Enredo bem elaborado, não deixou nó desatado. Não queria largar pq precisava chegar no final e saber os mistérios todos

Elcilene2 08/10/2023

Simplesmente amei!
Criei o hábito de dizer que quem é fã de Dan Brown tbm vai gostar, pq tem bastante semelhança com a saga do Langdon: seitas, assassinatos, suspense, acadêmicos....

Eu comecei sem nenhuma ref, só uma indicação se um tiktok, mas não tinha conhecimento de nada do enredo e fui já esperando ser ruim, mas não foi e me vi simplesmente presa que não consegui ler mais nada além dele.

Carol 05/10/2023

Sinceramente eu esperava mais
Eu achei que ia amar porque é um dos mais famosos e mais bem falados dos gênero, só que é tanta enrolação que perde o clima
Tem uns gatilhos e umas forçações de barra tão desnecessárias
Mas adorei as sociedades

Bea Medeiros 30/09/2023

Nós somos os pastores.
O livro é muito bom, mas cheio de gatilhos, pelo amor de Deus procure eles antes de abrir esse livro. Eu li em inglês, então não sei de o problema de parecer ?arrastado? foi algo da tradução, mas não senti isso. A única coisa q senti foi que realmente a Bardugo não soube lidar muito com alguns temas (principalmente com a personagem ter sido usuária de drogas por tanto tempo), mas em um mundo onde você lê o futuro nas entranhas de pessoas, não acho q seja difícil acreditar em um feitiço que te cura do vício, apesar disso nunca ter sido explicado no texto.

Diana 29/09/2023

Autora de Sombra e Ossos mergulha em referências visuais em Nona Casa
Nona Casa, escrito por Leigh Bardugo e publicado pela Editora Planeta, entrou na minha lista de favoritos logo na estreia da autora em romances de fantasia adulta. Já tinha devorado a trilogia Sombra e Ossos e vibrei com a adaptação da Netflix, mas Nona Casa é outro patamar.

Se antes as referências eram da mitologia russa, Leigh, desta vez, buscou inspiração na cultura oriental, com referências às tradições chinesas, citou obras de Shakespeare e detalhes dos contos ingleses, trouxe referências visuais de obras de arte, além de provocar o leitor com várias palavras incomuns no nosso vocabulário.

Nesta obra, Alex Stern tem problemas com a mãe hippie, abandonou a escola cedo e se envolveu com drogas namorando um jovem traficante. Aos 20 anos, ela é a única sobrevivente de um massacre terrível, que não foi desvendado pela polícia.

Como todo clichê da jornada do herói, a protagonista ganha uma bolsa integral na Yale, universidade de grande prestígio nos EUA. Sua missão? Monitorar as sociedades secretas de New Haven. São oito tumbas frequentadas por ricos e poderosos, mas que funcionam mais como fraternidades universitárias ou diretórios estudantis, se a história fosse no Brasil.

É um livro que poderia ser devorado em poucos dias? Sim, mas ele fica bem mais emocionante se você tirar um tempinho para pesquisar e imergir no universo criado pela autora, que construiu cenas riquíssimas em detalhes visuais.

E prepare um caderninho de anotações, pois a abundância de personagens pode confundir a memória. Não chega a ser um Game of Thrones (Guerra dos Tronos, R. R. Martin), mas quase todos os nomes citados têm alguma importância para a conclusão do livro.

Iniciei a leitura achando que era livro único, porém o esquema de pirâmide do gênero não falha e vem mais desse universo por aí. Mas não se preocupe, a história é finalizada neste volume, que traz muitas discussões importantes como xenofobia, violência contra mulher, drogas e violência sexual.

Alerta para gatilhos (temas sensíveis), especialmente sobre estupro. Não vi classificação indicativa, mas acredito que seja 18+. Ah, não espere muito romance, até tem uma leve insinuação, mas nada mais.

site: https://www.topmidianews.com.br/algo-mais/top-literario-autora-de-sombra-e-ossos-mergulha-em-referencias/182062/

Rayza.Figueiredo 26/09/2023

A tênue linha entre o real e a fantasia
Rapaz! este é o MELHOR livro da Leigh Bardugo, e umas das fantasias mais BEM ESCRITAS dos últimos tempos!
com base total na realidade, nas pessoas reais, em crimes brutais reais e tudo de ruim q vemos TODOS OS DIAS na sociedade mundial, a autora trabalhou muito bem no ?e se? tudo que conhecemos não for tudo o que realmente existe?
o oculto, sociedades secretas, rituais, espíritos, fantasmas, possessão? será que é mesmo fantasia? coisas da nossa imaginação? ou como dizia Shakespeare: há mais coisas entre o céu e a terra do que sonha nossa vã filosofia.

simplesmente genial.
a prova de fogo é voc conseguir passar pelas primeiras 100 pag ? onde nada faz sentido e a narrativa é densa e cheia de informações que não fazem o mínimo sentido ? mas tudo se encaixa perfeitamente e os plots são ??

ansiosa estou pela continuação.

