Um Dia

Um Dia David Nicholls

Resenhas - Um Dia

Karencrazy2 29/10/2021

Nunca comece um livro com altas expectativas
Iniciei esse livro achando que seria maravilhoso, nunca levei um tombo tão grande na vida (ficando abaixo só de "Corte de Espinhos e Rosas"). Acho que deve ser um bom livro, mas eu ainda estava iniciando nesse mundo literário então não foi pra mim. Pretendo reler algum dia 🤭
Carolina 29/10/2021minha estante
Aí que triste que você não gostou de espinhos e rosas, um dia eu nunca gostei ?? acontece minha maior decepção foi a lista negra

Brí 29/10/2021minha estante
Comigo eu tentei ler também mas acredito que não era meu momento de ler esse livro. Uns anos depois li, inclusive esse esse. O livro tem uma história muito intensa, e personagens complicados de entender. O rumo da história fica secreto até a última página, quando você enfim passa a entender a intenção desse livro. Eu jamais pensei que fosse gostar desse livro mas amei.

Karencrazy2 29/10/2021minha estante
Ahh, me expressei mal Carol
Amo "Corte de Espinhos e Rosas", o tombo que eu disse é no bom sentido. Não vou prolongar pra não dar spoiler, mas se você já leu deve ter se decepcionado com um personagem em específico assim como eu (e 90% do fandom) KJKJK

Karencrazy2 29/10/2021minha estante
Que bom que você releu e gostou Brí, com certeza vou dar uma nova chance pra esse livro. Também achei muito intenso e é um amor "realista" demais pra mim KJKJKJ

sarah 16/08/2020

One Day
?Um dia? me impressionou pelo filme, acho que na maioria dos casos. Mas o livro é incrível, mas a carga de imaginarmos Anna Harthaway como Emma Morley sempre vai existir, parece que as duas foram feitas em uma só!
?Dex, você é um dos caras mais babacas que eu pude ver, mas sua evolução é notória... Mas você não merece e nunca mereceu Emma Morley.?
Emma é uma mulher incrível, inteligente, bonita, gentil... Merecia tudo de bom na vida e teve isso interrompido muito cedo...
Enfim, David Nicholls acertou muito nesse romance e ele merece todo o prestígio que tem!

Vic 18/02/2022

Em e Dex, Dex e Em
Nem acredito que acabei esse livro, a história é boa e muito realista, mas foi bem difícil terminar arrastei bastante a leitura. E sinceramente haviam me avisado que o final não era muito feliz mas eu não fazia ideia de que o final seria esse, fiquei meio perdida, tipo: ?como assim? Do nada?.

Mas, tudo bem!! Foi mais um romance para a lista.
Mali | @maalidaily 18/02/2022minha estante
Entendo perfeitamente seu sentimento! Fiquei assim também quando terminei ?

Lau 06/01/2021

Amo muito a história! Já chorei muito lendo ele rs.. é bem emocionante.

Fulana Leitora 23/04/2013

O que dizer desse livro: Apaixonante.

Um dia conta a história de Emma e Dexter. Eles se conhecem em 15 de julho de 1988 na festa de formatura da faculdade. Na manhã seguinte, cada um seguirá com sua vida. Mas, esse dia os ligará para sempre.
Entre idas e vindas, altos e baixos. Nesse livro você irá acompanhar os próximos 20 anos da vida de Emma e Dexter, sempre em 15 de julho.
Emma é a típica ‘boa garota’. Estudiosa, esforçada, um pouco tímida, amorosa e idealista. Dexter é o seu total oposto. Indisciplinado, mulherengo, egoísta e mimado. O típico cafajeste. Apesar de terem personalidades completamente diferentes eles se tornam grandes amigos. No começo, eu confesso, tive certa dificuldade de entender o que a Emma via no Dexter, o que a cativava tanto, o que fazia com que ela gostasse dele. Porque fica bem claro que a relação deles não era reciproca. Ela se doava tanto a ele, e ele só lhe dava migalhas. Mas conforme fui avançando na história comecei a gostar dele, a sentir essa afeição tão grande que a Emma sentia por ele. No final eu já estava completamente apaixonada. Em cada despedida eu chorava, e em cada reencontro a alegria me invadia. Um romance complicado, mesclado de lágrimas e sorrisos, altos e baixos, idas e vindas, encontros e desencontros. Um romance simples, onde se encontra a essência da paixão e a simplicidade do amor. Seja no alto da montanha ou em uma xícara de café.

