Diário de Uma Paixão

Diário de Uma Paixão Nicholas Sparks

Resenhas - Diário de Uma Paixão

Danielli 03/05/2020

Seria possível um amor assim?
Juro que achei que ia acabar em morte mas, acabou da maneira mais doce e bonita possível. Nos faz chorar ainda mais tio Nick.
Fico me perguntando se é possível um amor tão puro e verdadeiro existir assim...
Keila.Freire 03/05/2020minha estante
Tenho vontade de ler esse livro pois amei o filme.

Danielli 03/05/2020minha estante
Leia! Tem algumas diferenças mas, leia! :)

Aulas Linguagens 04/05/2020minha estante
Eu li Dois a Dois; é um livro que fala de um relacionamento em família, que é agitado por transformações.Mas " dois a dois", as coisas vão se resolvendo.

Jozy.Cristiani 05/03/2021

Apaixonante
É pedir muito um Noah na minha vida? Amo os livros do Nicholas Sparks a muitos anos, aliás foi ele que me trouxe de volta ao mundo literário, porém com o passar dos anos fui conhecendo outros escritores e deixei de ler algumas das obras de Nick. Agora com a retomada quero ler um por mês e voltar a sentir o coração quentinho de seus livros. Que carta de amor Elle escreveu para o Noah, chorei litros ????
Natália 22/03/2021minha estante
Meu autor preferido. Apaixonadaa. ?

Jozy.Cristiani 22/03/2021minha estante
Meu tbm ??

Lore 04/02/2022minha estante
Putz eu n lembro, desculpa

gabi 31/01/2022

Perfeito juro chorei umas 4 vezes apesar do livro ser pequeno, ja tinha visto o filme diversas vezes e adoro ele, mas o livro realmente tem umas poesias e comentários explendidos

gabi 12/02/2022minha estante
Acho que Livre

Taaie 06/01/2011

Conheci "Diário de uma Paixão" alguns anos atrás quando minha mãe alugou o filme. E desde então, sou uma completa apaixonada pela estória de amor de Noah e Allie. Assiti o filme várias vezes desde então, e sempre vou às lágrimas. Quando descobri o livro (que acabou de ser lançado no Brasil) fiquei eufórica era o livro que eu mais desejava para ganhar de Natal, então na manhã do dia 25 lá estava ele embrulhado. Minha primeira reação foi ler logo, porém me lembrei de alguns princípios que diz que devemos prolongar o desejo para obter maior satisfação. Como eu estava lendo outro livro não foi assim um problema para mim. Até que ontem, comecei a ler o livro. E posso afirmar que a satisfação em ler ele foi maior do que se eu tivesse lido antes.
A estória é linda, tão quanto é mostrado no filme, o amor dos dois é algo sublime que - acredito- poucas pessoas um dia vão experimentar. Desde o início fica claro do quanto Noah ama Allie, e de como ele fez sempre tudo o que pode por ela. A narração é de Noah que agora vive em uma casa de abrimo, e ele começa a ler para uma mulher. Não posso falar mais porque eu vou contar toda a estória, e o livro vai perder a graça.
O que digo para finalizar esta resenha (que eu acho que não é uma resenha, e sim um comentário sobre o livro), é que: Se você não viu o filme veja, ele foi fiel em tudo o que pode e é lindo o casal que faz Noah e Allie e é inevitável enquanto você ler o livro não imaginar os dois. Segundo: leia escutando Here Without you - 3 Doors Down. E terceiro: acabei de ler o livro com um novo sonho o de viver uma estória de amor tão linda quando a de Noah e Ellie.
Monteiro 06/01/2011minha estante
Nossa! E dos filme preferido. Quando eu vi o livro na livraria fiquei muito feliz. Enfim comprei. Porque esse livro é para ter na pratileira.

