Nudez Mortal

Nudez Mortal J. D. Robb

Resenhas - Nudez Mortal

Monica 16/08/2022

Nudez Mortal é uma esquisita amálgama entre o policial, protagonizado pela tenente Eve Dallas, o romance levemente erótico e a distopia. O primeiro género é aquele que efetivamente mais me interessa.

O primeiro livro da série Mortal apresenta-nos a protagonista num ápice: após não ter conseguido impedir a morte de uma menina, Dallas, que está mentalmente desgastada, é chamada para resolver um novo caso, sem ter qualquer tempo para descansar ou ser avaliada psicologicamente nas suas capacidades. O crime em questão é um de muitas reviravoltas: uma prostituta chamada Sharon é encontrada morta no seu apartamento, parece ter sido violada, foi baleada múltiplas vezes e deixada sobre a cama completamente nua. Não há sinais de arrombamento, não há ADN presente no apartamento, não há sémen ou pelos púbicos de outrem no corpo da vítima. Mas apesar de todo este cuidado, a arma do crime foi deixada na cena.

Aquilo que vai complicar a já complicada investigação da tenente Dallas é o facto de Sharon não ser uma zé-ninguém. Os pais dela são dois advogados extremamente bem conceituadas na sociedade norte-americana e o seu avô é um deputado de extrema-direita com imenso poder e prestígio no Senado dos EUA. Juntos, esta família irá exercer uma grande pressão, quer mediática, quer política, sobre a investigação de Dallas.

O desenvolvimento da parte criminal acontece como em todos os outros livros. Gradualmente, os detetives vão aprendendo mais sobre o caso, reunindo mais elementos, passando também grande parte do tempo em deduções acerca do caráter psíquico do assassino, fazendo juízos de valor e "e ses" acerca dos mais variados assuntos. Aquilo que distingue Nudez Mortal de outros romances policiais (para além, talvez, de realmente haver romance) é o desenvolvimento de todo um mundo paralelo ao nosso. Embora publicado em 1995, este livro ambienta-se no ano de 2058, quando a tecnologia evoluiu formalmente, as bases de dados expandiram-se, formaram-se estações interespaciais e é possível carregar um computador no bolso. É também em 2058 que noticiamos uns EUA liderados pela extrema-direita, em que os deputados já podem transgredir o mínimo dos dois mandatos consecutivos, como é o caso do avô da vítima:

«O senador, pelo que Eve notou, havia se beneficiado da mudança de temperatura que ocorrera no país, muito quente na opinião dela, e também da revogação da Lei dos Dois Mandatos. De acordo com a legislação atual, um político poderia manter o seu cargo para toda a vida. Tudo o que tinha a fazer era convencer os seus eleitores a reelegê-lo indefinidamente.»

Roberts complementa esta hipótese de mundo com muitas mais características dignas de dissecação, como as críticas à corrupção política, altamente intemporal pelo que notamos, e até as feridas do planeta, vítima da ação humana nefasta durante as alterações climáticas. São frases singelas que aparecem ao longo do livro, mas que intensamente contribuem para tornar a narrativa mais rica.

Dallas é uma personagem forte e determinada, resoluta de que conseguirá trazer justiça às suas vítimas, mas que, ao mesmo tempo, cai nos amores instantâneos de um bilionário francês, também uma figura de enorme relevância em toda a história, numa construção amorosa que deixa muito a desejar. O desenvolvimento do casal é rápido demais, especialmente tendo em conta que a série conta com 55 livros atualmente, e que se fomenta maioritariamente num fervor sexual que perde mais no que ganha. Apesar de ser um casal em que consigo ver um futuro (e até nem desgosto), entendo que lhes faltava algo mais — quiçá um pouco de sensibilidade no que toca ao ambiente circundante.

Não obstante, a escrita fluída, rápida e viciante da autora é um bom combustível durante todo o livro, o que o torna uma boa fonte de entretenimento. Nudez Mortal tem um pouco de tudo: um romance para os aventureiros, um crime porreiro e acessível (que me lembrou, ligeiramente, do American Psycho) e um world-building digno de alguns debates e análises para quem estiver a fim disso.

Michelle 17/07/2022

Nudez Mortal
É o ano de 2058, e a tecnologia agora governa completamente o mundo. Mas a detetive de Nova York Eve Dallas sabe que os impulsos irresistíveis do coração humano ainda são governados por apenas uma coisa: paixão. Quando a neta de um senador é morta, a vida secreta de prostituição que ela levava é revelada. O caso de alto perfil leva a tenente Eve Dallas para os círculos rarefeitos da política e da sociedade de Washington. Para complicar ainda mais as coisas é a crescente atração de Eve por Roarke, que é um dos homens mais ricos e influentes do planeta, diabolicamente bonito... e o principal suspeito na investigação.

