Os Contos de Beedle, O Bardo

Os Contos de Beedle, O Bardo J.K. Rowling

Resenhas - Os Contos De Beedle, O Bardo

W Nascimento 13/08/2010

Um Livro dentro de um Livro
Fiquei realmente supreso e um tanto frustrado com a rapidez com que terminei esse livro. Tá certo que ele é bem pequeno e também de leitura muito fácil, mas realmente eu não imaginei que fosse acabá-lo em menos de quarenta minutos. rs

Porém, mais uma vez J. K. surpreendeu. Nesses seus contos de Beedle o Bardo ela transporta um livro fictício do sétimo volume da Saga HP para a realidade. O formato do livro e muito bem feito, com direito a notas de rodapé e citações como um verdadeiro trabalho acadêmico. Nele, fantasia e realidade se misturam a partir do momento em que a própria autora se coloca como se fosse uma personagem do livro, falando de sua reação com Dumbledore ou a professora Minerva. E também não podemos esquecer a partidipação de Hermione, já que foi ela a grande tradurora dos contos.

Livro de fato muito bem feito. Uma pena que só conseguiu tomar poucos minutos de um leitor viciado e devorador como eu, mas vale muito a pena.

Willian Nascimento
Autor de O Véu
pordetrasdoveu.blogspot.com
Vanessa 18/08/2010minha estante
Concordo plenamente.

Milena 12/09/2010minha estante
a J.K.Rowling nunca falha em suas missões de nos entreter com mais histórias do seu Mundo Mágico.

Leila 11/07/2011minha estante
Com esse livro e mais Animais Fantásticos e Onde Habitam e Quadribol Através dos Séculos é possível ver o campo rico que a J.K ainda tem para explorar e trazes para nós ainda mais livros desse mundo fascinante que ela criou!

W Nascimento 09/10/2011minha estante
Preciso ler esses dois

Tái 04/12/2011minha estante
Eu já li Quadribol através dos séculos e posso afirmar com razão que a mente da J.K. é um labirinto com milhares de saídas. O poder criativo e de transmissão de ideias que ela tem é assustador. Marcou minha vida crescer com o Harry.

Rone 27/10/2012minha estante
J.K E A RAILHA DA LITERATURA FANTASTICA E ESSE LIVRO E ESTRAORDINARIO COMO OS OUTROS DELA.

Hedu 28/10/2012minha estante
É incrível como fazer um livro que seria tão patético, ser INCRIVEL. J.K. prova mais uma vez a grandiosidade de sua escrita. Cada história deixa qualquer um encantado com esse mundo.
O mais interessante é que quando li este livro, anos atrás, eu não tinha lido Reliquias da Morte ainda, e nem sabia que o conto dos três irmãos tinha ligação com o último livro da saga, e mesmo assim, para mim foi o melhor conto! É tudo incrivel!

Sheila 24/11/2012minha estante
Parece que quanto mais gosto dos livros, de seus conteúdos, mais curtos eles ficam. Amei todos os contos e a maneira como foram abordados.

Clara 02/01/2013minha estante
Realmente,uma obra extraordinária ,e eu amante da saga HP ,tinha acabado ler Relíquias da morte,então dá pra imaginar a emoção! eu chorei quando terminei ,mas não fiquei 40 minutos com ele na mão ,eu devo ter passado com ele uma tarde inteira ,lia e relia e sempre me emocionava de novo,porque ele (assim como você disse) é um livro dentro de um livro, uma enorme história ,várias histórias em poucas páginas,além dos contos em si ,o que fascina é o fato de ser uma obra que já é conhecida e importante em outra obra ;não vou negar que depois que eu li os contos de Beedle,fiquei com uma pontinha de esperança ...vai que a Rowling decide escrever mais ?

Kaáh Navarro 23/04/2021minha estante
Foi o primeiro livro da J. K. Rowling que eu li. Já conhecia um dos contos presentes neste livroe mesmo assim me surpreendi ao lê-lo. A forma como as estórias são contadas me fez entrar em um estado como se eu estivesse em transe e, antes mesmo que eu percebesse o livro havia chegado ao fim.

FlAvia.Alessandra 11/01/2022minha estante
Não gostei achei raso e bobo menos os dos irmãos é claro pq esse é top demais.

Miguel 19/03/2023minha estante
Li esse livro em 30 minutos depois li mais 700 paginas de outros livros no mesmo dia

Silas-sama 21/06/2022

Um breve final?
Bye Mundo Bruxo, amei a indicação galeraa. Esse livro trouxe os contos mencionados rapidamente na saga principal, com alguns comentários do Mago Dumbledore trazendo uns detalhes do universo tb.

E fim, sentirei sdds, mas nunca será um adeus, hehe.

Intentei fazer desse o último pois recebi muitos comentários negativos de A Criança Amaldiçoada e Animais Fantásticos, amo as criaturas e basicamente li td sobre elas na wikiHP meio que tirando a sede do livro.

