Teoricamente Princesa

Teoricamente Princesa Alyssa Cole

Resenhas - Teoricamente princesa

Colecionando Planetas 10/07/2022

Primeira vez que me vejo como princesa
Por muitos anos achei que representatividade fosse besteira, eu admito. Mas com o tempo percebi a influência que a falta dela tinha sobre mim. Quanto menos pessoas pretas eu via mais feia me sentia, isso porque meu referencial de beleza era moldado de uma forma que eu mesma não me encaixava. Sofri muito com baixa autoestima, sofri querendo alisar meu cabelo, deixei de sair de casa para diversos lugares por me achar feia, sorria pouco por vergonha, ainda carrego marcas disso e apesar desse livro não ser perfeito, por diversas vezes foi emocionante me ver nas páginas.

Vou admitir que as vezes imaginava a personagem branca, como se meu cérebro estivesse programado para automaticamente ver a protagonista com essa cor, as vezes eu lia a cena e tentava imaginar ela preta e meu cérebro dizia "mas ela não combina" e isso era um soco no estômago, perceber que eu não me via e via meu povo como merecedores desse lugar. As vezes ainda é difícil superar esse pensamento embranquecedor, mas espero que livros assim ajudem.

Não é fácil admitir que as vezes, em pleno século XXI ainda me veja como inferior (ainda mais agora que mudei para um lugar onde a maioria massiva da população é branca e que me alertaram muito para o racismo), as vezes dói se sentir deslocada ou você se sente a pessoa "mimizenta" por comentar algumas coisas que meu namorado, por exemplo, nunca vai entender (mesmo que ele tente, e ele tenta), como o fato de colocarem "branca" no meu cadastro do sistema de saúde. Quando comentei com alguém preto, a pessoa entendeu o fato de me sentir apagada, mas quando comentei com alguém branco "não era nada demais".

Desculpe o desabafo kkkkkk mas foi isso, sobre o livro em si, senti o final meio rápido por isso tirei uma parte da quinta estrela, mas adorei a proposta, a personagem principal e o quanto a autora foi certeira ao falar sobre pesquisas científicas e feminismo (outro ponto onde fui representada).

Rayane 08/06/2022

Representatividade e criatividade unidas em um ótimo livro (@quandoacordei)
Teoricamente Princesa conta a história de Naledi e Thabiso. Ela, uma garota órfã e comum, moradora dos Estados Unidos que evita contato humano e dedica sua vida à pesquisas que podem mudar o mundo. Ele, um garoto rico e herdeiro do trono de uma nação chamada Thesolo, nação esta que resistiu a colonização e segue seus próprios costumes.

Naledi não sabe quem é Thabiso ou onde fica Thesolo, já ele sonha com o dia em que irá encontrá-la. Uma espécie de profecia da deusa em que os thesolianos acreditam é o que os une, além de, é claro, um noivado quando ainda crianças. Acontece que Neledi não lembra do seu passado e sua infância difícil lhe mostrou que ela só pode confiar nela mesma e na ciência, sem crenças em outras coisas e muito menos em pessoas que um dia podem deixa-la.

Ninguém mais em Thesolo acredita na profecia a não ser o príncipe, mas ele está decidido a encontrar Ledi e amá-la como sempre sonhou. Ele tinha um plano quando soube do seu paradeiro, só que Ledi não era exatamente como Thabiso esperava e ser príncipe não lhe ajudaria a conquista-la, então uma pequena mentira lhe dá a chance de conhece-la e viver o amor que tanto sonhou.

Mas será que Neledi perdoa mentiras?

Gostei da forma como a autora criou e trabalhou a nação de Thesolo. O livro, ainda que não tenha essa proposta como tema central, acaba tocando em pontos sociais e culturais que são importantes. E o que falar da narração cheia de coisas científicas? Eu AMEI!

Eu ainda dei boas risadas com o livro e as cenas +18 são bem construídas e colocadas nos momentos certos. O livro é bem grande pra um romance e acredito que umas páginas a menos não teriam interferido na história e até deixaria a leitura mais confortável. Mas, tirando isto, o saldo foi super positivo.

site: https://www.instagram.com/p/CdeBefouM06/

Angel 12/05/2022

Esse livro me prendeu desde as primeiras páginas com uma escrita fluída a autora conseguiu entregar para além de um romance clichê nos permitindo perceber muitos assuntos importantes que são abordados ao longo da história como os próprios conflitos políticos presentes na trama, desigualdade social percebida por Thabiso enquanto ele se finge de plebeu, as dificuldade da Naledi enquanto uma cientista que vê as verbas serem cortadas e perde seu estágio. Sobre Thesolo é um país fictício criado pela autora que resistiu à colonização na África e tem muitos recursos e eu amei ver isso na história. Já o casal Thabiso e Naledi também me conquistaram os dois possuem uma química incrível e compartilham momento únicos, foi lindo ver o amor nascer entre os dois com uma linda amizade, companheirismo, respeito, enfim eu amei Teoricamente princesa, pois foi uma leitura fluída que entrega ao leitor um pouco de tudo protagonismo negro, romance, cenário político e representatividade LGBTQI+, só o que digo é se você busca um romance contemporâneo leve e gostoso de ler que aborda temáticas importantes leia esse!

