Perto do coração selvagem

Perto do coração selvagem Clarice Lispector

Resenhas - Perto Do Coração Selvagem

Gabriela 14/03/2024

Esse romance foi o meu primeiro da Clarice. O fluxo de consciência é realmente desenhado com maestria, ainda que antes de me acostumar tenha me cansado um pouco. Não raro sentia que a enxurrada era tão pessoal que desinteressava, quando de repente me vinha uma frase da mais pura conexão à experiência humana. Que lindo que era marcar os trechos que me soavam tão especiais quanto joias, momentos que me fizeram suspirar em tom de "uau, vivemos todos a mesma vida, temos os mesmos medos".

O cinismo de Joana era tão vívido que conseguiu não afastar e sim aproximar, afinal uma forma de existir sem rodeios, de abrir o jogo da enfermidade que carrega o peso da mente hiperconsciente e vigilante a tudo e a todos, afogada em si.

Meus trechos adorados:

"Não é saudade, porque eu tenho agora a minha infância mais do que enquanto ela decorria"

"Não gosto tanto de mim a ponto de gostar das coisas de que eu gosto."

"Desejava falar-lhe de sua alegria. Mas vagamente temia feri-lo, como se lhe contasse uma traição com outro homem."

"E ser uma mulher casada, quer dizer, uma pessoa com destino traçado. Daí em diante é só esperar pela morte. Eu pensava: nem a liberdade de ser infeliz se conservava porque se arrasta consigo outra pessoa. Há alguém que sempre a observa, que a perscruta, que acompanha todos seus movimentos."

"Mas eu nunca sei o que fazer das pessoas ou das coisas que gosto, elas chegam a me pesar, desde pequena"

"Ele moveu-se, ajeitou a cabeça na sua carne como... como uma ameba, um protozoário procurando cegamente o núcleo, o centro vivo. Ou como uma criança."

"(...)em breve se tornaria pesada a ele com seu excesso de milagre."

"Onde se guarda a música enquanto não soa?""

"E rendida respondia: que façam harpa de meus nervos quando eu morrer."

"Os momentos vão pingando maduros e mal tomba um ergue-se outro"

"nada desejo da tua vida que passou, nem teu nome, nem teus sonhos, nem a história do teu sofrimento; o mistério explica mais que a claridade"

"Deus por que não existes dentro de mim? por que me fizeste separada de ti?""

"sou só no mundo, quem me quer não me conhece, quem me conhece me teme e eu sou pequena e pobre, não saberei que existi daqui a poucos anos"

Obrigada, Clarice. Que seja o primeiro de muitos.

Jóice 12/03/2024

Lindo e complexo. Trás muitas reflexões e pensamentos sobre a vida.

"Era sempre inútil ter sido feliz ou infeliz. E mesmo ter amado. Nenhuma felicidade ou infelicidade tinha sido tão forte que tivesse transformado os elementos de sua matéria, dando-lhe um caminho único, como deve ser o verdadeiro caminho. Continuo sempre me inaugurando, abrindo e fechando círculos de vida, jogando-os de lado, murchos, cheios de passado."

Paulina.Medeiros 11/03/2024

Coração abre e fecha selvagemente quando se lê Clarice
O que falar dessa obra? O que falar de Clarice?

Me identifico tanto com ela e é até preocupante dizer, desde que sabemos como ela é melancólica e se perde dentro de si.

Me transportar para dentro da narrativa que ela constrói, dos personagens que cria e em como mostra o que está no interior deles me comove.

É real e é por isso que Clarice desperta esse sentimento de identificação em mim.

Em perto do coração selvagem, ela nos apresenta a Joana. E junto com a personificação da mulher, nos traz o seu fluxo de consciência e seus estados de epifania. O que me chama muito atenção... É interessante analisar a personagem, me colocar no lugar dela, enxergar através do seu ponto de vista e, assim, buscar pontos de semelhança.

Essa é a graça em ler Clarice para mim.

Foi interessante ler esse livro com calma,
apreciando cada detalhe.

Uma leitura gostosa e agradável, reflexiva e angustiante!

E, por fim, um dos meus trechos favoritos:

"Oh, havia muitos motivos de alegria, alegria sem riso, séria, profunda, fresca. Quando descobria coisas a respeito de si mesma exatamente no momento em que falava o pensamento correndo paralelo à palavra." - Perto do Coração Selvagem (Clarice Lispector)

4.5/5 ?

