Cem Anos de Solidão

Cem Anos de Solidão Gabriel García Márquez

Resenhas - Cem Anos de Solidão

Bea 25/03/2024

?O primeiro da estirpe está amarrado a uma árvore e o último está sendo comido pelas formigas.?

Do meio pro final me deixou um pouco confusa, mas procura a árvore genealógica da família que fica tudo bem.

Achei a escrita ótima é bem fluida, foi o primeiro contato com o autor já tenho vontade de ler outras obras.

Pra mim, ursula deveria ser a última aaaahhhh

Flavia.Rios 22/03/2024

Leitura difícil, mas extremamente prazerosa. Esse tempo de leitura ocorreu uma imersão no povoado de Macondo, juntamente com o convívio da família Buendía.

Narrativa rápida, cheia de acontecimentos, personagens, fatos surpreendentes e irreais. Foi uma experiência literária que nunca havia tido antes.

Gabo tem o dom de usar as palavras e costurar uma narrativa extensa sem deixar enfadonha e sem nexo.
Super recomendo!!!

SofiaSimeao 22/03/2024

100 anos pra ler
Talvez eu não tivesse pronta pra um livro tão longo e com tantos personagens (dica: leia com o arquivo da árvore genealógica ao lado). Mas é lindo, profundo e cativante.

Dani Paulino 22/03/2024

100 anos de solidão
Esse é um livro que a gente fica babando em como uma pessoa consegue escrever algo tão bom, tão bem feito. A gente acompanha a história de uma família por diversas gerações. Cada personagem tem seu papel, tem sua história individual muito bem escrita, por isso esse livro, apesar de ser longo, não cansa, é uma leitora gostosa.

Rinaldo 19/03/2024

Cem anos de Solidão
Um clássico universal que mostra o quanto a vida se repete, que coisas simples são importantes e que guerras são apenas o homem em seu estado de espírito orgulhoso.

PaulinhaGuedes 19/03/2024

Esse livro me destruiu
Fui ler esse livro sem nenhuma pretensão, só sabia que ele era um clássico e que o filme encanto tinha sido inspirado nele; nem cheguei a pesquisar sobre o que ele realmente tratava.
No início estava gostando e achando de todo interessante;
no meio do livro só conseguia pensar : que família doida!
no final fiquei completamente destruída, até hoje estou de ressaca literária.
Um verdadeiro clássico, difícil de ser lido, mas TODO Mundo deveria ler.
No final, só me restou solidão....

Joooooanaaaaa 14/03/2024

Um livro sobre humanidade
Fazia tempo que não lia algo que me causava a urgência de resenhar para digerir uma obra quanto esse livro. Comecei a ler esperando as palavras bonitas de um autor latino, esperando que ele me seduzisse com suas palavras, mas acabei encontrando uma obra que te conquista pela sutileza do cotidiano de uma aldeia.
Confesso que minha mente ocupada com o acadêmico demorou a se entregar a leitura com os olhos do coração - que acredito que todo leitor apaixonado possui-, foi só ao ler uma resenha comentando sobre como a solidão é retratada nesse livro que meus olhos se abriram para a experiência que eu estava perdendo.
Gabriel nos envolve na história de uma família e um povoado, narrando e nos mostrando a solidão de cada maneira humana que ela se apresenta, porém, a solidão que Gabo descreve é pros atentos, está envolta pela leitura com o coração.
Gosto da participação dos insetos - destacado por uma das ótimas notas de rodapé desta edição - que me fizeram pensar em Brás Cubas e seus vermes, a quem é dedicado a sua história. Acredito que a participação dos invertebrados também nos leva a um lugar animalesco de nossa própria humanidade, como se a ferocidade da natureza fosse mais eterna do que jamais poderíamos ser.
Por falar em eternidade, a ânsia por atingi-la é outro ponto muito presente na história, seja pela fundação de uma vila, pela longevidade dos personagens, pela guerra ou pela repetição de nomes familiares; e acredito que não se pode falar de solidão sem falar sobre a dicotômica relação entre a morte e a desejada eternidade.
No final das contas esse é um livro sobre morte. E sobre vida. Não há vida sem morte e não há morte sem vida. Gabriel é um gênio por saber retratar tão bem a experiência mais humana possível, que é a solidão de tentar se eternizar.
TataTargaryen 14/03/2024minha estante
Que resenha linda, Joana! Sou aumentou meu desejo de ler esse livro.

