Diário de Uma Paixão

Diário de Uma Paixão Nicholas Sparks

Resenhas - Diário de Uma Paixão

Augusto 26/02/2018

RESENHA - Diário de Uma Paixão
Duke é um senhor que vive em uma clínica de repouso e gosta de ler poemas para os demais pacientes. Uma dessas pacientes é uma senhora que sofre de Alzheimer e para ela Duke lê um diário, que conta uma linda história de amor. Através desse diário nós conhecemos Allie e Noah, que depois de anos separados tiveram a oportunidade de ficarem juntos novamente, mas, para que isso aconteça, Allie precisará tomar uma difícil decisão e não sabe qual rumo deverá seguir. Leia a resenha completa e saiba mais.

A senhora está em um estágio avançado do Alzheimer, com a leitura Duke espera alcançar um milagre e, ao mesmo tempo, se recorda da linda história de Allie e Noah.

Allie e Noah se conheceram em um festival da cidade quando ainda eram bem jovens. O pai dela trabalhava para uma importante empresa de tabaco e a família estava passando o verão em New Bern. Os dois se apaixonaram e naquele verão viveram intensamente um amor que seria lembrado por toda a vida.

O relacionamento entre eles durou pouco tempo, a família de Allie foi embora e os dois se separaram, mas nenhum deles se esqueceu dos momentos em que passaram juntos. Os pais de Allie tinham uma condição financeira melhor que a de Noah e por esse motivo eles não aceitavam o namoro entre eles. mas para o casal, a classe social pouco importava e eles só queriam ser felizes. Quando ela foi embora, Noah escreveu muitas cartas mas nenhuma delas foi respondida.

Anos se passaram, a vida de Allie mudou muito e ela estava noiva. Apesar de gostar de seu noivo, Noah nunca saiu de seus pensamentos e antes do casamento ela precisava vê-lo mais uma vez, então fez uma viagem de volta para New Bern.

Quando Allie finalmente chegou na casa de Noah, ela sentiu seu amor ganhando força novamente, um amor que estava adormecido mas despertou no momento em que o viu. Allie estava noiva e não podia agir por impulso, os dois tinham muito o que conversar mas a única certeza deles é que nada mais seria como antes.

?Sem mais palavras, os dois se aproximaram, como se fosse a coisa mais natural do mundo, e ele passou os braços em volta dela, puxando-a para perto. Abraçaram-se com força, tornando tudo aquilo real, deixando os catorze anos de separação se dissolverem no crepúsculo cada vez mais intenso.?

A história de Allie e Noah ainda não havia terminado, o que os dois sentiam resistiu aos anos de separação e agora ela precisa decidir o que fazer. Allie não quer magoar o seu noivo e nem desapontar a sua família, mas ela quer ser feliz ao lado do homem que sempre amou. Uma decisão difícil, que deixará um coração ferido e ela precisa escolher se será o de Noah ou o de seu noivo.
Lary.Momentolitera 09/03/2018minha estante
Nossa! Que resenha envolvente e muito bem desenvolvida, me deixou com um gosto de 'quero mais' hahahaha.

priscila.wenzel 20/09/2021

Bom!

Eu li esse livro pela primeira vez há muuuitos anos, antes de assistir o filme, aí agora recentemente li de novo.

E assim, apesar da história ser boa, eu não lembrava de muuuita coisa, então fazendo um comparativo, acho que prefiro a adaptação do que o livro.

O filme me passou mais emoção, o casal me cativou muito mais no filme, do que no livro.

Então recomendar o livro, eu recomendo, mas leia ele antes da assistir o filme. Se você ver o filme primeiro, assim que começar a leitura vai querer parar devido aos acontecimentos rolarem de forma mais lenta e muita coisa do filme não aparecer no livro.
Naldinh o/ 20/09/2021minha estante
Meu favorito do Sparks

Jay 22/01/2022

Este livro é perfeito ??
O livro é tão bom quanto o filme, me apaixonei por diário de uma paixão quando eu estava na adolescência e assisti ao filme.
Hoje conclui a leitura e afirmo que não me decepcionou em nada.
mariaeduardavieira 04/02/2022minha estante
Qual a classificação indicativa? Por favor.