Laura 14/04/2022

Sessão da tarde
Primeiro contato coma autora e gostei bastante da ambientação histórica criada, além de toda representatividade.

É um livro bom, porem achei algumas partes muito enroladas, e o grande questionamento sobre os pais da Ledi terem ido embora foi muito pouco desenvolvido (achei corrido).

Eu teria lido em dois dias, no máximo, porque a leitura é bem fluida, mas fui desanimando demais com o passar do tempo, estava cansada das personagens, e fui postergando. Mas valeu a experiência.

Ledi é uma mulher forte, independente, que teve que lidar sozinha com as injustiças da vida muito cedo, então toda a barreira que ela criou para se proteger é bem compreensível. Gostei bastante de ver esse muro sendo destruído, e ela conseguindo se abrir para o amor, afinal, sempre seremos mais machucados por aqueles que amamos - é a charada da vida.

Fernanda França 07/04/2022

"Teoricamente Princesa" é um livro leve e gostoso, mas também com um peso cultural enorme, principalmente a partir do momento que partimos para o país do príncipe Thabiso, todas as cores dos trajes tradicionais e o fato também de eles estarem no inverno, um esteriótipo quebrado (até pela própria protagonista), foi muito bom.

O único problema deste livro é que seus momentos finais são muito corridos, tudo acontece em cerca de 15 páginas e eu senti falta desse desenvolvimento. Senti que aqui, apesar dela ter a própria carreira, a autora não focou tanto quanto eu gostaria,

Jey Canavezes 27/03/2022

Ok. Estou apaixonada
Romances não são meu ponto forte. Mas querendo sair da zona de conforto escolhi esse livro pela imensa recomendação. Não me arrependi nem um minuto!

Que livrinho gostoso! A leitura é rápida, fluida e os personagens são super carismáticos. Recomendo demais!

Letícia 23/03/2022

Gostei muito dos personagens e da história, bem água com açúcar, mas com temas importantes também. O que me impediu de me conectar mais foram algumas analogias e senti um pouco enrolado no meio pro final. Mas é uma ótima leitura pra relaxar

Debora 15/03/2022

Não gostei
O romance não me prendeu, os protagonistas foram desinteressantes, o enredo previsível e os personagens secundários não foram explorados.

Embora a autora levante alguns questionamentos interessantes sobre a sociedade atual, isso não foi suficiente para melhorar meu interesse pela história geral.

Thayna.Alves 08/03/2022

Poderia ser diferente dos clichês em geral
Muito cativante o começo é puro clichê eu gostei da escrita da autora e do romance. Achei um pouco rápido a paixão deles se desenvolve de maneira um pouco superficial, mas muito bonita. Poderia ter se aprofundado mais nessa conexão dos dois, deveria ter mudado a reação dela ao descobrir sobre o príncipe a raiva nesses livros e filmes sempre acho infundada.
Você se relaciona com uma pessoa esperando ela ser ruim aí você descobre que na verdade ela é da realeza e você se sente traída e coisa e tal, acho meio batido, quem diria que as mentiras que homens nos contam seja uma coroa, um reino, riqueza e que é apaixonado por nós desde criança.

Manuela 02/03/2022

Com uma escrita - e tradução - gostosa, Teoricamente princesa conta, de forma divertida, a história de Ledi, uma nova yorkina órfã que na verdade é a prometida do príncipe de Tesolo ainda quando criança.

Alyssa sabe contar uma boa história, uma pena que acelera o final, de modo a parecer uma série de colagens de cena. Não atrapalha a graça da narrativa, no entanto, que trata de uma mulher forte e independente que talvez se dê conta de que ?tudo bem precisar de alguém também?.

É uma boa leitura para resseca literária.

Bianca 28/02/2022

Gostei bastante do livro, é aquele clichê bem previsível, mas que eu amo. Gostei muito do casal e de adentrar um pouco na cultura africana, achei bem interessante. Entretanto achei o final meio corrido. Vale a pena a leitura, um bom livro pra se divertir!!

Tatianlima 17/02/2022

Conto de fadas moderno
Conheci a escrita da autora com esse livro e gostei muito
O casal é cativante, gosto da maneira engraçada como Thabiso tenta entrar em contato com Naledi, depois como ele entra na vida dela e também a maneira como eles se apaixonam.
O finalzinho é que foi meio corrido, merecia um além do " felizes para sempre com friozinho na barriga".

JAlia372 27/01/2022

Surpreendente
Eu amei a escrita, me fez querer ler até a lista de compras dessa mulher.
A história do livro é incrível, romântica, linda. Nós apaixonamos junto com os personagens. Alyssa Cole me fez sentir como uma princesa. Me surpreendeu. Ótimo para ressaca literária.