Quem é você, Alasca?

Quem é você, Alasca? John Green

Resenhas - Quem é Você, Alasca?

camicia 18/02/2024

Quando comecei a ler achei que seria só mais um livro bobo e superficial, porém estava absolutamente enganado. A forma com que o autor conta a história, constrói as relações me surpreendeu muito, e quando reparei já havia me apegado aos personagens e ao contexto em si, sem falar que o fato de o livro fazer uma contagem regressiva em quanto o tempo vai passando acaba gerando uma ansiedade para o ato principal do livro. Na minha experiência lendo, o final não foi tão surpreendente, pra falar a verdade até esperado. Entretanto foi uma experiência bem legal, recomendo a leitura.
A primeira coisa que me chamou a atenção foi ele não ser narrado pela própria Alaska, a figura central da história. Isso contribui para a criação do mistério em torno dessa personagem, como se o mais perto que vamos chegar de conhecer quem é Alaska é através dos olhos de outra pessoa, o que naturalmente é uma visão distorcida e parcial. Além disso, o livro explora a união muito forte de um grupo de amigos com personalidades muito diferentes, mas que quando colocadas juntas, fazem muito sentido e geram uma conexão incrível, o que leva o leitor em uma jornada empolgante acompanhando suas aventuras e as maravilhas de ser jovem e poder se aventurar em vários grandes talvez.
O jeito com que o autor expressa os sentimentos confusos de Miles com relação a Alaska, faz com que nós nos sintamos em sua pele, podendo dividir todas as sensações provocadas por ela.
O fato de Alaska ser confusa e misteriosa abre espaço para múltiplas interpretações que trazem consigo teorias, tudo o que acontece no livro pode ser uma grande metáfora, algo que a própria garota adora e busca, isso faz com que o leitor se sinta mais atraído para a leitura, já que é algo que estimula a imaginação e a sua capacidade de interpretar os acontecimentos de diferentes formas.
Se eu fosse a autora dessa pérola literária, não mudaria uma vírgula sequer.
Obrigada Bia, por me apresentar está obra literária.

Dudaâ­ï¸ 18/02/2024

Alasca você é tão the archer!!
Eu amo tanto esse livro, ele fala sobre tantas coisas sensacionais!! Eu reflito sobre ele sempre e sempre tenho uma ideia nova, principalmente sobre a Alasca: no início eu achava ela uma pick me chata, mas hoje eu entendo tanto ela!! Ela me lembra muito the archer da TS quando ela diz ?quem poderia me deixar querido, mas quem poderia ficar?? Porque quem poderia deixar a lindíssima garota que ela é, legal e animada! Mas quem poderia ficar com a garota confusa que ela é? nós passamos a vida em um labirinto sem saída tentando sair dele.

K1ty.lety17 17/02/2024

Como sair do labirinto?
Sinceramente? uma merda, mais iludido que eu só o bujão, meu deus esse menino é insuportável eu odeio gente iludida, e nem da Alasca eu gostava,mas depois que eu li o livro,fui assistir a série e cheguei a conclusão que gostei mais do livro

itsagoodgemini 17/02/2024

Me surpreendeu
Não gosto muito de romances, mas este me deu um misto de sentimentos. Ele não é um "uau! Que livro bom", mas é um "ok, eu não esperava por isso".

Sunny12 16/02/2024

Demorei um pouco mais do que imaginei pra terminar mas isso se dá ao fato q achei meio enrolada a parte do "depois"

logo q acabei a parte oficial da história, pensei muito sobre a visão um pouco distorcida e até mesmo ""superficial"" q bujão tinha de Alasca, mas agora q li a verdade estendida e vi tudo q John disse, compreendi

um livro q estava na minha lista a muito tempo e que foi uma leitura boa, no geral, um coming of age definitivamente

maria.rachid 16/02/2024

Em busca de um grande talvez
Alasca Young está entre uma das personagens mais inesquecíveis dos livros, e provavelmente foi por ela e pela minha amiga que me indicou o livro que eu terminei ele. Acredito que as pessoas gostem do livro por ele retratar sentimentos humanos.

