Um Dia

Um Dia David Nicholls

Resenhas - Um Dia

JAlia.Beatriz 10/01/2023minha estante
Mas teve algo no livro q n valeu 5 estrelas?

dedag 02/02/2024

Lindo & triste
Não sei como eu não me esvaí em lágrimas lendo esse livro, porque ele é triste do início ao fim. mas não é uma tristeza de tragédia, e sim uma tristeza real, da vida real, em que as coisas nem sempre acontecem como a gente quer, em que desencontros e acasos acontecem, coisas demais são ditas ou não são, por medo ou algum outro sentimento. ?tristemente real? é como eu descreveria essa história. sem clichês e sem coisas que a gente lê e pensa ?isso só acontece em livros?, aqui temos personagens realistas, que acertam, erram, sofrem e se divertem, assim como nós. Dexter não é aquele mocinho tradicional sobre os quais lemos suspirando e se iludindo achando que um dia iremos encontrar, muito pelo contrário: ele é detestável em 80% do livro kkkkk mas no fim aprendemos a amá-lo, do jeitinho que ele é, assim como a Emma o ama. falando nela, que personagem incrível! perfeita? não mesmo! mas maravilhosa assim mesmo; mal posso esperar pra ver ela representada nas telinhas! por incrível que pareça, eu consegui não pegar spoilers dessa leitura (e eu nunca assisti ao filme) e talvez por sido tenha uma leitura tão prazerosa! recomendo muitíssimo! só não dei mais estrelas porque o início realmente é um pouco lento, então demora um pouco pra engrenar e porque o Dexter me irritou em
diversos momentos kkkkk e porque alguns capítulos foram longos demais ??

Curtti 22/07/2021

Tentando voltar ao hábito de leitura
Hoje eu li até a página 40 e fiquei exausta (???) O livro tem 410 páginas, meu pai amado, o meu eu de 2015 teria acabado esse livro a muito tempo... vamo q vamo
Andreina8 22/07/2021minha estante
De pouquinho em pouquinho vc chega lá amg ??

Curtti 23/07/2021minha estante
ai amiga, obg ? quero muito voltar ao hábito, sdds demais de ler

Blog MVL - Nina 23/06/2011

Blog: Minha Vida por um Livro | Marina Moura www.minhavidaporumlivro.com.br

Gosto de pensar que alguns livros são como almas gêmeas. Você olha a capa e o título e é isso. A partir daquele momento você sabe, sem maiores explicações, que vai se apaixonar por aquelas história,bem como sofrer e ter seu coração partido. Mas vai ter valido à pena. “Um Dia” foi um desses livros para mim.

“Um Dia” acompanha a história de Emma e Dexter, que foram conhecidos de faculdade por muitos anos, entretanto nunca trocaram uma palavra... Até o dia da formatura. É então que, apesar de personalidades e estilos de vida opostos, ambos criam um laço de afeto que dura pelos próximos vinte anos.

A narrativa de Nicholls é poderosa. Apesar de transitar entre duas perspectivas diferentes, o autor o faz com naturalidade, revelando os dois protagonistas de forma completa, levando o leitor a uma profunda ligação com ambos os personagens. O aspecto fascinante da obra é acompanhar a evolução de Emma e Dexter. Em ritmos e momentos diferentes, cada um amadurece de sua própria forma.

Dexter é um daqueles caras que conhecemos durante a vida. O tipo charmoso e autodestrutivo, com o qual se deve lidar cuidadosamente, para não se apaixonar. Ele vem de uma família de classe média alta, não está familiarizado com restrições e age, na maioria das vezes, de forma irrefletida.

Emma é consciente, esperta, bem humorada e apesar de suas óbvias qualidades, uma pessoa com baixa auto-estima. Ela se conhece pouco no inicio do livro e é interessante acompanhar a metamorfose particular que a personagem sofre.

Ambos Dex e Emma, são lados opostos de uma moeda. O que os fez criar os laços da amizade é um mistério, mas como uma daquelas coisas inexplicáveis da vida, eles se tornam amigos a despeito da tensão sexual latente entre eles.

Ler “Um Dia” foi uma experiência amarga e doce. Tudo entre a satisfação pura e a depressão. Em alguns momentos a pressão emocional foi tão intensa que precisei fazer uma pausa na leitura. Acredito que outros leitores, que absorveram as mesmas linhas e páginas que eu, não tenham tido a mesma impressão. E alguns podem até achar um exagero. Mas acontece que a leitura é sempre uma experiência individual. E eu fui tocada por “’Um Dia” de uma forma rara. Existe algo, em história de possíveis amores que me comovem intimamente.

