Carbono Alterado

Carbono Alterado Richard K. Morgan

Resenhas - Carbono Alterado

LuliFiedler 12/06/2020

Clássico "O livro é melhor do que o filme"
Entrei em contato com essa história a primeira vez através da série da Netflix. Tinha expectativas altas e não fui frustrada. É uma excelente junção de ficção científica com romance policial noir. Takeshi me pareceu um personagem bem mais crível no livro do que na adaptação e o fato de não haver um apelo romântico como na série, tornou a história bem mais interessante no meu ponto de vista. Não foi sem razão que esse livro ganhou o prêmio K. Dick.

Moisés Menezes 01/06/2020

Trama Instigante
O primeiro livro da série Altered Carbon apresenta uma história bastante interessante, mesmo que não seja inovadora, o enredo vai se construindo em torno do protagonista Takeshi Kovacs, um f**ão, ex-militar de elite que tenta desvendar o assassinato de um magnata rico, percebemos ao longo da história que nada é o que parece e logo o protagonista se vê envolto em um intrincado jogo de interesses que leva a um desfecho bastante inesperado. Com uma trama envolvente, este é um ótimo primeiro livro do autor para esta sequência, ansioso para ler os próximos.

Vi2 29/05/2020

Carbono Alterado
Thriller policial envolvente. Uma página puxa a outra. Eu não me dei conta do quanto eu havia gostado até perceber quanto tempo prazeroso eu dediquei a essa leitura

O livro se passa no século XXV. Vemos um planeta terra tecnológicamente avançadíssimo, e a nossa estória se passa na São Francisco dessa época.

A técnologia evoluiu ao ponto de que as pessoas podem viver mais de uma vida (aqui eu me desculpo, gostaria de me aprofundar na explicação, mas tenho medo de esbarrar em spoilers)

Acompanhamos o serviço que um ex-militar recebeu, de investigar o suposto suicídio de um magnata muito poderoso. O nosso personagem principal tem um verdadeiro "skillset" de um investigador, apesar de não ter sido pra isso que essas habilidades foram ensinadas ele (passado sombrio hehehe)

Recomendo a todos os amantes de uma estória policial, aos amantes de uma estória de mistério e principalmente aqueles que curtem temas futuristas. Na minha opinião essa obra não se encaixa no gênero cyberpunk, porém aborda o tema "sociedade futurista" muito bem.

Me agradou mais do que eu estava esperando !

Por um tempo 26/05/2020

Gosto de livro de ficção é ação polícia, as história é boa, porém chega momento que você só que terminar logo o capítulo.

mpin 21/05/2020

Premissa boa, desenvolvimento arrastado
Carbono alterado traz ao leitor um futuro distópico na qual a morte, tecnicamente, tornou-se obsoleta e estigmatizada. E Richard Morgan decide criar este universo trazendo-o até nós na visão de um Emissário, uma espécie de soldado de elite, incumbido de investigar um assassinato que a polícia na Terra lega ser um suicídio. O interessado em saber a verdade, aparentemente, é Bancroft, o "Matusa" (pessoas que viveram séculos trocando de capa ao longo do tempo) na história. Pois bem.

A história se desenrola com boas doses de ação até a parte 2, mas daí em diante torna-se confusa e morosa: Morgan insiste em trazer diversos elementos culturais do universo fictício que pouco dizem ao leitor e o fazem se sentir um estrangeiro em momentos inapropriados: desaceleram a narrativa e confundem o leitor em um contexto em que a história sozinha já é confusa sem esses elementos. Os personagens trocam de capa ao longo do tempo, alguns conversam entre si através de ambientes virtuais, e interesses escusos decidem quem recebe ou não uma capa nova. Tem personagem, por exemplo, que é assassinado fisicamente mas volta depois com outra capa. Parece coisa do universo Marvel. E é aí que entra o principal problema da história, em minha opinião: diferente da Marvel, tive a impressão de que Morgan explorou pouco a dimensão psicológica de se viver em um mundo em que a vida se tornou uma commodity. Embora a prosa seja ágil e com vocabulário fácil de ler, ela é muito fragmentada, com parágrafos pequenos, diálogos às vezes vazios e um desvio do arco narrativo. Ao longo das partes 3 e 4, o leitor praticamente esquece que Kovacs foi contratado por Bancroft. O que frustra um pouco o leitor: o arco narrativo promete uma coisa mas parece entregar outra.

Saliento que esta é uma leitura que eu fiz apenas do livro. Não tive contato ainda com a série da Netflix. Posso ser suspeito para fazer as afirmações acima, já que ficção científica não é dos meus gêneros favoritos. Morgan consegue nos fazer importar com os personagens, mas falha em criar um protagonista falho o suficiente para nos trazer uma empatia mais forte. Se Kovacs e qualquer outro personagem pode voltar do "armazenamento" ao bel-prazer da história, não temos nesse livro um enorme Deus Ex machina?