Caroline 16/06/2011minha estante
Eu tb vi o filme primeiro e amei. É um dos meus filmes favoritos. O livro é muito lindo e permite que saibamos um pouco mais da história de Noah e Allie. Tem algumas coisas diferentes, que me surpreenderam. Apesar de já conhecer a história, me peguei com lágrimas nos olhos vários momentos. É uma das histórias de amor mais linda que já vi...

Carla Milena 16/04/2014

Sem emoção
Não gostei do livro pois não senti emoção ao lê-lo. Os livros de Nicholas Sparks são populares pelo fato de você conseguir sentir o que os personagens estão sentindo. Normalmente, esse tipo de livro é narrado por um dos personagens, porém, "Diário de Uma Paixão" possui um narrador ausente, por isso, o sentimento destes não é tão expresso.
Cecy 23/04/2014minha estante
É, concordo com você sobre existir um narrador, torna a história um pouco distante do leitor mas ainda sim acho a história fantástica. Estou devorando o livro rsrs Em um dia li mais da metade. Realmente é uma história que te faz querer chegar logo ao fim.

SG1 11/05/2014minha estante
Discordo, senti emoção tanto na leitura das cartas, quanto nos trechos em que o narrador onipresente relatava, mesmo sento um terceiro na história, informa a pessoa que está lendo o que as personagens estão sentindo e pensando, inclusive quanto aos seus medos e incertezas.

Isa 04/02/2022minha estante
acho q eh +14 amg

Welliton.Moreira 15/01/2021

Uma História para se levar pra vida toda
SPARKS, Nicholas. Diário de Uma Paixão. Ed. Arqueiro. 2017

Como o tempo é incrível não é mesmo, aquela frase que tudo aquilo que nos pertence algum dia volta até nós nunca fez tanto sentido, foi assim para Noah, um jovem apaixonado por Allie, seu primeiro e único amor verdadeiro e que por crueldade do destino foram separados por obstáculos sociais, seus pais achavam que ela merecia alguém melhor, de outra classe social. O que eles não sabem é que ambos estavam destinados a si, e mesmo com o tempo o amor deles continuou mais vivo do que nunca.
Nicholas Sparks é um gênio e trouxe uma história que eu considero um poema, é espetacular, vazia tempo que uma história não me trazia tantas emoções, ele abordou até mesmo como o amor consegue ser mais forte que as doenças que o tempo traz à velhice, Você leitor que está começando agora, o livro é altamente recomendado, a leitura é rápida, agradável, os personagens cativantes e vai fazer você refletir muito sobre a vida, decisões, o todo. Vou dormir e sonhar com essa história como um eterno apaixonado que sou.
fabiola.chini 20/01/2021minha estante
esse livro é muito bom ,um dos meus favoritos

Welliton.Moreira 20/01/2021minha estante
Siiim é ótimo

Aury 26/01/2022

Diário de uma paixão
Acho que nunca vou deixar de chorar ao ler os livro do Nicholas Sparks, são tão cheios de verdades e amor, mesmo que nem tudo seja belo tanto quanto queremos, Diário de uma paixão é um verdadeiro livro sobre amor e determinação, o quando um amor pode salvar as pessoas? Que história linda.

Aury 04/02/2022minha estante
Oi, creio que +18

Miguel 25/07/2012

Já vi várias das adaptações para cinema das obras de Nicholas Sparks, mas esse foi o primeiro livro dele que li. Já imaginava que sua escrita fosse na linha "overdose de romance", mas fiquei decepcionado ao constatar que o livro que originou um dos filmes mais bonitos que já vi é um tanto "vazio".

A trama poderia ser resumida a um pequeno conto, visto que não acontece muita coisa (acho que o filme tem mais detalhes do que o livro), e o jeito como Sparks conta sua estória é claramente voltado para meninas/mulheres que sonham com o príncipe encantado e suspiram/choram com as comédias românticas mais bobas, pecando por aparentemente não ter se dado ao mínimo esforço de tornar o livro "universal".

