Até Que Tenhamos Rostos

Até Que Tenhamos Rostos C. S. Lewis

Resenhas - No Reino de Glome

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Adriana 23/05/2022

Uma releitura do mito Eros e Psiquê, é muito bem escrito, a história em si é muito boa e o final, eu gostei muito... A compreensão dele não é fácil, pelo menos não foi pra mim, então eu reli, e foi ótima a releitura e provavelmente lerei ele de novo.

Filipe378 07/05/2022

Este é o primeiro livro de ficção que leio do Lewis, apesar de ele ser um dos meus autores favoritos. Minha expectativa estava muito alta quando comecei a ler, mas, ainda assim, ele extrapolou essas expectativas.
Lewis foi mt feliz nessa sua releitura do mito de eros e psique. Não entendo como essa obra é tão desconhecida.
Falando agora sobre o conteúdo do livro: esse livro conta a história de eros e psique, mas contada do ponto de vista da irmã mais velha de psique. A partir de algumas mudanças feitas no conto original Lewis consegue explorar temas como inveja, autoconhecimento, razão, fé e muitos outros.
Leitura essencial, recomendo mt.

Camilla.Brito 12/04/2022

Até que tenhamos rostos
Até que tenhamos rostos

Um tratado muito bem escrito sobre como conseguimos ser mesquinhos, vitimistas, egoístas e ciumentos, mesmo estando diante do Bem.
O tempo todo, com atitudes baseadas em tais sentimentos, poderemos atrapalhar a caminhada dos seres que amamos, e empurrá-los para situações de difícil saída e levá-los a cumprir seus propósitos com extremo pesar. Foi o que fez Orual a sua irmã Psique nesse livro?

Devemos nos lembrar, portanto, que não poderemos obter grandes respostas às nossas indagações e indignações, Até que tenhamos rostos para finalmente encarar o Bem face a face? e sermos calados, enfim, pela Sua marcante presença que dispensa todas as respostas que antes, insistentemente, rogávamos.

Thaline 06/04/2022

Aínda tentando achar palavras para descrever este livro...
Muito bem escrito e bastante profundo. Terminei a leitura de Até que tenhamos rostos com a sensação de que não consegui pegar tudo aquilo que C.S. Lewis quis passar através deste livro. Este é um livro de autoconhecimento, um livro que nos faz refletir em muitos aspectos de nossa própria vida. Um livro muito maduro, que não deve ser lido apenas uma única vez. Creio que esse seja um daqueles livros que você tenha que reler e a cada releitura você compreende mais o que o autor quis transmitir através de sua escrita.

Vanderlete 10/03/2022

[...] "O amor não é algo que mereça ser usado."
Confesso que estava com saudades de ler uma obra do Lewis, e como as outras obras dele essa também não deixa a desejar.
O livro é extremamente bem escrito, a obra é uma releitura do famoso mito de Cupido. O C.S.Lewis traz uma história com uma perspectiva diferente da tradicional.
Senti a leitura do livro bem fluida e envolvente.

mberquoo 18/01/2022

Profundo (e impecável)
Apesar de em momento algum citar a palavra ?cristianismo?, esse livro deveria ser lido por todo cristão, ainda mais aquele que busque conhecer a profundidade da alma humana (e a sorte que tivemos de nascer em uma época tão cristã da humanidade).

Ao longo das quase 300 páginas, conhecemos Orual, uma das irmãs da famigerada Psique, e entendemos o seu lado da história (já que no mito original, as irmãs de Psique são invejosas e têm como objetivo acabar com a vida dela).

A primeira parte do livro é bem fácil, principalmente para aqueles ja familiarizados com o mito grego de Eros e Psique. Já a segunda parte (que compõe aproximadamente 20% da obra) é mais complexa e profunda, por envolver muitas questões importantes.

Recomendo veementemente que TODOS leiam e releiam quantas vezes puderem Até que tenhamos rostos.