Adriane 19/05/2020

Bom mas demorei muito pra ler!
É um livro muito bom e mesmo que não existam as tecnologias que ela cita no livro a gente consegue sim imaginar.
Na minha opinião o livro trouxe alguns esclarecimentos e perspectivas sobre o personagem principal, sobre as reações e sentimentos que a imortalidade causa nas pessoas e mais ainda sobre essa noção dos corpos serem capas e mais afundo o sentimento que é ter outra pessoa usando a sua capa original (pra entender tem que ler mesmo o livro haahahha).
Realmente não sei o que aconteceu mas demorei muito pra ler esse livro !!
Gosto dessa temática do futurística, a série que a Netflix adaptou também achei muito interessante mas não sei o que aconteceu.

mystxxrio0 08/05/2020

Desisti de ler: a ideia é boa, a execução nem tanto
Quando vi meus amigos falando da série nova da Netflix Carbono Alterado, logo fiquei interessado em saber mais sobre. Dei uma pesquisada e vi que era uma adaptação. Demorei a beça pra começar a leitura por conta da falta de tempo, mas finalmente comecei.

O livro tem um começo interessante, todo começo de livro é um pouco arrastado pois ali temos as preliminares pra tudo que vai acontecer. Porém, o livro mantém o mesmo ritmo sempre e sempre. Li exatamente 50% do livro e desisti, porque ele simplesmente andava, andava, mas não saía do lugar. Um amontoado de personagens nada cativantes, um protagonista movido a testosterona e ereções.

Gostei bastante das descrições das cenas de ação, são bastantes gráficas e são a única coisa boa do livro até a parte que li. Um dia, quem sabe, pretendo voltar a ler, porque fiquei curioso para saber o desfecho mas a narrativa era extremamente tediosa de acompanhar.

caroldobairro 03/05/2020

Uma ficção muito realista
Uma obra de ficção científica sobre um mundo futurista em que a consciência humana pode ser armazenada em "cartuchos corticais" e com isso ser transferida para um novo corpo. Entretanto, apenas aqueles que podem pagar por esse serviço são beneficiados com a vida eterna e os mais pobres utilizados como meras "capas".

O livro traz inúmeras reflexões sobre a vida, consciência e o seu valor em um mundo onde corpos podem ser comprados. Um mundo não tão diferente desse em que vivemos atualmente...

Carol B. 23/03/2020

Esse livro foi uma experiência estranha. Achei a história confusa e percebi que a confusão é amenizada na série, assim como é dada mais profundidade as personagens (o que é a primeira vez que vejo rs). Também não sei se poderia esperar profundidade do livro por seu gênero, mas considerando livros como Admirável mundo novo eu diria que sim. Enfim. Não é um livro ruim, mas em diversos pontos eu só queria acabar. Se você está em dúvida assista só a série mesmo :xx

Sayonnara 11/03/2020

No geral considerei uma leitura muito boa... complementa em muito a série produzida. Mas, podia ser mais conciso, sempre tenho a impressão que ficção científica é Sempre assim, meio que explica algo sem explicar realmente. Rsrsrs Enfim, recomendo.

Qnat 27/02/2020

É bom, mas longo de mais
O livro é muito bom, para o estilo.

Há elementos cyberpunk e mistério policial, com uma construção de mundo (o lado espiritual, a antropologia, economia, tecnologia) muito bem desenhada, uma das ambientações das melhores que já vi.

Os personagens - bem clichês, mas autênticos - são bacanas até, apesar de óbivios.
O protagonista solitário e irônico, a policial "latina" linha dura, o ricão poderoso e sua esposa sexy, tudo aí, que já vimos em outros carnavais.

As cenas de ação são menos toscas e forçadas que na série. No livro são mais brutais e menos acrobáticas.

Fica a dica: O livro é melhor que a série, não tenha dúvida.

Então porque o livro não é tão bom?

Ao meu ver, ele se arrasta muito. É bem longo, com um ritmo constante, sem grandes revelações no meio ou novos ganchos realmente interessantes.

Há livros muito maiores (George Martin que o diga) que sabem criar plots twists, ganchos, mudanças que te prendem. Esse livro basicamente tem um único mistério, e vai se desviando dele sem criar outros melhores. Enche de novas informações, lentamente.

No início, até vai, porque se conhece o mundo criado de forma incrível, mas depois de uns 60% de leitura (mais de 4 horas), sei lá.... Dá vontade de pular para o final.

Há muitas cenas machistas e toscas, descritas com muito zelo, que também cansa.

Ambientação e mundo criado: 10
Ritmo: 0

Anny Campos 26/02/2020

Consegui ler o livro que deu origem à série. E claro, o livro é melhor, mas não no sentido de que a série foi ruim, mas tem mais detalhes no livro e a série mudou algumas coisas na adaptação. Particularmente foi uma leitura muito imersiva. Depois dele ainda me sinto como se estivesse dentro de uma capa igual ao personagem 😮. Muito bom 😊

survivepines 09/02/2020

null
brabo

Albieri 03/02/2020

Uma combinação de Sci-Fi com Suspense
Sem dúvida uma grande combinação de Sci-Fi e Suspense policial, um futuro onde a imaginação do autor extrapolou barreiras.

Biblioteca Álvaro Guerra 14/01/2020

Uma junção impressionante de cyberpunk hardcore com romance detetive verdadeiramente extraordinário. Impetuoso, violento e ao mesmo tempo altamente inteligente e divertido, Carbono Alterado apresenta um enredo sem pontas soltas e uma ambientação imponente.

Empreste esse livro na biblioteca pública.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788528621655