Assassin

Assassin's Creed: Renascença Oliver Bowden

Resenhas - Renascença

Fábio 15/12/2020

Similar ao jogo
A história do livro é igualzinha a do jogo, com pequenas adaptações e por isso em alguns momentos torna a narrativa estranha ou com uma explicação incoerente, mas a leitura em si é fluída, principalmente se levar em conta que é o primeiro livro de adaptação para o mundo literário da famosa série.

Lucas.Langowski 15/01/2021

Muito ruim.
Muito fraco, inventou muita coisa estranha, principalmente no último capítulo, viajou feio.

O começo parecia tranquilo, mas ainda muito previsível pra quem conhece um pouco do jogo, tudo que acontece você já sabe no que vai dar.

Gabi 12/02/2020

Me apaixonei
Fiquei apaixonada por Enzo Auditore!

HeloizaAlves 24/03/2021

"Renascença" conta a história de um rapaz de 17 anos que vê sua vida virar de cabeça pra baixo depois que sua família é mortalmente traída. Então, ele inicia uma jornada árdua em busca de vingança, descobrindo pelo caminho segredos de sua família e de seus antepassados que mudarão sua vida para sempre e que transformarão sua jornada em uma missão contra a corrupção e a ganância de uma Ordem de homens poderosos, sedentos por poder.
Esse livro é pura ação; as cenas de luta são bem detalhadas, abrindo as portas da imaginação para aqueles leitores que amam imaginar as cenas descritas; também está cheio de tramas intrigantes que cativam e prendem o leitor.
Só não dei 5 estrelas porque, na minha opinião, o livro não abriu espaço para eu os sentimentos e pensamentos de Ezio, que é um personagem envolvente, muito honroso, com um caráter forte e um coração bom; nós temos apenas algumas poucas informações de seu desenvolvimento e amadurecimento, mas no geral é um livro ótimo que conta com uma lista de personagens e um dicionário localizado no final da obra.

Aryele2 31/07/2023

Eu amo AC, mas achei o livro meio parado.
Estava lendo e jogando o jogo, o livro tem mais informações, fato, isso foi bem legal, mas achei meio lento.

Biblioteca Álvaro Guerra 02/08/2023

O livro começa no ano de 1476 na cidade de Florença, e nele é narrada a história de Ezio Auditore um jovem de 17 anos, membro de uma família rica e influente que se torna vítima de uma conspiração, os Auditore são acusados de traição, o pai e os irmãos de Ezio são condenados e executados em praça pública, porém, antes de morrer seu pai pede que ele pegue em seu escritório um baú com alguns pergaminhos e armas quebradas, que possuíam um mecanismo desconhecido. Após a morte de seus parentes Ezio apanha esses estranhos objetos e começa a sua busca por vingança. Nessa busca Ezio descobre que seu pai estava envolvido em uma guerra entre duas sociedades secretas a Ordem dos Assassinos, do qual ele era membro, e os Templários que planejaram a conspiração contra os Auditore com o intuito de tomar o controle de Florença. É quando o jovem decide seguir o caminho de seu pai e se torna um Assassino.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788501091338

Jeff 12/04/2024

Excelente adaptação do jogo!
Ler esse livro foi uma ótima experiência como fã de romances históricos e ficção científica. Revistar a trama, de forma detalhada e muito bem contada, de Assassins Creed 2, excelente jogo que tive a oportunidade de finalizar esse ano depois de muito deixar de lado por não dar a devida importância à franquia, só provou que ainda tenho muito a absorver dessa história!

Religião, política, tramas de assassinato, períodos, lugares e figuras históricas muito bem encaixadas com a história e um personagem principal muito cativante completam esse pacote incrível que é Assassins Creed: Renascença!

miia 15/04/2024

A história é muito boa, super criativa e os personagens principais também, porém a escrita do autor é muito confusa e desconexa, ele simplesmente joga um milhão de personagens nada a ver e que nem são importantes pra história, isso deixa a leitura cansativa além de que ele descreve até a cor do telhado e o aspecto dele, e eu lá vou querer saber disso? que que isso vai mudar na história? me poupe.

MArio.DurAes 12/10/2015

Não curti, achei a leitura bem ruim, a história bem rala. E eu fiquei perdido muitas vezes, principalmente quando eu achava que não tinha se passado um dia, ou apenas tinha se passado um mês, mas na verdade tinha se passado dez anos... Perdi a vontade de ler quando vi vários erros de português do tipo: "pra mim fazer".

