Zona Morta

Stephen King

Resenhas - Zona Morta

Lucy 29/06/2023

Impressionou
Comecei o livro de modo despretencioso, pois pela bio pareceu que era um dos livros que o autor mais gosta, mas ele realmente não me deixou empolgada por eu já ter visto a série antiga e a "nova", então, no início demorei para engatar.
Tem passagens lindíssimas como quando ele ensina o garoto riquinho, e por mais que seja besta, foi impressionante como ele consegui adejar o processo de aprendizagem do ponto de vista de um professor, e ainda mais de um professor de leitura e letramento literário. Eu juro que me emocionei e nõa me sinto idiota por isso, pois só a gente sabe o que é, mas de fato, vai perdendo o viço com o tempo da carreira e a insalubridade.
Agora o que mais me deixou impressionada foi a derrocada para a escolha de destino do protagonista, bastante ousada, com ogostamos, mas que eu não esperaria de modo algum, e que apesar de ser esperançosa, acaba por ser muito realista no cerne da própria narrativa.
Neste sentido pareceu bastante com o livro do outsider, porém, com menos sobrenaturalidade e minhocas nas cabeças, só ideias baseadas e relatos e "estudos de King" sonbre paranormalidade, mediunidade e tudo o mais na vida e no unverso e tudo o mais,
recomendo.

JJFelix 30/09/2023

"Uma narrativa empolgante sobre um fenômeno pertubador!
Um rapaz com estranhos poderes.
Uma história de suspens excepcional."

Kit 26/07/2023

A primeira história que eu li do King e hoje, tendo uma visão mais ampla do universo dele, posso dizer que esse livro é um clássico que envelheceu bem e nunca vai deixar de ser atual.
John Smith é um personagem memorável e sua habilidade é uma ?coisa? muito King, com mais um ?iluminado? para a canta.
O universo político, com todo o fanatismo burro, é um destaque à parte (e que nos faz lembrar muito do nosso Brasilzão querido? pq será?), história de 1979 e que é atual até hoje e vai ser atual por muito tempo, pois onde há poder, sempre vai haver um Greg Stillson e onde há um Greg Stillson, sempre vai haver gente idiota, cega e vitimistas fracassados para seguirem o líder dos derrotados, psicologia das massas e a busca incessante pelo grande outro a gente vê por aqui kkk
Para finalizar, Castle Rock é praticamente um personagem na história e espero desfrutar melhor do ?trocas macabras?, depois dessa ?re-passada? por aqui.
Hail to the king ??

hiliandra.faggion 28/06/2022

Os livros de King sempre são especiais. Fiquei com dó do Jhonny... O amor por ser professor, a perda do seu amor, tudo o que aconteceu...

Carlinha 27/11/2020

Dom ou Maldição?
Temos um jovem rapaz, relativamente comum. Ele tem uma vida tranquila até que sofre um grave acidente que o deixa em coma por anos.
Até que um dia ele acorda, o mundo já não é o mesmo, claro, já se foram quatro anos e meio.
Sua namorada da época está casada, seus pais já não parecem o casalzinho feliz de antes e ele, com os músculos fragilizados pela falta de atividade.
Conforme ele vai se recuperando, ele percebe que não somente o seu físico, mas também o seu cérebro havia mudado durante o coma.
Ele se lembra de algumas coisas, não consegue enxergar outras. Mas se percebe com o DOM de prever o futuro e ler o passado das pessoas.
O que para alguns parece uma dádiva, para ele é um sofrimento.
Desde então sua vida se transforma completamente.

O livro já teve adaptações - um filme e uma série. Não vi nenhum dos dois. Mas gostei bastante do livro!
Pra quem ainda não teve o prazer de ler Stephen King, é um bom começo.

