Adultos

Adultos Emma Jane Unsworth

Resenhas - Adultos

Lucas 05/08/2020

Minha primeira experiência com o clube Intrinsecos.
E bem, o que eu achei?

O livro Adultos conta a história da Jenny, uma mulher que é obcecada com redes sociais e curtidas. Esse é o enredo do livro, basicamente. Texto corrido com muitas mensagens de celular, e-mails e devaneios dela em relação ao mundinho virtual que a cabeça dela está inserida.

O que eu gostei foi o tema do livro, porque o enredo é muito atual e acho que existem muitas Jennys por ai (quem sabe eu sou uma delas?). O problema foi somente que é um livro ok Podia ser mais profundo nas questões psicológicas mas acabou ficando meio raso e a história não se aprofunda onde poderia. A relação dela com o namorado é irritante em alguns momentos também.

Milena Tramontin 12/11/2020

gostei bastante desse livro do clube intrinsecos. mostra uma realidade que não nos tocamos que estamos vivendo, que é sempre estar ligado a alguma rede social e esquecendo da vida de verdade.

MALU @amor_porleitura 24/08/2020

Adultos , conta a história da Jenny, uma mulher que é viciada em redes sociais e na opiniões de pessoas ao seu redor .
O livro vai contar um pouco , do relacionamento dela com Art, enquanto eles estavam juntos , vai mostrar um pouco de como ela trata amizade , como é o relacionamento com sua mãe também .

O livro traz sim , algumas reflexões, sobre esse meio de redes sociais , mas acho que a autora poderia ter explorado um pouco mais .

Tive raiva da Jenny e muitos momentos do livro, principalmente em como ela agia com a mãe.

Achei q personagem egoísta e fria em alguns momentos.

Não achei o livro ruim , pois tiveram alguns momentos, que deu pra dar uma risada,tem uns pontos que me fez refletir, e foi rápida, o formato do livro nos ajuda,com capítulos curtos etc.

Foi um livro ok, .

Thiago 07/08/2020

Não fede e nem cheira
Um livro com a leitura leve e rápida, mas que não acrescentou em nada. Não gostei. Não é ruim, pq é até engraçadinho. Não é um livro que te marque por ser muito ruim, nem por ser muito bom. É aquela leitura que se daqui a algum tempo alguém perguntar se vc já leu, vc vai dizer que não leu pois simplesmente já esqueceu de ter lido.

jbueno2023 29/09/2023

Infelizmente não consegui ter empatia com a futilidade da Jenny, personagem principal do livro. O enredo prometia mas me deixou frustrada.
deborahburigo 02/10/2023minha estante

Ana Terra 24/01/2021

Gostei, mas achei confuso.
O livro fala de um assunto muito atual: o vício em redes sociais e a necessidade de se auto promover ou provar algo para os outros. Acho muito interessante o tema, mas achei o livro um pouco confuso, por conta da forma que ele é estruturado. Mesmo assim, vale a leitura :)

Isabella 04/09/2020

Uma mistura adorável de humor e surtos, eu gostei
Comecei esse livro super empolgada pela temática sugerida, uma trama sobre ansiedade digital e saúde mental arruinada por uso excessivo das redes sociais, realmente apropriado, não? Depois de alguns dias pausei a leitura por estar mais envolvida com o outro livro, e nesse meio tempo comecei a ver uma maré de feedback negativo sobre Adultos, o que me assustou. Assim que finalizei o outro livro retomei a leitura de Adultos- até reli as 80 páginas lidas até então novamente para um "melhor entendimento" e, não me arrependo. Apesar de não ter sido TUDO o que eu esperava a princípio, cumpriu aquilo que propôs com mérito, uma narrativa totalmente divertida que, através de uma personagem totalmente surtada e doente pelo nocividade da Internet, revela exatamente aquilo que é real nos dias de hoje: a superficialidade, a vontade de ser aceita e adorada em uma imagem falsa que cria de si mesma. Enfim, realmente não entendi todo o feedback negativo, adorei o livro e leria novamente no futuro.
Sani Melo 07/09/2020minha estante
Amei sua resenha e tbm me assustei com o fato de algumas pessoas nao gostarem!!!

Juliana Mendo 08/08/2020

Não é um livro ruim...
O livro como um todo não é ruim, tem seus momentos divertidos, seus momentos de reflexão e ainda momentos que te deixa solidária com a personagem principal.
Porém, para mim, as 100 primeiras páginas foram sofríveis. Talvez para alguém que seja viciado em redes sociais, tenha outa opinião, mas para mim, a personagem se mostrava fútil, insegura, dependente e até mesmo se importando mais com ?amigos? virtuais do que com seus relacionamentos reais.
Acho que a autora quis fazer como que nós fizemos uma reflexão sobre o abuso com as redes sociais, porém, não sei se atingiu o objetivo.