A história é interessante, mas não me atingiu tanto quanto ?A culpa é das estrelas?, também de John Green. O livro é bem repetitivo várias vezes, os personagens bem ingênuos, porém são todos adolescentes, por mais que sejam bem problemáticos. Acho que alguns pontos deveriam ser menos romantizados na história, justamente por ser uma obra com o foco em adolescentes.

Na segunda parte do livro os personagens se tornam mais profundos, a maneira que ele trata o luto é extremamente humana e real, todos os sentimentos dos personagens conseguem ser muito bem transmitidos. O que é um ponto positivo.

John Green escreveu um livro sobre adolescentes, não de adolescentes. A maneira como nós nos sentimentos foi muito bem expressa na história e a mensagem do livro é muito válida.

Entendo o porque de muitas pessoas gostarem desse livro, mas também é bem compreensível você não gostar também, acredito que eu também tenha criado muitas expectativas que não foram atendidas. Recomendo mais se você gostar desse tipo de história, porém para mim foi um não dessa vez, mas isso não tira os outros méritos do livro.

??????

Luana.Segala 16/02/2024

Quem é você Alasca? Ainda tentando saber quem é!
Não sei se foi o pior mas com certeza está entre os piores livros que eu já li. Que livro mais chato, sério!! O Miles está em busca do seu grande Talvez e eu até me identifico, acho q a maioria se identifica mas essa obsessão pela Alasca é irritante, ele acha que é o centro da vida dela... mas não sei quem o foi o mais chato desse livro se ele ou Alasca, com certeza Alasca, oh garota insuportável!! O livro não teve história alguma, só tinha um monte de bêbado falando bobagem, cenas nojentas e explícitas. Só começou a ter "história" depois do fato, mas foi muito desgastante pois, não teve um final claro e explicado, foi uma grande perda de tempo. Não julgo quem gostou desse livro, a não ser que vc seja meu amigo (a) porque diz muito sobre o tipo de pessoa que você é, por isso não indico esse livro pra ninguém!?
Alice1137 16/02/2024minha estante
Ainda não terminei mas concordo com a parte de que tem o monte de bêbado falando e fazendo bobagem e coisas explicitas horríveis (eu pulei essas partes) se soubesse que era assim não tinha nem começado a ler

legolas_ 15/02/2024

Livro ok, pra época que foi lançado devia ser uma maravilha, mas agora ta bem batido.

o john green tem um problema sério em escrever personagem feminina (todas elas sao iguais), e sinceramente eu nao curto muito essa imagem de adolescente precoce que fuma e bebe muito. Nao tem nada que torne ele um livro realmente ruim, só nao é do meu gosto mesmo.

Joyce409 15/02/2024

Como sair desse labirinto de sofrimento?
No geral a história é boa, bem fluida e desenvolvida, porém retrata alguns assuntos e reflexões que podem ser pesadas ou gatilhos para algumas pessoas, como a depressão, culpa e suicídio. Essa leitura me pegou em um momento sensível e talvez por isso tenha tido mais significado para mim... também me fez refletir bastante sobre o Labirinto, que nesse caso vejo como uma representação da vida, e o Grande Talvez, que entendo como a busca por propósito e novas experiências.

wes.0 15/02/2024

Um beijo pra diva
Alasca young é uma das personagens mais humanas q eu ja conheci, n sei se vai existir um dia em q eu esteja disposto a dissecar tudo oq é notável nela e n desabar de tanto chorar no processo

misssugar 15/02/2024

Emocionante e divertido
No final existe muita filosofia sobre como lidar com uma pessoa que foi tão importante e como não se culpar por às vezes esquecê-la. Achei lindo e pessoalmente me ajudou muito.
O livro em si é divertido na medida certa e emocionante e filosófico também.