Cem Anos de Solidão

Cem Anos de Solidão Gabriel García Márquez

Resenhas - Cem Anos de Solidão

Amanda 16/01/2024

Achei a leitura cansativa. Não é o tipo de leitura que me agrada. Os nomes dos personagens se repetindo causa confusão, muito misticismo.... enfim. Sei que é um clássico, mas não indicaria a leitura.

Rafaela 16/01/2024

?porque as estirpes condenadas a cem anos de solidão não tinham uma segunda chance sobre a terra? .

isabella 16/01/2024

O final aumentou MUITO a minha nota
Esse livro foi uma mistura de nojo, surpresa e confusão, mas não posso falar que ele não é bom
Começou a ficar meio cansativa a leitura no final pq n me simpatizava mais com nenhum personagem, e a quantidade de incesto é perturbadora, mas o final fez valer a pena

Luana 16/01/2024

Cem anos de solidão
Que livro emocionante! Uma sobrecarga característica de acontecimentos e personagens que, muito embora cause até cansaço físico com suas tramas, nos deixam vidrados e aficionados por esse emaranhado de destinos e amores fracassados! Perfeito

Mariana 15/01/2024

Uma leitura dual: ao mesmo tempo que parece narrar uma única história, ele conta a história de várias gerações de uma mesma família. Os nomes iguais também transmitem esse sentimento.

E na verdade não é a história das pessoas, é a história de Macondo, quando ainda era um grupo, passou a ser um vilarejo, um município até ser uma cidade. As pessoas, por acaso, se cruzam com a cidade e aí sim, nos aprofundamos na história dessas famílias.

Em alguns aspectos essa narrativa me lembrou Violeta, de Isabel Alende, e não duvido que ela tenha bebido dessa fonte. Mas, transitar por 100 anos e ver a construção da aldeia e seus arredores, novas tecnologias e a vida na América Latina, faz tudo isso se fortalecer. E no final, não existe um final, a história, as famílias, Macondo, prevalece.

É certo que terei de reler em algum momento, porque são muitos nomes e muitos eventos ao longo dessa jornada.

Gabe_Yoda 15/01/2024

A escrita...
Sei que esse livro é adorado por muitos e, genuinamente, eu enxergo o seu potencial. Porém, a escrita não me agradou nem um pouco. Falta de diálogos, parágrafos imensos, saltos temporais repentinos (e não necessariamente de forma linear).

Durante a narrativa, inúmeros cenários interessantes são construídos, mas não foi raro a sensação de que poderia ser melhor explorado. Isso, por quê o autor escolhe contar mais do que mostrar. Falava que a pessoa fez, não mostrava ela fazendo.

Sim, a impessoalidade e o rapidez dos eventos demonstram um claro foco na família como um todo, e não em personagens específicos. E o realismo mágica traz uma característica ímpar a história. Mas, pessoalmente, eu não consegui aproveitar a narrativa.

O livro é único, pena que não foi um estilo que me apeteceu.

Carla Barreto 15/01/2024

Magia realista
Embora infame, achei que o trocadilho ainda seria o melhor resumo do que senti na obra: uma magia autêntica. Para além do que muitas pessoas possam sentir com uma obra que praticamente inaugura um gênero literário e que alça seu criador a um Nobel, eu me senti fisgada pela hipnose textual do Gabo.

Era como se, às vezes, eu lesse de uma maneira superficial, acima das letras, em que as palavras eram códigos pra alimentar a imaginação. E Macondo virasse cenário dentro da minha cabeça. Contudo, às vezes me impregnava de palavras ousadas, bonitas, improváveis e me dava conta do texto que tinha ali comigo.

Admito, por fim, que li com certa avidez. Armazenei bem os personagens e seus enredos na memória e levei pouco mais de uma semana devorando o livro. Mas entendi que, para mergulhar nas reflexões da passagem do tempo, do envelhecimento, da solidão, da teimosa, da multiplicação das estirpes e, enfim, reter bem o lirismo, precisarei reler! Mas fico bem feliz com isso! Vai ser um prazer.

Renan Rosa 15/01/2024

Cem anos de solidão
Recomendo a ler este clássico, ótima leitura porém densa e necessário ser mente a aberta, devido a comportamentos nada incomum e também criminosos e repugnantes, que ocorrem na história da construção e crescimento da cidade de Macondo.
Relata bem a relação dos governos ditadoriais que ocorrem na América do Sul e latina.

Milena.Novack 14/01/2024

Fico com Allende no realismo mágico!
Tenho muitos amigos que adoram esse livro, consagrando-o, inclusive, como sua leitura favorita. Imaginem a minha surpresa ao perceber, página a página, que nada me prendia a ele é só sabia, a cada palavra, sentir saudade de Isabel Allende. Saindo de um romance geracional e que revela um contexto histórico belicoso, como a Casa dos Espíritos, em que conhecemos detalhadamente a estirpe, neste romance de Gabriel Garcia Márquez o que menos temos é personalismo. É isso é proposital, é claro, afinal, os personagem com nomes repetidos impedem que nos apeguemos as suas histórias efusivas e fantásticas. É isso é um recuso literário, imagino eu. E, sendo assim, muito legítimo. Mas gera um desconforto, uma curiosidade de quem são essas pessoas, que se misturam e se perdem na história. Uma leitura atenta é o mínimo, mas também, é necessário desapegar e fluir por esse mar de contradições, evitando a neurose de compreender tudo que ocorre com todos. Acerca da solidão, penso que remete a isso que fica, enquanto todos se vão. Esse angústia de potência perdida, do quanto poderíamos compreendê-los, conhecê-los e que o tempo, apesar de centenário, levou embora com suas guerras por motivos já igualmente esquecidos. Apaixonada que sou por um detalhismo psíquico, Gabo trouxe como método o dinamismo e a impessoalidade. Mas, talvez, apenas assim nos mostrou como a violência descarta vidas como se fossem desprovidas de história. Invariavelmente, após esta leitura e a de Memórias de Minhas Putas Tristes, ainda prefiro a moda Allende!