Isabela 23/01/2021

me fez chorar ja é 5??
Noah e Allie são diferentes de qualquer casal que eu ja tenha visto. Eles não são perfeitos, e sua história também não. Entretanto, em meio a todas as adversidades da vida, o amor deles consegue superar tudo, até mesmo a doença.
A forma como eles passam a se conhecer novamente, após vários anos, é linda, não tem outra forma de descrever. Eles entendem as necessidades um do outro sem nem precisar expressar em palavras e essa é a minha parte favorita do livro: muitas vezes o diálogo é ?esquecido? pois a verdadeira conversa esta na forma como os dois leem o corpo um do outro.
Vi o filme primeiro e estava esperando ver mais da adolescência deles mas a estrutura do livro ficou muito boa da forma que foi feita. Chorei demais e quero um Noah pra mim ?
Vanessa.Moreira 24/01/2021minha estante
Sugiro ler então O Casamento, do mesmo autor. :)

esthervlnt 04/03/2014

O que eu achei do livro "Diário de uma Paixão"
Esse foi o primeiro e ultimo livro que eu lí do Nicholas Sparks.Não sei como eu consegui ler até o final.Foi uma leitura forçada e desgas-tante.Me arrependo sinceramente de ter lido.A única coisa que eu aprendi com o livro é para eu correr atrás do que eu realmente quero para mim.
ACVR 06/03/2014minha estante
Podemos aprender a correr atrás do que queremos lendo O Pequeno Filósofo(que muitos dizem ser de criança)mas,para compreender Nicholas Sparks é necessário muito mais do que lê-lo,é preciso senti-lo e acima de tudo amar,não importa o que ou a quem....caso contrário,nunca entenderá esse tipo de literatura!

Isa Sales 15/03/2021

Livro fofo e sucinto. Muito rápido, gostaria que tivéssemos conhecido mais do Noah e da Allie jovens, assim como é retratado no filme. Achei a conclusão lenta e triste.
Rafa.Meyer 16/03/2021minha estante
??

Prof. Angélica Zanin 06/02/2016

Muito mais que paixão
Uma verdadeira história de amor, não, não espere um drama meloso e romântico, é bem mais do que isso. Noah e Allie apaixonam-se, na juventude, reencontram-se, na idade adulta, e permanecem amando-se na velhice. O corpo dele já tomado pelo reumatismo e pelo coração enfraquecido e ela esquecida dos bons e maus momentos como consequência do mal de Alzheimer não impediu que eles permanecessem juntos. Unidos por recordações fragmentadas e por um amor inabalável. Eles construíram uma história de amor sólida alicerçada na certeza de que "A vida é apenas uma coleção de pequenas vidas, cada uma vivida um dia de cada vez". Por Nicholas Sparks. Bendita sua mãe, Nicholas, que, em momento de repouso devido a uma fratura, lhe sugeriu. "Escreva, meu filho!"
felipe dieguez 19/02/2016minha estante
boa angelicaa !!!
sua resenha ficou otima!!!!

Evellyn.Silva 28/05/2020

lágrimas e mais lágrimas
Quando decidi ler Nicholas Sparks não tinha muitas espectativas em relação a escrita do autor e escolhi o título do meu filme favorito de romance.
Não achei que o livro fosse me tocar tanto e até mais do que a adaptação, essa história é simplesmente a mais linda que já li/vi. Eu também quero ler "Casamento" no futuro, a continuação com a filha deles.
Juunicorns 28/05/2020minha estante
Os livros do Nicholas são perfeitos! Recomendo O Guardião, que é o meu favorito dele, surpreende demais! ?