Cesar Garcia 03/08/2022

Livro para os dias de hoje
O livro acompanha a protagonista que lida com os problemas e neuroses dos dias atuais de forma bem humorada e brilhante.
Um reflexão muito boa para a nossa sociedade.
Necessário.
dani121 03/08/2022minha estante
Quero ler

Cesar Garcia 04/08/2022minha estante
Eu recomendo a leitura. Muito boa mesmo.

Roberta 13/10/2020

Adultos
Com críticas inteligentes, um humor bem colocado, uma personagem intensa e complicada, o livro "Adultos", de Emma Jane Unsworth, me conquistou logo nas primeiras páginas.

Nele, acompanhamos a história de Jenny McLaine. Uma colunista famosa, que tem um namorado famoso e parece ter uma vida sensacional, mas a verdade é uma só: ela está desmoronando por dentro e não quer deixar isso transparecer, muito menos nas redes sociais.

Jenny é obcecada com a aprovação alheia e com a imagem que passa de si mesmo na internet. Isso fica muito claro pela forma como a história é narrada por ela própria.

Um ponto forte do livro é que muitos capítulos são rascunhos de mensagens que ela escreveu e que expressam o que ela realmente sentia em relação as situações narradas na história, sem filtros. Isso me deu a sensação de estar participando da vida da Jenny de tal forma, como se eu fosse amiga íntima dela.

Eu também amei a maneira pela qual a história percorre as relações dela com a mãe, com as amigas e até com o namorado, para fazer a gente entender o que fez com que ela fosse ansiosa e estivesse sempre a espera de aprovação.

Achei um livro poderoso por abordar uma série de questões atuais importantes, sem medo de mostrar a influência negativa que as redes sociais podem causar na vida de uma pessoa. Mas, ao mesmo tempo, deixando a mensagem de que elas não são as grandes vilãs. As redes, assim como como tudo na vida. devem ser utilizadas com equilíbrio.

Lih 29/08/2020

Uma geração que se move pelo número de likes nas postagens, pelo número de seguidores nas redes sociais, pelo compartilhamento de informação pessoal na sua página on-line. Até que ponto nos enganamos e enganamos os outros a viver uma vida de posts perfeitos?
Qual o limite entre o hábito saudável e o vício em redes sociais?

O livro passa uma boa mensagem, a diagramação é ótima e muito rápido de ler.
Mas não me conectei com a Jane, sim ela é superficial como muitos disseram, pois coloca suas redes sociais e a importância de pessoas estranhas de curtir suas publicações, acima de tudo.
Não acontece nada de mais que possa mudar algo para mim, mas gosto de ler livros só por diversão e nem sempre pq vai mudar algo na minha vida ...
Foi bom!

