As Cinco Pessoas Que Você Encontra no Céu

As Cinco Pessoas Que Você Encontra no Céu Mitch Albom

Resenhas - As Cinco Pessoas Que Você Encontra no Céu

Paula.Machado 29/05/2022

O livro aborda como todos nós estamos interligado um ao outro com uma ótica diferente da que eu conheço qd se trata do tema. Passa lindas mensagens e que nada , absolutamente nada acontece acaso.

Alatika 01/03/2024

A obra pra minha vida. Livro espetacular, com traços na história simplesmente maravilhosos ! Meu livro favorito, sem dúvidas. Foi nele que minha paixão de livros reacendeu.

Juliana 15/08/2022

Adorei!
Li o livro todo em poucas horas. A história é muito bonita, e parece que nos "abraça". Fiquei com o coração quentinho. Valeu muito a pena!

Tainá.J 19/07/2023

Favorito de junho e da vida?? 5???
? Já perdi as contas de quantas vezes reli esse livro. Mas lembro perfeitamente bem, como foi a primeira vez que o li.

? Ainda era adolescente, e comecei a ler antes de dormir; ainda um dos meus horários preferidos de leitura.
Comecei a chorar, assim que o protagonista encontra a primeira pessoa. E não parei mais, nem de chorar, nem de ler, até terminar o livro na madrugada.
Lembro de soluçar, e, volta e meia, precisar fechar o livro, em posição fetal.

? De lá pra cá, releio, de tempos em tempos. E sempre me convenço de que, dessa vez!, não vou chorar.
Já conheço a história, não pode me emocionar tanto assim agora... ?

? Nesse livro, acompanhamos a vida e a morte do Eddie, da manutenção.
Começando pela morte.
E depois, revistando seus aniversários ao longo do tempo, enquanto o próprio Eddie, encontra no céu, pessoas que marcaram sua vida... Mesmo que ele não saiba disso.

? Sempre acho que vou ler e ficar imune, mas a cada nova releitura, outras partes da história de vida do Eddie me agarram pelo colarinho, conforme minha própria vida avança.

? Meu aviso pra quem for ler, é que quando já se esgotaram as lágrimas, e lenços de papel, você descobre que absolutamente nada te preparou para o final, quando o Eddie, da manutenção, encontra a quinta pessoa... ?

? Já li vários livros desse autor e são todos bons. Porém, nenhum se compara a essa obra prima.
Como ele mesmo diz, essa é uma história para as pessoas simples, que acham que não fazem nenhuma diferença na vida.

???? Me sinto assim, mais vezes do que gostaria de admitir, e acho que não sou a única.
Nessa leitura, redescobrimos que cada vida importa e afeta todas as outras, em escalas incomensuráveis.

? Apenas leia.
E me conte depois como essa minúscula participação da minha vida, pode ter afetado a sua.

?? Gostou da resenha? Me siga tb no Instagram: @autorando.se

letresenhas 16/10/2023

State Lines - Novo Amor
Obrigada, Rory Gilmore! Esse livro foi uma indicação da série ?Gilmore Girls? e eu não dava nada por ele. Entretanto, se tornou um dos melhores livros que eu já li na vida, ele é inusitado, emocionante, bonito e ate mesmo ironico.
O personagem principal é alguém cheio de traumas, alguém inseguro que tem constantemente a sensação de não ter realizado nada relevante na vida, em uma mistura de fantasmas de natal e joyland de stephen king, esse livro conseguiu me prender ao ponto de eu esquecer de comer só porque estava lendo.
Enfim, eu chorei horrores, amo livros que trazem perspectivas diferentes sobre o luto e amor, sempre penso como as pequenas ações de desconhecidos que nunca mais vamos ver afetam nossa trajetória, esse livro que me leu.