Diego Ramos 30/09/2021

Foi uma ótima leitura
Esta é a segunda obra que leio do autor e achei muito interessante acompanhar toda a trajetória de John Smith e os demais personagens! Recomendo a leitura

isa :) 19/07/2021

Um dos melhores clássicos do King que eu já li!
A Zona Morta tem uma premissa muito interessante. Gosto da ideia e do desenvolvimento, foi um livro que eu peguei para ler e nem percebi as páginas passando, juro por Deus! A história é tão atraente, gostosa e os personagens, principalmente o Johnny, são tão cativantes, que A Zona Morta simplesmente me levou e tomou inteira. Não achei uma obra cansativa e, apesar de ser um livro de quase 500 páginas, achei uma história completa, mas bem corrida.

Eu gosto muito como o sobrenatural se encaixa aqui e só tenho a dizer que A Zona Morta vale a pena! É um dos clássicos do mestre que, na minha opinião, merece muito reconhecimento. Se você gosta do King assim quanto eu gosto, pode comprar essa belezura sem dó! Ela vai te entreter do começo ao fim e vai ficar linda na sua estante! :)
Nashi 28/07/2021minha estante
AAAA eu já tava com vontade de ler, agora entaoooo

isa :) 28/07/2021minha estante
Ele é MUITO bom! Pode ler sem medo!

Marttina 31/03/2021

A Zona Morta ....
O livro tem uma história muito louca, se você for parar para analisar os meandros que unem as histórias dos personagens. Mas o enredo consegue segurar o leitor de uma forma impressionante. Há picos de pura emoção no livro, e vários, que nos faz não querer largar o livro até saber o desfecho.
Talvez essa seja o estilo Stephen King de escrever: envolvente!
A única coisa que eu não gostei foi do fim que levou o pobre John, dotado de um poder muito louco que nem ele pôde conter.
Fred Zanitti 03/04/2021minha estante
Exatamente, achei o fim muito aquém, achei o poder de Johnny pouco explorado e que poderia ser usado melhor para fazer o bem. Colcoar o protagonista para fazer justiça com as próprias mãos avacalhou a história.

@sabri.eoslivros 18/03/2022

King em sua escrita fluida
E veio aí meu primeiro favorito sem nota cheia. Mas calma, já explico pra vocês. Preciso dizer que nessa trama o King simplesmente me arrebatou desde o início. Aqui conhecemos a história de mais de um de seus iluminados, dessa vez, John Smith. Nosso protagonista sofreu dois acidentes em datas bastante espaçadas, que fizeram com que ele adquirisse um dom paranormal bastante peculiar. Eu me apeguei demais esse personagem e sofri com ele, com seu último acidente, os longos anos em coma e o consequentemente afastamento da única mulher que amou. Mas o enredo se desenrola em vários pontos e é aí onde mora a genialidade de King. Temos muitas camadas e abordagens da política norte-americana dos anos 70 (da qual, admito, sou extremamente por fora e provavelmente quem entenda mais do assunto vai aproveitar bizarramente mais ainda essa leitura), além de religiosidade, o ceticismo e todas aquelas críticas suaves (às vezes nem tanto) que amamos. Minha ressalva mesmo ficou por conta do final que, apesar de muito bem amarrado não achei à altura da história como um todo. Senti uma certa falta de mais aprofundamento no ponto alto da sinopse (e que só se desenrola laaaa pro final do livro). Mas eu favoritei porque me vi envolvida demais durante todas as 611 páginas da edição que tenho, cada vez que o pegava para ler, não conseguia largar! Sem falar nas reflexões que com certeza carregarei para a vida...

RenanTavares 27/05/2022

As vezes a ignorância é uma benção.
Eu odeio ter que admitir isso, mas esse livro do king eu não gostei muito. Não sei explicar exatamente o porquê.
A história em si é muito boa, os personagens tbm, mas tem algo ali que não bateu. Pode ter sido essa edição antiga e com muitos erros de gramática, ou qualquer outra coisa. Mas o livro não é ruim, só eu que não gostei. É isso!

