Matadouro Cinco

Matadouro Cinco Kurt Vonnegut

Resenhas - Matadouro 5

Sarah.Santos 08/10/2023

Deveria saber.Se gostasse de coisas REAIS, eu leria jornal?
Foi um caminho tortuoso e cansativo, mas sempre penso que o livro pode tomar um rumo que vá me agradar... conclusão deveria ter desistido kkkk
Sei que é um livro baseado em fatos reais, e isso justifica ele ser lento, e sei que esse não é o tipo de livro que me atrai,mas a capa me chamou e devido dar uma chance.

O final até que me fez refletir um pouco, porem com esse livro tive a ctz de que esse gênero/tipo de leitura não é pra mim.....

Otavio.Franco 06/10/2023

Huuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuummmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Amanda3913 30/09/2023

Definitivamente não foi pra mim, um parto pra ler e terminar. Confesso que pulei algumas descrições pq não aguentava mais e é assim mesmo kkk

Raquel 28/09/2023

Não funcionou pra mim...
Esse livro está na minha lista há 4 anos e eu sempre tive altas expectativas para a história...mas não funcionou nenhum pouco pra mim, eu esperava algo totalmente diferente do que o livro realmente é.

O livro fala sobre consequências da guerra, principalmente psicológicas, mas acho que o jeito como é escrito não ajuda a narrativa, como é um clássico, eu sempre tento levar em questão a época em que foi escrito e eu também sei da importância dessa história.

Porém, a história é extremamente confusa, algumas vezes as frases não parecem ter sentido nenhum, é como se ele tivesse jogado um monte de frase sem sentido no papel, e o livro não é linear, ele vai e volta no tempo dentro da própria cabeça, isso pra mim foi muito confuso para entender onde e estava ou porque ele fica viajando toda hora.

Não tive apego a nenhum personagem (acho que isso é totalmente proposital), mas que acaba não trazendo nenhum sentimento quando algo ruim acontece com algum personagem da história.

E a cena que eu mais esperava que o livro relatasse, que é o bombardeio, só aparece no fim da história.

Infelizmente foi um clássico que não me agradou, provavelmente não vou ler nada do autor por enquanto.

Fernanda 26/09/2023

É assim mesmo
Neste livro, Kurt Vonnegut utiliza de leveza, humor e ironia para contar os horrores que vivenciou durante o tempo que serviu na Segunda Guerra Mundial, principalmente durante sua passagem por Dresden, na Alemanha.

Billy Pilgrim, o personagem principal desta história, era um mero adolescente durante o período que serviu na guerra.
Ponto importante: ele não vive de modo cronológico, ou seja, ele salta pelo tempo em momentos aleatórios da vida. Este fato, além de sua experiência com os tralfamadorianos (parte mais fantasiosa do livro), lhe ensinou que seu futuro e o de todas as pessoas já está escrito, tudo terá que ser vivido como é para ser, nada irá mudar e quem morreu já iria morrer. É assim mesmo*.

* estás três palavras, muito utilizadas ao longo da narrativa logo após alguma morte ser relatada, começa com um tom irônico, mas ganha peso a cada página. Isso porque, nós, leitores, passamos a perceber o quão acostumados e indiferentes os soldados ficam em relação as vidas perdidas durante a guerra.

É um livro diferente, bastante irônico, e não acho que seria para qualquer um.
Se o seu desejo é ler um livro com densas informações sobre a guerra, este não é o livro certo para você.

Johnnyloverboy0 20/09/2023

Não sei como, mas consegui entender a história desse livro por mais que a narração seja maluca. Acho que ele só funciona pra gente esquisita

Eliza.Obryen 14/09/2023

Matadouro Cinco
Em Matadouro Cinco a guerra foi assim mesmo, um bando de crianças com barba recém-feita encarando a morte.

Gabriel 13/09/2023

Criativo e importante, mas um pouco chato também.
Uma doidera esse livro... É um livro anti-guerra que mistura uma narrativa com sátiras e ficção científica para explicar o impacto da guerra na vida das pessoas que a viveram, em específico no episódio do bombardeamento de Dresden. Eu achei genial o uso desses elementos pois você entende o quão destruída está a mente do personagem principal, através das viagens no tempo e as histórias com os Tralfamadorianos. Único ponto negativo seria mais para o desenrolar da história que não prende muito, mas pelo menos no final deixa bem claro sua mensagem.

@yoyok_ 04/09/2023

Não estava dando nada pq comprei ele só por uma promoção que teve, mas o livro é muito bom. Narrado de uma forma bem confusa, vai intercalando entre passado, presente e futuro, com uma história que faz a gente repensar sobre o sentido do tempo. Como fica a mente de um soldado depois de uma guerra? É possível voltar ao normal depois de tudo o que passou? Te faz questionar a versão do narrador, mas por outro lado faz total sentido. Gostei muito.

Erica 03/09/2023

O próprio livro traz sua resenha: "O livro é tão curto, tão confuso, tão desarmônico, Sam, porque nada de inteligente pode ser dito sobre um massacre."

Mapa de personagens:

Edgar Derby
Howard W. Campbell Jr
Bertram Copeland Rumfoord

Alessandra.Adams 27/08/2023

?O tempo em sua inteireza é o tempo em sua inteireza. Não muda. Não se presta a alertas ou explicações. Apenas é. Aceite cada momento e descobrirá que somos todos, como já mencionei, insetos presos em âmbar.?

Luizarthur8 22/08/2023

Simplesmente não funcionou comigo.
Esse livro definitivamente não funcionou comigo, até agora não vi sentido nenhum na história, dos clássicos foi o pior que li. Realmente queria ter gostado, é assim mesmo!

21/08/2023

Pu-ti-uít
"Billy Pilgrim ficou solto no tempo"

Matadouro 5 é tão louco quanto a própria mente de Billy Pilgrim. Esse livro é literalmente uma viajem.

Kurt Vonnegut é muito original, nunca li um livro com uma escrita tão simples mas tão irônica e em desordem (de um jeito bom) como a dele.

A trama aborda tantas questões que em determinados momentos tive que reler para entender. Kurt pegou a Segunda Guerra Mundial, viagem no tempo, traumas de guerra, morte, conformismo e tudo o que ele pode escrever e fez uma obra prima.

Acredito que no fim, tudo tenha se passado apenas na cabeça de Billy, como uma forma de lidar com seus traumas de guerra e, aceitar que apenas aconteceu e ele não podia fazer nada. Então, apenas se conformou com todo o ocorrido.

"Entre as coisas que Billy Pilgrim não podiam mudar estavam o passado, o presente e o futuro".

Um dos temas que mais me pegou foi o da própria morte e de como a morte é vista pelos habitantes de Tralfamodore.

Tudo nasceu para morrer. Estamos mortos nesse instante, no passado ou daqui a cinco minutos, mas continuaremos vivos em algum lugar quase inexistente.

É assim mesmo.

Annagavinho 13/08/2023

Eu tinha uma visão desse livro na minha cabeça, ainda mais por estar na lista de livros importantes, livros clássicos....

Gabrieli.Batista 13/08/2023

Tedioso
Extremamente desinteressante, uma verdadeira perda de tempo. Parabéns Kurt, bela bosta ????????????