O tempo entre costuras

O tempo entre costuras María Dueñas

Resenhas - O tempo entre costuras

Anne 18/10/2022

Fiquei 3 anos pra terminar esse livro, não me prendeu em nada e no final foi tão água com açúcar quanto parecia ser.
Bruna 12/01/2023minha estante
SIMMM, eu fiquei 1 ano lendo ele e não me prendeu nadaa

Cheiro de Livro 06/09/2015

Tempo entre Costuras
O ótimo livro de estréia de Maria Dueñas retrata o protetorado espanhol no Marrocos durante a guerra civil espanhola e a segunda guerra mundial. A escrita envolvente narra a trajetória de Sira através dos anos.
“Tempo entre Costuras” além de um romance de formação é também uma novela de espionagem. Posso até dizer que é um romance de formação de espiã. Sira, nossa heroína, é uma jovem aprendiz de costureira no inicio da trama e por uma serie de circunstancias acaba no Marrocos com um grande divida. A necessidade de limpar seu nome e de sobreviver faz com que Sira se envolva em alguns esquemas ilegais para criar seu Chez Sira, m ateliê de costura para a elite do protetorado.
É quando Sira ganha um h ao final do nome que os personagens fictícios passam a cruzar com importantes personagens históricos. É nesse momento também que somos lembrados do papel da península Ibérica durante a Segunda Guerra. Portugal e Espanha ficaram infestados de espiões tanto Aliados quanto do Eixo, uma situação que poderia gerar muitas histórias. Aqui Dueñas explora a situação de Portugal com uma ida de Sira a Lisboa. Essa passagem me fez lembrar de outro bom livro que fala sobre o mesmo período, o muito bom “Enquanto o Ditador Dormia”.
Voltando as costura de Sira, o livro ganha outro ritmo depois que o ateliê se muda para Madri e a trama de espionagem se intensifica. É verdade que muitas historias e ainda mais personagens secundários são simplesmente esquecidos, isso deixa o leitor com um gostinho de quero mais. Isso é um problema, mas acho que mais grave é o fato de que o livro acaba em um momento quente da historia. Entendo que Dueñas termina o livro em um momento em que Sira toma as rédias de sua vida, mas ela escreveu algo mais do que simplesmente um romance de formação e ela parece não perceber isso.
“Tempo Entre Costuras” é um ótimo livro, envolvente mesmo, mas ao deixar algumas histórias incompletas e não desenvolver mais a trama de espionagem tira um pouco o brilho do livro.

site: http://cheirodelivro.com/tempo-entre-costuras/
Fran 12/05/2018minha estante
Concordo contigo. Quando terminei a leitura fiquei com aquela sensação "agora que estava bom acabou" ?

Caroline.Mestanza 25/10/2018

Um romance delicioso
Gostei demais de ler O tempo entre costuras! Leitura fácil e ao mesmo tempo com muitos dados históricos e um romance gostoso de pano de fundo!
A maior parte dos personagens é real, então é interessante saber o que aconteceu com cada um ao final!
Morrendo de vontade de conhecer o Marrocos!!
Josue.Fagundes 27/10/2018minha estante
Parabéns!!

Malice 28/07/2013

Um Sheldon de saias (e com PHD...)
Estranho livro. Ao ler a "justificativa final" da autora, me deparo com uma bibliografia de onde ela pesquisou os ambientes/lugares citados no livro. Ela é acadêmica e achou melhor fazer assim... Ainda por cima percebo que um personagem secundário na trama teve importância capital em sua pesquisa, e que o livro tentou resgatar um pouco de sua memória... Ora, porque então não fazer uma bela biografia do dito cujo? Estranho...
Maro.Paula 28/11/2014minha estante
Confesso que o "final" também me surpreendeu negativamente... um trabalho de "revisão bibliográfica"num estilo bem acadêmico em pleno romance? Tudo bem que o romance parece ter a pretensão de ser histórico, mas não deixa de ser ficcional. Achei desnecessário...

Roberta 05/10/2012

Nao gostei do livro!!! Cansativo !!!! A autora nao deixa claro o que acontece com a personagem no final, ficou meio aberto. E alem disso, achei Sira uma boba inocente, ela nao me despertou nenhuma simpatia.
CLAU 29/04/2018minha estante
Spoiler

Nathália 21/04/2020

Livro bom, mas lento.
É uma história empolgante em alguns momentos, mas em outros, fazem a gente sentir sono. Demorei a engatar na leitura. Confesso que me interessei pela personagem somente após 50% do livro lido.
Repito: não é ruim. Mas, me vi entediada em alguns momentos.
DaniPazzy 21/04/2020minha estante
A série é boa..