Eve 18/01/2022

Primeiro livro de 2022
Primeiro livro do Lewis que eu li e adorei esse reconto, é uma história melancólica e muito tocante.
A escrita dele é muito boa mesmo, tô doida pra ler mais dele. Primeira leitura de 2022 realizada com sucesso ?

@aprendilendo_ 14/01/2022

Resenha de "Até que tenhamos rostos"
Após uma vida melancólica e repleta de traumas, Orual, a princesa das pequenas terras de Glome, decide escrever a história de sua vida em um livro para acusar os deuses e provar a injustiça deles contra ela. No entanto, depois de narrar os acontecimentos, a princesa passa a refletir sobre as suas próprias atitudes e crenças. Escrito por C.S Lewis, famoso autor de Nárnia, “Até que tenhamos rostos” é uma releitura do conto de [*****]pido e Psique, do século II D.C.

Sobre o livro, narrado em primeira pessoa, tem-se um desenvolvimento muito bem cadenciado, o qual não se apressa com os acontecimentos e explora, minunciosamente, como Orual, a protagonista, tem, conforme o tempo, seus sentimentos cada vez mais corrompidos pela amargura. Nesse contexto, há aqui uma construção ímpar da personalidade de uma personagem que, durante toda a vida, sofreu com inseguranças e abusos psicológicos, os quais afetaram a forma de amar da própria. Assim, apesar de o livro conter uma ótima ambientação, amplamente requintada pela capacidade imaginativa de Lewis, o grande destaque da obra acaba por encontrar-se quase que inteiramente nessa construção do caráter de Orual e em como ela responde a cada trauma.

Em outro momento, deve ser ressaltada a alta carga simbólica em toda a história. Tal elemento é facilmente identificado desde as primeiras páginas, as quais, ao modo lewisiano de ser, conseguem misturar quase que perfeitamente a alegoria com o romance, enquanto exploram toda uma gama de interpretações possíveis para o leitor. Tudo exposto, talvez o único ponto negativo da obra seja o fato de, justamente pela falta de pressa durante toda a narrativa, alguns momentos acabam por parecer um tanto quanto prolixos e demorados, mas nada que tire todo o impacto e a imersão geral da história.

“Até que tenhamos rostos” é um livro profundo, carregado de simbolismos e sentimentos, o qual encanta e imerge o leitor desde as primeiras páginas. Vale a pena a leitura.

Nota: 8,65
Instagram: @aprendilendo_

site: https://www.aprendilendo.com.br/
Bah 14/01/2022minha estante
Ontem mesmo, estava pesquisando as obras de C. S. Lewis e me deparei com esta, e fiquei bastante interessado. E a tua resenha despertou mais ainda meu interesse em lê-la.

@aprendilendo_ 14/01/2022minha estante
Muito obrigado!! Tentar ler o livro sim, ele vale muito a pena

Isabela Comenta 15/01/2022minha estante
Que lindo, vou querer ler, assim como todos os outros de Lewis.

@aprendilendo_ 15/01/2022minha estante
Kkkkkkkkk, acho que você iria curtir a pegada mais simbólica desse livro, isa!

almeidalewis 15/01/2022minha estante
O livro de ficção que mais lewis gostou de escrever e a obra q ele levou um relativo tempo a mais que os outros livros que escreveu...por essas duas simples curiosidades Já valeria a pena lê...???

@aprendilendo_ 16/01/2022minha estante
Com certeza, amigo!!

lidiadasilva 21/11/2021

É bom...
Esse livro nos trás muitas emoções, e muitos ensinamentos.
A linguagem que Cs Lewis usa é realmente um pouco difícil de entender mas com bastante foco e atenção é sim possível. Enfim espero reler esse livro algum dia!