?Aqui, agora vou perdoar meus pensamentos
Conduza, porque agora eu esqueço os pontos
Estava tudo mais desbotado depois de tudo?
Eu não sei
Tem certeza, você ligou?
Nós realmente conversamos?
Eu não sei
Eu estive acordado em cada fronteira estadual
Morrendo para fazer isso durar uma vida inteira
Tentando mexer em tudo que está inclinado
Encontre-me um caminho
Eu serei seu em um deslizamento de terra!?

Juliana @4livreira 05/07/2022

Todas as histórias são uma só.
Apesar de ter apenas 189 páginas, o livro consegue ser tão profundo em temas tão pesados que é como se fosse bem mais páginas que contam a história de Eddie, o chefe de manutenção do parque Ruby Píer à beira-mar. Não é nem auto ajuda e nem religioso, como Mitch define, é uma ideia do que é o céu e uma lição de vida, digamos assim, sobre pessoas que passam despercebidas na sociedade mas que são fundamentais e de como todas nossas vidas são entrelaçadas de certo modo pelo destino.

Como o título já anuncia, vemos o fim logo de início e o narrador traz todo o cenário do Ruby Píer na Califórnia (é inspirado no famoso Santa Monica Pier) dos anos 50, e acompanhamos desde a infância de Eddie, em meados de 1920, que é o responsável pela manutenção do parque, até sua morte, seguindo todos os seus aniversários, que intercalam com o presente pós-morte até o momento final de sua vida.

Eddie é um senhor de 83 anos e que possui uma perna defeituosa devido às sequelas da guerra em que lutou ainda jovem nas Filipinas. Relembrando todo o passado, ele se sente fracassado e triste por se sentir inútil e nunca ter realizado seus sonhos, perdido sua esposa Marguerite ainda jovem e ter ficado "preso" no emprego do pai. ?

??Aqui deixo alerta pra gatilhos de diversos assuntos que são abordados, como abandono e abuso parental, violência doméstica, depressão e etc. Acredito que é uma das leituras essenciais da vida, e está em muitas listas inclusive, por ser atemporal e dialogar com o leitor muito sensivelmente. Reflexivo, que fica muito tempo na nossa mente, intenso, poético e triste, foi uma das melhores leituras que já fiz!

As cinco pessoas são personagens que permeiam a vida de Eddie e o cenário do parque, de pessoas antepassadas aos poucos afetos da juventude e trazem consigo explicações que ele busca e o ajudam a curar traumas sofridos em muitas descobertas que vamos acompanhando até o desfecho.
Brilhante, porém que pra mim não fez muito sentido (a ideia de céu por exemplo), tem muitas críticas sociais.

"(...) o mundo está cheio de histórias, mas todas as histórias são uma só." ?

Aninha @tolendomuito 22/03/2021

Gostei, uma leitura despretensiosa com muitas reflexões sobre como vivemos nossas vidas e como estamos ligados a uma mesma história.

Wanessa Lina 24/06/2022

Cinco estrelas
O livro é magnífico. Segunda vez que leio a obra e percebo o quão gloriosa ela é. Eddie, com suas cinco pessoas, mostra como momentos (grandes ou não) transformam sujeitos e definem vidas. As cinco lições aprendidas servem como um tapa, acordando quem lê a obra. Perfeito 5 / 5

Lourena2 21/03/2022

Temos o pode de mudar destinos com pequenos gestos.
"A justiça não governa a vida e a morte. Se governasse, nenhuma pessoa boa morreria jovem."

As cinco pessoas que você encontra no céu, um livro rápido e curto com ensinamentos que te fazem refletir sobre nossa passagem aqui na terra e nos relacionamentos que deixamos quando partimos, todos nos temos uma lição nessa passagem, e essas cinco pessoas que Eddie encontra o mostra isso. Emocionante, reflexivo e cativante.

"Todos os fins são também começos, apenas não sabemos disso na hora."