Alice 20/10/2015

História delícia!
Acompanhei Sira com um fôlego só em muitos capítulos. A história é cheia de reviravoltas, superação e amadurecimento da protagonista. É impossível não admirar a forma tão bem elaborada de fazer um personagem parecer real. Talvez sejam as debilidades da mesma que se aproximam tanto das nossas, que fica meio difícil não se identificar em algum ponto.

Sira parece frágil, mas está constantemente buscando se superar e cumprir as tarefas a que se propõe. Não esmorece, não se lamenta, não se faz de vítima. Em alguns momentos fraqueja, como todo ser humano, mas logo se dispõe a continuar em frente!

Gostei muito da história. Em alguns poucos momentos achei certas partes cansativas e cheias de muita descrição. Mas isso não tira o brilho da narrativa envolvente.
Gustavo 25/10/2015minha estante
a mini série é ótima.

Barbara.Duarte 30/11/2017

Encantador, mas, não apaixonante....
É uma obra densa, que desperta a curiosidade na sinopse pela trama, de certa forma promete ser um romance mas deixa a desejar nesse aspecto tem pouco romance e excessiva aula de história, claro que o contexto histórico enriquece o livro mas achei um PCO cansativo a forma como se apresenta, poderia ser melhor, a personagem principal é boa mas poderia ter se desenvolvido melhor assim como o romance, que só aparece no final....
Morena 22/03/2019minha estante

tathy 29/11/2011

Definitivamente o melhor romance que li esse ano e um dos melhores que li na vida!
O livro é dividido em quatro partes. Retrata a história de uma humilde costureira que no início tem uma vida modesta, mas acaba perdendo tudo e consegue, aos poucos, reconstruir sua vida com muito trabalho e, posteriormente, com uma nova identidade. Não só o enredo é muito interessante como também as descrições dos personagens, do ambiente e da época são muito bem feitas, transformando o livro numa viagem à Europa de 1940, permitindo ao leitor sentir, ouvir e ver os meios de transporte da época, os cafés e bares de Madrid e Lisboa. No fim, cheguei a me questionar se Sira Quiroga realmente existiu ou se foi apenas um romance envolvente com um toque de suspense e um pouco da história da época em que transcorreu. Livro que merece ser lido e relido!
Peppa 22/05/2012minha estante
Queridos amigos "skoobianos", amei esse livro! Tanto, que queria ler algo nessa linha, um livro envolvente, viciante, daqueles que não conseguimos largar. Alguém tem uma indicação?

Vii 19/04/2021minha estante
foi escrito por Maria Dueñas é uma escritora espanhola. Ficou famosa em 2009 com O Tempo Entre Costuras, seu primeiro livro, que se converteu numa das obras mais vendidas da literatura espanhola nos últimos anos e foi traduzida para mais de vinte e cinco idiomas.

Dri F. @viagenscomlivros 29/12/2018

Eu estava querendo muito ler essa história, vi que tem a série baseada nele na Netflix mas o livro tem que vir primeiro né hehe.
A história se passa na Espanha, por volta de 1930, período que antecede a Guerra Civil Espanhola.
Sira Quiroga é uma jovem costureira que leva uma vida humilde junto com sua mãe. Ela está noiva de Ignacio e leva sua vida de uma forma muito simples. Mas ela se apaixona perdidamente por Ramiro, e em nome desse amor abandona tudo e parte com ele para o Marrocos. Alguns meses antes da guerra se iniciar ela é abandonada por ele. Sira se vê em um país estranho, sem nenhum conhecido, sem dinheiro, com dívidas e uma guerra que a impede de voltar a seu país.
E toda sua vida começa a mudar.

Esse romance histórico traz como pano de fundo a Guerra Civil Espanhola, a ditadura de Franco e a Segunda Guerra Mundial. Todos esses fatos vão se entrelaçando com a vida da costureira Sira e com as decisões e ações que ela tem que tomar em sua vida.
A pesquisa história da autora é incrível e detalhado e ela traz muitos personagens históricos reais, com uma bibliografia incrível no final do livro.
A história de Sira e sua evolução foi algo que me agradou, mas achei a narrativa muito cansativa em alguns momentos. É um livro extremamente descritivo, os lugares, os países, as pessoas tudo era muito detalhado. O pano de fundo histórico é muito completo mas a história de Sira e outros personagens acaba se perdendo no meio disso, acho que em alguns momentos o ritmo é bem lento. O romance também não me convenceu, o destino dos personagens acaba meio em aberto e isso não me agradou, sempre tenho dificuldades com finais em aberto heheh.
Valeu pelos conhecimentos históricos, isso foi bem interessante, mas não sei se me convenceu a assistir a série.

site: Instagram @viajecomlivros
Morena 22/03/2019minha estante
Acabei de ver essa série na Netflix e vim buscar informação sobre o livro. E foi isso que eu achei da série: protagonista que não eh cativante, romance insosso, personagens deixados de lado e final ruim. Eh uma série muito boa por todo mistério, mas o final...