May 26/01/2022

Nunca tive muita vontade de ler livros do Nicholas, mas li esse com uma amiga. Eu gostei, achei bem legal, ja tinha ouvido falar do drama e coisa tristes do autor e gostei de como construiu. Um tiquinho brega, mas bom
mariaeduardavieira 04/02/2022minha estante
Qual a classificação indicativa? Por favor.

@zurcenila 19/09/2021

Resenha (Livro) O Diário de Uma Paixão - Nicholas Sparks
💛É mes dos namorados e faz-se necessário começar esta resenha com a seguinte frase “Eis um livro que nos faz chorar!”. Com certeza é um dos livros mais emocionantes que já li, chorei ao assistir o filme e talvez por assisti-lo quis lere é claro que fui surpreendida por uma história tão fantástica quanto o filme mas ainda mais profunda.
💛Esse livro foi lançado em 1999, e permaneceu 56 semanas consecutivas no top americano como um dos livros mais lidos e mais vendidos! Não preciso dizer que entendo o porquê, né?.. e se ler também entenderá!!
💛Confesso que achei o comecinho do livro um pouco enfadonho.. Mas precisamos nos localizar no espaço-tempo dos acontecimentos, e depois que isso acontece.. o desenrolar é fantástico.
💛Trata-se da história de Noah e Allie, um amor adolescente que se inicia em 1932. Ela pertence à uma família rica e junto à sua família passa o verão daquele ano em Nova Berta, Carolina do Norte, EUA. Os dois jovens se conhecem e vivem uma grande e profunda paixão. A família da moça, claro, não concorda com o romance e ao retornar para a cidade, parece ser o fim deste amor.
💛Ao longo dos anos Noah escreveu cartas que a mãe de Allie não entregou e com o tempo ele desistiu de enviá-las, mas nunca esqueceu a amada.
💛14 anos se passam até que depois de ver uma reportagem no jornal onde Noah é o protagonista, ela percebe que ainda existem coisas a serem ditas e vividas.
💛Nesse momento, Allie está noiva e faltam apenas alguns dias para o seu casamento. Mas ela volta à cidade e nesse reencontro todo o amor ressurge e eles não conseguem ficar imunes à isso.
💛Em um hospital psiquiátrico, diariamente, isto é contado para uma senhora também moradora e paciente do hospital. O Diário contém todo o relato desta emocionante história de amor. A idosa sofre com um estado avançado de Alzheimer e suas memórias e parte da sanidade encontram-se perdidas. Mas pacientemente, o idoso senta-se ao seu lado e relata tudo, para que através do milagre do amor, seja reconhecido por Allie, sua amada esposa e possam desfrutar por mais alguns instantes esses momentos. (continua...)

site: https://www.instagram.com/p/CPyFi6EjCeN/?utm_source=ig_web_copy_link
Jéssi Lima 19/07/2023minha estante
?? esse livro se tornou TUDO para mim

Bárbara 30/09/2011

Diário de uma Paixão - Nicholas Sparks
Posso começar dizendo que eu esperava mais e não ver todo mundo me tacando pedras?
Não estou dizendo que não gostei do livro. A história é muito linda e muito tocante, sim, mas pelo fato de praticamente todas as blogueiras terem dito que choraram com o livro, eu esperava derramar um balde de lágrimas, mas o que aconteceu foi que eu passei o livro inteiro achando a história bonita e esperando o momento que eu ia sentir meu olho tremendo, tentando segurar as lágrimas. Mas não aconteceu nada disso!
Li que quem não chorasse com Diário de uma Paixão, com certeza tinha um coração de pedra, mas, gente, juro pra vocês, eu não tenho um coração duro, ok?

