Um Dia

Um Dia David Nicholls

Resenhas - Um Dia

Ana Maria 16/08/2020

Comecei a ler esse livro na biblioteca que eu trabalho, sem intenção, só pra passar o tempo até porque já tinha assistido o filme. E foi uma das surpresas mais agradáveis dos últimos meses, a leitura é fluída, real e os personagens são pessoas comuns tentando viver, é fácil se identificar com eles, eu acompanharia a vida do Dexter por mais vinte anos.

Regina.Luiza 07/06/2020

15 de julho de 1988.
Foi a primeira vez que Emma e Dexter se encontraram. A bem da verdade eles já haviam se visto muitas vezes antes, já que estudavam na mesma universidade, más jamais haviam se falado antes.
Emma tinha uma paixão meia platônica por Dex, mesmo antes de conhecê-lo. Só que ele a considerava apenas uma amiga. Não que ele não quisesse dormir com ela; o caso é que ele queria dormir com todas. Assim era ele, um jovem que achava que tinha a vida toda pela frente e era jovem demais para levar a vida à sério, se comprometer, trabalhar e essas coisas. Emma, por sua vez, era sensata, autossuficiente, trabalhadora e inteligente, faltava-lhe apenas um pouco mais de autoconfiança.
Os dois decidiram ser amigos e todos os anos se encontravam no dia 15 de julho. A vida levou-os por vários caminhos diferentes, inclusive a brigas que os afastaram, não permanentemente no entanto. Emma em busca dos seus sonhos, trabalhou duro para ver seus objetivos realizados, principalmente o de tornar-se uma escritora e Dex atrás de, não sei ao certo o que ele perseguia, talvez a juventude eterna.
Eles não podiam ser mais diferentes, amigos improváveis, porém muito necessários um ao outro.
Por todos os anos de amizade, Emma sempre o amou. Levou mais de 10 anos para Dex ver que se sentia da mesma forma e muito embora Emma tenha esperado por ele, a vida não espera por ninguém.
Achei o livro interessante, mas não passou disso. Interessante porque acho que é uma história bem plausível, podia, e tenho certeza que acontece, com qualquer um. Mas não vou dizer que gostei. Acho que minha birra é com o personagem Dexter, um par romântico fraco, como se diz ?Emma era muita areia para o caminhãozinho dele?. Tem um filme do livro, que eu não vi, então acho que é isso.
Obs: o livro tem umas citações boas que eu não conhecia.

Déh Carvalho 05/07/2022

“Tenho pensado em você, Dex e Em, Em e Dex…”
"Tudo começa aqui, hoje. E logo depois termina."

Emma e Dexter formam um casal pouco comum. Em e Dex se conheceram um dia antes da formatura. Em e Dex se beijaram, mas não chegaram a continuar o que queriam. Em e Dex disseram que seriam amigos e desde então não se desgrudaram mais.

Gosto muito de acompanhar personagens no decorrer de anos, embora ache a leitura um pouco maçante em alguns casos. Em "Um dia", acompanhamos a vida dessas duas pessoas durante 20 anos. Acho que nunca um casal me despertou tantas emoções diferentes quanto esses dois.

Emma é uma garota bonita e inteligente, que sempre tem um bom livro para indicar, com potencial para um futuro brilhante - embora ela mesma não enxergue isso na maioria das vezes. Já Dexter, é o típico cara que é o centro das atenções de todas as garotas: mesmo não sendo tão inteligente, é muito bonito e engraçado naturalmente. Pelas palavras do próprio livro, “as pessoas sempre diziam a mesma coisa - que Dexter tinha puxado à mãe. Ninguém especificava ‘o que’ tinha puxado, mas todos pareciam saber: a aparência, é claro, a energia e a boa saúde, mas também uma certa autoconfiança indiferente, o direito de ser o centro das atenções, de estar no time vencedor.”

É interessante ver o quanto eles mudaram no decorrer dos anos. Viram seus sonhos se realizarem e outros se desfazerem, amigos casarem e se divorciarem, crianças nascendo e carreiras sendo bem-sucedidas. Mas Em e Dex só estavam felizes e podiam ser eles mesmos na companhia um do outro, ainda que tenham se dado conta disso um pouco tarde demais.

“‘O que você vai fazer com sua vida?’ De uma forma ou de outra, parecia que as pessoas estavam sempre fazendo aquela pergunta - os professores, os pais, os amigos às três da manhã - , mas a questão nunca tinha parecido tão premente, e ela estava longe de obter uma resposta. O futuro se estendia à sua frente, uma sucessão de dias vazios, cada um mais desanimador e incompreensível que o outro. Como iria preencher todos eles?”

