A Mão Esquerda da Escuridão

A Mão Esquerda da Escuridão Ursula K. Le Guin...

Resenhas - A Mão Esquerda da Escuridão

GiArgia.Gschwendtner 01/01/2023

Uma aventura
Narrativa envolvente sobre um mundo talvez não tão ficcional e com um debate que não se esgota sobre a questão de gênero. É um clássico, sem dúvidas. Uma criação de mundo e tempos que faz pensar sobre espaços de forma distinta. Depois dessa leitura vale a pena assistir o vídeo da Rita Von Hunty, no canal do YouTube ?Tempero Drag?.

Cristiane 30/12/2022

A autora nós traz uma reflexão. Mesmo a história se passando em um planeta distante, numa época do futuro, alguns fatos são bem atuais.

Marlon.Abel 30/12/2022

"? O desconhecido ? disse a voz suave de Faxe na floresta ?, o não previsto, o não provado: é nisso que se baseia a vida. A ignorância é a base do pensamento. A não-prova é a base da ação. Se houvesse certeza de que Deus não existe, não haveria religião. Nem Handdara, nem Yomesh, nada. Mas também, se houvesse certeza de que Deus existe, não haveria religião... Diga-me, Genry, o que sabemos? O que é certo, previsível, inevitável... a única certeza que você tem sobre seu futuro, e o meu?
? Que vamos morrer.
? Sim. Só existe realmente uma pergunta que pode ser respondida, Genry, e já sabemos a resposta... A única coisa que torna a vida possível é a incerteza permanente e intolerável: não saber o que vem depois."

Shé 30/12/2022

Inverno
Imagine um planeta onde o inverno é a única estação possível e que seus habitantes durante muitas meses não possuem sua sexologia permanente. Um planeta que não há guerras, nem estupros, ou crimes bárbaros. Onde homens e mulheres são iguais porque não são tecnicamente homens e mulheres por uma boa parte do ano....

Esse livro é uma provocação a respeito de gênero, sexualidade e sociedade. Te faz pensar, analisar, repensar e até mesmo ficar confuso em alguns momentos.
É magnifico do começo ao fim e entrega o que se propõem, além de te deixar com a aquela vontade de quero mais.

Mc Brendinha Carvalhão 15/12/2022

Encantada por Estraven
O começo é meio confuso e quando vai chegando ao fim parece que tá voltando ao começo kkkk Toda a questão de gêneros, sexualidade, o que é visto como feminino/masculino é muito interessante e nos leva a refletir sobre esses pontos, alguns sendo debatidos hoje em dia com mais afinco. A parte da jornada de Genly Ai e Estraven foi de longe a que mais gostei. Vale muito uma releitura até para poder compreender melhor a história e assuntos abordados.

graziiffraga 12/12/2022

Cansativo e bom
Li esse livro por causa de um trabalho de antropologia na faculdade. Me surpreendi quando vi que a Ursula é a mesma autora do conto de Omelas, que eu adoro. Ter gostado do livro não foi uma surpresa, já que eu gosto de ficção e as mensagens passadas pela autora são muito boas. Mas não da pra mentir: foi cansativo. Muitas descrições, o que eu não repudio, mas cansa a leitura e demora pra engatar na trama.

Guilherme.Eisfeld 11/12/2022

Um universo onde o gênero não dita as regras
A atmosfera criada por Ursula remete ao frio, à desolação, e a principal diferença entre os povos dá o pano de fundo social atrelado ao gênero. Bem construído e envolvente, com a parte final um pouco repetitiva, principalmente na parte do Gelo. Uma boa ficção e como toda boa ficção apresenta um paralelo questionador da nossa sociedade.

Aryanna.Machado 10/12/2022

Um pouco sem palavras
Fiquei pensando um pouco se favoritaria ou não esse livro, mas cheguei à conclusão que esse livro me fez muito querer ler mais ficção científica, então sim, favoritei.

A introdução escrita por Le Guin é uma verdadeira aula e pretendo retornar a essa parte pra ler mais vezes com certeza.

A história em si, de início, me chamou mais atenção pelos momentos em que se fala de sexualidade e gênero, o olhar alienígena que se dá para a questão é sensacional.

Depois das primeiras 100 páginas isso ficou um pouco mais em segundo plano pra mim e três outros pontos chamaram mais atenção: a política daquele planeta, a relação de Estraven e Genry e a descrição de gelos (risos).

