A paixão segundo G.H.

A paixão segundo G.H. Clarice Lispector

Resenhas - A Paixão Segundo G.H.

amanda3913 04/07/2023

Os sinais de telégrafo. O mundo eriçado de antenas, e eu captando o sinal. Há três mil anos desvairei-me, e o que restaram foram fragmentos fonéticos de mim.

Rocier 04/07/2023

Maravilhosa aventura sobre os pensamentos da vida.
"Ah meu amor, as coisas são muito delicadas. A gente pisa nelas com uma pata humana demais, com sentimentos demais."

A leitura por vezes confusa, visto que não tem linearidade (vai e volta várias vezes), dificultou no começo. Como isso faz parte do objetivo dessa leitura, o fato de não haver linearidade ajuda a explicar muitas coisas.

A forma como enxergamos as coisas é confusa, nos perdemos no meio do caos e com o tempo nos encontramos novamente é vista de uma jeito interessante no livro.
Clarice escreve muto bem, foi a primeira obra que li a autora, gostei muito, mas acho que a leitura é mais proveitosa se já houver alguma familiaridade com o estilo dela.
Vale demais a leitura.

Marcela290 03/07/2023

Profundo
Muitas reflexões são abordadas nesse livro, creio que seja da última geração de livros da Clarice. Mas são reflexões tão atuais quanto da época que a escritora os concebeu.

Ruan Lipe 03/07/2023

Oxe kkk
Kkkkkkkkkkkkkkjj entendi foi nothing. Brincadeiras a parte, vejo que este é um livro introspectivo, reflexivo e intimista. Dizem que é pra senti-lo, não entende-lo. Até senti, mas não tanto assim.

Guilhermo del Toró 01/07/2023

O que é refletido e a forma que o livro reflete é incrível. Um livro complexo, mas uma leitura que vale muito a pena, simplesmente uma obra de arte.

Ruiva_Qualquer 01/07/2023

Eu também quero comer barata
É livro mas demorado que eu já li na minha vida, mas cada detalhe e vírgula formou a composição dessa obra prima que mora dentro do meu coração...de verdade que prr de livro do klr...te amo

Lari 24/06/2023

A barata...
Eu me enxerguei muito na G.H. durante a minha leitura vi muitas baratas na minha vida também. Indico muito a leitura!

Alefe 23/06/2023

A Confusão do ser
Uma escrita lindíssima, primeira vez que leio uma escritora, e descobri uma paixão e envolvimento em cativar o leitor com maestria. Uma obra de arte é este livro, me senti como a própria personagem, perdido entre a vida e o viver. Acredito que este livro seja uma representação em principal da adolescência, e em geral ao momento da vida onde estamos nos perdendo e encontrando.

vAnicius0 22/06/2023

É que por enquanto a metamorfose de mim em mim mesma não faz nenhum sentido.
É uma metamorfose em que perco tudo o que eu tinha, e o que eu tinha era eu - só tenho o que sou.
E agora o que sou?

Rayssa 22/06/2023

Que livro !
A escrita de Clarice sempre me impressiona , me toca , me dói , me apaixona.
Esse livro é um complexo,
Fica a incógnita de quem é G.H
A própria Clarice?
Gente Humana ?

A história começa quando G.H decide limpar o quarto onde só a empregada de sua casa tinha acesso.
No começo dessa limpeza o clímax da história começa também,
O livro é bom , mais não recomendo começar a ler Clarisse por ele , pela sua complexidade.
( livro foi escrito sob uso de LSD )

Beatriz2268 21/06/2023

A Paixão Segundo G.H.??
G.H. é uma personagem criada por Clarice, uma personagem bem confusa, igual a ela. Nesse livro G.H. decide fazer uma limpeza à um quarto onde só sua empregada tinha acesso, e a partir desse quarto é que começa o "clímax" da história, que se desenvolve numa aparição indesejada.

Não vou dar muitos detalhes pra não estragar sua leitura, mas já aviso que vai ser um desafio ler sem ficar entediado em algumas partes.

Eu gostei do livro, mas dei 3 estrelas porque faltou um sal depois da aparição indesejada, mas nada muito ruim. É bom ter lido outros de Clarice primeiro.

Mauricio 19/06/2023

Entender é limitado...
Depois de ter lido e gostado de dois livros de Clarice Linspector: Felicidade Clandestinae e A hora da Estrela, me arrisquei a ler mais um livro dela.
O começo é bem legal, mescla um enredo com as digressões filosóficas metafísicas, existenciais, intimistas bem ao estilo da autora.
O enredo, entende-se, vida mundana real, consiste numa limpeza que G.H. decide fazer em sua casa, a começar pelo quarto da empregada que encontra-se desocupado. Essa mescla do enredo (a casa, a vida contrastante da empregada, a parede rabiscada, a vida de G.H., a limpeza da casa) com as reflexões intimistas, metafísicas e filosóficas chama muito a atenção e no início é bem legal, de uma genialidade ímpar.
Mas eu achei que o enredo se perde a partir do encontro de G.H. com uma barata no armário do quarto da empregada. É aí que a parte intimista e existencialista da escritora se aflora e praticamente engole a parte do enredo. São tantos pensamentos e digressões que fica até difícil acompanhar e achar algum sentido no meio de todo esse turbilhão de frases muitas vezes desconexas, propositalmente contraditórias e inconclusas mas tenho que admitir que nessa parte tem muitas pérolas no meio, aquelas frases de Clarisse Linspector que muitas vezes lemos em postagens de redes sociais.

Mas é exatamente isso que Clarisse Linspector quer despertar nos seus escritos.
Como ela diz numa parte do livro:

"Só depois é que eu ia entender: o que parece falta de sentido - é o sentido. Todo momento de falta de sentido é exatamente a assustadora certeza de que ali há o sentido.".

Achei o livro bom, mas não muiito fácil de ler do meio pra frente.

Débora 17/06/2023

Nojento, desconfortável, introspectivo e melancólico. Eu não tava no clima pra ler isso e espero nunca mais estar. Quem sabe se tivesse lido na adolescência, acho que gostaria muito.

Tem alguns insights bons seguidos de muita lombra errada.

luiza 16/06/2023

Clarice Lispector segue sendo a mulher mais genial que já pisou nessa terra, é simplesmente absurdo o quanto essa mulher me prende nos livros dela, incrível!!

ClariceSilv@ 12/06/2023

Metamorfose ?
Dona Clarice me impressiona, seus livros são muito muito distintos dos que estou acostumada, e isso é maravilhoso, linguagem um pouco difícil, leitura difícil de ser compreendida pois afinal o negócio precisa ser absorvido e sentido no ínfimo do Interior ! Senti calafrios, como se estivesse encontrando a mim mesma em fragmentos, desse universo que fui levada. Voltarei a ler no futuro e acho que, talvez no cotidiano, reler algumas citações que me fizeram refletir bastante.