O Velho e o Mar

O Velho e o Mar Ernest Hemingway

Resenhas - O Velho e o Mar

CibeleJLima 06/04/2024

Coragem e persistência
Muito bom o relato de persistência desse homem em fazer o que acreditava ser o certo!
Lutou com todas as forças pela sua conquista! Se teve sucesso? Basta ver a jornada que percorreu!
Um grande exemplo de que não devemos desistir diante das adversidades da vida. Muitas vezes o caminho vale mais que o resultado final!

Jéssica Kist 06/04/2024

Um livro de humildade comovente.
O velho Santiago lembra em muitos aspectos meu próprio pai. Teimoso, garrudo, humano.

Recomendo a qualquer um que busque reflexão.

yhanbarros 06/04/2024

O clássico dos clássicos!
Eu comecei lendo o velho e o mar com a expectativa lá em cima, afinal, eu ganhei esse livro de presente do meu amor.

É um livro simples e de história tranquila, mas com tanta intensidade e vontade de viver. A solidão do oceano que Santiago enfrentou e soube conviver com ela nos ensina muito. Assim como a sua luta com o peixe-espada e depois a sua luta para protegê-lo. A história é cativante e te prende tanto. Te faz querer mais e mais. Te deixa ansioso pelo reencontro de Santiago com Manolin. Te deixa aliviado, sabendo que o velho finalmente vai descansar por uns dias...

Eu amei o livro e tenho certeza que lerei outra vez.

Marllon Oliveira 05/04/2024

85 é o número da sorte
Comecei a ler o velho e o mar com uma expectativa muito elevada por conta de várias recomendações e tudo mais, eu gostei muito do livro e recomendo fortemente esta obra. A leitura é muito fluida e fácil.

Em determinado momento da leitura, percebi que não era só sobre pescar um peixe e a luta para manter sua pesca à salva de tubarões. Talvez o velho Santiago viu ele mesmo naquele peixe que ele pescou e, a luta para mantê-lo inteiro perante aos ataques tubarões, é como se o próprio Santiago tivesse lutando para se manter ativo na atividade pesqueira, é como se ele se projetasse no peixe, tipo, quando alguém tem medo de expor, com medo de ser julgado, mas esta mesma pessoa é julgadora a ponto de projetar no outro, essa característica judiciosa, tipo isso. Não sei se quem ler isso vai entender meu ponto de vista, mas eu vi isso claramente durante a leitura e cada um tem sua interpretação e tudo bem com isso.
Um ponto bem importante também é a amizade de um menino, o Manolin com o velho Santiago, é de uma tremenda lealdade, muito tocante.

Malu Flório 02/04/2024

?Velho. É o que sou. Quero tudo e nada quero. Posso? Permites-me tal ousadia? Subir a mais alta montanha, conhecer o algures e o nenhures; tocar o fundo de todos os mares e deitar-me com as estrelas e correr como o vento.?

Esdras 01/04/2024

O velho e o mar é um daqueles livros que não promete nada, mas ao terminá-lo nos surpreendemos com as lições de amizade, companheirismo e determinação. A jornada do velho em busca de mudar sua sorte, acaba por nos levar mar adentro, que as vezes torna se cansativo, e nos mostra que nem sempre conseguir o que você quer será garantia de felicidade.

Fanny.Nascimento 31/03/2024

O velho e o mar
O velho e o mar é um livro curto e bem escrito, empolgante e angustiante ao mesmo tempo.
Santiago é um pescador de idade avançada, viúvo, sem filhos, que mora sozinho e que há 84 dias não pesca nada significante, por esse motivo resolve arriscar-se indo mais longe que o de costume, até que, finalmente consegue fisgar um peixe enorme e majestoso, e assim começa uma batalha entre homem e natureza.
Esse livro é daqueles que nos faz refletir sobre o tamanho da nossa insignificância, é envolvente, angustiante e conflitante.
Me apeguei a Santiago e torci por ele na mesma medida que me senti apegada e triste pelo peixe.
O final é realista e emocionante, me fez sentir frustração e alívio ao mesmo tempo, sem dúvidas, o livro é merecedor de todos os elogios que recebe.

Rafael.Nagao 31/03/2024

Curto e interessante
Livro muito bem escrito.
A história aborda o tema das adversidades da vida relacionadas com a situação da vida do pescador, o qual já está velho, cansado e faminto, mas mesmo assim se encontra com um dos seus maiores desafios.
Pode-se dizer que é uma boa história de pescador!

Kelly Moura 30/03/2024

Clássico
Mensagem de fé no homem e em sua capacidade de superar suas limitações frente à vida. É um clássico, não tem como errar!

Marques 30/03/2024

Quanto aprendizado
Um livro com uma história singela e que trouxe tantas reflexões sobre a natureza humana e suas fragilidades. O velho e o mar nos ensina sobre perseverança, teimosia, lealdade, orgulho? vale a pena mergulhar nessas 100 páginas de leitura tão fluida. Não é à toa que ganhou o Nobel de literatura em 1954!

Camila Polonio 30/03/2024

Assim fala a alma
Se existe uma forma da alma se expressar, é nesse livro que se apresenta. Profundo, tocante e uma lição de vida. O quanto nos distraímos em busca de grandes conquistas quando os ossos se tornam o essencial? A única coisa que se mantém eterna são os ossos da alma:

Janete75 30/03/2024

Perseverança
A vida é incompreensível para nós, mas mesmo sem saber por que, nos segurarmos a ela. A luta do homem contra a própria natureza, contra sua própria natureza. A perseverança, a fé, a experiência, as vicissitudes da vida e a lealdade.