Os últimos capítulos do livro trouxeram verdadeiras ondas de lágrimas aos meus olhos e por mais clichê que tal afirmação possa parecer, assim aconteceu. O passado e o futuro dos dois protagonistas que aprendemos a amar ao longo da história, as emoções expostas por ambos, tão reais, tão humanas. Não fui capaz de controlar a minha própria humanidade e natural sensibilidade.

“Um Dia” não é apenas uma história de amor e amizade, mas sim a descrição de como a vida pode ser benevolente e cruel, basta saber em que página estamos. Dexter e Emma apesar de se amarem verdadeiramente, passam quase vinte anos em páginas erradas, em momentos desencontrados... Até encontrarem o caminho um para o outro.
Este livro vai manipular suas emoções com tanta facilidade que você se descobrirá sorrindo, gargalhando e chorando... Tudo ao mesmo tempo. De uma sensibilidade e autenticidade inegáveis, “Um Dia” é o tipo de livro que merece um lugar especial na estante e no coração dos leitores. Sem dúvidas o melhor lançamento de 2011 até esse momento.
Camila Planzo 23/12/2011minha estante
Foi a primeira resenha que realmente me fez ficar louca p ler esse livro... adoro essa mistura de sensações numa leitura! Mto boa sua resenha Nina! bjos

karina 06/04/2014minha estante
tudo que eu penso...

Larissa.Candido 20/09/2021

O livro é bom, porém achei a leitura um pouco arrastada. Senti que haviam vários pontos sem necessidade e meio cansativos, não é atoa que demorei mais do que o esperado.
Ademais, a história não é ruim, ela melhora conforme os capítulos vão passando, e você até se empolga pra saber o caminho que ambos levarão em suas vidas. Acredito que o filme deve ser melhor, pois os comentários são positivos!!!
Maria Santana 06/10/2021minha estante
Li esse livro e n gostei,depois vi o filme e amei aí fui tentar ler de novo na esperança de gostar mas abandonei na metade

Larissa.Candido 06/10/2021minha estante
Comigo foi a mesma coisa, não curti muito o livro mas gostei bastante do filme!!! Achei o livro muito cansativo, esperava mais...

kai 19/07/2023

Dex e Em, Em e Dex
Uma das histórias mais avassaladoras e bem escritas que eu já li!!
Gosto muito do filme e agora do livro também, acho que traz uma mensagem tão linda, tão gigante que é impossível ler esse livro e não parar a cada capítulo para refletir toda sua vida.
A parte que mais me toca em toda a leitura é como o autor transmite a realidade desse amor, de uma forma totalmente crua e sincera.

Mariane.Silva 16/03/2024

Dessa vez, fui fortemente influenciada pela série para reler esse livro. Já tinha lido quando lançou o filme, há muitos anos, e se tornou um dos meus favoritos. Depois de ver a série na Netflix, voltei a ler. E percebi que a série é muito mais próxima do texto original, talvez porque tem mais tempo para desenvolver. Enfim, é um enredo que traz quentinho para o coração e vale a pena acompanhar porque os personagens são ótimos (mesmo quando erram).

Thaís Inocêncio | @thais_inocencio 17/09/2020

Li no momento certo!
Existem, sei lá, meio milhão de palavras no dicionário de língua portuguesa, mas poucas conseguem descrever o que eu senti com esse livro. E, junto com aprender, o que eu mais gosto na experiência de leitura é sentir. Eu me senti Emma; eu me senti Dexter; eu me senti eu mesma perdida entre os vinte e os trinta, cheia de sonhos, mas também de crenças limitantes e entendendo que a vida é o que você faz dela, mas também é o que ela faz de você. ⁣

É por isso que eu acredito que essa é uma história de momento. Existe um momento certo pra esse livro entrar na sua vida. A Thaís de dez anos atrás não teria entendido nada (e provavelmente não teria gostado), porque ainda não teria visto ou vivenciado nenhum desses conflitos intrínsecos à juventude narrados aqui de modo tão cru. Mas Um dia entrou na lista de livros para ler antes dos 30, e esse foi meu momento certo.