Pri Faria 08/07/2022

Nora Roberts nunca decepciona!
Esse livro é muito bom, a escrita é fluída, o livro já começa com crime e investigação sem nenhum tipo de enrolação algo que me agrada muito.

Além de contar também com romance paralelo ao suspense o que deixa a leitura ainda mais agradável.

Eve Dallas é uma mulher forte e determinada, que não se curva e não aceita ser diminuída por nenhum homem. Mesmo quando se envolve não deixa sua força de lado. O crime foi solucionado de maneira bem fechadinha, sem deixar pontas soltas. Porém queria um epílogo mostrando mais detalhes de como foi o pós fechamento de caso

Erica 02/07/2022

Mais ou menos
A ideia do mundo no futuro e toda a tecnologia e os hábitos diferentes é bem legal, mas achei que a autora colocou muitos traumas e assuntos difíceis mas não soube lidar com eles. No romance foi tudo muito fácil, eles continuam pq "sentiram que eram um para o outro" não gosto disso. A protagonista é forte e o protagonista é um homem gostoso, rico e poderoso, o que é comum nesse tipo de livro. O hot é uma mistura de explicito e poético, meio ruim na verdade. Essa serie tem 36 livros, e vou parar no primeiro.

Lavinia116 18/06/2022

Um livro de respeito
A história tem como protagonista a Eve, que além de traumas a resolver é policial no setor de homicídios. Até então temos um cenário que pode ser visto em outros romances criminais, o pulo do gato é estarmos em um cenário futurista sem fugir demais da realidade que apresenta os fatos de forma sólida e divertida.
A Eve é uma policial cansada que já passou por muita coisa e portanto nessa nova dinâmica precisa de tempo para entender o seu lugar, os relacionamentos não são apressados e apesar de algumas vezes querermos que fosse é consistente considerando a sua história. Ela é muito focada no trabalho e isso é a sua vida. Enfim, não sei mais o que dizer, mas a experiência de ler é ótima, relacionamentos são construídos e o suspense é uma delícia. A história apresenta gatilhos de 3stuPr0, p3d0Fi|1a.
Para quem gosta de romance e suspense é um ótimo livro, é válido lembrar que é uma saga. Beijos!

Fabi 10/06/2022

Romance com investigação policial, num período fictício bem além dos nossos tempos, com tecnologia ainda mais avançada. Torcendo muito por Eve e Roarke, e ela ser mulher, empoderada, me fez amar ainda mais o livro. Bora pro próximo da série!

Geysa Ferraz 08/06/2022

Nudez mortal - Nora Roberts
Dizer que Nora Roberts sempre me surpreende não é mais novidade. Mas o que dizer quando uma das romancistas mais consagradas se mostra uma excelente autora de suspense policial? Essa mulher é a deusa da escrita, só pode!

Nudez Mortal é o primeiro volume de uma série gigantesca da Nora (mais de 50 livros), escrita sob o pseudônimo de J.D Robb. A série que não é cronológica, pode ser lida aleatoriamente de tão bem escrita!

Como protagonista temos Eve Dallas, tenente da polícia de Nova York, que ficou responsável pela investigação de vários assassinatos horríveis com prostitutas, todos seguindo um mesmo padrão, apontando então, para a caça de um serial killer.

O #book nos fornece muitos detalhes, nos deixa com um nó, tentando descobrir o verdadeiro autor dos crimes, indo de bilionários à senadores e nos surpreende ao revelar o culpado!

Nora nos presenteia com a construção de uma personagem inteligente, com defeitos e muitos traumas e em meio a tudo isso, não poderia faltar um romance né? Será nossa tenente capaz de resistir a Roarke (um bilionário cheio de segredos e muito gato), mesmo ele sendo um dos suspeitos desses crimes tão cruéis?

Super recomendo a leitura!
Leiam Nora Roberts

Contém gatilhos: assassinatos, prostituição e abuso sexual.

Nota 4,5?

Luiza Pereira 22/05/2022

Amei.
Eu sou apaixonada pela Série Mortal, e espero um dia ter todos os livros na minha estante.

Nudez Mortal é a primeira apresentação desse mundo futuristas futuristas arrebatador que Nova York aparece em 2058.

Eve é uma mulher forte, com traumas que a deixaram incrédula para um amor arrebatador, e Roarke é o homem perigoso, porém, de coração enorme que toda mulher quer ter consigo.

Um casal com uma química de milhões, que me deixou apaixonada desde o primeiro contato entre eles.

Renatinha 07/05/2022

Viciante
Primeiro livro da série que leio. Gostei muito da escrita da autora, gostei ainda mais do fato da personagem principal ser mulher. Amei a Eve e estou feliz por saber que não preciso me despedir dela na leitura do próximo livro que com certeza irei ler.