Outro grande defeito está na edição. A Novo Conceito, além de ter dado ao livro essa capa horrorosa de tão cliché (eu preferiria a capa do filme - coisa que odeio), deixou a trama cheia de erros vergonhosos. Tem vírgula separando sujeito de verbo, diversas faltas de concordâncias verbal e nominal, etc.

Mas o livro não é uma completa perda de tempo (ou eu não teria dado 2 estrelas). A trama é fofinha, e vai deixar os apaixonados cheios de frasesinhas românticas para partilhar. Como o livro tem pouco mais de 200 páginas, a leitura não é, em qualquer momento, cansativa - quase todos os capítulos têm menos de 10 páginas. Sparks também desenvolveu muito bem o seu Noah, principalmente quando ele está velhinho, transformando-o num dos melhores galãs desse tipo de livro. Já a Allie ficou em segundo plano o tempo todo, na tentativa do autor de transformá-la numa "mulher dos sonhos".

Não recomendo a todos, mas se você é fã desse tipo de estória, não perca tempo.
Miguel 25/07/2012minha estante
Valeu pela correção, Camila!

MENINALY 15/09/2011

ROMANCE AGUA c/ ACUCAR ....
Nao vou me prolongar muito pq nem isso esse livro merece. Nao gostei e não recomendo. Estoria artificial, personagens fraquinhos. O filme é bacana (primeira vez que o filmne é melhor que o livro). Nicolas Sparks só se eu ganhar o livro.
Kah Cruz 06/10/2011minha estante
Por incrível que pareça, eu concordo.
Apesar de ter gostado muito de A última música e Querido John, esse deixou a desejar.
Primeira vez que o filme é melhor que o livro²...

Pri 04/05/2012minha estante
Você adora o Nic vai..fala a verdade!!! rsrsrs

Natasha.Nogy 19/01/2022

Que romance...
Não tem um livro do Nicholas Sparks que eu tenha lido e que eu não tenha me emocionado.
É uma leitura fácil, rápida e muito tocante. Parecia que eu estava ali, observando a Allie e Noah vivendo aquela história de amor. Simplesmente maravilhosa!!!
Maria 19/01/2022minha estante
Ainda n li o livro,mas amei o filme é maravilhoso!

Natasha.Nogy 19/01/2022minha estante
Não assisti o filme, mas o livro é magnífico!!!

Shai 01/02/2022

DIÁRIO DE UMA PAIXÃO 31/01/2022
Já assisti o filme mil vezes e é um dos meu preferidos mas ler esse livro foi diferente.
A história de Ellie e Noah é linda e inspiradora, um amor fiel e zeloso.

Primeiro livro do Nikolas Sparks que leio e a escrita dele é ótima, a leitura é muito rápida.
O autor consegue passar emoção e isso é algo incrível, pois eu já conhecia a história por ter assistido o filme e mesmo assim me emocionei em alguns momentos.

Shai 07/02/2022minha estante
14 anos :)

Sarah 02/01/2014

Um amor de toda uma vida
Esta é a história de Noah e Allie, um casal que se apaixonou na adolescência, vivendo um amor que durou uma vida inteira.

Inspirado na história real dos avós da esposa de Nicholas Sparks, o livro começa com um pequeno capítulo no qual Noah, aos 80 anos, relata e recorda seu amor por Allie. Nos capítulos seguintes, a narrativa se alterna entre os dois, cada um contando a história sob seu próprio ponto de vista.

Noah e Allie se conhecem na adolescência e vivem uma paixão de verão. Por insistência da família dela, de classe social mais elevada, os dois se separam e ficam 14 anos sem se ver, sem nem mesmo ter notícias um do outro. Mas o amor que sentem permanece em suas lembranças. Anos depois, uma Allie de casamento marcado se depara com uma notícia de jornal, o que a leva de volta à Nova Berna, a cidade onde passou o verão com Noah. Ela o procura e logo o sentimento adormecido renasce.