Julia 11/01/2017

Absolutamente fantástico
Nunca tinha ouvido falar desse livro nem da autora até umas semanas atrás, que foi o quanto demorei pra ler. O achei perdido na casa de uma tia, e a sinopse me interessou muito porque amo romances históricos. Comecei a ler despretensiosamente, deixando a história me levar e sem levantar muitas expectativas, apenas curtindo a narrativa, que por sinal, é incrível. A autora conta a história de uma forma tão doce e elegante quanto a própria personagem principal, que é encantadora.
A história é incrível e cheia de detalhes, provando que a autora fez uma boa pesquisa bibliográfica. Ao misturar ficção com algumas realidades, ela criou uma trama super agradável e instigante de ler. É um livro denso, tanto pelo linguajar quanto pela quantidade de informação, mas é altamente fantástico, é minha palavra pra esse romance. E alvo de muita dedicação também, você sente que a autora se doou de corpo e alma pela história.
Muito recomendado para quem gosta de romances, de preferência históricos e para quem se interessa por autores e histórias de nacionalidade diferentes das habituais que dominam o mercado literário popular.
Mila 25/02/2017minha estante
undefined

Fer Kaczynski 08/10/2012

Apesar de não ser um livro ruim, eu esperava bem mais dessa estória, foi um pouco decepcionante pq achei lento em várias partes e parecia não ter fim, um pouco confuso e com várias reviravoltas e muitos personagens, acabou me cansando...uma pena!
Erika 18/12/2012minha estante
Fer, eu concordo contigo. Iniciei o livro com muitas expectativas, motivada pelas resenhas do Skoob. Mas, também achei chato em vários capítulos e aquele "final" foi simplesmente vergonhoso! Parece que a autora ficou com preguiça de finalizar a história!

DIRCE 11/12/2010

2 e 2 são quatro? Quem sabe? Pode ser que sim.
Procurando por uma excelente história? Por um livro que não quer ser esquecido de nenhuma maneira? Por aquela leitura que nos envolve e empurra para frente e nos obriga a fazer tempo para ler, para saber como tudo se desenrola? Tenho o livro para você: O TEMPO ENTRE COSTURAS, da escritora espanhola María Dueñas [Planeta Brasil: 2010].
Assim se inicia a resenha da Ladyce . Irresistível, não? Pois então: diante de frases tão convidativas, mais uma vez, me deixei seduzir por sua resenha. Efetivamente, não se tratava de uma propaganda enganosa: minha leitura desse livro se deu em um estado quase que febril.
A narrativa da jovem Sira Quiroga, a protagonista do romance, me transportou para as turbulentas décadas de 30 e 40, décadas nas quais o romance – fictício, mas criado em cima de fatos e personagens reais -, é ambientado. Por onde Sira passava, meus olhos também passavam: Madri, Tanger, Tenuán, Lisboa, estações de trens sombrias e hotéis suntuosos.
O romance não traz uma mensagem que marcou a minha alma, entretanto, não pude deixar de refletir que na trajetória de uma vida, nenhum cálculo ou sentença matemática podem ser aplicados. A jovem Sira tinha uma vida "redondinha", aparentemente certinha como dois e dois são quatro, mas ao conhecer Ramiro - o jovem pelo qual ela se apaixona – sua vida toma outro rumo. Abandonada, triste, endividada, Sira se vê num labirinto, mas não se deixar esmorecer, tampouco, se dá às lamúrias. Corajosamente, Sira se "atira" na nova vida ( uma vida dupla, na verdade) e aos fatos que lhe são impostos . Deixa de ser talentosa costureira de Tetuán ( Marrocos) e passa a ser Arish Agoriuq, (uma espécie de faker) a exuberante proprietária de um glamouroso atelier em Madri . No final, cansada de se deixar conduzir Sira toma as rédeas de sua vida.
Decorridos anos, ela faz um esboço do rumo que teria tomado sua vida, a de sua mãe e de outras pessoas com quem conviveu, mas como a vida não é um cálculo matemático exato, resultou em que: 2 e2 pode ser cinco, pode ser seis e ,até, quem sabe, pode ser quatro, por quê não?
Ladyce 06/12/2011minha estante
Dirce,sinto-me responsável... Assim com citação e tudo. Mas foi muito bom saber os poucos senões que você encontrou. Estava aqui na dúvida se dava esse livro para uma amiga oculta e ver a sua resenha me ajudou a decidir. Obrigada!