Danielle.Caroline 17/09/2023

Gostei muito desse livro, a autora escreve maravilhosamente bem como eu ja tinha ouvido falar e adorei cada personagem, a personalidade de cada um. O livro tem algumas frases que te pegam muito forte, principalmente com relação a dependência química.
Tem cenas de abuso sexual então se alguém tiver algum gatilho quanto a isso, toma mais cuidado quando estiver lendo.
A única coisa ruim desse livro é que ele se extende muito em certas coisas, vai pra la, vem pra ca, descobre isso, vai juntando peças e as vezes é cansativo. Mas ainda assim recomendo pra quem gosta de um drama low fantasy aí.

thais.pollo 10/09/2023

Mt bom esse querido
No começo da história eu estava um pouco perdida, parecia muita informação ao mesmo tempo desde a primeira página e demorei um pouco pra me encontrar, mas quando me encontrei ficou muito bom. a história pra mim berra ?o capitalismo falhou, falha e falhará..? e eu amo isso. a protagonista é simplesmente foda e eu queria um romancezinho (mas talvez ele exista no próximo). enfim, gostei bastante e achei o plot muito bom. vibes dark academia
Maria 18/09/2023minha estante
mais ou menos que momento que vc começou a entender? pq to lendo agora, primeiro capitulo e to absurdamente confusa e perdida kkkkk

thais.pollo 19/09/2023minha estante
foi quase na metade eu acho, talvez um pouquinho antes kkkkkkkkk mas eu achei que vale muito a pena

Julya_ 09/09/2023

Nona Casa entregou tudo o que eu estava esperando. Estava no clima de dark academia e o que pode ser mais dark academia do que sociedades secretas de Yale que mexem com magia?

No início achei a leitura mais lenta devido o grande número de personagens com nomes peculiares e também os termos que fazem parte do universo do livro.

Mas logo me envolvi com os mistérios e é muito fácil gostar da protagonista, ela tem um passado cheio de acontecimentos traumatizantes, mas não é o tipo de personagem que fica se lamentando e resmungando o tempo todo. Ela é forte e determinada, mas também demonstra vulnerabilidade.

Amei essa leitura e já estou preocupada que não há sinais da publicação do segundo livro no Brasil.

Mandark 02/09/2023

Viciante...
Li várias resenhas antes de iniciar essa leitura e fiquei um pouco reticente diante de algumas impressões que encontrei por aqui. Mas Leigh tem muitos pontos comigo, então decidi me desarmar completamente e embarcar com a cara e a coragem. E que valiosa foi essa experiência. Temos temas sensíveis como estupro e uso indiscriminado de drogas? Sim, temos. Mas, em minha opinião, nem de perto tão fortes e incômodas como tanto alardearam por aí. Temos uma história recheada de informações que são jogadas sem aviso prévio e sem muitas explicações? Com certeza. Mas longe da confusão da qual muita gente acusa o livro, consegui acompanhar a história sem dificuldades. Não tive problemas com as lacunas e com a falta de aprofundamento. Acho que a Leigh focou onde era importante e conseguiu direcionar o enredo de forma interessante e com desdobramentos que encerram pontos importantes e abrem precedentes para um volume seguinte. Eu amei a Alex, consegui simpatizar com ela desde o início. Não acho sua sobriedade forçada. E gosto de como ela lida com tudo. Ela é simplesmente alguém tentando sobreviver e agarrar com unhas e dentes novas oportunidades. Gosto da Dawes, me identifiquei e me importei com ela e acredito que ela vai ter muito mais espaço para crescer no próximo volume. Gosto do Darlington e acho que no próximo volume vamos ter muito mais sobre suas motivações. Mercy e Lauren não tiveram muito destaque, mas acho que suas participações foram pontuais para trazer um contraponto na vida da Alex. Turner é fascinante e suas interações com a Alex são inteligente e divertidas. Parceria inusitada e que casa bem. Temos personagens soltos e sem muito contexto? O tempo todo. Mas acho que eles foram tratados conforme a necessidade. Acho a mitologia das Casas muito legal e gosto da influência delas na sociedade, sem precisão de muitos detalhes. Foi legal do jeito que foi. Acho que Leigh está experimentando algo novo e completamente diferente do universo Grisha e concordo com o King: Nona Casa me empolgou demais e me impressionou por sua construção tão criativa, por sua condução elaborada e, para mim, não óbvia. Só não recomendo para pessoas "sensíveis" aos temas citados.