Depois de contar o renascimento desse amor, o livro segue apenas com Noah como narrador. Ambos estão já idosos, na casa dos 80 anos, em uma casa de repouso. E a doçura e a força do amor entre eles ainda permanecem intactos.

Apesar de gostar de vários autores da linha "literatura mulherzinha" e do sucesso mundial de Nicholas Sparks, eu só tinha lido um livro dele, A Escolha, indicado por uma amiga. Entendo o sucesso, mas não gostei muito de Diário de uma Paixão (que, aliás, veio emprestado de outra amiga).

Até mais da metade do livro eu estava achando a leitura bem rasa. Todo o relato da paixão do casal é descrito com delicadeza, mas com "excesso de açúcar". Já a partir do ponto em que Noah idoso relata seus cuidados e seu sentimento eterno por Allie, o livro ficou bem mais interessante e menos previsível.

Um ponto que me incomodou bastante foi a quantidade de erros de grafia, concordância e até mesmo de tradução observados. Erros óbvios, que seriam facilmente sanados por uma revisão mais cuidadosa.

Em geral, Diário de uma Paixão me pareceu bem o que é: o início do trabalho de um autor que se aprimorou com o tempo. A Escolha, o outro livro que li de Nicholas Sparks, é bem superior.
Michelle Gimene 06/01/2014minha estante
Oi, Sarah!
Você sabe que não sou fã de "literatura mulherzinha", mas, mesmo dentro desse estilo, há livros bem escritos e que se destacam. Como você disse, esse foi um dos primeiros trabalhos e viu evolução nas obras posteriores (o que é ótimo). Se um dia eu decidir encarar um Nicholas Sparks, vou procurar os livros mais recentes então. :)

Sarah 06/01/2014minha estante
Oi Mi! Que legal ver seu comentário aqui!
Então, "A Escolha" realmente me surpreendeu de forma positiva. Talvez porque eu não tivesse grandes expectativas, não sei. Já "Diário" eu li pensando em "A Escolha", mesmo sabendo que tinha sido escrito bem antes. Caso se aventure nos livros de Nicholas Sparks, vá sim nos mais novos. Com certeza são melhores (e espero que com uma revisão mais bem feita, isso me irritou de verdade).
bjo!

SG1 11/05/2014

Diário de uma paixão renovada dia-a-dia
Eu adoro ler. Sinto-me renovada, revigorada e pensativa de um modo único a cada leitura. Várias vezes li e ouvi o relato de muitas pessoas contando sobre sua única noite em claro que passou lendo um livro de cabo a rabo. Sentia certa desconfiança de como isso poderia ser feito, mas à medida que meu irmão foi crescendo, ele foi me mostrando como isso era possível, visto que o mesmo já passou em sua curta vida inúmeras noites lendo um livro do começo ao fim.

Inveja não é a palavra certa, até mesmo porque esta tem por definição "tirar do outro o que ele tem, sem ao menos querer isso pra si", e não é isto que eu sinto. Sempre quis fazer o mesmo, mas nunca consegui, e o pouco que fiz foi fruto de uma leitura forçada.

Com o livro "Diário de uma paixão" foi diferente, comecei a leitura às 21h e terminei de devorar o livro às 4h:30 da madrugada. Não posso dizer que não estava cansada, mas não era sono, estava vidrada na estória que estava lendo, e, quando a mesma chegou ao fim me vi coberta de lágrimas e surpresa de como a leitura teve uma fluidez tão natural.

Senti como se Noah e Allie fossem amigos íntimos meus que estavam por me contar sua história de vida juntos. Encantei-me com o fato de o livro mal mencionar de como foi o verão em que os dois se conheceram, apenas citando a sua lembrança, mas sim do modo como foi canalizada a energia para contar a história de como os dois se apaixonaram pela segunda vez. Quatorze anos se passaram desde o primeiro beijo, mas em poucos minutos de conversa os dois perceberam que ainda havia intimidade, confiança, admiração, respeito e saudade entre os dois, o que os vez ver o quanto se amavam.