Enfim, a história, como eu já disse, é muito linda. Noah, já com seus 80 e poucos anos, começa narrando a história. Primeiro ele apenas descreve o lugar no qual se encontra, o que entendemos como um azilo, casa de repouso, hospital, ou seja lá como vocês chamem um lugar assim. Ele vai narrando o que faz, deixando claro que aquela atividade que está prestes a acontecer, tem acontecido durante muito tempo, repetidas vezes. Ele começa a ler seu diário para uma mulher. Começa a contar a sua história de vida para ela.
Pensei que essa narração aconteceria de maneira diferente de como aconteceu. O livro é narrado em terceira pessoa, e não em primeira. Nem mesmo a parte da história é narrada em primeira. Tanto que quando o Noah começa a contar a história, fiquei meio perdida, porque eu esperava ler trechos do diário, em itálico, como sempre costuma acontecer quando um diário é lido nos livros. Mas depois me acostumei e deixei me envolver.
Comentei com uma amiga que ao mesmo tempo que eu não estava gostando de algumas passagens, na qual o Nicholas usou muito a descrição (como quando o preparo do caranguejo é descrito), eu ficava curiosa para saber o que aconteceria mais pra frente. Por esse fato, não conseguia largar o livro.
O amor que Noah deixa claro sentir por Allie, do início ao fim do livro, assim como o amor que ela mostra sentir por ele, durante aquelas páginas que narram a história dos dois, é incrível. É lindo e muito verdadeiro, o que me encantou bastante porque eu tenho certeza que esse tipo de amor existe. É fácil, particularmente falando, eu olhar pro meu namorado e saber que o que eu sinto por ele e tão ou até mais, digo eu grande quanto o amor desses personagens.
Li no texto de orelha que o Nicholas se inspirou na história dos sogros, o que me deixou arrepiada ao saber que aquilo realmente aconteceu.
Costumo dizer que gostei muito amei A Última Música e que ainda procuro por um livro do Nicholas que vai substituí-lo, mas acho meio improvável. E penso que me emocionei mais com ele por causa do amor de pai e filha. Eu, como sou muito grudada em meu pai e como no momento em que li, estava passando por uma fase meio briguei com papai hoje, acabei me emocionando mais.
Sim, estou apaixonada, estou amando meu namorado, mas eu não estou sofrendo por amor, e acho que por esse motivo não chorei ao ler Diário de uma Paixão.
Mas a leitura é válida para todos. Crianças, adolescentes, adultos, idosos É um livro que realmente agrada a todos.
Flávia 21/07/2011minha estante
Bárbara, vc não tem um coração de pedra não. Eu tbm amei a história mas não derramei uma lágrima sequer.

Katy 01/08/2016

A história de amor mais linda de todos os tempos!
"Não sou nada de especial, disso estou certo. Sou um homem comum, com pensamentos comuns, levei uma vida comum. Não há monumentos dedicados a mim e meu nome logo será esquecido. Mas amei outra pessoa com toda minha alma e coração e para mim isso sempre foi o bastante."

Assim começa uma das histórias de amor mais lindas de todos os tempos, escrita pelo mestre Nicholas Sparks e publicada originalmente como "O caderno de Noah".

Diário de uma paixão é narrado por Noah, o personagem mais romântico e cavalheiro sobre o qual já li. Ele conta sobre seu primeiro e único amor e sobre como essa paixão lhe deixou marcas pela vida inteira.

Noah e Allie se conhecem ainda muito jovens, na Carolina do Norte, onde Noah residia e Allie havia ido passar as férias. Foi amor à primeira vista, pelo menos da parte dele.

Eles eram absurdamente diferentes. Ela vinha de família rica, tinha traçado um futuro brilhante e fazia parte da alta sociedade. Ele morava apenas com seu pai, trabalhava cortando madeiras e não tinha planos de sair de sua cidade ou fazer faculdade. Ainda assim, não demorou muito para que, com toda sua insistência e gentileza, Noah conquistasse Allie.

Logo, os dois estavam perdidamente apaixonados, vivendo o mais lindo romance de verão, o que desagradou bastante a família de Allie. Assim, seus pais em seguida resolveram acabar com as férias e ir embora da cidade.