Caroles 07/10/2015

Tinha tudo para ser incrível, mas não foi!
O livro tinha o tema perfeito, o personagem perfeito, os locais perfeitos, porém o autor não soube desenvolver. Tudo muito simples. Explicações ralas, má demarcação de tempo (tinha momentos em que não parecia ter se passado um dia, e do nada, já haviam-se ido meses), "mistérios" óbvios de mais, pouca exploração da personalidade dos personagens, descrição de ambientes muito pobre em detalhes. Talvez eu esteja acostumada a ler livros mais complexos, com mais riquezas de detalhes, mas este livro fez-me sentir uma criança de 10 anos lendo um livro sobre guerras. Foi difícil concluir a leitura, pois é tudo muito simplório e mal desenvolvido. Dinheiro mal gasto. Simples assim!

JenniferSouza 03/11/2021

- Onde outros homens cegamente
seguem a verdade, lembre-se ...
- ?nada é verdade.
- Onde outros homens são limitados
pela moralidade ou pela lei, lembre-se..
- ?tudo é permitido.
- Trabalhamos na escuridão para servir
à luz. Somos Assassinos.

Leitor Alado 09/10/2021

É uma excelente história que te prende no começo, porém depois de um determinado tempo de leitura, acaba ficando repetitiva!! Porém indico sem sombras de dúvidas!!

midori0 08/10/2021

bom como jogo, duvidoso como livro
Faço essa resenha como alguém que frequentemente joga e gosta muito da série de jogos da Ubisoft, usando essa experiência para falar sobre o livro e fazendo a comparação entre os dois formatos.

Uma leve introdução para aqueles não familiarizados, Assassin's Creed é uma saga de jogos de ação em mundo aberto (o jogador pode ir onde quiser, quando quiser), onde cada jogo segue um personagem num ponto importante da história, (nesse caso, durante a Renascença), sempre usando o método (e o manto) de assassino.

AC: Renascença é adaptação direta da história do jogo Assassin's Creed 2, e tenta levar o leitor por todo o processo de vingança de Ezio Auditore e suas viagens. O começo do livro é bom, narrando a relação de Ezio com seu irmão, sua posição social, e seus interesses anteriores à história, porém é logo após o "gatilho" da história ser acionado o ritmo de narração se torna cansativo.

Enquanto o jogador tem a liberdade de escolher continuar a história principal e fazer outras coisas, a ordem que lhe for conveniente, sinto que o leitor é arrastado a narrativa toda. Vindo de uma mídia famosa pela sua qualidade gráfica e paisagismo histórico acurado, a ausência de descrições claras das localizações, cidades e ambientes é um prejuízo. Mais de uma vez me vi confuso em que ambiente estávamos, ou não estava clara a presença a presença de algum objeto que era usado páginas depois da descrição. As cenas de luta sofrem muito com isso, onde os golpes não são bem explicados e tentar imaginar o que está acontecendo vira um problema
Os diálogos também se tornam confusos, já que viram um troca-troca de linhas sem indicadores de quem está falando assim que a conversa dura mais de dois parágrafos. Ezio raramente cita seus sentimentos, e o narrador não entra em detalhes sobre eles, o que torna livro um diário de viagem impessoal, pulando de um ponto importante para o outro sem pausa, explicações ou apego emocional em qualquer um.

Outro ponto importante que Bowden não conseguiu adaptar bem é a passagem do tempo. No formato de videogame, a passagem de tempo em dias é insignificante quase sempre, sendo que o próprio jogo te avisa as datas importantes assim que você atinge um ponto da história principal; e considerando como cada missão pode levar mais de 20 minutos, isso faz com que vários dias se passem no game. A narração, por sua vez, compila vários dias em poucas linhas, chegando a citar períodos de tempo específicos algumas vezes e muito vagos em outras. Anos se passam de um capítulo para o outro, sem comentários sobre como as pessoas e o mundo ao redor delas mudou, e dias duram menos de uma página.

Não há material novo inserido entre os capítulos para emular a passagem de tempo de vários anos, a ausência dos visuais e com descrições pobres e confusas é difícil acompanhar o desenrolar da trama, uma vez que tantos eventos saem direto do jogo para a página sem adaptar também a aventura que ocorre entre esses pontos principais.

Para alguém já familiar com a história, Assassin's Creed: Renascença pode funcionar como um resumo, um lembrete ou um objeto de colecionador, já como obra solitária a mesma falha em entreter e cativar. Não é que o enredo dos jogos de AC sejam impossíveis de adaptar para outra mídia, porém exige alterações, como redução de conteúdo, personagens, locais, nomes, etc. e também um livro mais longo, que tome seu tempo para explicar o que acontece com os devidos detalhes.

Para todos que possível, recomendo jogarem o jogo em primeira mão, ou acompanhar online a experiência de outra pessoa para consumir a vingança de Ezio de maneira satisfatória, clara e coerente, como a história foi desenvolvida para ser consumida.