Mais Crônicas de Avonlea L. M. Montgomery

Resenhas - Mais Crônicas de Avonlea

laura 12/04/2021

tw/racismo, pedofilia, estereótipos indígenas.... . . . .
Se eu falar que não gostei de pelo menos metade das crônicas eu vou estar mentindo, muitas são ótimas, por essas chega a ser injusto só 1 estrela, porém, teve alguns detalhes que me incomodaram muito... Tanto que eu terminei a força do ódio.
Eu sei que pra um livro escrito há 100 anos atrás por uma mulher branca isso era considerado ético, e normal. Mas isso não me impede se senti nojo e um pouco de tristeza por ser assim que pensavam na época...
O que me deixou enojada foi uma das histórias que romantiza a pedófilia... O homem gostava da mulher do melhor amigo, aí quando o amg morre ele volta pra casar com a mulher, e como ela não aceita ele cuida da filha dela e se apaixona pela menina de 10 anos ?, mas só se casam quando ela tem 20, mesmo eles tendo 22 anos de diferença ?.
Mas o cúmulo foi a última crônica, que estereótipa de todas formas possíveis os índios, o triste em meu ver é que pra escritora pensar assim, ela foi ensinada dessa forma... E parando pra refletir muitos desses estereótipos continuam nos dias atuais, eu me lembro de aprender na escola muito pouco sobre índios, e as únicas coisas que me vem na cabeça de ter ouvido em aula é: os homens que usavam pena na cabeça, aceitaram de boa trabalhar prós portugueses em troca de quinquárias, também que eles viraram tudo cristão porque os sla oq ensinaram isso a eles, e alí acaba todo meu conhecimento, mas em comparação eu posso citar todos políticos corruptos branco, héteros e homens que passaram pelo Brasil ? (no caso não posso pq eu n tô prestando atenção na aula, eu tô escrevendo isso já q a EAD só trava KKKKKKKKKKKK)
Luriam 13/04/2021minha estante
Jesus, eu não queria ler, agora então ?

laura 13/04/2021minha estante
bem q vc faz, melhor ficar só nos primeiros

Favaro 24/08/2021minha estante
Me decepcionei com o último conto demais mds

laura 24/08/2021minha estante
o último é nojento e problemático de tudo que é jeito

Sarah 06/12/2021minha estante
Acabei de ler a educação de Betty e fiquei horrorizada

laura 07/12/2021minha estante
esse conto é péssimo... não sei como a autora publicou ele, é muita falta de noção

Larissa3666 10/02/2022minha estante
Acontece que no conto A educação de Betty, ele sente um amor paternal pela menina. Os dois se apaixonam somente quando ela volta do internato quando já está bem mais velha!!!

laura 10/02/2022minha estante
Sim, deve ser isso, quando eu li tive a impressão que ele se apaixonou por ela ainda quando ela era menor de idade, mas não tinha passado na minha cabeça enquanto eu lia que ele gostasse dela

Luisa Cruz 10/04/2022minha estante
*indígenas*

anamilk011 09/01/2023minha estante
A série da Netflix é incrível e eu comprei a coleção toda na pandemia tbm, nem consegui chegar nesse livro, abandonei no 6 e td mundo que eu conheço abandonou antes. Eu tô vendendo hj a coleção, e sinto mt por qm comprar pq a série merece sim toda a representatividade, mas a leitura é desgastante. Na série da Netflix os negros, os índios e nós mulheres e LGBTs somos/são tratados diferente da forma que são tratados nos livros em geral (claro que tbm sofrem na série por conta dos personagens ignorantes e preconceituosos assim como na vida real, mas não são esteriotipados, diferente disso são tratados como seres humanos como quaisquer outros e mostra a realidade). Tbm fico com raiva, e ainda me enfurece mais ainda que ainda hj em dia acontece esse tipo de coisa. Por outro lado, que bom que a Netflix fez totalmente o contrário dq a escritora fez, a série de TV trouxe a realidade dessas pessoas para a tela e é msm uma série repleta de representatividade. Além de toda essa angústia fico feliz pela nossa protagonista ser tão mente aberta apoiando o diferente e estando mais do que disposta em explorar o mundo em diversas lentes.

Kevinn007 20/08/2023minha estante
Acho que até as mais éticas personalidades de séculos atrás seriam preconceituosos hoje em dia

Leticia330 04/10/2023minha estante
? ai meu Deus to no segundo conto ainda e amando, fiquei com medo de continuar agora kkkk

Amos.Alves 30/11/2023minha estante
nada haver, li as cronicas e onde viram maldade eu vi cultura, padrão historico, romantismo, visão de mundo diferente. Se sermos tão ignorantes quanto nossa leitura de classicos vamos ser mais preconceituosos que os escritores da epoca. Me poupe

Milleprale 20/09/2020

Mais Crônicas de Avonlea
São histórias típicas da Ilha, melancólicas, engraçadas e amáveis.

?Eu estou tão feliz. Estou com medo da minha felicidade. Ah, eu não sabia que a vida poderia ser tão bonita!?
(Pág:109)

Gostei desse livro com a mesma intensidade que o anterior. Neste, também são citados nomes ja conhecidos, Anne e Diana aparecem juntas em uma das histórias, até o noivado entre Anne e Gilbert é citado.
Uma leitura bem leve, não é realmente necessária a leitura da coleção de Anne para seu entendimento, mas obviamente, o prazer dessa não será a mesma que para os fãs.