Helô 02/09/2023

Um mês lendo na força do ódio
Serei sucinta. O livro tem muitos gatilhos e não aborda os temas de forma responsável. O plot nem fede nem cheira. Bem mediano, não me prendeu em momento algum. Algumas aspectos foram previsíveis. E, pra terminar com chave de ouro, protagonista um porre.

Erica Silva 26/08/2023

Pensei que fosse mais pesado
A autora acabou me surpreendendo,nem parece a mesma que escreveu todo o universo grisha. Achei que ela quis escrever com um ton diferente, o leitor tem que prestar um pouco mais de atenção no que está lendo pra compreender o universo que está sendo desenvolvido, diferente do universo Grisha que o mundo é apresentado de forma clara de fácil entendimento, já neste livro a construção é feita em camadas, vamos entendendo aos poucos, o que é algo interessante que instiga o leitor, mas que no meu caso levou ao tédio e a procrastinaçao
Mas sobre a estória em si, é bem interessante aos poucos acabamos nos apegando a Alex e acolhendo seu sofrimento, mas também foi a única que me apeguei, os outros personagens não estava importando nem um pouco.
Ouvi muitos comentários falando que o livro é SUPER pesado, e comecei a leitura esperando por isso, é sim uma estória +18, com muitos gatilhos, mas eu já li coisas mais pesadas e não me incomodei com os temas que foram abordados.
Não o considero um favorito, gostei do rumo que foi tomado, mas acho que não leria alguma continuação caso tenha uma.

universodecami 21/08/2023

Mors irrumat omnia.
Nona Casa definitivamente é um divisor de águas pelas resenhas que eu vi. Uns amam, outros odeiam. Posso dizer que para mim foi uma leitura muito boa, eu gostei bastante do enredo e de toda a construção da história. A verdade é que eu sempre quis ler esse livro só por causa da capa hahaha

Me surpreendi já de cara no início do livro, apesar de SoC já ter um escrita mais madura da Leigh, eu realmente fiquei chocada com o teor adulto desse livro. E não estou falando de hot, porque não tem nenhum nesse livro, mas sim do quão pesado são os assuntos abordados, que não deixam de ser muito reais, assim como a lista de gatilhos que é bem longa.

Esse foi o primeiro livro (acho eu) com ambientação dark academia que eu li, e gostei bastante. Toda a coisa de sociedades secretas, ivy leagues e a magia foram pontos que eu adorei. Em muitas passagens achei que a Leigh faz descrições demais, muitas delas irrelevantes para o decorrer da história, o que fez eu demorar para engatar na leitura, além de também ser um começo bem lento, as coisas realmente ficam muito boas nos 70% do livro.

A verdade que me senti um pouco quando li CCity, muitas informações jogadas no começo, um universo muito detalhado e que várias vezes tive que voltar as páginas para entender. O que não tira o encanto de todo o universo, mas faz a leitura ficar um pouco maçante. Os capítulos são alternados entre passado e presente as vezes, e também temos a visão de outro personagem em alguns poucos.

Não simpatizei de cara com a Alex, ela não é uma personagem que estamos acostumados a ler, ela literalmente é uma ninguém que é toda lascada e se meteu em algo muito maior que ela. Mas com o passar da história você vai entendendo todo o passado dela e passa a gostar dela.

Os personagens secundários são legais, mas não foram tão bem explorados. O Darlington deveria ter sido mais trabalhado, seria essencial gostar dele para o plot, e por isso acabei não sentindo tanto o que acontece.

Por fim, o universo construído é bem interessante, o sistema de magia eu achei fenomenal e achei que ficaram muitas pontas soltas e informações jogadas ao vento que espero que sejam desvendadas no próximo livro.