Andy.Domingos 27/06/2021

Contos de fadas no mundo bruxo!
Os contos foram traduzidos das runas originais pela personagem Hermione, a partir do velho exemplar herdado por ela.
Nesse livro conhecemos cinco contos de fadas que vem trazendo um pouco de magia e um pouco do lado humano, tudo isso para fazer o leitor refletir sobre diversas questões morais. Essas histórias são contadas há gerações aos filhos na hora de dormir.
Sendo um livro bem curtinho contém contos bem interessantes que entretém o leitor. Super recomendo!

Talita 26/08/2021

Livro pra fã de HP
É um livro legal e interessante, mas para quem adora a saga Harry Potter. Se curte mais ou menos vai achar tedioso, mas se gosta bastante vai aproveitar.
Matheus656 26/08/2021minha estante
Tirando aquele sobre quadribol e dos animais esse dos contos eh o único q me interessa

Talita 26/08/2021minha estante
Concordo. O do quadribol nem consegui ler até o final... kkk

Lu.Santana 29/04/2021

As histórias de um livro que eu li...
Sou apaixonado pelo universo de Harry Potter e não havia lido ainda esta obra que retrata um dos livros citados pelas personagens destas obras e mostra um dos contos tão importantes para o desenvolvimento da história: o conto dos três irmãos.
Amei revisitar esta série que foi e é tão presente na minha vida e na de minha família e conhecer os contos de Beedle, o Bardo me aproximou novamente de uma das minhas personagens favoritas: Alvo Dumbledore!
????

Sl@ck 30/10/2021

Historinhas bem legais, foi legal conhecer as outras, todas bem explicado os seus possíveis significados.
Vale a pena ler esse livro pelo conteúdo pequeno de Harry Porter.

Suzana 23/03/2021

Coletânea de contos bruxos, achei bonzinho de ler. E os comentários do Dumbledore no final de cada conto fazem toda a diferença também

CarolDamaso 23/02/2022

Milagres acontecem!!!
Oi gente! Tudo bem com vocês? Eu sou a Carol e vim aqui resenhar esse compilado de contos da série de livros Harry Potter!
Queria começar falando que eu não tinha a mínima intenção de ler esse livro antes da escola colocar esse livro como leitura paradidática. É isso aí. A ESCOLA MANDOU LER! Milagres acontecem, e que milagre!
Bem, já que a escola mandou ler, e eu, como boa leitora que sou, li e vim aqui dar as minhas opiniões, conto por conto. Antes disso, queria dizer que essa edição específica é muito legal, com anotações do Professor Dumbledore e contos bem curtinhos e super rápidos de ler, ótimo pra sair de ressaca. Agora, de uma vez por todas, vamos as minhas opiniões.
Começando pelo começo, o primeiro conto, ?O Bruxo e o Caldeirão Saltitante? é um conto bem simples, contando a história de um bruxo, filho de um homem que era famoso no vilarejo em que vivia por curar as enfermidades e problemas dos vizinhos trouxas. Porém, o filho não gostava dessa função: era rude e egoísta, não ajudava os vizinhos. O caldeirão, por sua vez, começa a ?adoecer? com todos os males que o jovem se negou a curar, o perseguindo por todos os lugares, até que ele mudasse de ideia. O conto passa a mensagem de pensar no próximo e ajudar os outros, bem como uma fábula do nosso mundo.
Já o segundo, ?A Fonte da Sorte?, conta a história de uma fonte conhecida no reino por trazer a boa sorte e a vida próspera e saudável a qualquer um que se banhasse nela. Por isso, uma vez por ano, ocorre uma imensa competição para chegar ao local. Dessa vez, três bruxas, cada uma com seus passados e dores, decidem competir juntas para chegar até o lugar. Acabam encontrando um cavaleiro trouxa que estava tentando a sorte, e depois de uma prova de coragem e bravura, seguiu o percurso junto às bruxas. Passam por diversos obstáculos, mas sem desistir, trazendo aos leitores - bruxos e trouxas - a mensagem de perseverança e virtudes.
O terceiro é sem dúvidas o mais sombrio de todos. No conto ?O Coração Peludo do Mago?, vamos ver um mago muito rico que praticava magia negra, que pensa que o sentimento enfraquece as pessoas, e vive muitos e muitos anos, mas nunca se casou, e para se preservar, retira seu coração de seu corpo usando magia negra, que se torna peludo.. Até que, depois de ter seu orgulho ferido por dois de seus criados, decide mostrar que pode sim se relacionar emocionalmente com outras pessoas e o conto termina em desastre. Basicamente, nós precisamos de amor na nossa vida, não tem como fugir disso ao não ser que você queira ficar com o coração peludoKKKKKKKKKK.
O quarto conto, ?Babbityy, a Coelha, e seu Toco Gargalhante?, temos uma lavadeira bruxa, um rei trouxa que queria aprender magia e um charlatão. O charlatão trouxa, que finge ensinar magia ao rei no fim das contas recorre a Babbitty para não ser morto por conta de suas mentiras, mas no final das contas, as coisas fogem um pouco do controle, e a mensagem que fica é que não devemos contar mentiras. Eu achei muito legal que, aparentemente, a Babbitty era uma animaga, e muito provavelmente foi inspirada  na francesa Lisette de Lapin, uma mulher que foi acusada de bruxaria em 1422. Foi um conto bem levinho e curioso de ler.
E por fim, o mais famoso deles, ?O Conto dos Três Irmãos?, que a todos que já leram os livros ou viram os filmes conhecem, que vai contar a história de três irmãos bruxos, que para atravessar um rio de correnteza forte, utilizam a mágica como recurso, e driblam a Morte. Ela, por sua vez, aparece aos nossos personagens, e como recompensa, os oferece o que quiserem. Um irmão pediu uma varinha que fosse imbatível: a Varinha das Varinhas. Ao seguir seu caminho, duelou contra seus inimigos e venceu, se vangloriando da incrível varinha. Durante a noite, um homem roubou o item, e por segurança, cortou-lhe a garganta. E assim a morte levou o primeiro irmão. O segundo pediu uma pedra mágica, que ressuscitasse os mortos: a Pedra da Ressurreição. Esse, ao seguir seu caminho, ao chegar em sua casa, encontrou sua noiva, tirada dele devido a uma morte prematura. Utilizou a pedra, e ao ver a jovem, infeliz, percebeu que ela não pertencia mais a aquele mundo, e em agonia, tirou a própria vida. E assim, a morte levou o segundo irmão. O terceiro, por sua vez, era cauteloso e esperto. Pediu alguma coisa que o permitisse sair daquele lugar sem poder ser seguido pela Morte. E ela o dá sua Capa da Invisibilidade. Muitos anos se passaram, o terceiro irmão construiu uma família, sem conseguir ser achado pela Morte. Porém, quando já estava com uma idade avançada, tirou a capa, deu-a a seu filho mais velho, e acolheu a morte como uma velha conhecida ( que ironia ), e ao seu lado, de boa vontade foi dessa para uma melhor. Moral da história: da morte não se pode escapar, não importa o que você faça, e essa é uma das principais mensagens de toda a saga.
É um livro bem tranquilo e rápido sim, eu achei legal, mas nada mais. Eu tenho um apego muito grande pela série, mas agora confesso que me desvencilhei um pouco e agora tenho muito mais interesse pelos Marotos, mas isso não me impede de ter gostado muito desse livrinho.
No geral foi isso, muito obrigada por terem lido até aqui, e até a próxima resenha!!
Rafael Kerr 23/02/2022minha estante
Oi. Tudo bem?  Desculpe o incomodo. Me chamo Rafael Kerr e sou escritor.  Se puder me ajudar a divulgar meu primeiro Livro. Ficção Medieval A Lenda de Sáuria  - O oráculo.  Ja está aqui Skoob. No Instagram @lenda.de.sauria. se gostar do tema e puder me ajudar . Seguindo aqui, marcando como quero ler e seguir no insta ajuda muito! Desde  já agradeço a atenção!

