A desobediência civil

A desobediência civil Henry David Thoreau

Resenhas - A Desobediência Civil

Cruz 16/01/2024

Importante e reflexivo
"Se mil homens não pagassem seus impostos este ano, essa seria uma medida menos violenta e sanguinária do que pagá-los, permitindo que o Estado agisse com violência e derramasse o sangue de inocentes".

Faz-se relevante dizer que Thoreau escreve durante um período em que parte dos Estados Unidos ainda era escravocrata e estava envolvido em uma guerra com o México, em busca de expansão territorial e de acordo com o interesse dos escravistas. Sua ação, resignadamente se recusando a pagar os impostos, é pautada no combate à injustiça e em se manter fiel à própria consciência.

O ponto proposto por Thoreau parte da consciência individual como motor para a resistência ao governo civil. Porém, como bem pontuado no ensaio de Juliana Borges no final do livro, a consciência individual é importante como ponto de partida mas é "[...] limitada na perspectiva futura de transformação, de legitimidade e justiça".

P.S.: Quanto à edição da Antofágica, ela é rica quanto aos textos adicionais e capa está muito mais bem feita. Porém as artes no interior do livro e a diagramação do texto possuem uma qualidade aquém do esperado.

João 14/01/2024

Transgrida a lei.
A desobediência civil é um conceito que envolve a recusa consciente e não violenta de obedecer a certas leis, políticas ou comandos do governo, como uma forma de protesto contra injustiças percebidas.

Henry David Thoreau foi preso por uma noite, simplesmente por não pagar os impostos há mais de 6 meses. durante o período que passa encarcerado, ele reflete sobre como ser passivo numa sociedade injusta é o mesmo que aceitar a injustiça. o autor também fala sobre questionar, tanto as autoridades como o poder público.

não é a toa que esse livro inspirou tantas pessoas notáveis, ao longo das décadas, com um princípio tão simples: desobedecer.

eu nunca tinha lido um ensaio antes, e achei incrível o formato. é como se estivesse lendo um pedaço das anotações do próprio autor.

ponto positivo para essa edição extremamente bem feita e linda da Antofagica! eles arrasaram muito na combinação de fotos e elementos gráficos, pra reforçar as principais frases.

Milena | @aspaceforbooks 13/01/2024

Interessante
É um texto rápido escrito pelo autor após ter sido preso por se recusar pagar impostos por n concordar com as decisões do estado escravista em q vivia. Embora seja uma texto antigo, as reflexões do autor (as vezes meio extremas) continuam atuais. De modo geral gostei dos pontos levantados, mas achei um pouco repetitivo (principalmente os textos de apoio).

Beatriz Almeida ð«ð 08/01/2024

Sem dúvida se tornou uma de minhas leituras prediletas de 2024 , é lindo ver a recusa em participar de um Estado opressor de minorias.... esse livro me marcou muito e reflete de muitas formas o meu pensamento...

Gabs 07/01/2024

"As leis estão aí, então desobedeça"
A Desobediência Civil foi a minha primeira leitura de 2024, e eu não poderia ter começado de forma melhor, nessa empreitadas que me envolvi de finalmente admitir que envelheci e é hora de finalmente começar a desbravar os grandes clássicos da literatura, escolher a curadoria da editora Antofagica foi uma escolha certeira, a edição de exímia qualidade, os textos de apoio, a tradução acessível, claramente tudo é pensado nos pormenores para quem está começando a ler clássicos e para quem já é leitor ávido dos títulos.

Há quem diga que Thoreau é extremista em suas ideias apresentadas nesse ensaio, e eu discordo, acredito que aqui estão reunidos pensamentos que se postos em prática podem nos levar a viver em uma sociedade mais justa e igualitária, onde os direitos individuais de cada cidadão possam não ser somente respeitados como exercidos.

Como consumidor assíduo de arte, seja ela em livros, filmes, música, pinturas, entre outras, eu sempre tive essa sensação de me conectar com alguma forma de arte e me sentir arrebatado por ele, e ao ter em minhas mãos uma obras que inspirou pessoas com Martin Luther King, tudo que fui capaz de sentir, foi esse sentimento de ter sido arrebatado pelo livro e sentir tudo que ele queria me dizer.

Em uma obra sagaz, Thoreau discorrre sobre como desobedecer a mais simples ou boba das leis, pode ser nossa mais forte arma como proletariado para resistir e lutar contra produtos vindos do capitalismo, como a guerra, a falta de recursos básicos, a desigualdade, entre outros. Além de nos mostrar e ensinar, que às vezes quando chegamos no nosso mais baixo, é que podemos ser contemplados por nossas melhores ideias, capazes de atravessar décadas e deixar um legado para aqueles que virão depois de nós e continuarão desobedecendo em prol da luta por uma sociedade melhor

Tefi 31/12/2023

Manual de como se rebelar pacificamente contra o Estado
Nessa obra, Thoreau conta do dia que foi preso por se recusar a pagar um imposto que estava sustentando uma guerra que ele discordava. Com base nesse seu ato contra o governo, ele escreve um manifesto sobre as formas de se rebelar pacificamente, sem recorrer a violência, contra o estado. Também aborda questões como a legitimidade de um governante, o que dá poder a ele, a força da polícia, dos políticos e do povo.