Meu livro é da editora "Novo Conceito", nele, após o término da estória, há alguns questionamentos, e um deles é o seguinte: "Quando indagada pela mãe, Allie afirma amar Noah e Lon. Você acha que isso é verdade? É possível amar igualmente duas pessoas? Ou é possível estar apaixonado por duas pessoas ao mesmo tempo"?

Minha resposta para esses questionamento é: sim, uma pessoa pode amar e estar apaixonada por duas pessoas ao mesmo tempo (ou até mesmo por mais de duas, mesmo que seja difícil de imaginar como uma pessoa pode administrar isso em seu coração). Acredito que não igualmente, pois as pessoas não são iguais, e se assim fosse, não teria sentido se apaixonar por mais de uma, já que são iguais. A diferença torna possível o amor duplo, triplo ou quadruplo, o que é belo e desesperador ao mesmo tempo, pois vivemos em uma sociedade em que somente é o permitido um único amor, pois com isto a divisão do patrimônio se torna mais fácil para o Estado.

O que eu quero dizer com tudo isso, é que o livro me impressionou sobre a intensidade do amor que Allie e Noah sentiam um pelo outro e, principalmente, pela reciprocidade desse amor, o que eu acho que é o ponto chave da estória. Você pode amar intensamente mais de uma pessoa, mas a escolha que você fará será sobre aquela que você acredita que te ame com o mesmo vigor. Noah estava disposto, assim como Allie, a renovar sua paixão dia-a-dia, mesmo que se passasse 50 anos. Foi isso que fez com que Noah atendesse o pedido de sua esposa quando esta soube que estava sofrendo do mal de Alzheimer de ler a história de ambos para ela todos os dias, a fim de que a mesma pudesse reunir forças para recordar.

Claro que na estória ela tinha uma doença, mas durante a leitura fui percebendo que no decorrer da vida de Noah e Allie, os dois demonstravam constantemente um para o outro o quanto se amavam. Como por exemplo, após terem tido 5 filhos, Allie diz para Noah: "Acho que o amor que você sente por nossos filhos é algo muito sensual e excitante", pouco depois "tiramos nossas roupas e nos beijamos e quase nos perdemos antes de conseguirmos nos enfiar entre os lençóis de flanela".

Gosto o que Nicholas Sparks fez com o amor de Allie e Noah. A sexualidade de ambos é tão pura e verdadeira quanto o amor que sentiam um pelo outro. Pode parecer utopia ou fantasia a primeira vista, mas depois você acaba percebendo que é possível quando aquilo que duas pessoas sentem uma pela outra é verdadeiro e é renovado pelo resto de suas vidas, pois sequer sentem vontade de compartilhar seu amor com outra pessoa senão aquela que está ao seu lado, e, então, você acaba por fazer amor, e não simplesmente sexo.

Incrível, é o que posso dizer sobre a calma que o amor de Allie e Noah me transmitiu. Eu acredito sim que esse amor exista. Não somente entre uma homem e uma mulher, mas entre dois serem com sonhos e sentimentos verdadeiros em seu coração, não importando qual seja o seu sexo, cor ou religião.

Allie e Noah são seres místicos e humanos, ao mesmo, dependendo do leitor a escolha de qual ou quais ensinamentos levará para sua vida, tendo, assim, a oportunidade de tornar real algo que, em um primeiro momento, se apresenta somente como fantástico ou utópico.
Luiza 20/05/2014minha estante
que resenha maravilhosa. E adorei ''Eu acredito sim que esse amor exista. Não somente entre uma homem e uma mulher, mas entre dois serem com sonhos e sentimentos verdadeiros em seu coração, não importando qual seja o seu sexo, cor ou religião. ''

SG1 17/06/2014minha estante
Obrigada Luiza! Curioso que esta foi a resenha que eu mais gostei de ter feito, realmente eu estava inspirada! ^^