Garotas, o Sol, e as coisas lindas do universo

Garotas, o Sol, e as coisas lindas do universo Sofia Neglia

Resenhas - Garotas, o Sol, e as coisas lindas do universo

Flavio Herculano 04/11/2020

Um romance clichê, mas que da aquele aconchego no coração durante a leitura pela excelente escrita de Sofia e por todas fluidez da história.
Após muito tempo na cidade grande e longe do interior onde seus pais ainda moram, Cecilia decide voltar para visitar os familiares e aproveitar para descansar um pouco a cabeça. O que ela não imaginava é que iria se envolver tanto com o trabalho de sua mãe e se envolver ainda mais em uma paixão.
Uma das poucas criticas negativas que faço ao livro de Sofia, são os muitos momentos em que ela escrevia muito sobre a fazenda e acabava esquecendo de priorizar as construção das personagens e do romance, porém a história mesmo assim consegue fluir bem.

Lucas Gamma 03/11/2020

Bom, só não foi o que eu esperava
Uma coisa que me chamou atenção logo de cara era ser uma história curta, mas a leitura na prática acabou me dando a impressão de que essa história não tinha fim. Eram parágrafos e mais parágrafos descrevendo coisas e situações que não acrescentavam muito na história, enquanto que o desenvolvimento emocional dos personagens era mal aproveitado. Dá para ver que a autora tinha pensando nos personagens além da história em si, ainda que curiosamente eu não tenha me apegado tanto a protagonista e tenha ficado mais curioso com a relação da família, mas parece que ela optou por deixar isso em segundo plano e focar só no romance. O pior é que a própria relação das duas moças fica mais carnal do que emocional também.

Katrina 27/10/2020

Queria ter gostado, mas...
Resolvi ler porque queria algo descontraído. Não tinha expectativas sobre esse conto, mas no final acabei frustrada. O início da história me deu a entender que seria algo mais maduro, pela protagonista já ser uma jovem adulta e sobre os problemas familiares já apresentados nos primeiros capítulos, mas conforme a história se desenvolvia a minha frustração também. Muitas das cenas não são nada críveis e isso dificulta muito a imersão, além do comportamento/pensamentos de Cecília serem muitas vezes infantil.

Cecília e Brenda têm uma atração física instantânea, mas a autora não conseguiu desenvolver uma ligação emocional entre elas, os diálogos não traziam o peso necessário ou algo que fosse palpável para elas se abrirem uma com a outra a ponto de estabelecer essa ligação, deixando tudo bem forçado e isso me deixou bastante decepcionada.

Somado a isso, o livro contém muitos erros de digitação, português, palavras faltando e a até mesmo parágrafos que nem sequer entendi o que a autora queria passar, até mesmo alguns dos sentimentos da protagonista em cena. Fiquei muito interessada pelos os problemas familiares que foram apresentados, mas como todo o resto não foram bem desenvolvidos. É uma pena, queria ter gostado.

Obs: Eu sei o quão difícil é para uma autora independente conseguir investir no seu livro, principalmente no primeiro, mas os erros pesaram muito na leitura, tornando até mesmo cansativa.

Evinha 26/10/2020

Garotas, Sol e as Coisas Mais Lindas do Universo || Sofia Neglia || Nacional|| 88 pág || 3?
. #LGBT
Cecília que não visitava sua família a três anos,  resolve embarcar para uma visita de férias, a verdade era que ela estava escapando da bagunça das festas e loucuras de férias. Quando retorna para casa ela percebe que muita coisa mudou na vida de seus pais, sua Mãe agora é cerimonialista e está organizando um casamento importante para os negócios de seu pai. Ela aceita o pedido de ajuda damãe e acaba se envolvendo na organização do casamento que vai acontecer na fazenda da família dela, ela só não contava que se apaixonaria pela madrinha, 'amiga' do irmão, irmã da noiva. Todo esse cenário vem acompanhado de uma péssima relação com o irmão e a falta de aceitação do pai de sua orientação sexual.
Eu acho que esse foi o livro mais leve que já li, sério, a relação dela com a mãe é uma graça, a forma com que o pai dela senta para conversar sobre o que ele realmente pensa da sexualidade dela foi levada de forma tão natural, pai e filha sabe. No entanto devo dizer que a personagem não é tão cativante, gostei mais da Brenda, ela é um ícone.

Samanta 14/10/2020

Leitura rápida
A história tem uma premissa bonitinha, porém senti falta de um maior desenvolvimento dos personagens

paloma 11/10/2020

O conto narra a história de Cecília Lages, uma jovem que decide ir pra cidade devido ao peso que seu sobrenome possuiu/possui em muitas áreas de sua vida e que decide passar férias na casa de sua família, lugar que não visitava há algum tempo devido aos motivos já citados, afim de amenizar seus fantasmas do passado que ainda são tão presentes; E Brenda, madrinha de casamento de Raquel, sua irmã, que para surpresa e tormento de Cecília está completamente à vontade com sua família, rotina e casa. Cecília é pega totalmente desprevenida ao se dar conta de que para ajudar sua mãe em um novo projeto precisará passar bem mais tempo ao lado de Brenda do que imaginava, não que não quisesse, apenas não sabe como reagir.

O conto é bem escrito, tem uma leitura fácil e fluída. Todavia, acredito que a construção das personagens deixa a desejar e se acontece de forma superficial, quando poderia ter sido bem explorada e enriquecido a experiência de leitura. De todo modo, é uma história gostosa, que merece uma continuação, não sei se é a intenção da autora, MAS mesmo que não seja, recomendo a leitura.

Letícia 10/10/2020

Garotas, o Sol e as coisas lindas do Universo é um conto fofo, rápido e cativante. Me apaixonei pela história e, principalmente, pelas personagens.

Vivi 29/09/2020

Eu amei toda a história e fiquei querendo saber mais sobre o futuro delas

dressa 29/09/2020

É uma leitura muito fácil e gostosa de acompanhar. A leveza da história me prendeu do início ao fim e o desenrolar é bem simples, o que eu gosto muito.
Eu amei a leitura. Consegui me apaixonar pelo charme da Brenda e particularmente me identifico muito com a Cecília em alguns pontos da narrativa.

Vexvee 26/09/2020

Eu não esperava por essa história. Leitura super leve e fofa, morri de amores pelas personagens

Yasmin 26/09/2020

Muito fofo
Livro que deixa a gente com o coração quentinho, história bem desenvolvida para poucas páginas e um romance muito fofinho, me derreti.

Amanda Barboza 24/09/2020

Achei o conto bem fofo, mas queria mais... acho que por gostar das meninas queria conhecer elas melhor.

Carol Martins 24/09/2020

O conto é leve e doce, daqueles que deixa o nosso coração bem quentinho.
Apesar disso, não consegui me envolver 100% com nenhuma das personagens, mas ainda assim é uma história fofa.
Também peguei alguns erros de revisão ao longo da escrita, o que atrapalhou um pouco a fluidez da minha leitura.

Caroline.Martins 24/09/2020

Meu problema com essa história foi como ela foi desenvolvida. A autora perde muito tempo em construir todo um visual do local onde a história se passa e muito pouco desenvolvendo os personagens.

A personalidade da protagonista é muito fraca e eu não me apeguei a ela, tanto que eu me peguei pensando muitas vezes "Que white girl problems"

Não inválido de forma alguma os traumas que ela trás pra história e os assuntos abordados, quem já passou ou passa por isso pode claramente se identificar e se reconfortar que independente do tempo as coisas se ajeitam.