Dany 05/05/2022

Fazia alguns anos que li a série, muitos livros estão empacados na estante. Releitura para poder continuar com os demais livros. Confesso que desgostei um pouco da série, pois estava achando alguns casos repetitivos. O Roarke e a Eve são ótimos!

Alexander 03/05/2022

Foi legalzinho
Adorei a história, mas falto algo, tipo a investigação, pra um livro de suspense policial, romance policial, investigação policial e afins, achei a parte da investigação muito chocha, capenga, manca, anêmica, frágil e inconsistente (kkkkkkkk, amo esse meme). O livro realmente deixou muito a desejar na parte da investigação, e em todo lugar que eu procurei a tag sempre era investigação, quase nunca tinha tag de romance, logo achei que o romance séria uma parcela pequena do livro, mesmo sabendo que a Nora Roberts escreve romance, eu esperava um foco maior na parte do suspense, além do final ser bem previsível, não é que o livro seja ruim, o problema é que eu fui com muita sede esperando uma investigação policial futurista, mas encontrei muito romance, mas o romance é legal, é um clichêzinho fofo.
Pretendo dar continuidade na série, ler pelo menos 5 livros pra tirar uma conclusão, já que a série tem mais de 30 livros lançados, dizem que a parte da investigação melhora, espero que melhore mesmo.
Se você gosta de romance e investigação, mas mais de romance do que de investigação, você vai gostar, se você gosta mais da parte da investigação, não vá esperando uma coisa bem elaborada.

Giaquelli 21/04/2022

Um romance policial com mistura de ficção
Eve Dallas se tornou, sem dúvida, uma das minhas personagens favoritas. Apesar de eu ter ficado um pouco receosa de ler essa sequência, já que se passa no futuro onde os carros voam, os robôs são empregados domésticos, realidades virtuais e as armas são a laser, mas com toda certeza Nora Roberts te prende de uma forma surreal. Apesar de uma série gigante (acredito que no Brasil saíram mais de 30 traduzidos já) todos os livros começam com um assassinato porém é resolvido no mesmo livro. Ler fora de sequência só é ruim pra entender a história dos personagens principais. Pra quem gosta de uma boa investigação eu realmente recomendo muitíssimo!!

Beatriz 13/04/2022

Achei bem fraca a parte ?policial?, já desconfiava de quem poderia ser o assassino e os motivos desde o começo da trama, na verdade já tinha deduzido todo o final do livro e acertei? nada de surpreendente. Mas também nada que vai me impedir de continuar lendo os próximos títulos dessa série interminável. O romance é bem clichê, mas legalzinho de acompanhar, quero saber mais sobre o desenrolar da história dos dois e estou na torcida para que os próximos assassinos não sejam tão óbvios quanto o do primeiro livro.

Roberta.Rozin 21/03/2022

Pela primeira vez eu descobri o assassino antes do final do livro kkkkk

Gosto muito dessa série e lia fora de ordem, que pode ser feito, mas eu sempre quis saber como a Eve conheceu Roarke, queria saber como nasceu o romance entre esses dois opostos.
Nesse primeiro livro da série, nos conta como nasce esse relacionamento e trás muitas informações sobre a vida de Eve e seu passado.

Uma série de assassinatos contra prostitutas começam a acontecer em Nova York, em 2058, num futuro bem diferente dos dias atuais.
Eve é resignada para investigar esses assassinatos, sendo que a primeira vítima é neta de um senador, e o caso precisa seguir em sigilo.
Entre muitos casos em andamento, sua vida bagunçada e cheia de segredos, surge Roarke, um mega empresário, dono da metade de Nova Yorke e um forte suspeito de ser um serial killer, disposto a tumultuar ainda mais sua vida e suas emoções.

Essa detetive sempre ganhou a minha simpatia, gosto do seu jeito e da sua força, Roarke vem para amolecer o coração de pedra da nossa detetive amada.

Personagens secundários incríveis, alguns dão um tom mais sarcástico para a trama e uma leveza que só Nora Roberts sabe fazer e com maestria. Ela viaja entre os heróis e vilões com naturalidade. Parece que fazemos parte da história contada.
Correndo para ler o segundo livro ?

maurii 18/03/2022

que surpresa maravilhosa
eu sempre me arrependo qndo demoro horrores pra começar um livro e assim que começo devoro igual uma louca porq gostei muito da leitura.
esse livro é o meu primeiro contato com a escrita da nora e simplesmente amei... me prendeu do início ao fim e estou super feliz qe essa série é enorme porq não vou me despedir tão cedo da Eve e Roarke.
Helen247 18/03/2022minha estante
??