Ana Terra Erico Verissimo

Resenhas - Ana Terra

Valscabral 07/03/2021

Ana Terra
Ana Terra é um dos episódios da trilogia de Érico Veríssimo ; O tempo e o vento que faz parte do primeiro livro O continente.
Ana vivia numa estância longe de tudo com seu pai Maneco Terra, sua mãe e irmãos.
Não tinham relógio e calendário. Eles guardavam os dias da semana na memória; viam as horas pela posição do sol, calculavam a passagem dos meses pelas fases da lua. E era o cheiro do ar,os aspectos fãs árvores e a temperatura que diziam as estações do ano.
Passou por muitas dificuldades, mas se mostrou forte e corajosa.
Este livro conta um pouco da história do Rio Grande do Sul, das guerras.
Ludmila 10/06/2021minha estante
Oi! eu lembro de ler os primeiros livros da série durante adolescencia e agora to procurando pra comprar e reler tudo. vc sabe me dizer se esse e o um certo capitão rodrigo são iguais aos capítulos dentro do continente? ou sao livros separados mesmo? to com medo de comprar repetido kkkkkkkk

Gege 22/09/2023

+ um livro para a escola
Assim como revolução dos bichos é um livro que eu li de forma arrastada, nunca prendia na história e muitas vezes me via confusa sobre as palavras que apareciam.

É um livro sobre Ana Terra, uma mulher de 25 anos, que vive com sua família em um lugar isolado das grandes cidades e passa os dias trabalhando na esperança de esquecer do seu desejo constante de ir embora.

Não é ruim, mas a coitada sofre de mais e os diálogos são confusos, por isso a nota.

helene 01/07/2020

Uma leitura rápida e marcante que serve tanto como ficção quanto registro histórico de uma época bem hostil do colonialismo brasileiro. Acompanhando a jornada da Ana Terra, a gente percebe nela um conformismo de entender o lugar dela naquele mundo do século XVIII, mas também muita resiliência.

Ana 22/02/2023

Se preparem, porque nunca vi tanta tristeza em tão poucas páginas
Ana Terra mora com seus pais e os dois irmãos em uma pequena estância no interior do Rio Grande do Sul. A família tinha uma vida bastante sofrida e a única coisa que faziam era trabalhar. Foi em um desses dias de trabalho duro que, enquanto lavava roupa, Ana encontra Pedro Missioneiro ferido na beira do rio.

Desde as primeiras páginas do livro percebemos o desejo de Ana de se mudar para um lugar onde haja moças da sua idade, comércio, rapazes... Em outras palavras, para um lugar onde exista espaço para todos os seus desejos e anseios, desejos esses que foram crescendo desde a chegada de Pedro.

Ana sentia um misto de fascinação, ódio, nojo e, é claro, vontade. É óbvio que toda essa repulsa é só um pretexto para esconder o desejo carnal que sentia pelo homem, já que naquela época não era permitido para as mulheres ter contado com os homens, que diria então ser tocadas (ou amadas) por eles. Não é difícil imaginar o que acontece em seguida.

Como a história se passa em meados do século XVIII, o livro mostra também, de forma bem triste, diga-se de passagem, a disputa pelo território brasileiro. Essa disputa se revela mais cruel ainda na medida que os castelhanos passam por todos os vilarejos destruindo tudo o que podiam e matando pessoas.

O romance de Erico Veríssimo é incrível não só pela contextualização histórica em que a narrativa é construída, mas também pelo foco no sofrimento da população naquela época. Se os homens sofriam, conseguem imaginar o que as mulheres sentiam? Veríssimo conseguiu, através de Ana, a triste realidade de todas as mulheres que não tinham o direito nem da felicidade.