Enquanto lia, peguei-me pensando sobre minha vida e sobre como as escolhas que fiz agora vão impactar meu futuro - quem eu serei daqui a 20 anos. Acho que todos que lerem este livro vão começar a refletir sobre si mesmos: se estamos fazendo realmente o que gostamos, com quem estamos andando e se estamos entregando nossa melhor versão para quem amamos. Às vezes nos esquecemos de ser gratos por aqueles que sempre estiveram ao nosso lado.

Me falaram que essa era uma história emocionante e eu concordo. É perfeita para derramar litros de lágrimas.

"Você é linda, sua velha rabugenta, e se eu pudesse te dar só um presente para o resto da sua vida seria este. Confiança. Seria o presente da Confiança. Ou isso ou uma vela perfumada."

Mary 03/10/2020

Amo
Um livro maravilhoso que jamais lerei de novo, mas um livro lindo, quem lê entenderá pq jamais lerei de novo

Lexylexylexy 01/05/2020

Brutal
Terminei o livro há cinco dias, mas só hoje consegui reunir as palavras necessárias para descrevê-lo: brutal e doloroso.

Me peguei chocada com a incapacidade e medo total de Dexter e Emma expressarem suas reais emoções, os desejos que tinham um pelo outro, pela vida, por tudo o que envolvia suas vidas tão distintas. O ceticismo de Emma e, em um contraste quase palpável, a fantasia com que Dexter levava a vida... anos. Como isso me irritou, me entristeceu. Mas foi imprescindível para entender a forma como cada um pretendia trilhar seu caminho.

Toda a história poderia ter sido drasticamente outra. E para isso, muito pouco. Entrega e coragem.

O que é estupidamente óbvio e cotidiano no livro é o que se evita diariamente. Um Dia pegou meu rosto gentilmente entre as mãos e o feriu com palavras que jamais foram, sequer, ditas. Palavras que pairaram entre os personagens desde o primeiro dia em que se conheceram. Ainda pairam. Mas que coisa...

Pela primeira vez chorei o que não aconteceu... um vácuo gigantesco que não há como ser preenchido.

Vejo, a dor é do que deixamos. O que nem ao menos tentamos. Suprimimos.

Com esse livro, chorei o mesmo dia por vinte anos, anos que já se passaram.

Espero que nunca seja tarde demais para ser corajoso(a), para sentir.

Que nunca seja tarde demais para querer. Porque nunca é tempo nenhum. O que um dia me ensinou é que só existe aquele momento para mudar tudo. Mas só saber disso não é o bastante.
Andressa 15/05/2020minha estante
Que texto lindo! Nunca li o livro, mas já assisti ao filme e uma das músicas instrumentais que toca no filme está na minha playlist. Você tem uma sensibilidade linda com as palavras.

Lexylexylexy 25/08/2020minha estante
Obrigada minha grande amiga! Vale muito a pena se emocionar com esse livro!

Taianny.Dornelas 22/02/2024

Perfeito Em&Dex ??
Já havia assistido ao filme, então conhecia bem a história.
Mas a leitura foi super válida, e mesmo assim conseguir ter outras perspectivas, e me conectar com a história!
Dexter tão sortudo e privilegiado, mas ao mesmo tempo tão imaturo e pobre de espírito. Escolheu os prazeres superficiais que a vida nos oferece, ao invés de priorizar amor, lealdade e família.
Emma tão inteligente e profunda nos seus sentimentos, mas faltou fé em si mesma!
O que sobrava em um falta no outro, e vice versa.
Uma história de um amor genuíno, mas que
perdeu tanto tempo, pq fazemos isso com nossas vidas, adiamos nossa felicidade? Será que ainda teremos tempo ?
dedag 23/02/2024minha estante
que resenha lindaaaa

dedag 23/02/2024minha estante
é bem isso mesmo ???

Jucilene 09/05/2021

Mediano
Estava com expectativa alta para esse livro, a sinopse é boa. Infelizmente, só gostei dos últimos 20% do livro. O começo foi entediante, para mim não fez sentido como ou porquê dos personagens se envolverem, além da parte física, eles não combinavam. Quase desisti da leitura duas ou três vezes.

Camila.Bonifácio 30/07/2023

Lindo, sensível, personagens bem construídos, e? NUNCA VOU SUPERAR ESSE FINAL. Se você busca um livro que te faça chorar muito (e, por dias, ficar com um nó na garganta), leia.

Ester.Campista 30/10/2020

Muito bom, me impressionei com o final, não esperava que fosse assim...