Karla Kristhyna 08/07/2023

Nunhuma vida é um desperdício
Esse é um dos livros MAIS LINDOS QUE JÁ LI NA VIDA. Lembro-me que despertei o interresse pelo mesmo, por causa de uma frase que vi no Pintest, falava sobre "os danos que os pais causam nos filhos". Porém, sinto que é necessário pontuar que não é um livro apenas sobre traumas, mas tem maior ênfase no fato de que nenhuma vida é um desperdício, que guardar reiva é envenenar-se, mas principalmente que cada vida afeta a outra. Então as cinco pessoas que o personagem principal encontra no céu, fizeram parte da vida dele de forma direta ou indireta, para analisar algumas situações e mostrar que as coisas aconteceram da forma que deveriam ter acontecido pra ele se tornar quem é hoje.

Evelin 17/04/2020

"Mas todos os fins são também começos. Embora, quando acontecem, não saibamos disso."

Thaí 04/08/2023

Esta é a história de um homem chamado Eddie. Ela começa pelo fim, com Eddie morrendo sob o sol. Pode parecer estra­nho uma história começar pelo fim. Mas todos os fins são também começos. Embora, quando acontecem, não saibamos disso.

Depois que Eddie morre tentando salvar a vida de uma menina, ele vai pro céu e lá encontra pessoas que de alguma forma marcaram sua vida.

Gostei do livro, recomendo a leitura.

Cris 24/01/2010

Por ser classificado como "Auto - Ajuda e Desenvolvimento Humano", esse livro nunca me interessou muito... Mais uma prova que eu realmente preciso deixar de fazer pré-conceitos...

O pano de fundo das mensagens que o livro contém é a história de Eddie, um veterano de guerra que hoje é chefe da manutenção de um parque de diversões que fica em um píer. A história começa no dia de sua morte, em seu 83º aniversário, tentando salvar uma garotinha de um carrinho de montanha russa desgovernado.

Sem saber onde, como, quando ou por que, Eddie chega ao outro lado e se depara com um homem que lhe diz se o primeiro de 5 pessoas que fizeram parte da sua vida de alguma maneira que ele encontrará, sendo que cada uma está lá para ensinar uma lição ou dar uma explicação sobre a sua vida, de fatos que fizeram parte dela aos motivos de certas coisas terem acontecido...

Senti-me realmente feliz com a leitura desse livro. Até o momento em que eu acabei de lê-lo foi providencial. Eu queria falar muito mais dele, comentar o que cada pessoa passou a Eddie, mas eu me conheço e acabaria contando o livro inteiro sem perceber...

Enfim, o livro é pequeno, de leitura fácil (tb conhecido como poderia ser muito maior) e até o meu irmão, que não gosta de ler, tb se sentiu preso pela história. Li de cabo a rabo em menos de uma semana no trem (cerca de 40 minutos por dia)... A-D-O-R-E-I!!! Tanto que sempre que alguém especial faz aniversário, dou de presente.

Punisher 14/09/2021

"O mundo é cheio de histórias, mas todas as histórias são uma só"
Impossível não derramar algumas lágrimas lendo.

Graças ao título do livro, o que direi a seguir não é spoiler para ninguém. Eddie, após morrer encontra cinco pessoas que tem algo muito importante para compartilhar, para ensinar. Para mostrar ao protagonista que mesmo as coisas parecendo tão erradas e tristes, sempre tiveram um porquê, uma razão - que remete a uma qualidade extraordinária do personagem principal.

Logo de cara conhecemos o "Homem Azul": fome, vida sofrida, bullyng, maus tratos - é o cotidiano desse pobre coitado. Facilmente dá para reconhecer trechos da nossa vida na jornada dele, o escritor te deixa tão próximo da cena que tive vontade de dar um abraço, e dizer a esse homem que está tudo bem.

Não vou citar os cinco para deixar a leitura mais interessante, a quinta pessoa foi um plot twist pra mim.

Diria que a mensagem maior do livro (tem várias) é: a maior parte do tempo, nossa vida não está do jeito que gostaríamos - e talvez, nunca esteja - mas ainda assim, existe algo que vale a pena, algo que perdura, que vence até mesmo a morte. E é isso que conecta a vida das pessoas, o Amor.