Thiago 04/11/2021

Experiência incompleta
A história tem seus altos e baixos. Ao mesmo tempo em que há muitos momentos de ternura e uma mensagem profunda no fim, o autor parece se perder em diversos pontos da narrativa.
Tanto na caracterização da região/personagens quanto a própria história em si. Às vezes não sabemos se estamos em um reino da antiguidade, na Idade Média ou em 1950... A impressão que fiquei foi que Lewis arrastou demais alguns pontos da obra.
Dito isso, ressalto que a mensagem do livro é terna, bonita e profunda versando sobre ciúmes, orgulho, inveja, e o verdadeiro amor. Como romancista, infelizmente, Lewis está aquém, o que prejudica um pouco a experiência.
Para finalizar, novamente tenho de falar da edição. Fico com a impressão de que os livros lançados recentemente foram produzidos de forma apressada. A capa é, como dos outros, linda. No entanto, há alguns erros de edição (erros de digitação e espaçamento) e, até mesmo, um erro de gramática. É uma pena que a editora não tenha com o conteúdo o mesmo cuidado que tem com a aparência.

giugiu 08/10/2021

Alerta personagem chata (mUITOASOSJ)
Eu quero deixar meu relato aqui p não sei, talvez ajudar alguém.

Amo de paixão o mito do Cupido e Psiquê, é uma história de amor, devoção, arrependimento, inveja.... e o livro também engloba tudo isso!

O livro é um reconto então (obviamente) algumas coisas foram mudadas. Quem conta a história é uma das irmãs de Psiquê, Maya, e essa menina é INSUPORTÁVEL. Toda vez que ela passava um vexame e se fazia de vítima eu tinha vontade de queimar o livro S2. Não existe cupido na história, Psiquê vai ser dada como sacrifício para o "Bruto", que seria um suposto monstro horripilante, por uma série de acontecimentos no reino.

O início/metade do livro é 3 estrelas, mas o final é tão bonito, tão legal, tão emocionante (de forma triste e de forma "ativa"), queria muito que a Maya não tivesse estragado minha experiência com o início dele haha

Leitora 28/08/2021

Foi o primeiro livro de reconto que li e achei muito legal, mas entre as páginas 210 e 240 ficou meio cansativo, mas tudo antes disso e depois disso foi muito bom. A história é contada da perspectiva da irmã de Psique, e ajuda a entender porque a irmã falou pra psique pra usar um lampiao e ver com quem ela estava. Embora a personagem principal seja diferente do da história original, ajuda a perceber que e história muda dependendo do ponto de vista

Clisman 19/04/2021

O fim
Inesperavelmente sem resposta para este fim. Não cria que o desfecho pudesse vir de forma tão surpreendente.
O aguardo pelo fim, trouxe a resposta de todo o enredo.

Haralan 12/04/2021

Eu também sou Psique
Dizem que este é o trabalho mais "maduro" do CS Lewis. De minha parte, creio que é o mais ambivalente, em todos os sentidos. Ao final do livro sinto-me injustiçado pelos infinitos subtextos ao longo do texto e indignado pela profunda manipulação dos meus afetos.

Você já esteve diante de tanta beleza que, ao mesmo tempo, suas emoções ficaram indecisas entre rir e chorar? Pois é esta a sensação de concluir "Até que tenhamos rostos".

Lewis parte do mito de Cupido e Psique para recontá-lo a partir da perspectiva de Orual, uma das irmãs de Psique. Sua versão, certamente, é bem melhor que a original, não apenas por despertar emoções tão profundas no leitor mas, principalmente, por coloca-lo diante de uma realidade que é mais real do que a matéria. O Lewis sempre soube como fazer isso muito bem. Leia sem amar e sem odiar, se conseguir.
elysengeh 12/04/2021minha estante
Teve contato com outros livros do Lewis? É um escritor de livros com leituras difíceis? Vou começar com ?Crônicas de Narnia? dele

Haralan 12/04/2021minha estante
Leia as crónicas de Nárnia pela ordem de PUBLICAÇÃO e não pela ordem cronológica da história.

elysengeh 12/04/2021minha estante
Obrigada

@estantedamolina 20/03/2021

Mitologia não é algo que eu goste.
Mas me propus a ler todas as obras de C. S. LEWIS então cá estou.
A escrita é muito boa, como se pode esperar. A história é uma releitura do mito do cupido e psique.
Indico para aqueles que gostam de mitologia grega e de uma boa escrita.

1 | 2 | 3 | 4 | 5