Em e Dex. Dex e Em.

Com um final surpreendente, que eu sei que muitas pessoas não gostaram, mas eu amei. Porque a vida é assim, nada é perfeito ou eterno. A vida é frágil, muito frágil... Esse final, mesclado de passado e presente, foi a cereja do bolo. Nicholls habilmente misturou o primeiro 15 de julho com o último. Foi o perfeito final desses 20 anos. É um livro tocante. Não tem como lê-lo e não sentir uma mudança, mesmo que pequena, na sua vida. Nicholls fez uma citação que, em poucas linhas, consegue descrever todo o livro.

“Foi um dia memorável, pois operou grandes mudanças em mim. Mas isso se dá com qualquer vida. Imagine um dia especial na sua vida e pense como teria sido seu percurso sem ele. Faça uma pausa, você que está lendo, e pense na grande corrente de ferro, de ouro, de espinhos ou flores que jamais o teria prendido não fosse o encadeamento do primeiro elo em um dia memorável.” Charles Dickens, Grandes esperanças.

Acho que lendo essa citação, não é preciso dizer mais nada. O que seria da vida de Emma e Dexter sem o 15 de julho? E há quem diga "foi só mais um dia". Eu discordo plenamente. Cada dia é único, cada dia é O DIA da sua vida. Acho que no final foi isso que aprendi com esse livro. Que cada dia, cada escolha, cada pessoa, cada momento, cada sorriso; na nossa vida são importantes, únicos. Afinal, todos nós temos o nosso 15 de julho.

"Você é linda, sua velha rabugenta, e se eu pudesse te dar um só presente para o resto da sua vida seria este. Confiança. Seria o presente da confiança. Ou isso ou uma vela perfumada."

Mila F. @delivroemlivro_ 05/04/2024

Um Dia foi uma leitura que ao passo que me envolveu, também me deixou frustrada porque esperei algo a mais...
A história de Um Dia até que é bem simples, mas interessante e, para a época de sua publicação acredito que o enredo era mais surpreendente, vamos lá: iremos acompanhar de perto Dexter Mayhew e Emma Morley que se conhecem em 1988. Ambos sabem que após a formatura da universidade seguirão com caminhos distintos, porém depois de um dia que passaram juntos, não conseguiram mais parar de pensar um no outro e assim vão passando vários anos na vida de Dex e Em em que mesmo seguindo caminhos diferentes sempre mantiveram contato e amizade, ambos mantendo interesse amoroso um pelo outro de modo secreto.

Como já mencionei iremos seguir a jornada de Dex e Em de maneira isolada e junta, já que ao longo dos anos eles não perderam o contato, sem contar que ficaremos a par tanto das conquistas quanto das frustrações que vão passar ao longo desses anos. Saberemos também de seus casos amorosos e de como a vida tem maneiras engraçadas de juntar e separar pessoas.

Ao longo de vinte anos, fhashes do relacionamento deles são narrados, um por ano, todos no mesmo dia 15 de julho, conforme o verdadeiro significado desse dia vai sendo desvendado. A história é, de fato, envolvente, carismática, curiosa e devastadora também.

Não foram raras as vezes que no decorrer da leitura de Um Dia fiquei absurdamente irritada com Dexter por ele ser egoísta demais, ser cheio de querer e achar que o mundo girava ao redor de seu umbigo. Emma também não fica muito para traz, fiquei chateada devido a insegurança dessa mulher (uma atitude muito mais juvenil e não condizente com a idade) e um medo de viver ou demonstrar seus sentimentos que me incomodou bastante.