ivnalana 02/09/2021

O melhor dos três da biblioteca de Hogwarts!
As historinhas são boas de ler e prendem a atenção do começo ao fim. Algumas me deram até arrepios. E os comentários do Dumbledore deram um ar mais didático ao livro. Li mais rápido do que esperava. Gostei muito.

Andrus ( @andrus05 ) 07/01/2021

Universo HP
Eu só conhecia O conto dos três irmãos. Gostei das outras histórias e como desenrolaram. Não tenho como decidir a favorita. ??

Milleprale 22/10/2020

?Ferir-se é tão humano quanto respirar?
?Traduzida das runas originais por Hermione Granger e apresentada aqui com extensos comentários de Alvo Dumbledore.?

Qualquer bruxo preso ao corpo de um trouxa (como euzinha) vai se apaixonar por esse livro!
As histórias são extremamente interessantes, mas não se comparam às anotações de Dumbledore!! Eu simplesmente amei, cada uma delas traz informações sobre o mundo mágico através da perspectiva desse magnífico bruxo!

(Frase do titulo: Pág:54)

tomperadinha 01/02/2021

!!!!
É gostoso de ler e muito rapidinho. As notas do Dumbledore foram minhas partes favoritas e as que mais me entreteram. Se Harry Potter tivesse essa leveza, eu com certeza leria tudo e muito rápido.

Gustavo616 25/12/2023

"Para a srta. Hermione Granger..."
"...deixo o meu exemplar de Os contos de Beedle, o bardo, na esperança de que ela o ache divertido e instrutivo.?

Os Contos de Beedle, O Bardo é um livro com cinco contos muito famosos no mundo bruxo, histórias que foram sendo passadas de pais para filhos durante séculos. Um dos contos mais conhecidos desse exemplar talvez seja O Conto dos Três Irmãos, que também é contado por Hermione durante o livro As Relíquias da Morte, conto esse que foi importantíssimo para a continuação da história.

Os contos são ótimos, e de cada um deles podemos tirar lições valiosas. Nesse livro também contamos com os comentários de Alvo Dumbledore ao final de cada conto, o que é muito interessante, pois ele destrincha cada um dos textos, dando análises mais profundas e contando curiosidades que possuem relação mas que não fazem parte dos contos.

Um livro essencial para quem quer consumir mais do universo bruxo.