Ricardo 22/10/2022

Essa história toma a gente de um jeito. Comecei não gostando muito da escrita, meio perdido nesse jeito de contar um dia por ano. Com o passar do tempo, fui me apegando muito ao modo como é retratada a Emma, os problemas, as indecisões, os medos. E o Dexter, a dificuldade dele em relação à mãe, à Emma, e depois à filha. Essa história foi construindo uma casa no meu coração, pra depois vir com um vendaval nela. Mas foi uma bela trajetória, foi uma vida inteira.

Mai 20/09/2020

Dex e Em, Em e Dex.
Um dia é um livro que trata da vida de duas pessoas: Emma e Dexter. Eles se conhecem no verão de 1988 (15 de julho) e a partir daí temos uma narrativa que, a cada capítulo, descreve 1 ano da vida da Em e do Dex, sempre no dia 15 de julho.
No começo eu achei que o livro tomaria outro caminho, já que a premissa que envolve o dia 15 de julho na Inglaterra é incrível (um feriado de um santo -que eu esqueci o nome- que de acordo com o que acontecer naquele dia, vai acontecer nos próximos 40), mas ele seguiu para outro, deixando de lado o feriado.
Em muitos momentos achei o livro desinteressante e os capítulos longos só ajudavam essa vontade. Como se trata da vida de pessoas "comuns", muitas coisas incômodas e meio nada a ver tavam no livro.
Entretantooooo, mais do meio pra o final, a história começou a me pegar mais e me apeguei aos personagens. É muito difícil não se conectar quando literalmente você acompanha a vida da pessoa por mais de 20 anos
Antes de ler o livro eu já tinha assistido o filme, então muitas partes não eram nenhum mistério, mas isso não afetou de nenhuma forma a experiência com o livro
Enfim, muito bom!
Milly 20/09/2020minha estante
nossa, eu amo esse livro!!!!!

Kelliany.Gomes 15/01/2021

Engraçadíssimo, e também notável, comovente e, à própria maneira, despretensioso, embora muito profundo.

Karencrazy2 29/10/2021

Nunca comece um livro com altas expectativas
Iniciei esse livro achando que seria maravilhoso, nunca levei um tombo tão grande na vida (ficando abaixo só de "Corte de Espinhos e Rosas"). Acho que deve ser um bom livro, mas eu ainda estava iniciando nesse mundo literário então não foi pra mim. Pretendo reler algum dia 🤭
Carolina 29/10/2021minha estante
Aí que triste que você não gostou de espinhos e rosas, um dia eu nunca gostei ?? acontece minha maior decepção foi a lista negra

Brí 29/10/2021minha estante
Comigo eu tentei ler também mas acredito que não era meu momento de ler esse livro. Uns anos depois li, inclusive esse esse. O livro tem uma história muito intensa, e personagens complicados de entender. O rumo da história fica secreto até a última página, quando você enfim passa a entender a intenção desse livro. Eu jamais pensei que fosse gostar desse livro mas amei.

Karencrazy2 29/10/2021minha estante
Ahh, me expressei mal Carol
Amo "Corte de Espinhos e Rosas", o tombo que eu disse é no bom sentido. Não vou prolongar pra não dar spoiler, mas se você já leu deve ter se decepcionado com um personagem em específico assim como eu (e 90% do fandom) KJKJK

Karencrazy2 29/10/2021minha estante
Que bom que você releu e gostou Brí, com certeza vou dar uma nova chance pra esse livro. Também achei muito intenso e é um amor "realista" demais pra mim KJKJKJ

Ellen 24/01/2013

Cansativo !
A história é muitoooo cansativa, levei três massacrantes meses para termina-lo, seria mais vantajoso ter visto o filme. Dexter é um personagem irritante, egoísta, imaturo, só se preocupa com ele mesmo, fútil toda vida, mimado, nem seu próprio pai quer ele por perto. Emma é indecisa demais, tem chances de crescer na vida mas fica o tempo todo se afundando, ter um caso com o diretor? não entendi o porque daquilo, completamente sem sentido, deixar um cara que faria tudo por ela por outro que a trocava por mulheres mais atraentes, triste demais o modo como Em deixa de fazer o que realmente quer, pra viver em função dos outros. O autor prometeu uma coisa, mas nos trouxe outra completamente diferente. O livro é legalzinho, mas não recomendaria. Depois de uns meses tomei coragem e assisti ao filme que é baseado nesse livro, recomendo muito o filme, ele resumi a história do livro muito bem e ainda deixa tudo mais "bonito" vamos dizer assim.
Natália 31/08/2013minha estante
Cuidado, a sua resenha possui spoilers!
Concordo com o que você disse :)