Zona Morta

Stephen King
Stephen King

Resenhas - Zona Morta

Gab 25/07/2020

Um livro que poderia ter acabado na metade
8° livro publicado pelo Stephen king (se for contar os com pseudônimo) e meu 16° livro lido do autor, Zona Morta conseguiu já no começo me prender bastante na história. A premissa de um homem que sofre um acidente e volta com poderes é bem interessante e a maneira como o King escreveu esse começo foi muito boa para chamar atenção para acontecimentos futuros e também para prender o leitor na história.
Eu gostei muito do começo do livro até a matade ontem acontece o primeiro grande feito do Johnny, porém depois disso (pra mim) o livro começou a enrolar muito foi o livro mais prolixo do King que eu li até hoje, não consegui sentir a mesma vibe do começo do livro. Além de envolver algumas questões que não me deixava instigado e não me dava prazer em lê.
Para os entendedores e estudiosos sobre o assunto talvez seja um livro incrível mas para eu que só queria uma leitura divertida e instigante foi apenas chato e tedioso, se o livro tivesse acabado na metade ou o King tivesse dado mais atenção a primeira parte e para aquele psicopata talvez eu gostasse mais e até amasse mas infelizmente não foi assim.

Malú 25/07/2020

Primeiro livro que leio do Stephen King e com toda certeza lerei mais! Não achei que seria tão bom por esse não ser um dos livros "famosos", mas eu estava enganada. A história até me deu um pouco de medo, o que é bem difícil. O começo é meio lento, mas depois que passou, consegui chegar ao final num piscar de olhos!

Bianca.Bugari 23/07/2020

Amei!
Se você tivesse uma máquina do tempo, voltasse a 1933 e encontrasse Hitler, você o mataria?"

O livro tem um grande teor de política e carácter envolvidos. Se inicia com Johnny ainda criança se acidentando em uma pista de patinação. Anos se passam e Johnny Smith é um professor de 23 anos que está iniciando um relacionamento com Sarah, eles estão em um passeio num parque onde Johnny para numa barraca de roleta da sorte e ganha mais de 500 dólares, ele pressente os números que vão sair e a cada rodada Sarah fica mais assustada com a expressão que vê no rosto do namorado enquanto ele encara a roleta, tendo um súbito não estar. A culpa recai em um cachorro quente possivelmente estragado e Sarah, que iria passar a noite no apartamento de Johnny acaba pedindo para ficar no seu. Johnny a leva, deixa o carro dela estacionado e toma um táxi. Uma colisão acontece e Johnny acorda apenas quase 5 anos depois.

(Resenha completa em @universodoscontosmacabros)

Nath | @somandopaginas 18/07/2020

Impecável
Sou fã do mestre e essa leitura só me deu a certeza de que ele faz jus a toda fama. Com certeza esse livro se tornou um dos meus favoritos da vida.

A Zona Morta é um livro impecável, que te faz mergulhar no enredo de forma instantânea, torcer pelo personagem, sofrer junto, acompanhar cada passo.

Não se trata de um livro de terror propriamente dito, eu diria que está mais pra um suspense melancólico com uma pitada de romance na medida certa.

Aqui King conta a história de John Smith, um jovem que após sofrer um acidente de carro e ficar em coma por alguns anos, desafia a medicina e acaba acordando do coma com o poder de ver o futuro apenas tocando em alguém.

Na obra você acompanha todo o sofrimento de John ao lidar com sua nova realidade, e todos os desafios que ela apresenta.

Robson 07/07/2020

É, dessa vez o King não me pegou
Muitos livros de Stephen King estão entre os meus preferidos, Misery, It, Christine, O Cemitério, Mago e Vidro, O Iluminado, As Quatro Estações, enfim acho King um escritor fora da curva, capaz de criar personagens que eu consigo acreditar que possam existir de verdade, apesar da aura sobrenatural que os envolve, os diálogos são como pessoas de verdade conversam sem artificialidade, tirando o suspense que sempre me prende, leio os livros muito rápido para saber como aquela situação vai se resolver.