Pêssego 10/03/2024

?não haverá nenhum espaço dentro de mim para eu saber que existem o tempo, os homens, as dimensões, não haverá nenhum espaço dentro de mim para notar sequer que estarei criando instante por instante, não instante por instante: sempre fundido, porque então viverei, só então viverei maior do que na infância, serei brutal e malfeita como uma pedra, serei leve e vaga como o que se sente e não se entende, me ultrapassarei em ondas, ah, Deus, e que tudo venha e caia sobre mim, até a incompreensão de mim mesma em certos momentos brancos porque basta me cumprir e então nada impedirá meu caminho até a morte-sem-medo, de qualquer luta ou descanso me levantarei forte e bela como um cavalo novo.?

Adriana @livrosedevaneios 09/03/2024

Apesar de amar Clarice, esse livro não funcionou muito para mim.
Talvez em outro momento ele faça algum significado.
Achei muito cansativo, às vezes até confuso e custei terminar a leitura.
Algumas reflexões são muito boas, mas no geral não bateu legal aqui...

Lara 06/03/2024

Simplesmente Clarice
Tentei não criar nem um tipo de expectativas, mas essa escritora torna os personagens tão reais, bem construídos, de fato humanos! É ótimo observar cada face ou característica da protagonista e além de entende-la, observa-la quase que com um olhar antropólogo. Mais um livro feito com primor por Clarice Lispector.

Isa 05/03/2024

Esse livro foi tão... não sei. Me perdi inúmeras vezes nas reflexões de Joana e senti tantos desabafos pessoais por trás de uma personagem. Ai, Clarice, obrigada

.GABI. 04/03/2024

?? Ser feliz é para se conseguir o quê??
Primeiro romance escrito por Clarice e lamento não ter sido o meu favorito.
Foi uma leitura demorada, difícil e complexa, lia e relia muitas partes para captar a história.

É difícil escrever sobre algo tão cheio de sentimentos, muitas vezes chorei com tamanha profundidade na escrita dos acontecimentos, a autora descreve o interior da alma de uma forma que só ela sabe fazer.

Li em algum lugar que Clarice falava mais de sete idiomas, e mesmo assim decidiu escrever suas espetaculares obras em português, ela tem meu coração por isso.

Minha próxima leitura dela será "Felicidade Clandestina", uma coletânea de contos, sou suspeita para falar, mas creio ser sua melhor forma de escrita

"Na praia, diante do mar, a criança tem a consciência da morte do pai."

K.P.G 04/03/2024minha estante
Olha ali

Regina 04/03/2024

Clarice
Perto do coração selvagem é o primeiro livro de Clarice. Escrita difícil e não entendi muito do livro. Vou precisar reler em outra oportunidade

di. 03/03/2024

Clarice sendo Joana, Joana sendo Clarice e elas sendo eu?
O livro prende você a cabeça das protagonista causando muitos desconfortos durante a leitura pela não ordem cronológica da história, mas ao mesmo tempo cativante pelos pensamentos lançados
ao leitor
Esse livro não é para ler e tentar entender e sim ser sentido profundamente
Isabeleleu 03/03/2024minha estante
A sensação que sinto toda vez que leio Clarice, porque você tem que sentir profundamente. ???

Consuelo 03/03/2024

Encontro o íntimo
Me deleitei em trechos de genuíno encontro com meus próprios pensamentos, sensações e sentimentos, que jamais imaginei pudessem ser expressos com essa nitidez. Em dados momentos, no entanto, me enfadei com o fluxo de consciência um tanto abstrato ou profundo demais para minha compreensão.

Marina516 02/03/2024

Não vou fingir que entendi esse livro, eu entendi uns 2%, isso porque me acho muito incapaz de entender clarice mas também porque li esse livro com a cabeça nas nuvens. A respeito da avaliação, do que entendi e não entendi eu gostei, achei bonito e confuso como tudo deve ser.

Ps: reler

Maria 02/03/2024

Lindo. uma fábula da liberdade. não acredito que ela escreveu isso com a minha idade. me sinto meio triste e muito inspirada. te amo clarice.

leticak 01/03/2024

Sublime reflexo de um conhecido coração selvagem!
Como definir "Perto do coração selvagem" ?

Acredito ser impossível colocar toda a natureza avassaladora dessa obra dentro de um pequeno texto. Clarice usa a linguagem a seu completo e absoluto favor, mostrando em cada linha a selvageria das pequenas coisas e nos levando para dentro do turbilhão de sentimentos que envolve a obra. Sua narrativa denota a sensibilidade das relações que permeiam uma mulher que, assim como Joana, sente demais.
Para além da trama, somos convidados a olhar e a refletir sobre tudo e nada ao mesmo tempo. Clarice é Joana. Que é mulher. Que é todas nós.

Durante toda minha jornada na leitura, nunca antes havia lido algo que refletisse a mim mesma de uma maneira tão perspicaz. Quando Clarice escreveu todas aquelas palavras, eu senti profundamente em minha alma.