Por um lado gostei bastante do livro, por outro achei que não precisava ser tão volumoso, mas o ponto alto do volume foi acompanhar as reviravoltas boas e ruins da vida de Dex e Em, porque mostra uma vida que é bem similar a realidade e os protagonistas não são perfeitinhos, pelo contrário estão mais pra anti-heróis, com vidas cheias de problemas, frustrações, dificuldades, tristezas e fofocas. Outro ponto que é digno de nota é que o autor conseguiu mostrar o processo de evolução dos personagens durante a narrativa e esse ponto é muito forte e gostei muito de ver esse processo evolutivo de ambos se tornando pessoas melhores.

No entanto, confesso que não entendi o motivo de Um Dia ter causado tanto alvoroço na época do lançamento, pelo contrário, achei tão OK, que fiquei me perguntando se li o mesmo livro que todo mundo leu. Tudo bem que a história é empolgante e o final é verdadeiramente arrebatador, mas no geral mesmo achei o livro volumoso demais e alguns pontos cansativo.

Enfim, agora que finalmente li Um Dia quero voltar a assistir ao filme e conferir a série para fazer comparações com as adaptações.

site: www.delivroemlivro.com.br

Pereira da Silva 29/05/2020

Esse livro tem os ingredientes que me fazem interessar-se pelo gênero de Drama/Romance, mas infelizmente o abandonei por duas vezes por achar cansativo e confuso (confuso por misturar linguagens e acontecimentos de períodos diferentes da História.) Por fim, terminei mas não é um livro que indico.
Jac 29/05/2020minha estante
Achei alguém com a mesma opinião que eu kkk tantas opiniões boas sobre esse livro que jurei que tivesse começado ler errado, me confundi toda na história ?

Pereira da Silva 29/05/2020minha estante
Jacque sempre que lia procurava ler em total silêncio, sem nada que me atrapalhasse ou me tirasse a atenção pois o livro é bem confuso, tentei isso por 3 vezes, apenas na 3° consegui.
Acho que a forma que o autor Construiu a história foi bem cansativa (Passado, presente e futuro unidos sem nenhuma introdução ou separação de um para o outro, sem falar a linguagem kkk )
Tinha visto o filme e falei :
Poxa preciso comprá-lo urgente, deve ser Sensacional hahaha.
Como vc disse, é bom encontrar alguém com a mesma opinião, NÃO ESTAMOS SÓ ???

Van 23/08/2020minha estante
2. Tive a mesma sensação, pior que além de lê-lo, eu ainda fui assistir o filme. A história é bem clichêzinha, bem uma imitação de Nicholas Sparks do tipo, pode copiar, mas só não faz igual hahaha

jaquesant0s 14/08/2021

Dex e Em. Em e Dex.
Apesar de esse livro ser aparentemente sobre um amor através do anos, ele é sobre muito mais. É sobre a vida, desejos, sonhos. Eu me senti muito reflexiva durante vários momentos nessa leitura, ela é um retrato bonito mas muito fiel sobre a vida e o passar dos tempos. Mesmo achando os personagens meio chatos as vezes (principalmente o Dexter) essa é uma história que vou carregar comigo por bastante tempo.
Júlia 14/08/2021minha estante
Esse livro é tudo ? sou apaixonada no capítulo do Dexter com a filha dele ainda bebê

Sadoraventureira 28/09/2023

Nostálgico, bem romance estilo 2000, avassalador, exatamente triste e pode até se dizer realista, real..... alguns detalhes bem de encher linguiça, alguns momentos se passam muito rápidos, mais como eu disse realista... maravilhoso eu com toda certeza lerei ele novamente UM DIA

Antonia Santt 13/08/2023

Emma é uma jovem que acabou de se formar na faculdade que não sabe o que esperar da vida e acaba não conseguindo viver a vida dos sonhos.