É uma obra extremamente interessante e que inspirou inúmeras pessoas, como Martin Luther King e Ghandi, no decorrer dos anos. Penso ser uma leitura indispensável para nós, seres políticos, durante a vida.

A edição da antofágica é um espetáculo a parte. Com inúmeras intervenções artísticas, as páginas são um manual político e uma obra de arte.

Guilhermo del Toró 28/12/2023

O livro em si é uma série de reflexões e pensamentos do Thoreau que o próprio leitor pode fazer, os comentários adicionais deixam o contexto mais interessante e mostram como Thoreau levou suas ideias ao longo da vida

Elen Ximenes @quemleganhamais 22/12/2023

Um pouco de filosofia
Esse texto, do filósofo formado em Havard, Henry Thoreau, foi publicado pela primeira vez em 1849. Fiquei muito empolgada para ler algo que já foi apreciado por Tolstói, fonte de inspiração para Ghandi.

Me identifiquei com as ideias de resistência pacífica, mas não me identifiquei muito com o anarquismo que deduzi do autor. Lendo os textos de apoio ao final do livro consegui entender que Thoreau não era anarquista e sim contra um Estado injusto. Ele não endossava a desobediência leviana ao governo, e sim a um governo com leis injustas, especificamente escravocrata em sua época. "Ora, Thoreau questionava justamente leis que mantinham pessoas escravizadas, consideradas menos humanas que outras. Ou seja, a escravidão era um sistema legal. Mas a pergunta do filósofo para todos nós era: é justo?"

Como sou cristã, tudo que leio é discutido dentro da minha cosmovisão. Portanto, as ideias deste livro fazem muito sentido a partir da interpretação do verso que aprendi no Jardim da Infância: mais importa obedecer a Deus do que aos homens.

Se as leis humanas ferem o princípio básico cristão de amor ao próximo, só nos resta desobedecê-las.

Daniela742 17/12/2023

A Desobediência Civil
A desobediência civil é um conceito o qual propaga que a população ou indivíduo, tem capacidade para manifestar-se contra as leis que consideram injustas, essa ação deve ser expressa de forma pacífica e visa a transformação social, o objetivo é a busca por igualdade ou justiça, não é um ato de desordem.
Thoreau questionou o porquê um cidadão deveria cumprir uma lei que violasse sua consciência - ?Uma opressão a consciência não seria também uma espécie de violência?? - Ele acreditava que o imposto arrecadado na época seria destinado para financiar a guerra contra o México, por esse motivo recusou-se a pagar e foi levado preso por uma noite.
Thoreau não só expressou seu descontentamento com o encargo, mas também com o governo da época, a proposta de imediato não era a supressão do governo americano, mas a sua melhoria. Thoreau aponta a insatisfação da sociedade americana com o desempenho governamental e reprova seus compatriotas por permanecerem inertes e cumprindo a ordem estatal da qual discordavam, pois para Thoreau, executar o que não concorda é ser conivente com o que está em ação.
Concluo com o trecho: ?Há milhares de pessoas que em tese são contrárias à escravidão e à guerra, mas que, na prática, nada fazem para acabar com elas.?

amanda3781 13/12/2023

Para que, então, teríamos uma consciência?
Apesar de concordar com grande parte do discurso de Thoreau, em alguns momentos eu pensei "calma ai cara". Acredito que nem sempre conseguimos por em prática a nossa luta e o que acreditamos pela forma que o sistema nos corrompe e nos força a obedecê-lo.

"Uma agressão à consciência não seria também uma espécie de violência?
Por essa ferida escorre a mais profunda humanidade e imortalidade de um homem, e ela sangra até sua morte eterna. Vejo essa sangue correndo agora mesmo." Penso em quantas vezes em rivalidades de opiniões de diversos assuntos os lados são ofendidos e vistos como ignorantes. Até que ponto a verdade do indivíduo poder ser realmente ouvida?

amanda3781 13/12/2023

Para que, então, teríamos uma consciência?

"Uma agressão à consciência não seria também uma espécie de violência?

lumapinotti 13/12/2023

É um livro sem história, apenas com questionamentos e reflexões. Para um livro assim, a leitura não é fluida e deve ser lida calmamente. Os questionamentos dos livros são interessantes, mas acredito que não é preciso ler o livro para fazê-los, apenas ler as frases mais separadas. Dei uma nota menor, porque particularmente, não recomendaria para ninguém ler, apenas explicando o conteúdo já faz a função que o livro trás, recomendo para quem procura saber sobre isso depois de ler resumido e querer saber mais afundo.
?- Se um Estado opera sob leis injustas, talvez o lugar de um homem decente seja mesmo a prisão?

Carina 28/11/2023

Essencial
Julgando esse livro apenas pela capa e pela essência do que é contado nele, normalmente, seria algo que eu passaria beeem longe, mas por alguma razão, decidi pegar pra ler. E que bom que eu fiz isso!
Embora tenha sido escrito no período da escravidão e relate assuntos aparentemente "distantes" da atualidade, notamos uma imensa similaridade com coisas comuns na nossa sociedade atual.
Desobediência civil é uma obra fenomenal e muito à frente de seu tempo. Todos deveriam ler em algum momento da vida.

ana 26/11/2023

"Agora, o que são eles? Será que chegam a ser homens ou não passam de minúsculos fortes e paióis ambulantes a serviço de meia dúzia de inescrupulosos no poder?"