Bdoida 13/01/2024

Um ótimo autor
Não tenho oque falar da escrita de Gabriel Garcia, um desenvolvimento único de seus inúmeros personagens, que me fizeram sentir seus pensamentos ,opiniões e sentimentos , conseguir entender mais de 100 pessoas que compõem a obra e que criam o enredo de mais de 100 anos de história é algo primoroso, nunca pensei que uma história tão longa fosse me trazer um pensamento vivido sobre o presente e o passado da minha própria família.
Entender a solidão , a união e a vida no geral, é bom ,porém pensativo, sinto que terei que voltar nessa leitura quando tiver meus 50,60 anos pois não consigo compreender fielmente a obra e seu esplendor.
Só sei dizer que depois dessa leitura que durou quase 1 mês de idas e vindas, tudo que eu quero é me sentar do lado de Garcia e conversar sobre a obra, e sua genialidade.
Com toda certeza um dos melhores autores que já li em toda minha vida.
E?
?as estirpes condenadas a cem anos de solidão não tinham uma segunda chance sobre a terra.?

@eusoudanivieira 12/01/2024

Cem anos de solidão
Se você pretende viajar com uma leitura, cem anos de solidão é a pedida perfeita para isso:
você será transportado para um mundo mágico e hipnotizante, mergulhando na experiência literária mais incomparável da sua vida!

gabo demonstrou tanta habilidade e maestria pra construir esta estória, que além de ser uma obra-prima da literatura, é o exemplo mais extraordinário do realismo mágico: a técnica literária que combina elementos fantásticos numa narrativa ricamente detalhada, misturando-se com situações reais, nos transportando para dentro das páginas através do tempo e da imaginação.

cem anos de solidão se desenrola ao longo de várias gerações da família buendía, ambientado na cidade fictícia de ?macondo? e repleta de eventos surreais e personagens inesquecíveis em uma das prosas poéticas mais únicas que li nessa minha vida de leitora!

a estória vai sim dar um nó na sua cabeça com tantos ?aurelianos? e ?josés arcádio? mas também vai fazer você refletir sobre amor, solidão, poder e o ciclo da vida além de ter um encerramento a altura de tudo o que foi contado!

(é gente, eu sou fã)

santa mercedes né, gabo?

(se você me acompanha aqui, sabe do que tô falando)

agora me diz: você se molhou muito quando choveu em macondo?

se ainda não sabe dessa chuva, considere descobrir!

Milagro Malavasi 12/01/2024

Esse livro é uma obra prima. Uma trama envolvente, bem escrita e com um fio condutor que perpassa do primeiro ao último capítulo ligando tudo. A saga dos Buendia traduz os problemas que a maioria de nós já nos deparamos em alguma altura da vida. Talvez seja isso que nos mantenha presos ali naquelas páginas, até o fim.

Leka 12/01/2024

Cansativo, mas valeu a pena
A premissa do livro me pareceu interessante e foi, até uns 10%, mas com o decorrer da história ela começou a ser entediante e confusa. Contudo, esse é um livro que eu diria que é bem completo e o seu final foi muito bomm.

Mile46 11/01/2024

Não vai funcionar pra todo mundo
A literatura não é consenso, e esse livro é a prova viva disso, foi um pouco desgastante lê-lo, mas vale a pena a leitura, eu aconselho ler aos poucos, eu li em 10 dias, mas me arrependo, deveria ter estendido a leitura, porque não é um livro fácil de ler. É tanto José Arcádio e Aureliano que você chega ao ponto de esquecer seu próprio nome ?. Gabriel García Márquez é um gênio, a escrita é com pouco diálogos, os personagens são complexos, mas ao mesmo tempo não é fácil se apegar, e o final é genial! A minha teoria é que Melquíades está representando Gabo na história um pouco viu, principalmente pela última página, que é genial! Muito genial.

Marcos.Gonçalves 11/01/2024

7 gerações emendadas em solidão
Gabo é um dos maiores escritores da nossa América Latina então por isso me deu muita vontade de ler e a forma como as pessoas falavam desse livro com tanto amor e coisas boas eu imaginei que seria uma coisa, mas comigo bateu diferente.
Eu amei demais a história, pois tenho gostado de livros sobre gerações de família (Pachinko foi um dos meus livros favoritos da vida) e ao misturar realismo mágico deixa a história ainda melhor. Eu gostei muito de alguns personagens, principalmente das mulheres, e amei demais o tom triste e mágico que Gabo colocou aqui.
Entendo que é uma forma única do escritor, mas ler isso foi extremamente difícil e por muito pouco eu não abandonei meu primeiro livro do ano. Eu só terminei o livro, pois vi vídeos, li textos e resumos para conseguir entender. Foi todo um trabalho para conseguir entender e me tirou um pouco o prazer de ler ele.
Amanda 11/01/2024minha estante
Estou sentindo a mesma coisa...e custando a terminar rs

Marcos.Gonçalves 12/01/2024minha estante
Se não fosse vídeos e resumos, acho que teria largado kkkkkkk

Amanda 13/01/2024minha estante
Eu tô indo na raça mesmo kkkkkk