Wash2 13/03/2024

O final
Foi muito bom percorrer as quatrocentas páginas de narrativa célere e primorosa de Gabriel Garcia Marquez, convivendo com as aventuras e desventuras de realismo mágico da família Buendía.
E o final é perfeito!
Um clássico inesquecível.

maarcelamacedo 13/03/2024

Aurelianos e José Arcadios
Gabo recebeu o prêmio Nobel de literatura e sua grande obra é Cem anos de solidão.
A intricada história dos Buendía é tão cheia de magia e voltas que é impossível fazer uma leitura rápida. Um livro complexo, mas ao mesmo tempo mágico.
Demorei anos para ler. Justamente pela fama de complexidade e nomes repetitivos.
É uma obra linda. Mas, com certeza, não é um livro fácil de ler.
Tô apaixonada pelos personagens. Não sei se vou viver sem a companhia dessa família.

la marina 12/03/2024

¡Macondo!
No final, passo a odiar profundamente essa cidade sob o mesmo vigor com o qual odeio a minha pátria que tanto amo...

...de início sentimos muita empatia pelos Buendía, porque, como latino-americanos, vemos neles nosso próprio cotidiano; o livro inteiro é como uma história que seu avô contou durante o almoço depois de tomar um porre. mas tudo piora e piora a cada página que lemos, encontramos a ascensão de uma geração e em seguida sua queda, e então outra ascensão ? germinando da terra adubada pelo cadáver antigo ? e mais uma vez, a queda, isso repetindo-se a história inteira; a matriarca
Ursula atesta que o tempo, na verdade, corre em círculos.

A terra, entretanto, lentamente se degrada com o passar dos anos. Vemos a memória de nossos personagens favoritos sendo consumida pelo esquecimento dos habitantes de Macondo; nos irritamos com a alteração dos estados de um povo que, antes isolado, é cada vez mais exposto ao mundo exterior, que o faz esquecer sua identidade primária ? e esta, mesmo imperfeita, é nostálgica para nós.

Gabo nos faz sentir tão miseráveis quanto os Buendía e fadados aos mesmos cem anos de solidão que a estirpe.
meu livro favorito.

Paula1735 10/03/2024

Para ela era como se tivesse chovido a vida inteira
Escrita gostosa de ler, porém não me atraiu e custei terminar a leitura.
No fim entendi completamente o título, as lições? e mesmo assim não me prendeu.

Gabs 10/03/2024

"A gente não é de lugar nenhum enquanto não tem um morto debaixo da terra deste lugar." pg 20

Adoro Gabriel Garcia Marquez desde que li Memórias de minhas putas tristes e Crônica de uma morte anunciada, e minhas expectativas com relação à Cem anos de solidão eram altíssimas.
Só posso dizer que o livro é ótimo e faz jus ao título de clássico da literatura mundial e, com certeza, valendo ao seu autor o nobel de literatura.
É um livro para ler aos poucos, consultar a árvore genealógica, se angustiar com uma família fadada à solidão e até se divertir com a narrativa. Muito bom.

stcarvalho0102 09/03/2024

Li o livro em 1 dia. Diferente dos outros dois, a linguagem não é tão rebuscada. A história é envolvente. E, mais um final "daqueles" para a mente...

Camila.Santos 09/03/2024

Surpreendentemente viciante
Por ser um clássico, e por ouvir dizer que é um livro difícil, estava com "medo" de começar a leitura, que fosse ser algo cansativo, arrastado. Então eu baixei a prévia do ebook, as primeiras páginas que ficam disponíveis gratuitamente, pra ver se era mesmo um livro complicado, se iria gostar. E eu simplesmente devorei a prévia de tal forma que fui obrigada a comprar o livro completo na mesma hora pra saber o que viria a seguir. A minha impressão era a de estar vendo uma série daquelas que você fica viciado e não consegue parar, cada capítulo terminado deixava alguma "ponta" que te levava a querer ver o capítulo seguinte. São muitos personagens, e em cada momento o livro foca e um deles, e outros vão surgindo, e todos são tão interessantes que não vemos a hora de saber mais sobre cada personagem novo que aparece, e cada ponto de vista diferente da infinidade de acontecimentos bizarros que acontecem nessa história. É um livro muito envolvente e muito bom de ler pra quem gosta de romance, de drama familiar, de fantasia, até de mistério. Só discordo da classificação etária, que diz ser acima de 16 anos, pois tem umas passagens meio pesadas, então não indicaria pra ninguém com menos de 18 anos. Acontece de tudo nessa família e nessa cidade (tudo mesmo). Pra quem se sentir perdido, pode procurar na internet a árvore genealógica da família, ajuda muito como um guia pra não se perder nós personagens com nome igual ou parecido. Mas cuidado, pois só de olhar pra árvore genealógica já tomei um monte de spoilers!