A Casa dos Muitos Caminhos

A Casa dos Muitos Caminhos Diana Wynne Jones

Resenhas - A Casa dos Muitos Caminhos

kirazinha 10/01/2024

Eu adoro o howl, a personalidade dele, sou literalmente ele. Amei esse livro, o plot é legalzinho também

Luccubus 10/01/2024

Talvez pelo gosto amargo que a misoginia disfarçada de admiração pela beleza de mulheres específicas me deixou no último livro da saga, esse tenha me apetecido muito mais. Charmain não é uma protagonista que inspira tanto quanto Sophie, ela não é resignada a seu destino e muito mimada. Mesmo que tenham em comum um talento mágico escondido e uma disposição e coragem sem precedentes, ainda Charmain tem uma rota um tanto mais chata.
Todos os livros da saga acabam em um Deus ex machina de qualquer forma, mas esse as complicações foram muito fáceis de ser resolvidas. Talvez eu esteja mal acostumada a outras leituras, mas o mistério contido no livro eu já havia decifrado no começo e não foi tão excitante perseguir as pistas. Tudo se encaixou muito perfeitamente e o vilão no final se revelou de uma forma muito banal e pouco condizente com a sua postura até então... O que faz o leitor ficar um tanto entediado. Ainda mais que além de tudo o interesse romântico de Charmain, do nada é revelado como herdeiro do trono de uma família real sem descendentes mas com muita bondade no coração.
O que eu gosto daqui é a ambientação. A casa dos muitos caminhos é uma delícia de imaginar e eu gosto como a autora não se poupa em detalhar melhor as formas de magia desse mundo fantástico do castelo animado. A campina, o casebre, as colinas e montanhas próximas, os elfos carregando o mago, tudo me lembra um quadro não específico de Leonora Carrington cheio de seres preternaturais que nos olham como se nós fossemos estranhos e não eles.
Me incomoda, de fato, a parte dos kobolts. Por que são escravos para os humanos? Por que dependem deles na troca de mercadorias de subsistência enquanto se matam pra produzir mercadorias de luxo?
Também me irrita o olhar benevolente para com as monarquias, como se não fosse preciso um tanto de força bruta para prevalecer uma família real. Não há cobrança de impostos e mal parece existir exército. Parece que a autora não sabe que a monarquia é diretamente ligada ao poder militar e que o chefe de estado feudal sempre foi chefe da força bruta e violência para assegurar seus privilégios.
Sim, é um livro de criança... Mas avatar a lenda de Aang é um desenho pra criança e eu acho que eles falam com uma sensibilidade incrível sobre os horrores do fascismo.
De alguma forma, A casa dos muitos caminhos é o livro que encerra a saga do castelo animado e é um livro divertido e aproveitável, embora um tanto previsível e fácil de ler até demais. Ele, como seu predecessor "O castelo no ar" parece um tanto uma desculpa para falar mais de Sophie e enaltecer sua beleza, mas sem a autora se comprometer a mostrar o quanto a vida de casada e dona de casa é maçante, opressiva e chata.

Ana Bia 09/01/2024

Adorei
Aaa eu gostei muito desse livro, com certeza ta no meu top 2 do box.
Agora que eu terminei (o box) a ordem esta assim: O Castelo Animado; A Casa dos Muitos Caminhos; O Castelo no Ar.
Amo muito a Charme e o Peter eles tem a mesma vibe que a Sophie e o Howl ( nos livros) e eu amo DEMAIS a relação deles.
Desemparada melhor personagem!!!!!!

Erikacristn 08/01/2024

Despedida
Ahhhhh! Não imaginei que me apagaria tanto à esses personagens. Eu leria mais uma infinidade de suas histórias. O aconchego da sua leitura é tão bom. Diana sempre me surpreende com as coisas escondidas na história! Não tem jeito. A saudade que vai deixar vai ser imensa. ???????

lau 08/01/2024

Eu gostei muito do livro, dei 3,5 ?? pq apesar de ser um livro muito bom ele não me surpreendeu muito, sabe? foi uma leitura leve e divertida mas nada muito uau, eu recomendo principalmente pra quem quer sair da ressaca literária e gosta de fantasia, magia e etc. O melhor personagem desse livro de longe é a Desamparada, uma cachorrinha mágica que me cativou sem falar uma palavra (obviamente kkk)

Grazi :) 05/01/2024

Completamente respeitável!
O fim perfeito para a aventura perfeita que tive por Ingary, Alta Norlanda, com tantos Magos, Bruxas, chá jorros mágicos, cabeças de nabo, tapetes voadores?.

