Diário de Uma Paixão

Diário de Uma Paixão Nicholas Sparks

Resenhas - Diário de Uma Paixão

SG1 11/05/2014

Diário de uma paixão renovada dia-a-dia
Eu adoro ler. Sinto-me renovada, revigorada e pensativa de um modo único a cada leitura. Várias vezes li e ouvi o relato de muitas pessoas contando sobre sua única noite em claro que passou lendo um livro de cabo a rabo. Sentia certa desconfiança de como isso poderia ser feito, mas à medida que meu irmão foi crescendo, ele foi me mostrando como isso era possível, visto que o mesmo já passou em sua curta vida inúmeras noites lendo um livro do começo ao fim.

Inveja não é a palavra certa, até mesmo porque esta tem por definição "tirar do outro o que ele tem, sem ao menos querer isso pra si", e não é isto que eu sinto. Sempre quis fazer o mesmo, mas nunca consegui, e o pouco que fiz foi fruto de uma leitura forçada.

Com o livro "Diário de uma paixão" foi diferente, comecei a leitura às 21h e terminei de devorar o livro às 4h:30 da madrugada. Não posso dizer que não estava cansada, mas não era sono, estava vidrada na estória que estava lendo, e, quando a mesma chegou ao fim me vi coberta de lágrimas e surpresa de como a leitura teve uma fluidez tão natural.

Senti como se Noah e Allie fossem amigos íntimos meus que estavam por me contar sua história de vida juntos. Encantei-me com o fato de o livro mal mencionar de como foi o verão em que os dois se conheceram, apenas citando a sua lembrança, mas sim do modo como foi canalizada a energia para contar a história de como os dois se apaixonaram pela segunda vez. Quatorze anos se passaram desde o primeiro beijo, mas em poucos minutos de conversa os dois perceberam que ainda havia intimidade, confiança, admiração, respeito e saudade entre os dois, o que os vez ver o quanto se amavam.

Meu livro é da editora "Novo Conceito", nele, após o término da estória, há alguns questionamentos, e um deles é o seguinte: "Quando indagada pela mãe, Allie afirma amar Noah e Lon. Você acha que isso é verdade? É possível amar igualmente duas pessoas? Ou é possível estar apaixonado por duas pessoas ao mesmo tempo"?

Minha resposta para esses questionamento é: sim, uma pessoa pode amar e estar apaixonada por duas pessoas ao mesmo tempo (ou até mesmo por mais de duas, mesmo que seja difícil de imaginar como uma pessoa pode administrar isso em seu coração). Acredito que não igualmente, pois as pessoas não são iguais, e se assim fosse, não teria sentido se apaixonar por mais de uma, já que são iguais. A diferença torna possível o amor duplo, triplo ou quadruplo, o que é belo e desesperador ao mesmo tempo, pois vivemos em uma sociedade em que somente é o permitido um único amor, pois com isto a divisão do patrimônio se torna mais fácil para o Estado.

O que eu quero dizer com tudo isso, é que o livro me impressionou sobre a intensidade do amor que Allie e Noah sentiam um pelo outro e, principalmente, pela reciprocidade desse amor, o que eu acho que é o ponto chave da estória. Você pode amar intensamente mais de uma pessoa, mas a escolha que você fará será sobre aquela que você acredita que te ame com o mesmo vigor. Noah estava disposto, assim como Allie, a renovar sua paixão dia-a-dia, mesmo que se passasse 50 anos. Foi isso que fez com que Noah atendesse o pedido de sua esposa quando esta soube que estava sofrendo do mal de Alzheimer de ler a história de ambos para ela todos os dias, a fim de que a mesma pudesse reunir forças para recordar.

Claro que na estória ela tinha uma doença, mas durante a leitura fui percebendo que no decorrer da vida de Noah e Allie, os dois demonstravam constantemente um para o outro o quanto se amavam. Como por exemplo, após terem tido 5 filhos, Allie diz para Noah: "Acho que o amor que você sente por nossos filhos é algo muito sensual e excitante", pouco depois "tiramos nossas roupas e nos beijamos e quase nos perdemos antes de conseguirmos nos enfiar entre os lençóis de flanela".

Gosto o que Nicholas Sparks fez com o amor de Allie e Noah. A sexualidade de ambos é tão pura e verdadeira quanto o amor que sentiam um pelo outro. Pode parecer utopia ou fantasia a primeira vista, mas depois você acaba percebendo que é possível quando aquilo que duas pessoas sentem uma pela outra é verdadeiro e é renovado pelo resto de suas vidas, pois sequer sentem vontade de compartilhar seu amor com outra pessoa senão aquela que está ao seu lado, e, então, você acaba por fazer amor, e não simplesmente sexo.