Dhiego Morais 12/09/2020

Adultos (ou quase isso)
Já segurava o celular há mais de quinze minutos, o dedo indicador sobrevoando rente a tela iluminada do aparelho; um comentário já escrito e reescrito mais de uma vez, embora não publicado. A hesitação em publicar a mensagem era enorme, mas não uma novidade, afinal, para ela, o ato de ser social e virtualmente ativa tomava muito de sua própria coragem, muito de si mesma. Como poderia saber o que a pessoa do outro lado pensaria daquele comentário de tão poucos caracteres? Se ela pudesse antecipar a sua reação, talvez se tranquilizasse melhor. Entre o ato de publicar e apagar o comentário, tudo e todos a sua volta perdiam qualquer importância. Nesse momento interminável, era só ela e a tela do celular.
Adultos é a nova aposta da escritora Emma Jane Unsworth, após o sucesso de Animals (2014), adaptado para o cinema em 2019. Entre o sucesso e as loucuras de uma vida extremamente atribulada, Emma brinda os seus leitores com um romance absolutamente atual, no qual o cerne da história gira em torno da adrenalina e ansiedade dos relacionamentos e da obsessão pelas redes sociais.
“Posto a foto. A espera começa. É como aquele enigma da árvore caindo na floresta vazia. Se não houver ninguém lá, será que a queda produz algum som? Se você posta alguma coisa nas redes sociais e ninguém curte, será que você existe?”
Jenny McLaine tem 35 anos e escreve para a The Foof, uma revista online especializada no universo feminino. Aparentemente descolada, dona de sua própria casa e em um relacionamento sério e duradouro com Art, um fotógrafo famoso, nossa protagonista parece viver ao mesmo tempo em duas realidades diferentes, mas que se misturam frequentemente: a vida social e a vida virtual de Jenny.
Acredito que Jenny seja a representação da realidade de muitas pessoas mundo afora. Embora ela aparente ser mais uma mulher dona de seu próprio destino, segura de si e, sobretudo, empoderada, símbolo do sucesso estadunidense, o leitor não tarda a perceber – enquanto lê – uma série de ondas problemáticas envolvendo a vida de Jenny. De uma adulta insegura e, alguns momentos, infantilizada por suas atitudes até a figura obcecada pelas redes sociais e pelas opiniões de seus seguidores virtuais; Jenny é o espelho de uma sociedade movida pela sede insaciável por poucos caracteres e pelo desejo de ser continuamente seguido, curtido, de estar nos holofotes positivos dos comentários.
Por meio de uma narrativa descompromissada e mais próxima da oralidade, Emma Jane Unsworth guia os seus leitores por capítulos inovadores, mais curtos e representativos do nosso próprio cotidiano: são e-mails e rascunhos, mensagens eletrônicas trocadas e até mesmo capítulos de poucas frases, quase cuspidos do nosso inconsciente. Embora pareça pouco tradicional, a narrativa não se torna desconfortável, mas sim atribui mais velocidade e fluidez ao texto, de modo geral.
Em sua rotina off-line, Jenny se divide entre a angústia de manter as palavras certas nas pontas dos dedos em todas as suas redes sociais e entre a sua obsessão por uma influencer em específico: Suzy Brambles. Ao que parece, a opinião de Suzy é lei para a ansiosa Jenny McLaine.
Quando suas atitudes viciosas infiltram-se e passam a corroer os seus relacionamentos – com seu namorado, com sua família, seu trabalho e suas amizades –, Jenny precisa repensar sua vida, enquanto reaprende a conviver com a mãe, uma médium, e lida com o seu passado intrincado e seu futuro incerto.
Adultos é uma sátira interessante sobre a vida contemporânea e o ritmo frenético das grandes cidades, que tencionam relações e alavancam o processo de distanciamento entre as pessoas, vinculando-as viciosamente ao desesperado desejo por curtidas e compartilhamentos, por uma sobreposição do virtual em meio ao real.
“Por que era sempre preciso fazer a merda antes de ver as merdas mais graves que fazemos?”
Ainda em Adultos, o leitor acompanha o processo de maturidade tardio de Jenny, que submetida a uma pressão social excessiva, transforma suas relações em processos complicados, tóxicos e solitários. Jenny, assim como sua mãe e certamente assim como Art, sobressaem-se como personagens difíceis de aproximar, pouco toleráveis e problemáticos por sua própria natureza – embora não menos reais, pois, afinal, não há dúvidas de que existem pessoas exatamente assim.
É inquestionável a força e a importância do tema abordado em Adultos, principalmente por ser atual, por se encaixar muito bem a nossa realidade. Todavia, não poderia deixar de comentar a dificuldade crescente de me conectar as personagens: Jenny, apesar de ter 35 anos age na maioria das vezes como se estivesse no auge da adolescência; Art é um interesseiro do mais alto nível, comprometido apenas consigo mesmo; e a mãe de Jenny tem um passado tão complicado quanto o presente das outras duas personagens – Kelly, a amiga de Jenny surge como a única personagem agradavelmente relevante da história. Além disso, embora a narrativa seja diferenciada e os capítulos curtos deem mais fluidez ao texto de Unsworth, também conseguem desprovê-lo de toda a complexidade e profundidade que deveriam ser intrínsecos às personagens e ao enredo. Posto isso, o tema acaba por perder toda uma importância e se transforma em algo banal, fragilizado e repetitivo.
Adultos traz uma reflexão válida, ainda que não tão bem realizada sobre o abismo das vidas duplas nas quais dividimos nosso tempo: a realidade dura e o universo virtual inebriante dos compartilhamentos e curtidas. Talvez afastar-se das telas seja a melhor maneira de se desintoxicar e seguir com uma vida mais saudável.

site: https://skullgeek.com.br/resenhas/resenha-adultos-de-emma-jane-unsworth-intrinsecos-023/

Ana Pereira 03/03/2021

Bem atual
Este livro faz a gente refletir sobre o papel da mulher na sociedade atual e sobre o uso irracional das redes sociais. Sobre o que se mostra na internet, o quanto disso representa a verdade, a vida real ou apenas aparências...
Não me prendi muito à personagem principal, mas gostei da relação familiar que o livro aborda.

Gabryella21 21/08/2020

Gostei, livro leve, leitura fácil... hora engraçado, hora vontade de dar um soco na Jenny, hora vontade de abraça-la e só conversar .... enfim, o livro é envolvente...

anna 04/02/2024

Vida real
Eu comprei esse livro por acaso, não achei que fosse tão bom assim.
Quando você vê a capa assim, você não da nada por ele mas quando você lê..
Essa história se mistura muito com a realidade, ele é o retrato da vida de muitas pessoas por aí que são viciadas nas redes sociais e deixam sua vida de lado.
Esse livro é um tapa na cara e tanto. Não achei que fosse gostar tanto dele. Vale a pena ser lido!