Dexter é um jovem recém formado que leva uma vida regada a baladas e mulheres e que sonha em ser um grande empresário.

Duas pessoas com história diferentes e vidas diferente, que depois de uma noite juntos nunca mais conseguem se esquecer.

Esse livro me deixou com o coração partido em pedacinhos.

Entre flashes de datas importantes na vida dos protagonistas, o livro narra a história de Dexter e Emma, dois jovens que se conheceram na formatura da faculdade e acabaram se envolvendo romanticamente.

É um livro com alguns gatilhos aqui e ali, sem ser clichê. Aborda vários temas importantes e não romantiza em nada a vida adulta.

Eu indico muito a vocês.

E você, já leu? Gostaria de ler?

Me conta nos comentários..

Karyn 28/07/2021

Um Dia
O livro que me fez ter medo de ler romance de novo. Conta a história de um casal que sempre em um dia específico, se encontram por acaso. E daí é aquela velha história de romance em que tudo está contra o casal para que eles fiquem juntos. Não gostei pois achei uma história enrolada e quando finalmente as coisas parecem estar bem, bom quem leu sabe. Não sei se terei coragem de ler romances novamente na minha vida.

nanda.limartins 01/11/2023

Sensação que não sei nomear
Já li esse livro duas vezes. Eu gosto muito dele, mas não sei ao certo o porquê. Talvez porque seja uma história crua que não polpa a realidade das decepções, dos desencontros e dos imprevistos da vida. Amo como Dexter e Emma são pessoas que consigo imaginar no mundo real.
Esse livro tem uma das frases que marcaram minha memória: "Dexter, eu te amo muito. Muito, muito, e provavelmente sempre amarei. Só que eu não gosto mais de você.?
Carrego o peso dessa frase até hoje, e ela me faz refletir muito.

Stepolydoro 03/02/2021

Uma história bem fofa e que flui rápido, da para acompanhar o passar dos anos como na vida real, onde vários passam sem se notar quanto tempo já foi embora. Eu sabia do final pelo filme, mas ainda assim ler trás outra experiência, ainda mais imersivo na história. Apesar da falta de Anne Hathaway, o livro se compensa pelas dificuldades cotidianas mostradas e pela inspiração que gera em buscar seu grande amor antes que seja tarde.

jota 28/07/2013

15 de Julho 4ever!
Bem, são mais de quinhentas resenhas, acho que quase todas positivas. Então, tudo o que se diz de bom a respeito deste livro é verdadeiro.

Emma Morley e Dexter Mayhew certamente se tornarão personagens eternos um dia e este livro já passou a ser considerado um clássico moderno desde o lançamento.

Também vou ficar com o comentário certeiro de Nick Hornby, autor de Alta Fidelidade, aquele livro engraçado cheio de listas: "Cativante, inteligente, espirituoso." Em três palavras, tudo o que Um Dia é.

E completo: se em vez de um livro este fosse um refrigerador, certamente seria assim um Brastemp. Daquele modelo duas portas e com dispenser de água e gelo. Sem dúvida!
Daniel 30/07/2013minha estante
Dentro do que o livro se propõe, eu também gostei bastante. Vi algumas resenhas bem negativas, mas sinceramente, o quê estes leitores que não gostaram esperavam?

jota 30/07/2013minha estante
Então, Daniel, acho que esses leitores esperavam de Um Dia algo na linha dos livros do Nicholas Sparks (que nunca li, mas imagino como devem ser seus livros). David Nicholls coloca muito humor, sarcasmo e ironia nos relacionamentos de seus casais; essa história parece muito mais próximo da vida das pessoas do que certas "histórias de amor" de outros autores. Há diálogos muito engraçados e várias frases bem-humoradas em Um Dia, que me cativaram bastante, tanto quanto o curioso romance entre Emma e Dexter. Em suma, Um Dia pode ser leitura digestiva, mas também é inteligente, reflexiva.