Apesar de ser bastante curta, a história é dotada de bastante emoção e reflexão, que chama atenção pela simplicidade e realidade em que os fatos acontecem. Mostra o dia a dia de um povo que dá duro para conseguir o próprio sustento, que sonha e tem ambições e, mesmo na dificuldade, encontra meios para seguir em frente.

site: https://www.roendolivros.com.br/

Tina 15/02/2023

Inesquecível e único
Quando penso em Ana Terra penso em fundação, em força, em garra. Penso na luta de uma mulher, que, em meio a dois irmãos homens, um pai carrancudo e uma mãe submissa, engravida de um missioneiro e perpetua a linhagem da família Terra por séculos. Acompanhamos os Terra até o final da saga "O Tempo e o Vento", trilogia aclamada de Erico; e mesmo depois de séculos de sua morte, ela é sempre lembrada. Vivendo no campo, na lida, tudo o que Ana quer é mudar de vida. E ela consegue quando segue para um novo povoado que estava sendo fundado por um rico estancieiro, no final dos anos 1700. É aí que temos a fundação de Santa Fé e o pontapé inicial para todas as aventuras que seguem dali. "Ana Terra" não é uma obra inédita, e sim um excerto de parte da trilogia anteriormente mencionada, mas que vale a leitura. Porque Erico é Erico! Inesquecível e único!

Dani [Gremio] 23/03/2009

Ana Terra é o capítulo definitivo de O tempo e o vento. Além da representatividade histórica da personagem (símbolo da mulher rio-grandense),eu destacaria Seu erotismo, ampliado pela solidão e pela sensação de infelicidade de viver naquele mundo perdido que é a fazenda do pai.

A sua garra, obstinação e capacidade de resistência.A relação que Ana estabelece entre o vento e as coisas importantes de sua vida, a associação entre as "noites de vento, noite dos mortos" e, por fim, a própria ligação do vento com a memória feminina. Esta memória - açulada pela natureza - é ao mesmo tempo o tormento, o consolo e a arma de defesa das mulheres contra a falta de sentido da existência.

um dos primeiros livros q li(acho que umas 4 vezes só)recomendadissimo!!!

Marinho 13/08/2021

Baseado em momentos históricos de guerras e movimentos de colonização no Brasi? na vida da família Terra.

Jaih_silva 08/04/2022

Confesso que só li por causa da escola, mas me surpreendeu
Só digo uma coisa... A coitada da Ana veio ao mundo só pra sofrer, misericórdia.... Não tinha um dia de paz.
O romance de Erico Veríssimo é incrível, os detalhes históricos são ricos. Imagina o quanto era difícil ser mulher no século 18... Veríssimo conseguiu mostrar a dura realidade das disputas pelo território brasileiro, e como as famílias eram afetadas

Pri 31/05/2021

Paixão de adolescente
?Sempre que me acontece alguma coisa importante, está ventando? Um dos primeiros livros que me fez ser apaixonada por leitura. Além de ser um clássico da literatura brasileira, é um livro que fala sobre aventura, romance , tragédia e que tem uma personagem marcante e encantadora!

alicesrichter 01/10/2023

ANA TERRA
Q livro perfeito!
tem cenas forte e mt pesadas, eh triste mas envolvente, simplesmente espetacular.
li esse livro deve fazer mais de um ano e até hj penso nele, as vezes até pego e leio as partes q mais me impactou.

erico veríssimo vc eh perfeito, escreve bem pra krl.
agradeço a minha professora q passou essa obra de arte para nós.

Camila 02/10/2009

Muito chato u.u perda de tempo lê-lo (y)
Giulia.Arcanjo 16/03/2017minha estante
Concordo, achei bem entediante

Vivi 15/05/2023

Simplesmente amei esse livro. Li ele como paradidático da escola e me surpreendi com ele em todos os sentidos. A história é muito envolvente, não consegui parar de ler até terminar.

Biblioteca Álvaro Guerra 11/03/2020

O livro apresenta a história de uma brasileira que teve uma vida sofrida. Este livro antecede o livro "Um certo capitão Rodrigo". Achei o livro muito curto e não foi tão emocionante lê-lo. O livro é interessante por que apresenta dados históricos interessantes e dá uma boa lição de vida.

Empreste esse livro na biblioteca pública.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788535905977

Ãnimo Total 19/05/2021

Ana Terra
É um dos episódios de O Continente, primeira parte da trilogia O tempo e o vento.
Escrita deliciosa de Érico Verissimo.