Com o coração partido e a certeza de que, apesar da distância, o amor deles seria para sempre, Noah e Allie prometem trocar cartas até o dia que se reencontrariam e casariam. O que eles não esperavam, é que a mãe de Allie fosse interceptar a comunicação, fazendo com que as 365 cartas que Noah enviou (uma por dia durante um ano) nunca chegassem até Allie.

Assim, ambos pensaram que tudo havia acabado. Allie, muito tempo depois, conheceu Lon e noivou com ele, ainda que muitas vezes desejasse que fosse Noah ao seu lado. Noah se alistou no exército e comprou a casa que ele e Allie sempre desejaram, mas sentia-se vazio e solitário por não tê-la ao seu lado.

Sete anos depois de tudo que viveram juntos e poucos dias antes de seu casamento, Allie vê uma foto de Noah, a saudade volta à tona e ela resolve encontrá-lo novamente para pôr um ponto final em sua história e seguir sua vida ao lado de Lon.

O que ela não esperava é encontrar um Noah ainda apaixonado, nem mesmo sentir-se da mesma forma com tanta intensidade. Então Allie precisa decidir entre abrir mão da vida "perfeita" que seus pais sempre sonharam para ela (e que ela aprendeu a amar) ou do seu primeiro e eterno amor, Noah Calhoun.

O livro se passa anos depois de todos esses fatos, com Noah já idoso, morando em um asilo e contando como tudo aconteceu. É, sem sobra de dúvidas, a história mais romântica que já li, principalmente pela devoção de Noah, que nunca conseguiu amar outra mulher além de Allie.

Ainda há um "elemento surpresa", relatado de forma subjetiva desde o início do livro mas esclarecido apenas no final, que torna a história ainda mais linda e demonstra com mais clareza a proporção do amor de Noah. Ele é realmente um cavalheiro devoto, apaixonado, leal e muito romântico.

O mais incrível sobre "Diário de uma paixão" é que ele é baseado na história dos sogros de Nicholas Sparks, que sempre usa experiências de sua vida para criar os romances mais comoventes.

O livro teve uma adaptação cinematográfica homônima, protagonizado por Rachel Mc Addams e Ryan Gosling , que ficou maravilhosa! Fazendo jus à obra, o filme se tornou um dos melhores romances, sendo considerado um clássico na Carolina do Norte. Os atores conseguiram interpretar com perfeição os personagens e a única modificação feita foi o final (a última cena do filme não acontece no livro). Entretanto, apesar de diferentes, ambos os finais ficaram lindos.

site: https://bloggerculturando.blogspot.com.br/2015/08/diario-de-uma-paixao-nicholas-sparks.html
Vanessa.Alves 10/10/2018minha estante
undefined

Julia Dalazen 09/09/2019

Se você não acredita no amor, leia esta história e passe em acreditar.
Maygeek7 10/09/2019minha estante
Concordo em número, gênero e grau. :)

Aline 15/02/2014

Diário de uma Paixão foi mais uma bela história escrita de Nicholas Sparks, ao lado de Querido Jonh. Foi o terceiro livro que li do autor e esperava que o romance apagasse a má impressão que A Última Música me deixou. Inclusive, hoje vai passar A Última Música na Globo e eu vou assistir, rs.
E sim, Diário de uma Paixão me cativou pela sua dose de realidade, por mais que amores para a vida toda tenham se tornado raros e motivo de deboche nos dias de hoje(em que todo mundo não se interessa mais pela história do outro, é um pega e não se apega!).
Posso até dizer que, pra mim, Diário de uma Paixão é um conto-de-fadas para adultos. Em que nem sempre o final é perfeito, que nem sempre possamos ser felizes para sempre, mas que sempre possamos amar um ao outro, mesmo nas situações mais desanimadoras e difíceis. O amor, é ele que sempre vence.

Silvana Barbosa 31/08/2014minha estante
Essa história é linda !