Depois de rasgar toda essa seda pro King, preciso dizer que ele também tem defeitos e derrapa feio vez ou outra, e Zona Morta pra mim é uma dessas derrapadas. Os personagens são sim carismáticos como de praxe nas obras do King, a premissa é muito boa, tem uma ou outra passagem de muita inspiração, mas na maior parte do tempo é chato, arrastado, não parece ter um foco narrativo definido.

Johnny Smith acorda de um coma de 4 anos e meio com o poder de ver o futuro das pessoas ao tocar na mão delas, esse poder é usado pra resolver crimes, evitar tragédias, etc. algo muito interessante, mas tudo isso é feito de forma episódica, que salvo mais perto do fim do livro não parece ter um propósito maior, algo que me prendesse na narrativa, o vilão tinha muito potencial, mas é mostrado fazendo maldades a conta gotas e nunca mostra realmente a que veio.

King já conseguiu me convencer que um carro ciumento com instinto assassino pode ser verossímil, mas com uma trama muito mais interessante como uma cara que vê o futuro ao tocar na mão das pessoas não me prendeu. É, até os reis falham.

Gra 29/06/2020

Livro maravilhoso, surpreendente e angustiante, ver o sofrimento de Jhonny o livro todo sempre torcendo para que tudo acabe, a gente sente o sofrimento dele, Stephen King narra de forma maravilhosa e o final foi de mais.

Ingrid.Coutinho 21/06/2020

Narração impecável, leitura para mergulhar...
Personagens muito bem desenvolvidos, história daquelas que prende a atenção do começo ao fim... Achei o final triste mas vale a pena cada página.
Para os que não gostam de histórias de terror esse é o livro, abrange suspense, romance, politica, forças sobrenaturais, crimes

Camila | @abismos.literarios 07/06/2020

"Algumas coisas são melhores perdidas do que encontradas."
Em A zona morta conhecemos Johnny, um jovem professor que está muito satisfeito com sua vida; um emprego bom e estável, além de estar vivendo um intenso romance com Sarah. Até que em uma noite o jovem casal vai até a feira que está na cidade em busca de diversão e um bom cachorro quente. Tudo está indo muito bem, aproveitam os brinquedos clichês típicos da festa e a comida, entretanto, rumo à saída, Johnny percebe que ainda há uma barraca aberta, eis a barraca da roda da fortuna, o que o instiga a tentar a sorte. Johnny começa a apostar e ganhar uma boa grana, ao mesmo tempo que se começa a juntar um aglomerado de pessoas para assistir a tal situação; e nisso Johnny vai ganhando ainda mais grana, até que Sarah começa a passar muito mal e pede para levá-la para casa. Johnny leva Sarah pra casa e pede um táxi para ir embora, e nesse trajeto sofre um terrível acidente que resulta na morte do motorista e em lhe deixar em coma por quatro anos e tanto. Ninguém acredita que ele pode um dia acordar, mas o impossível acontece depois de um longo período, e mais impossível ainda, Johnny acorda com alguns poderes paranormais – a habilidade de ver o passado ou futuro de uma pessoa.

John, então, precisa aprender a lidar com as consequências de que tal poder pode lhe causar, além do próprio cuidado com sua saúde, visto que precisará de muita fisioterapia e algumas cirurgias para quiçá voltar a ter seus movimentos por inteiro, pois após todo esse tempo em coma algumas de suas funções motoras estão bem debilitadas. Precisa, ainda, se acostumar com todas as mudanças que ocorreram no tempo em que esteve apagado: Sarah não é mais seu amor; o cenário político mudou drasticamente; a mãe está possessiva com aspectos religiosos; perdera seu emprego e passa a ter uma dívida imensa com os gastos hospitalares.