Incrível, é o que posso dizer sobre a calma que o amor de Allie e Noah me transmitiu. Eu acredito sim que esse amor exista. Não somente entre uma homem e uma mulher, mas entre dois serem com sonhos e sentimentos verdadeiros em seu coração, não importando qual seja o seu sexo, cor ou religião.

Allie e Noah são seres místicos e humanos, ao mesmo, dependendo do leitor a escolha de qual ou quais ensinamentos levará para sua vida, tendo, assim, a oportunidade de tornar real algo que, em um primeiro momento, se apresenta somente como fantástico ou utópico.
Luiza 20/05/2014minha estante
que resenha maravilhosa. E adorei ''Eu acredito sim que esse amor exista. Não somente entre uma homem e uma mulher, mas entre dois serem com sonhos e sentimentos verdadeiros em seu coração, não importando qual seja o seu sexo, cor ou religião. ''

SG1 17/06/2014minha estante
Obrigada Luiza! Curioso que esta foi a resenha que eu mais gostei de ter feito, realmente eu estava inspirada! ^^

Thais T @thaistcarvalho1 12/11/2020

Um romance intenso, com drama, que te levar a refletir sobre suas escolhas e as suas consequências.
Recomendo esse livro demais.
Mari 12/11/2020minha estante
esse livro é perfeitoooo???

Thais T @thaistcarvalho1 12/11/2020minha estante
Perfeito demais???

gabi 31/01/2022

Perfeito juro chorei umas 4 vezes apesar do livro ser pequeno, ja tinha visto o filme diversas vezes e adoro ele, mas o livro realmente tem umas poesias e comentários explendidos

gabi 12/02/2022minha estante
Acho que Livre

Jozy.Cristiani 05/03/2021

Apaixonante
É pedir muito um Noah na minha vida? Amo os livros do Nicholas Sparks a muitos anos, aliás foi ele que me trouxe de volta ao mundo literário, porém com o passar dos anos fui conhecendo outros escritores e deixei de ler algumas das obras de Nick. Agora com a retomada quero ler um por mês e voltar a sentir o coração quentinho de seus livros. Que carta de amor Elle escreveu para o Noah, chorei litros ????
Natália 22/03/2021minha estante
Meu autor preferido. Apaixonadaa. ?

Jozy.Cristiani 22/03/2021minha estante
Meu tbm ??

Taaie 06/01/2011

Conheci "Diário de uma Paixão" alguns anos atrás quando minha mãe alugou o filme. E desde então, sou uma completa apaixonada pela estória de amor de Noah e Allie. Assiti o filme várias vezes desde então, e sempre vou às lágrimas. Quando descobri o livro (que acabou de ser lançado no Brasil) fiquei eufórica era o livro que eu mais desejava para ganhar de Natal, então na manhã do dia 25 lá estava ele embrulhado. Minha primeira reação foi ler logo, porém me lembrei de alguns princípios que diz que devemos prolongar o desejo para obter maior satisfação. Como eu estava lendo outro livro não foi assim um problema para mim. Até que ontem, comecei a ler o livro. E posso afirmar que a satisfação em ler ele foi maior do que se eu tivesse lido antes.
A estória é linda, tão quanto é mostrado no filme, o amor dos dois é algo sublime que - acredito- poucas pessoas um dia vão experimentar. Desde o início fica claro do quanto Noah ama Allie, e de como ele fez sempre tudo o que pode por ela. A narração é de Noah que agora vive em uma casa de abrimo, e ele começa a ler para uma mulher. Não posso falar mais porque eu vou contar toda a estória, e o livro vai perder a graça.
O que digo para finalizar esta resenha (que eu acho que não é uma resenha, e sim um comentário sobre o livro), é que: Se você não viu o filme veja, ele foi fiel em tudo o que pode e é lindo o casal que faz Noah e Allie e é inevitável enquanto você ler o livro não imaginar os dois. Segundo: leia escutando Here Without you - 3 Doors Down. E terceiro: acabei de ler o livro com um novo sonho o de viver uma estória de amor tão linda quando a de Noah e Ellie.
Monteiro 06/01/2011minha estante
Nossa! E dos filme preferido. Quando eu vi o livro na livraria fiquei muito feliz. Enfim comprei. Porque esse livro é para ter na pratileira.

Caroline 16/06/2011minha estante
Eu tb vi o filme primeiro e amei. É um dos meus filmes favoritos. O livro é muito lindo e permite que saibamos um pouco mais da história de Noah e Allie. Tem algumas coisas diferentes, que me surpreenderam. Apesar de já conhecer a história, me peguei com lágrimas nos olhos vários momentos. É uma das histórias de amor mais linda que já vi...

Tícia 03/02/2022

Um amor puro
Uma das melhores histórias de amor que já li em toda a minha vida. Simplesmente perfeito e simples e que faz você chorar a cada página que passa! Leria mil vezes mais!