A imaginação de Diana é incrível, e o universo que ela construiu é rico e imprevisível! Impossível sentir tédio suas histórias!

Charmain é uma menina mimada e difícil, mas que nos guia muito bem pelos mistérios da casa do Mago Norland e da Mansão Real.
A casa dos muitos caminhos é intrigante, misteriosa, nos convida a explora-la!

Esse livro foi meu companheiro em vários momentos, me trazendo conforto no caos destes personagens tão queridos. Adoro conhecer novos, e nos encontrar com os encantadores protagonistas Pendragon.

Não me importo com o que a mãe de Charmain pensa, acho a magia algo completamente respeitável!

?Os cidadãos da Alta Norlanda davam-lhe vivas à medida que o castelo se afastava?

Rosane Gardin @livrosportodososcant 04/01/2024

Último livro da trilogia. Gostei mais do segundo, mas esse também foi bom. Interessante como a autora interliga as histórias, diferentes entre si e em relação aos protagonistas. Os personagens principais do primeiro livro sempre aparecem em algum momento nos demais.
Leitura rápida, para passar o tempo.

ray 04/01/2024

Com muita magia e sem muitas regras. Tudo é possível!
"A Casa dos Muitos Caminhos" é uma encantadora obra de Diana Wynne Jones que mescla elementos de fantasia e aventura em uma narrativa cativante. A trama gira em torno de Charmain, uma garota acostumada ao conforto e com pouco interesse por assuntos mágicos, que se vê envolvida em uma série de eventos extraordinários ao visitar a casa de seu tio-avô. A casa, repleta de portas e corredores misteriosos, revela-se um lugar cheio de segredos e magia, levando Charmain a desvendar enigmas e lidar com criaturas fantásticas.

A habilidade de Diana Wynne Jones em criar um universo fantasioso e cheio de detalhes é notável, envolvendo o leitor em uma atmosfera de curiosidade e surpresa. A personagem principal, Charmain, passa por um interessante desenvolvimento ao longo da trama, saindo de sua zona de conforto e descobrindo habilidades e potenciais que desconhecia possuir. Além disso, a autora explora temas como amizade, responsabilidade e autoconhecimento de forma sutil e envolvente.

Com um enredo dinâmico e repleto de reviravoltas, "A Casa dos Muitos Caminhos" é uma leitura cativante tanto para jovens quanto para adultos. A narrativa ágil e os personagens carismáticos contribuem para uma experiência literária envolvente e memorável. Diana Wynne Jones mais uma vez demonstra seu talento em criar mundos fantásticos e personagens cativantes, garantindo uma leitura que prende a atenção do início ao fim.

Luiza 31/12/2023

A última de 2023 (será?)
Foi um livro gostoso de ser lido, Lady Charme é uma personagem envolvente e gosto muito de como a autora sempre trás o Mago Howl e nossa amada Sophie de volta aos seus livros.

yas :) 31/12/2023

Novamente, Diana Wynne Jones faz mágica com sua capacidade de dar vida a um mundo encantado.

Tive a oportunidade de me demorar nos livros dela esse ano, e depois de três experiências incríveis e leves posso afirmar com total certeza que toda a mágica usada nas histórias de fato reflete seu olhar singular do que é a vida.

As histórias contadas por Diana sempre parecem um pouco fora da caixinha, com artifícios surreais e desfechos criativos. Contudo, o que toca e o que contou mais para mim é tudo que há por trás. Acredito demais no potencial transformador que a forma de passar uma narrativa possui, e aqui nós vemos histórias prontas para te fazer degustar situações mundanas de maneira diferente.

A casa dos muitos caminhos especialmente é uma história que te convida a gostar de personagens que admitem estar errados, personagens com atitudes tolas e incrivelmente humanas, personagens que apesar da magia não poderiam ser mais próximos de nós do que isso.

Queria que especialmente os mais jovens tivessem a oportunidade de entrar em contato com essas histórias, acho que o potencial de ensinamento é gigantesco (sem falar na delícia e facilidade de se ver preso na leitura).

Que autora! Que livro!

Cris609 29/12/2023

Amei
No box, esse livro foi o que ficou em segundo lugar. Castelo animado, em primeiro, somente pela adaptação do Studio Ghibli que ajuda o meu favoritismo. Mas a Casa dos muitos caminhos também ganhou lugar especial no meu coração. Admiro a forma de como a autora realmente nos transporta para aquele universo, nos encantando com o ambiente e os personagens. Suuuper recomendo (os três livros).