?Não tão feliz quanto eu, é claro; isso é impossível, pois existe apenas uma ***** no mundo, e ela é minha esposa.?
(Pág:162)

Isabela.Faria 20/05/2021

Ao contrário do primeiro livro de crônicas, esse está carregado de situações típicas da época. Deve-se manter em mente o tempo todo que era uma época diferente e que as coisas eram diferentes, ainda assim não consegui deixar de me incomodar com algumas crônicas específicas. ?A Educação de Betty? me deixou bastante perturbada e enojada; ?Do seu modo altruísta? simplesmente me revoltou de tal modo que quase parei de ler; ?Tannis de Flats é tão preconceituoso que é difícil terminar a leitura...

natiibonatto 25/06/2021

Mais crônicas de Avonlea
Nessa sequência de contos conhecemos mais dos personagens do mundo de Avonlea.
O livro em si é razoável, igual o anterior, 95% dos contos são sobre casamentos, dei um pouco mais de 2 estrelas pq teve histórias que eu realmente gostei, mas em compensação teve outras que eu não gostei nada, como a da menina de 18 anos q se casa com um cara de 40 e a última, onde o racismo é bem presente.

No próximo livro começamos com o mundo dos blythes...

Luiza.Puchalski 18/11/2020

Mais crônicas de Avonlea
Incrível como cada final de uma crônica deixou um "gostinho de quero mais"... E foi muito fácil se apegar e amar os personagens! Gostei mais desse segundo livro das crônicas da Annne do que do primeiro. ?

Lelê Maciel 04/03/2021

Mais crônicas de Avonlea
Achei as crônicas desse livro melhores do que as do primeiro, "o irmão fracassado" foi sem dúvidas a minha crônica favorita, foi uma história muito emocionante.

Paulo1378 08/04/2021

confesso que minha leitura não fluiu tão bem nesse livro como fluiu nos outros livros da coleção. amei muitas crônicas e achei outras meio clichê, mas o livro de forma geral é incrível. recomendo.
Edgar 08/04/2021minha estante
ele faz parte da saga da Anne?

Paulo1378 08/04/2021minha estante
siim, não contém muitas histórias sobre a Anne especificamente, mas ela é mencionada em alguns trechos. São várias histórias de moradores de Avonlea, é uma leitura que vale mto a pena.

Edgar 08/04/2021minha estante
ahh que massa, vou ler simm! obrigado

Sarah 07/12/2021

Indignada
No começo estava animada pq estava gostando mais do que o livro anterior, mas aí veio a crônica do pedófilo e terminou com a crônica xenofóbica que estragou toda a leitura. Fora que só tem promessa, fico indignada que aquele povo só sabia fazer promessa, chega ser irritante. Agora vou deixar uns trechos da última crônica que me deixaram de cara..

Chamar misturas de etnias de atroz

"É impossível fazer um indígena compreender o significado de platonismo"

"Um inglês daria um excelente marido para uma garota mestiça, mesmo se fosse apenas um operador de telégrafo"

"Não era uma companheira adequada para o belo e puro-sangue inglês"

"Em todo o mundo, não há um inimigo tão perigoso quanto um mestiço. Um índio de verdade já é perigoso o bastante, mas seu diluído descendente é dez vezes pior"
anabomi 07/12/2021minha estante
Mdssss eu amo Anne e nunca li esse Mais cronicas de avonlea. Só tenho o Crônicas de avonlea msm. Nem lerei mais sos

Sarah 07/12/2021minha estante
Eu também amo Anne, mas com o passar dos livros foi ficando bem ruinzinho, ainda tenho mais três para terminar todos os livros, vou persistir, mas estou desanimada já

anabomi 07/12/2021minha estante
Ai caramba. Pior que eu tenho todos tambem
Mas só li os 6 principais ate agora :( poxa

Viviismoraes 04/03/2022

O Povo de de Green Gables
O universo de Anne se distribui entre os seus moradores, apresentando a realidade de cada um deles.
O desenvolvimento de cada um descrevendo a sua realidade, descobertas.
A volta de tudo que acontece em Green Gables, mostrando as dificuldades de cada relação e como vai se desenvolvendo ao longo do percurso.

Thiago662 03/02/2021

Mais Crônicas de Avonlea
As crônicas desta edição são mais heterogêneas do que as expostas em "Crônicas de Avonlea", embora algumas características persistam na obra da autora: rancor e senhoritas de meia idade solteiras.

Logo no começo o leitor já tem uma ideia do que acontecerá no final da crônica. O melhor conto é "O irmão fracassado", que discute o que é ser bem sucedida. É lindo o desenvolvimento.

Duas crônicas são indigestas para os nossos padrões. Uma conta a história de um tutor, figura paterna, que acaba se apaixonando e casando com a tutorada. Outro, com uma visão extremamente preconceituosa em relação a negros e índios.

Nivea Ceroni 13/09/2020

Mais Crônicas de Avonlea - Livro 10
Continuação das crônicas, com histórias de diversos personagens desconhecidos. De vez em quando são citados alguns personagens que já conhecemos em outros livros, mas segue no mesmo estilo de Crônicas de Avonlea.
Agora aguardar mais lançamentos pois esse foi o último livro e já deixou saudades dessa série linda.

Mariana Rocher 22/05/2021

Histórias estranhas
Alguns dos contos me deixaram com certo asco e outras me deixaram triste. Esse livro foi bem difícil de terminar, mas não achei de todo horrível.

Sami 17/03/2021

mais crônicas de avonlea
"Mas sabia que isso não era possível, a mulher deve florescer algum dia; e era meu dever garantir que o botão chegasse um dia a ser uma flor."

22/01/2022

Mais crônicas de Avonlea, segue o mesmo estilo de seu precedente crônicas de Avonlea e está repleto de crônicas divertidas e espirituosas. Em algumas deles citando personagens e lugares já conhecidos para quem leu a série Anne de Green Gables.