Emma e Dexter se encontram logo após a formatura da faculdade, em 15 de julho de 1988, e, desde então, acompanhamos os subsequentes dias 15 de julho da vida deles, que revelam um relacionamento marcado por idas, vindas, egocentrismo, insegurança, decadência e superação. Tirei o livro da estante pensando que leria uma história de amor. Durante a leitura, percebi que, mais do que romance, a obra traz uma história de amizade. Terminei classificando o livro como uma história de crescimento, amadurecimento e (por que não) envelhecimento.⁣

A leitura é uma completa imersão no coração desses personagens ao longo de quase duas décadas, e eu mergulhei de cabeça lá no fundo. Recomendo a leitura (se ela se encaixar no seu momento certo) e o filme, que é uma adaptação bastante fiel ao livro, ainda que menos intensa do que ele.

site: https://www.instagram.com/thais_inocencio/
Larinha ð 17/09/2020minha estante
Pretendo ler...
Sua resenha ficou ótima ?????

Thaís Inocêncio | @thais_inocencio 17/09/2020minha estante
Obrigadaaa! Espero que goste tanto quanto eu!

Elizabeth 16/05/2022

Por que esperar?
Por medo da sociedade e por ser homem ele acha que vai ser feliz de outra forma mas o tempo passa e ...

Ester.Campista 30/10/2020

Muito bom, me impressionei com o final, não esperava que fosse assim...

Livro açucarado 15/05/2021

Leitura concluída ??
Um Dia - David Nicholls 4/5?

"Você é linda, sua velha rabugenta, e se eu pudesse te daria só um presente para o resto da sua vida seria este. Confiança. Seria o presenta da confiança."

???? Emma e Dexter se conhecem no último dia da faculdade quando estão se formando, eles passam uma noite juntos e no dia seguinte resolvem passar mais um tempo juntos para ver aonde vai dar,

? O livro se passa de ano em ano, na data em que eles se conhecerem no dia 15 de julho, cada capítulo é um ano diferente com cada um contando um pouco de sua experiência pós faculdade e como vai a vida de adultos,

???? Eu achei um livro muito gostoso de ler, mas que no final ficou bem chato,

? Já leram esse livro? Me contem aqui oq achou
Natasha.Martins 22/05/2021minha estante
também achei que no final faltou. Durante todo o enredo é criado uma expectativa para eles ficarem juntos e então quando eles finalmente ficam, passa muito rápido e sem a conexão romântica que eu ,como leitora, esperei

Regina.Luiza 07/06/2020

15 de julho de 1988.
Foi a primeira vez que Emma e Dexter se encontraram. A bem da verdade eles já haviam se visto muitas vezes antes, já que estudavam na mesma universidade, más jamais haviam se falado antes.
Emma tinha uma paixão meia platônica por Dex, mesmo antes de conhecê-lo. Só que ele a considerava apenas uma amiga. Não que ele não quisesse dormir com ela; o caso é que ele queria dormir com todas. Assim era ele, um jovem que achava que tinha a vida toda pela frente e era jovem demais para levar a vida à sério, se comprometer, trabalhar e essas coisas. Emma, por sua vez, era sensata, autossuficiente, trabalhadora e inteligente, faltava-lhe apenas um pouco mais de autoconfiança.
Os dois decidiram ser amigos e todos os anos se encontravam no dia 15 de julho. A vida levou-os por vários caminhos diferentes, inclusive a brigas que os afastaram, não permanentemente no entanto. Emma em busca dos seus sonhos, trabalhou duro para ver seus objetivos realizados, principalmente o de tornar-se uma escritora e Dex atrás de, não sei ao certo o que ele perseguia, talvez a juventude eterna.
Eles não podiam ser mais diferentes, amigos improváveis, porém muito necessários um ao outro.
Por todos os anos de amizade, Emma sempre o amou. Levou mais de 10 anos para Dex ver que se sentia da mesma forma e muito embora Emma tenha esperado por ele, a vida não espera por ninguém.
Achei o livro interessante, mas não passou disso. Interessante porque acho que é uma história bem plausível, podia, e tenho certeza que acontece, com qualquer um. Mas não vou dizer que gostei. Acho que minha birra é com o personagem Dexter, um par romântico fraco, como se diz ?Emma era muita areia para o caminhãozinho dele?. Tem um filme do livro, que eu não vi, então acho que é isso.
Obs: o livro tem umas citações boas que eu não conhecia.