Tícia 05/02/2022minha estante
creio q +16!

Mari.Vasconcelos 05/01/2023

Fofo, triste, comovente
Aquele romance que nos dar um cruch literário.
Aquele amor que transcende o tempo, que de tão arrebatador nos faz questionar se realmente é possível ...

Talvez eu seja a única pessoa que ainda não tenha visto o filme, smp zapeava por ele e pensava com desdém: Dhããão rs
Agora eu quero ver ??
Daniela476 05/01/2023minha estante
O filme é muuito bom também!!

Mari.Vasconcelos 05/01/2023minha estante
Vou ver, Dani

Anne 22/07/2022

Diário de uma paixão ?
Eu estava com uma expectativa muito grande com esse livro, pensei que ia chorar horrores e que ia ser aquela sofrência de qualidade. Porém, não foi assim...
A história é linda e realmente emociona, mas eu acho que fiquei com mais raiva com o que poderia ter acontecido pq eu jurava que a moça ia fazer mais besteira.
No geral, eu gostei.
As cartas são minha parte preferida e o final tbm, lindo lindo ?
Lary 03/08/2022minha estante
Sigo decepcionada

Anne 04/08/2022minha estante
KKKKKKKKKKKKKKKK

MENINALY 15/09/2011

ROMANCE AGUA c/ ACUCAR ....
Nao vou me prolongar muito pq nem isso esse livro merece. Nao gostei e não recomendo. Estoria artificial, personagens fraquinhos. O filme é bacana (primeira vez que o filmne é melhor que o livro). Nicolas Sparks só se eu ganhar o livro.
Kah Cruz 06/10/2011minha estante
Por incrível que pareça, eu concordo.
Apesar de ter gostado muito de A última música e Querido John, esse deixou a desejar.
Primeira vez que o filme é melhor que o livro²...

Pri 04/05/2012minha estante
Você adora o Nic vai..fala a verdade!!! rsrsrs

Isa 04/02/2022minha estante
acho q eh +14 amg

@estante.ju 15/01/2019minha estante
Sou apaixonada nesse livro demaiss!! ??????

Evellyn.Silva 28/05/2020

lágrimas e mais lágrimas
Quando decidi ler Nicholas Sparks não tinha muitas espectativas em relação a escrita do autor e escolhi o título do meu filme favorito de romance.
Não achei que o livro fosse me tocar tanto e até mais do que a adaptação, essa história é simplesmente a mais linda que já li/vi. Eu também quero ler "Casamento" no futuro, a continuação com a filha deles.
Juunicorns 28/05/2020minha estante
Os livros do Nicholas são perfeitos! Recomendo O Guardião, que é o meu favorito dele, surpreende demais! ?

Julia Dalazen 09/09/2019

Se você não acredita no amor, leia esta história e passe em acreditar.
Maygeek7 10/09/2019minha estante
Concordo em número, gênero e grau. :)

Alves204 10/02/2020

Gostei bastante, o livro me prendeu e me deixou ansiosa para a próxima página, eu super recomendo se vc está querendo um romance fácil de ler.
Julia Brito 10/02/2020minha estante
Chorei muito com esse livro :)

Dayana @leitorareal 27/12/2018

Por mais pessoas amando como o Noah
Nesse livro conhecemos a história de Noah e Allie, dois jovens que se apaixonaram em um verão em Nova Berna. Romance proibido? Meio que sim, Allie vinha de uma família rica e seus pais não apoiavam o namoro, mas mesmo assim eles viveram grandes momentos no verão sendo suficiente para nunca mais esquecerem um do outro. O verão acaba e Allie vai embora e o casal não se vêem por 14 anos.
O amor descrito nesse livro é tão de outro nível que esses 14 anos não foi capaz de apagar. Allie está noiva e quando vê uma notícia sobre Noah no jornal senti que precisava voltar a Nova Berna onde tudo aconteceu e onde Noah está. Ela não sabia o que realmente iria fazer, mas sentiu que precisava ir. Um reencontro e um casamento preste a acontecer.
Allie tem que tomar uma grande decisão e ficamos torcendo para uma boa escolha.
Essa história nos é contada através do Diário de uma Paixão em uma clinica de repouso onde todos os dias, um senhor conta a história para uma senhora com Alzheimer avançado.
Não é uma simples história de amor e nem um reencontro de 14 anos, tem muito mais.
Um milagre acontece e acredito que foi movido ao amor, não conheço outro personagem forte e capaz de amar tanto como o Noha.

site: https://www.instagram.com/leitorareal/?hl=pt-br
camila 28/12/2018minha estante
Cada vez que vejo este filme me emociono! trás uma grande mensagem.