André 12/03/2011

Impossível, mas verdadeiro.
O mestre King se supera na combinação do incrivelmente cativante e carismático John Smith, com a zona sombria de sua mente que passa aos poucos a se infiltrar em sua vida de forma angustiante.
Além da critica ao fanatismo religioso já vista em seu primeiro livro "Carrie, a estranha", aqui King mostra como o político com face mais simpática pode esconder um monstro sanguinário por trás da máscara, no que acredito ser uma simetria perfeita entre o protagonista e antagonista da história. Smith com sua bondade e carisma sinceros sobrepondo o "lado negro" e paranormal de sua mente(que geralmente é o que o povo vê), enquanto Stillson sempre com sua ganância inescrupulosa e cruel sobrepondo seu carisma e simpatia(que igualmente é o que o povo geralmente encherga erroneamente).
Porém acho que foi um pecado terrível escrever na sinopse algo que é revelado, com um toque que seria perfeito de suspense, nas ultimas páginas do livro... O que de forma alguma faz com que a leitura não valha a pena já que mesmo com o spoiler da sinopse acredito que seja o melhor livro do King que já li.

Nath | @somandopaginas 18/07/2020

Impecável
Sou fã do mestre e essa leitura só me deu a certeza de que ele faz jus a toda fama. Com certeza esse livro se tornou um dos meus favoritos da vida.

A Zona Morta é um livro impecável, que te faz mergulhar no enredo de forma instantânea, torcer pelo personagem, sofrer junto, acompanhar cada passo.

Não se trata de um livro de terror propriamente dito, eu diria que está mais pra um suspense melancólico com uma pitada de romance na medida certa.

Aqui King conta a história de John Smith, um jovem que após sofrer um acidente de carro e ficar em coma por alguns anos, desafia a medicina e acaba acordando do coma com o poder de ver o futuro apenas tocando em alguém.

Na obra você acompanha todo o sofrimento de John ao lidar com sua nova realidade, e todos os desafios que ela apresenta.

Flavio Assunção 03/08/2011

"Zona Morta", de Stephen King, conta a história de John Smith, um rapaz normal, que tinha namorada, emprego, era independente e feliz. Mas, de repente, tudo vira de cabeça para baixo, quando um acidente de carro faz com que fique em coma por quatro anos. Quando acorda, descobre que sua agora ex-namorada casou-se e que teria uma vida diferenciada por tudo o que perdeu nos últimos anos. Mas eis que, ao tocar um médico, descobre que tem o poder de ver o passado e o futuro das pessoas. Apesar de tentar fugir desse novo dom, em dado momento toca em um homem chamado Greg Stillson, descobrindo que com o tempo ele se tornará presidente dos Estados Unidos e desencadeará uma terrível guerra. Sabendo disso, a vida de Johnny se transforma em uma verdadeira luta para evitar que Stillson chegue ao poder.

A premissa é bem interessante, mas quando pensamos que as coisas vão tomar um rumo interessante, o livro se perde e torna-se extremamente cansativo. São páginas e mais páginas descrevendo o cenário político dos Estados Unidos do passado e do presente, o que chega a irritar em certos momentos. Não foram poucas as vezes em que pensei em abandonar.

No final das contas, "Zona Morta" acaba sendo razoável. Não é nenhum clássico ou um dos melhores do autor. Sua trama interessante e seus personagens bem construídos são um ponto a favor. O contra, como já falei, são as páginas e mais páginas de pura enrolação. O livro tinha tudo para ser um ótimo thriller, mas infelizmente não foi dessa vez. Para quem deseja conhecer o autor, sugiro obras mais intensas, como "A Coisa", "O Iluminado" e "Angústia".

Jerome 25/06/2011minha estante
King faz uso de um inteligente artifício, que é aproximar o leitor da obra e dos personagens por meio da brilhante escrita altamente dedicada ao tempo, e justamente por isso, dá ao leitor um convite para entrar na obra, que por sua vez é escrita com um imensa ligação com a realidade, sem pressa nem exagero, para King apenas importa o arte, e como uma certa vez ouví falar: ''não há pressa para a arte.''. Além de tudo por vezes o próprio autor dá pistas dq vai acontecer em um momento futuro da trama, dando ao leitor uma tremenda vontade de saber uq irá realmente ocorrer. É um romance sobre o homem e o efeito de suas atitudes na sociedade. Uma leitura mais dedicada faz o leitor refletir melhor sobre essa obra do mestre King.

Flw!