Muitas tramas bem difíceis de compreender, mas quando se passa a narrar por dois pontos de vista diferentes fica um pouco mais claro.

A relação de Estraven e Genly tem uma trope que não vou falar qual é, mas posso dizer que amei muito(estou brincando, mas nem tanto). Foi uma relação complexa e muito legal de se ler.

Por fim, posso dizer que a parte da travessia foi a que fiquei mais imersa. Nunca pensei que fosse gostar tanto de tanta descrição de gelo, neve, montanhas, frio. Claro, também há todo um relato de uma complexidade de sentimentos ao atravessar uma região tão inóspita, mas predomina a descrição de cenários. Não sei se esperava esse final, preferia que outra coisa tivesse acontecido mas ainda assim é muito bom.
Tenan 10/12/2022minha estante
Por um mundo com mais ficçao cientifica e menos Coleen Hoover ??

Carol.Silva 10/12/2022

O livro fala sobre a vinda de um ser humano que viaja até um planeta diferente denominado Planeta Gelado - por estar, literalmente, congelado e ser muito frio - para tentar convencê-los a se unir em uma organização, que busca o equilíbrio e o compartilhamento do desenvolvimento científico entre todos os planetas. Logo, esse ser humano - Genly Ai - encontra aliados no estado de Karhide e passa a conviver entre eles, até que uma audiência com o Rei Argaven muda tudo.
Não é o meu melhor momento como leitora e por isso demorei um pouco para finalizá-lo, mas considero um bom livro. A leitura não é arrastada, e temos muitas questões importantes sendo tratadas ali, como o fato dos karhideanos e todos os habitantes desse planeta serem ambissexuais, não conhecendo o que definimos como homem e mulher.
Achei fantástico o fato da autora criar um universo todo detalhado, com uma linguagem e passagem do tempo próprias; até mesmo o seu calendário foi desenvolvido e apresentado para os leitores. É de uma criatividade ímpar. E, assim, não ficamos com a sensação de "queria saber como é isso e aquilo", porque tudo nos foi oferecido.
Recomendaria essa leitura, mas aviso que não é para todos. Eu mesma, me perdi em alguns momentos (eram muitos nomes difíceis) e terminei o livro sem entender uma pequena questão relacionada ao passado de Estraven e o seu irmão Arek. A história pode não agradar a todos os gostos, também.

DeaGomes 08/12/2022

Um livro diferente de tudo que eu ja li!
Você nunca mais vai ver o binarismo dos gêneros do mesmo modo.

"Li a mão esquerda da Escuridão aos 11 ou 12 anos e Isso mudou o modo como eu olhava o mundo. Até então eu tinha certeza de que havia garotas e garotos, homens e mulheres, e eles satisfazem os papéis que eles foram atribuídos, porque era simplesmente o modo como as coisas são as diferenças entre os sexos eram reais e imutáveis. Depois de ler este livro, papéis sexuais, suposições de gênero, o modo como nos relacionamos uns com os outros como homem ou mulher - todas essas coisas parecem subitamente arbitrárias." - Neil Gaiman

Chelsea.Archer 04/12/2022

Que obra!
Esse livro é uma ficção científica que conta a história de Genly Aí, um enviado de um conglomerado de planetas (Ekumen) que vai ao Planeta Inverno tentar negociar a união deles ao grupo.

Entre maquinações políticas, temperaturas abaixo de zero, pessoas com culturas e até experiências físicas totalmente diversas à dele, Genly se vê à beira do caos da missão.

Achei a escrita da Ursula incrível do início ao fim. Na verdade o livro não é fácil para quem está iniciando na leitura do gênero, pois tem muitas nomenclaturas criadas especificamente para a obra.

Porém depois que você vai avançando na leitura, o contexto político e cultural, as aventuras e tudo que ela desenvolve te transportam para situações de muita reflexão.

Eu amei o livro e com toda a certeza pretendo ler mais obras da autora.

JuPenoni 03/12/2022

Me surpreendeu
Leitura com o clube da leitura.
Por ser uma ficção científica, e não ter muito contato com esse tipo de leitura, não sabia muito o que esperar. Mas foi uma grata surpresa. O livro é envolvente e a história muito bem construída.
Fiquei curiosa para ler mais da autora!