Memória de minhas putas tristes

Memória de minhas putas tristes Gabriel García Márquez

Resenhas - Memória de minhas putas tristes

Fernanda Coelho 14/10/2023

Esse foi o meu primeiro livro de Gabo, um clássico e virei fã! ?

com um tema bem polêmico, narra os dias de um homem que acaba de completar 90 anos. E como presente de aniversário, resolve encontrar uma prostitut@ virgem.
A situação passa a ficar incomoda quando quando se descobre que a menina tem 14 anos.
No meu ponto de vista, não há romantização da relação do velho com a menina, e sim o retrato melancólico da decadência humana e de alguém que nunca soube o que é amar.

Apesar de parecer polêmico Gabo conseguiu trazer reflexões profundas sobre o amor e a solidão.
Aline Casellato 15/10/2023minha estante
Amei sua resenha, já adicionei na lista de desejos

Fernanda Coelho 15/10/2023minha estante
Dica, comprei na shopee e paguei 6 reais por ele. Veio de um sebo, mas o livro está em perfeito estado.

@tatysturnick 15/10/2023minha estante
Por ser curtinho, lerei em breve. ???

Juliane.Motta 07/10/2023

Gabo fez seu nome muito antes do Nobel
Leitura deliciosa, viciante, fácil e muito profunda.
Em nossa atual conjuntura, não é adequado passar pano para nenhum tipo de abuso, sobretudo o sexual. E nesta obra, o protagonista, um homem que completa seus 90 anos, decide escrever sobre sua relação com prostitutas permeada por seu universo erudito da Arte e o despertar de um novo e único amor por uma virgem de 14 anos.
Tudo isso é muito complexo e me fez questionar a fundo o papel da literatura: seria o do politicamente correto? Seria escancarar o tema de uma forma brilhante?
Ainda não sei, mas com esse pano de fundo, Gabo consegue trazer reflexões bonitas sobre o amor, a indigência e solidão.

Mariana 01/10/2023

Não lembro quantos anos eu tinha quando li a primeira vez, sei que era bem novinha e larguei por um período pq é muito incômodo. senti o mesmo incômodo agora e até mais cheio de problematizações. gabo tem um poder de descrever homens derrotados e decadentes e entender isso é necessário pra continuar a leitura, pq de outro jeito seria impossível ler sobre desejos e práticas tão incorretas. o protagonista causa zero apego e muito menos essa ideia de amor no fim da vida

Sabrina Tamelini 23/09/2023

Como fã dos livros do Gabriel Garcia Marques, adorei esse livro. Livro curto e rápido de ler, mas não por isso, um livro sem reflexão

EstAfani.Sandmann 16/09/2023

O Gabo é um dos meus autores favoritos. Então é difícil escrever uma resenha sem falar muito bem sobre a obra dele.
A escrita sempre muito simples. Detalhista. Cativante. Mas sempre cheio de vida. É uma história de amor e resiliência sobre amar.

Renata1004 15/09/2023

Sutil e belo
O primeiro livro que li de Gabriel Garcia, achei impecável a riqueza nos detalhes de sentimentos narrados. A história em si é de tema sensível por envolver uma paixão por uma adolescente, mas o principal é tratado de uma forma tão bela que é impossível não gostar.

?Acontece que a gente não sente por dentro, mas de fora todo mundo vê.?

Jessica 10/09/2023

Uma boa leitura.
Com esse título e com a sinopse do livro confesso que não era a leitura que estava ansiosa por fazer logo, mas acabei por dar uma chance...

Nunca li nada do Gabriel, mas sei que sua obra famosíssima é ?Cem anos de solidão? o que será lido o quanto antes.

Bom, a história em si não é, na minha visão, a das mais incríveis, lógico que ela fala sobre amor, solidão, sobre a velhice, a morte, sobre a urgência de se viver ou de possíveis arrependimentos por conta disso, ? mas tenho que dizer que achei a escrita realmente muito boa, há certa beleza na forma que ele escreve.

Milton 07/09/2023

Uma releitura asquerosa de a bela adormecida
é isso, gabriel garcia marquez faz revolução em sua escrita. o cara fica afastado dos romances por anos e volta com um livro desse que destrói completamente o leitor. é uma história repulgnante de fato, um idoso que em seu aniversário de 90 anos, decide transar com a garota mais nova possível, e então, ele começa a delirar em uma menina de 14 anos que vive na miséria. nojento, não existe outra palavra para descrever. mas o gabo pega esse contexto para tratar de outros assuntos, como a demência, a solidão, o medo de amar, a exposição prematura à sexualidade, a morte, e claro, a vida! em sua escrita, ele desenvolve todos esses temas sem defender o seu protagonista, aqui, o escritor tem plena consciência de que se trata de um abusador. esse pra mim, é o maior de seus méritos.

Manoel.Ramalho 03/09/2023

Em um dia...
Leitura maravilhosa de um clássico latino-americano. O setor nos apresenta o ser-humano e nossos sentimentos com muita poesia e sutileza. Não consegui parar a leitura até a finalização da mesma.

Recomendo.

queziz 29/08/2023

Eu odeio os personagens masculinos do Gabo
Eu odeio os personagens masculinos do Gabo, esse não desceu de jeito nenhum kkkk
mas é claro que a escrita do autor é maravilhosa, ele sempre toca nessa temática que nos faz pensar sobre o tempo, de diversas formas, atravessando o passado, presente e futuro.
O que mais gosto nos livros do Gabo são essas descrições subjetivas que me fazem sentir o local, as dores dos personagens e o ambiente no geral.

Leandro.Margotti 20/08/2023

Retrato da velhice
Um retrato bem-humorado da velhice solitária. Gabriel com sua escrita mágica, da vida a um senhor solteirão que viveu a vida satisfazendo seus desejos e instintos com as profissionais mais antigas do mundo. Com um texto leve e divertido faz com que este sábio senhor encontre o amor, que não lhe fez falta a vida toda, aos 90 anos.

Naty 09/08/2023

Achei um livro bem meia boca. Apesar de ser curto, ele é chato, arrastado, sem grandes fatos interessantes. Poucos personagens e estes não me encantaram de modo algum. Além disso o livro tem uma problemática enorme que é um velho se 90 anos se relacionar com uma menina de 14.
Fora isso, é legal a forma poética que o livro é escrito, tem reflexões boas sobre a a vida, a velhice, a morte, etc.

Tamiris Fornazari 07/08/2023

A idade não é a que a gente tem, mas a que a gente sente.

É impossível não acabar sendo do jeito que os outros acreditam que você é.

É que estou ficando velho, disse a ela. Já ficamos, suspirou ela, Acontece que a gente não sente por dentro, mas de fora todo mundo vê.

GiovannaFlwabs 05/08/2023

Um livro que te tira totalmente da zona de conforto, te faz sentir ânsia, tira o melhor e o pior do ser humano, nos mostra como os dias são longos, mas os anos se passam cada vez mais rápido