A Resposta

Kathrym Stockett

Resenhas - A Resposta

Drica.Barros 25/10/2022

Maravilhoso
Leio muito e esse é o livro mais maravilhoso que li em 2022.
Ri, fiquei chocada, apreensiva, mas principalmente me emocionei demais.
O livro te leva a reflexão da primeira a última página.
O impressionante é que apesar de termos evoluído bastante desde 1960, o Mississippi daquela década não é tão diferente do Brasil de hoje.
Deveria ser um livro obrigatório.

Tivri 16/06/2020

A mesma sensação de assistir o filme.
Não gosto de apenas comparar a obra escrita e uma obra fílmica, mesmo que o filme seja adaptado do livro. Mas eu não tenho como descrever o mix de sensações ao ler A resposta sem falar no filme.

Primeiro, vi o filme e depois li o livro. E uma única vez que falei tão bem de uma adaptação literária pro cinema. Pensei se eu não tava lendo o roteiro do filme, pois muito muito incrível e semelhante ao filme.

As personagens nem se fala. Minny e Octávia Spencer representam uma pessoa só, não sei quem está atuando ou a descrição de quem estou lendo. E os detalhes, a história no geral, tudo foi generosamente adaptado no filme e a mensagem está em ambos .

Sobre o livro, é falar sobre lugar de fala. É dialogar sobre racismo. É sofrer com cada empregada. É, como no final do livro, ler como cada habitante de Jackson leu The Help e depois se perguntar, eu me assusto com depoimentos tristes assim, sou eu alguém que reproduz ou luta contra posturas racistas como estas?

Rafaelbing 12/09/2023

Linda história!
Resiliência, força de vontade, coragem e esperança de que tudo vai se resolver. Mulheres com garra!
Recomendo muito a viajar nessas páginas!

Beca Nolêto 14/11/2022

Gostei!
Aparentemente esse livro foi criticado por trazer um ?salvador branco?, mas eu gostei bastante da história, achei fluida. Eu gosto muito filme tbm, achei uma ótima adaptação!

Maiara.Alves 31/01/2020

A história é sobre mulheres fortes e corajosas que resolvem quebrar paradigmas para um bem maior, correndo risco e colocando suas vidas em jogo.

Skeeter é uma mulher a frente de seu tempo e de sua comunidade. Jornalista e por não conseguir aceitar o que se passa ao seu redor, tem a coragem, junto com Aibileen e Minny e outras empregadas, de relatar como é a vida de uma empregada negra nos anos 60, no Mississipi, EUA. Histórias boas e péssimas são contadas, que mostram a capacidade do ser humano ser tão bom e destrutivo ao mesmo tempo.

Este não é um livro fácil e um livro que trate de racismo e preconceito não dever ser mesmo fácil. O livro toca nos privilégios que a população branca de Jackson, Mississipi tinham enquanto as empregadas negras eram segregadas e submetidas a todo tipo de humilhação.
Esse é um livro que todos deveriam ler.

Douglas 17/02/2014

Este livro foi o melhor romance que li nos últimos tempos. A história é tocante e fiquei apaixonado pela escrita deliciosa da escritora.

Os personagens parecem pessoas que moram na sua rua ou que você conhece e sente carinho ou um sentimento caloroso ou não.
Estou apaixonado pelo livro e pela história e com certeza vou querer reler quando fazer trinta ou quarenta anos. O livro está marcado eternamente na história da minha vida.

Solisange 24/02/2021

Um livro realmente impactante, que te emociona, uma leitura bem rápida e fluida, li em 3 dias, não conseguia desgrudar. Acho que todo mundo deveria ler esse livro um dia.
@Estantedelivrosdamylla 25/03/2021minha estante
Eu estava na maior dúvida se pegaria ele para a próxima leitura. Depois do seu comentário, já separei aqui para começar kkkkk

Anapsilva 23/09/2022

Uma história atemporal!
Durante a leitura, senti um misto de sentimentos diferentes e o que mais me surpreendeu foi como a autora conseguiu reproduzir tão bem o clima de tensão racial da época

liz 03/03/2020

PERFEITO!!!!!
esse livro é perfeito protagonistas fortes povs interessante história emocionante absolutamente TUDOOOO conceito coesão e aclamação!!!!!!

Huaida 08/08/2021

Apenas leiam esse livro
Eu sempre fui apaixonada pelo filme Histórias Cruzadas e com o livro não poderia ser diferente, os personagens são muito bem desenvolvidos e a história sabe equilibrar a comédia com o drama. Eu não senti muito whitesavior durante a leitura, o livro deixa bem claro que foi só com a coragem das mulheres negras que tudo aconteceu. Eu tenho que avisar que para pessoas não negras/parda algumas críticas podem passar despercebidos e eu não vejo isso como um ponto negativo e sim como uma forma de enfatizar o quanto ainda existe uma segregação e um preconceito enraizado

Elani Araújo 25/03/2021

Leitura obrigatória
Jackson, no Mississipi é conhecido por ser um dos locais mais racistas do mundo. E como sempre esse racismo puro é escondido atrás de hipocrisia e falas bonitas. Empregadas negras de mulheres brancas, resolvem criar coragem e ajudar uma aspirante a jornalista a escrever um livro sobre suas experiências enquanto empregadas de pessoas que em sua maioria lhe tratavam como lixo, mas fingiam que na verdade eram apenas cristãs e caridosas. Sério vale a pena ler de tal forma, que as mais de 500 páginas não fazem diferença de tão bem construida que é a historia, simplesmente não dá para largar.

Samira_santos 23/04/2021

Para ler com um lenço na mão
Nem sei por onde começar a falar de A resposta. Minha hesitação se dá pelo simples fato de ter sido o livro a me fazer chorar em muito tempo, tanto que nem sei qual foi o último.
Algumas das razões que fizeram com que eu me emocionasse foram, por exemplo, a descrição detalhista dos medos das empregadas negras, o constante receio, o estar exaustivamente atenta a manter-se servil e dócil, ter que ser sempre submissa e estar mais do que contente com isso, cumprir tudo isso era uma obrigação, como se não se tratasse de mulheres, seres humanos, mas de máquinas a serem manipuladas, a terem suas forças e utilidades exploradas e somente isso.
Outra forte razão foi pensar no mundo atual, décadas depois e houve sim evolução em se tratando de combate o racismo, uma evolução mais do que justa e necessária. Mas ainda há tanto para ser feito, tanto, tanto!
Eu havia chegado a pensar que já era uma leitora experiente, nada mais me abalaria, ledo engano. A resposta acabou comigo, da melhor maneira possível.
É uma história que me faz querer ser mais empática, me faz ver que quando penso em mim como uma pessoa antirracista isso não é grande coisa, eu não estou fazendo mais do que a minha obrigação, é literalmente o mínimo do mínimo, menos do que isso não é aceitável, não é algo nem a ser cogitado.
A dívida histórica é simplesmente impossível de ser quitada.

cris.leal 18/09/2017

Muito bom!
A história enfoca a trajetória de Skeeter, uma garota branca que acalenta o sonho de seguir a carreira literária e resolve escrever um livro em que empregadas domésticas negras relatam o seu relacionamento com patroas brancas do Mississipi na década de 60, onde a cor da pele das pessoas determinava toda a sua vida.

Apesar do tema sério, "A Resposta", da autora Kathryn Stockett, é um livro engraçado e tocante, que nos faz refletir sobre preconceito, amor, respeito e esperança.

site: http://www.newsdacris.com.br/2012/03/eu-li-resposta.html