Ainda no hospital, John passa a ter algumas visões acerca de algumas e as pessoas começam a comentar sobre esse “poder”. Sua mãe diz em seu leito de morte para John não desperdiçar o dom que Deus lhe deu, o que ele promete cumprir. Não vou relatar muito sobre os acontecimentos para evitar spoilers, mas ao longo da história vamos acompanhando esses transes de leituras do passado ou premonições em um simples toque. Até que John conhece um jovem político e prevê algo que poderia ser o fim do mundo(?). Aí a coisa começa a ficar tensa e o clima esquenta até o final da história. Ao longo dos acontecimentos vamos compreendendo o motivo do nome “A zona morta” e também se afeiçoando à John e suas desventuras.

A zona morta não é um livro de terror, está mais em terrenos da ficção cientifica e suspense. É uma grande obra, King não nos decepciona, afinal. Fiquei presa do inicio ao fim e fiquei meio chocada com o final, o qual eu não esperava. Ótima trama, ótimo desenrolar, e uma ótima construção dos personagens.

site: https://www.instagram.com/p/CBJ5Cw8jzDy/

Julia.Ferraroli 10/05/2020

Livro muito bom e que prende muito, vi o filme primeiro mas não teve problema já que os finais sao diferentes

Junior.Archanjo 05/05/2020

Primeiro do King
Esse foi o primeiro livro que terminei do Stephen King, a narrativa é intensa e nos envolve no mundo de uma maneira maestral. Como assisti a série antes, esperava que houvesse mais momentos de "insights" de Johnny, mas não fez falta de jeito nenhum. Foi extremamente interessante cada uma das vezes que o toque faz com que ele tenha alguma visão e fez com que eu ficasse cada vez mais preso na leitura. Genial.

Mônica 07/04/2020

Gostei muito do livro, ele te prende do começo ao fim. Tem algumas subtramas na história que você pensa pra que ele está escrevendo essa cena, só que lá na frente você descobre porque, e tudo se encaixa.
Apesar do escritor Stephen king ser conhecido pelas suas histórias de terror, neste livro não é o caso, é mais um suspense, paranormalidade, então pra quem não gosta de terror, pode ler tranquilamente.

kmile_repossi 07/04/2020

Como já era de se esperar de um livro do King, a leitura é rápida e fluida e nos faz simpatizar com as personagens.
O livro aborda um tema interessante: "Se pudéssemos voltar no tempo em 1932, mataríamos Hitler?". Em alguns pontos, achei a leitura levemente arrastada, mas no geral me manteve bem ansiosa pra saber o que aconteceria a seguir.
No final, não sabia se ficava feliz ou triste, mas valeu a experiência.
Beatriz3345 07/04/2020minha estante
Eu adorei ele

AmadeuPereira 03/04/2020

Nem sei o que dizer desse livro, é perfeito, com um belo romance e um final melancólico. Chorei muito

daniele.nascimento.73 25/02/2020

John Smith tinha um futuro promissor pela frente até sofrer um acidente que o manteve em coma por anos enquanto sua família e amigos seguiam suas vidas. Sendo o tempo perdido uma das questões a serem lidadas por Johnny, há também um estranho dom que vem com o seu despertar, ou seria isso uma maldição?
Em Zona Morta, assim como em outros livros do Stephen King vemos sua maestria em trazer não apenas o sobrenatural em si que é sua marca, mas também o humano em si, pois afinal nem sempre o que se teme está além do natural, e sim mais próximo do que se possa imaginar, na nossa realidade, seja o alcoolismo em O ilumidado, um marido abusivo em Rose Madder ou o medo de uma guerra nuclear como neste livro.

Andrea 25/02/2020minha estante
Ando pensando muito nesse livro ultimamente. Não gostei quando li, mas quero muito reler porque li outros do King que fazem referência a essa história e eu sinto que perdi um pouco da magia quando li na época por não saber muito...

Gilvania4 25/02/2020minha estante
Às vezes, devido aos outros, relendo você consiga ver com outros olhos, mas eu sinceramente não pretendo reler não, este livro não me empolgou.