A paixão segundo G.H.

A paixão segundo G.H. Clarice Lispector

Resenhas - A Paixão Segundo G.H.

Adeola 09/06/2023

Eu nunca imaginei que fosse gostar tanto de um livro com descrições de coisas que eu acho tão nojento como barata e vômito kkk. Eu já tinha lido contos da Lispector em que a personagem tem uma epifânia mas essa epifânia e as reflexões profundas sobre a existência humana foram, talvez, o ápice de todas as epifanias escritas por ela ( não posso afirmar com certeza porque não tenho tanta bagagem de leitura de romances de Lispector) . Conversando com outras pessoas que leram esse livro, concordei que apesar de diferente na linguagem, a narrativa ainda tem um enredo simples e básico, talvez pela personagem ser uma pessoa simples, uma mulher branca de classe média que em sua arrogância foi ao quarto da empregada (uma mulher negra) achando que o local fosse estar sujo e bagunçado e se surpreendeu com a limpeza e organização do local. Interpreto essas como escolhas propositais da narrativa.

Também não esperava que a narrativa fosse ter um tom tão cristão como foi tendo principalmente nas últimas paginas, mas eu gostei, principalmente nos momentos que ela fala sobre existência e sobre linguagem.

Jeane Tertuliano 08/06/2023

Visceral!
A Paixão Segundo G. H. é um romance-monólogo de Clarice Lispector com uma pegada existencialista extremamente profunda. Eu, definitivamente, elegi a obra como uma das minhas favoritas. Amei, senti, metamorfoseei!

vinie 01/06/2023

G. H. em busca do amor como quintaesencia
Ela é humana, como a paixão isso a dói - até se deparar com algo que a impacta e que a faz entrar em conflito com si mesma - o quarto da empregada e a viva e úmida vida-morta no guarda roupa.

Adorei o livro, tive dificuldades na leitura mas depois que engatei foi bem fluida, assim como todos os livros de clarice

O último parágrafo é um de meus trechos favoritos sem dúvida, depois de ter sua epifanía, a personagem chega na conclusão que simplifica e muda nossas vidas :)

Thali 29/05/2023

Gente! Que livro é esse? Entendi o que querem dizer com "não é pra ser entendido e sim sentido". É uma viagem dentro da mente da personagem, seu passado, sua desconstrução, a desconstrução do eu, o cair das máscaras, dos preconceitos, dos significados. Nas suas reflexões, a personagem chega ao mais cru da vida, no mais puro, que é impossível traduzir em palavras, mas é possível sentir. Enfim, é uma leitura bem densa, muito metafórica. Pretendo ler novamente daqui uns anos.

thai 29/05/2023

Jovem de espírito
Ainda, ouso dizer, sem a formação de alma sugerida pela autora aos escritores, embarco na paixão, adentro na G.H e mergulho em Clarice desnuda de muitas coisas.
Perdendo-me de modo existencial ou de modo literal, visto as divagações extremamente complexas propostas por uma alma atormentada pelo vazio de si mesma, leio G.H como uma criança juntando suas primeiras sílabas. Com partes que me tocam, me interessam e me fazem sentir, porém, também, com aquela sensação interna de que nem tudo faz total sentido algumas vezes.
A sensação de precisar ler e reler uma obra para entendê-la melhor, desde pequena, me traz um desgosto necessário no âmago. Ainda que necessário, minha ansiedade emocional me transporta para locais sombrios em que penso ser a minha insensatez causa primordial para a confusão. O tempo, Clarice e a vida em si, no entanto, melhores remédios para cabeças e corações feridos, me dizem com todas as palavras: Espera, criança, que a lucidez vem com a experiência.
Eu, bebê, espero.

bianca 24/05/2023

A paixão segundo G.H
Esse livro é uma doideira muito louca, mas eu gostei, me fez refletir em vários momentos.
te amo clarice.

Bel 24/05/2023

Uma experiência catártica, uma leitura densa mas prazerosa, ao passo que vou lendo quase que como não sendo possível largar.
É fluido ao mesmo tempo que há intensidade, a história é mais sobre sentir do que de fato entender.
A leitura é repleta de reflexões que fala sobre ela, sobre o outro, sobre a vida e com isso Clarice é livre no escrever, nos pensamentos profundos, nas ideias que projeta. Ela se deixa levar por seus devaneios e é isso que faz a obra ser tão boa.

Aline 17/05/2023

Perfeito maravilhoso lindo lindo
Meu primeiro livro da Clarice é devo admitir que dói uma grande surpresa já que eu a conheci por ter a escrita e a história difícil de se interpretar. Mais devo admitir que a sua fama de ser uma das melhores autoras nacionais não é pra menos, Diante da história eu me senti travada eu entendia oque a personagem queria dizer mais ao mesmo tempo me sentia totalmente perdida e devo admitir que durante o meio do livro senti uma vasta tristeza que me rendeu duas lágrimas.

ary.s 10/05/2023

Clarice, simplesmente brilhante!
A paixão segundo G.H. trás uma literatura brasiliense espetacular. Toda a leitura me pegou reflexiva, perplexa e conectada á narrativa, narrativa essa um tanto filosófica, que, nos faz viajar sobre várias temáticas internas de nós para com o mundo e do mundo para conosco. Foi uma leitura na qual tive que digerir cuidadosamente e devagar, pois é muito rica em reflexões. Com isso, creio que seria um ótimo livro de cabeceira.
Não tenho muito mais o que comentar, é um livro surpreendente, super recomendo se gostar de uma leitura com as características que citei acima.

Guilherme 10/05/2023

A paixão segundo gh
O livro é ótimo, curtinho, dá pra se conectar bastante com a história e entender o que a clarice quer transmitir, ou pelo menos tentar entender. Me fez adorar a literatura dela e o jeito de desenvolver histórias profundas mas não baseadas apenas em fatos mas também no espaço psicológico da personagem.

finnlandia 09/05/2023

Primeiro livro da Clarice que eu leio inteiro. Foi difícil, ainda não me acostumei com a narração em fluxo de consciência, mas é inegável a grandiosidade desse livro. G.H., também quero aprender o que é a paixão.

"O amor já está, está sempre. Falta apenas o golpe da graça ? que se chama paixão."

Honeymoon 08/05/2023

Não devo ter medo de ver a humanização por dentro.
Esse é o primeiro livro da Clarice que eu leio, provavelmente eu nunca li um livro tão incomum e profundo. As 150 páginas são um labirinto de palavras, uma teia que a Clarice vai tecendo, com uma profundidade absurda e intensa. Não tenho palavras suficientes para descrever minha experiência com esse livro, mas foi surpreendente e inesquecível.

Também, no meio de tantos pensamentos de GH, não consigo decidir apenas uma frase que me marcou... pois, a cada passada de olho na página eu fazia uma marcação.

"A desistência é uma revelação. Desisto, e terei sido a pessoa humana."

"O amor é tão mais fatal do que eu havia pensado, o amor é tão inerente quanto a própria carência, e nós somos garantidos por uma necessidade que se renovará continuamente."
camsszy 08/05/2023minha estante
uma diva

Lorenlac 07/05/2023

Um livro, complexo, denso, cheio de analogias e reflexões. G. H. filosofa sobre a existência em si e faz questionamentos pertinentes que te fazem pensar na vida e no que você espera dela.

Um livro para ser sentido e não entendido.