Um lugar chamado liberdade

Um lugar chamado liberdade Ken Follett

Resenhas - Um Lugar Chamado Liberdade

Silvia AC/DC 13/01/2020

Triste escravidão
Não fui cativada por nenhum dos personagens e o tema não me interessava muito. Mas o autor foi um verdadeiro historiador (como sempre, né...). Eu nunca tinha lido algo tão detalhado sobre minas, e a vida extremamente sofrida de um minerador.

Josana.Baltazar 08/08/2020

Muito bom como sempre os livros do Ken Follet, trás mais uma vez a questão das injustiças sociais da época, personagens femininas com personalidades fortes e de destaque, trama bem escrita. Não é o seu melhor livro entre os que já li, mas não deixa nada a desejar

Ana 26/06/2022

gosto bastante dos livros do Ken Follett e escolhi este para ler esperando ser como os outros em que li rapidamente. Infelizmente esse livro não foi como os outros, uma trama bem fraca que não me cativou em nada.

Marta 30/08/2023

Um lugar chamado Liberdade
Esse livro é sobre a escravidão na Irlanda do século 18, onde a injustiça se faz presente a todo momento. Os trabalhadores das minas de carvão eram escravizados desde criança, independente do sexo. Ao completar 21 anos, se continuassem a trabalhar por mais um ano e um dia, já eram considerados propriedade do dono da mina. Poderiam também ser vendidos na América para serem escravos por 7 anos até receberem sua liberdade. Não havia muita escolha, era trabalhar ou tentar fugir. A sentença da fuga, um enforcamento...

Vivi 13/09/2023

Uma história ambientada numa época onde existia escravidão, que mulheres deveriam ser submissas aos homens e duas pessoas que acreditavam que a vida poderia ser diferente de tudo isso. Até que enfim um livro do Ken Follett que eu gosto.

Adson.Borges 25/09/2023

Esse foi o primeiro livro que li do Ken Follett.
Confesso que fui surpreendido! Estava meio receoso, pois não o conhecia, mas o Autor é excelente! Virei fã de carteirinha... (rs)
Ele retrata todos acontecimentos de forma detalhada, porém sem deixar a leitura chata. Pelo contrário. Tem uma certa suavidade na sua escrita.
Além disso, muitas informações dada no livro tem caráter histórico. Às vezes dá a impressão de que trata-se de uma história real. Dá pra confundir realidade e ficção. Super recomendo a leitura deste livro. Não irão se arrepender.

Tulio.Gama 01/10/2023

Muita ação, pouca reflexão
É uma narrativa ótima de se acompanhar. Tem ação o tempo todo, não deixa momento algum para tédio. Mas não me bastou, embora tenha me divertido. Os clichês não me incomodam, mas a falta de conexões sim, demais. Os personagens, exceto um talvez, são arquétipos lineares. O final pedia algo mais catártico, ela não rima bem com o desenvolvimento geral. No geral, uma boa leitura descomplicada.

whoisandressa_ 16/10/2023

Eu amei, mas...
Comecei a leitura sem muita expectativa, até perceber que já tinha passado das primeiras 70 páginas em uma única sentada despretensiosa. Ao decorrer da leitura é muita fácil se apegar aos personagens e as aventuras que o autor criou.
No início me peguei super shippando Jay e Lizzie, e até tendo um rancinho do Mack (agora me pergunto "Como?????"), mas depois, com as reviravoltas e fugas e brigas e traições e os calotes familiares e mais tretas e momentos de raivinha, em momentos que os personagens se encontravam confusos, eu mesma já me encontrava mais confusa ainda.
O final é muito bom, não ficou em aberto, apesar de acho que faltou alguma coisinha ao decorrer da escrita. No início é super empolgante, mas depois parece que o autor só queria acabar o livro e tudo só meio que passou corrido.
Lizzie é incrível, de atitude, por mim só faltou ter coragem de dar uns tabefes em mais gente, mas ok hahahah

Jeff.FC 10/03/2024

Escravidão, Revolução e Liberdade
Meu 3° livro do Ken Follett, leitura fluida com um contexto histórico interessante, a história tem uma quantidade razoável personagens com personalidades únicas, desses personagens temos mais de um protagonista, Lizzie e Mack... e Jay por estar sempre presente, o livro se divide em 3 partes, cada uma em uma região diferente, mudando totalmente o rumo da história.

(Sem spoiler, apenas um breve contexto das parte)

Escócia
Tudo começa com um prólogo que de cara sabemos que se passas anos a frente dos acontecimentos do livro, o capítulo inicial se passa na Escócia, somos apresentados a varios personagens e logo podemos entender seus papeis, a coroa de destaque dessa primeira parte vai para Lizzie, uma mulher de convicção e atitude que não se deixa levar aos dogmas da época, e Jay mesmo suas atitudes e falas serem um pouco questionáveis o leitor consegue gostar bastante vendo o quão escrota é sua família, já o Mack embora tenha aeus momentos de coragem a posição de fala, não consegui gostar dele nesse primeiro momento.

Londres
E aqui que tudo muda, o que antes era sobre direito de liberdade agora é sobre direito trabalhista e revolução, temos mais destaque de Mack tornando ele um protagonista de destaque, já Jay podemos ver um pouco de sua verdadeira face.

Virginia
A mudança mais brusca de cenário, não tem muito o que falar se não for spoiler, mas o início dessa parte é muito lento sem muita adição aos personagens, porém seu clímax final foi de estonteante emoção, final satisfatório evidênciando tudo o que aconteceu antes foi o que levou a isso.

Críticas
A única crítica que tenho é que esse seria facilmente um livro d pelo menos 600 Pgs, não por uma adição na história mas sim pelos personagens, se tem uma coisa que Follett sabe criar é personagens e aqui temos ótimos e são bem pouco explorados pois a história se foca nos 3 protagonista, e até eles tem seus momentos em que o desenvolvimento sofre, objetivos, desejos, convicções, raiva, traição, intriga, as vezes parece que o autor esqueceu dos sentimentos e acontecimentos dos personagens.
Coisas de bastante impacto para os personagens simplesmente não é mais mencionada ou sentida depois daquele momento.
Sobre a leitura arrastada são poucos os momentos.

No geral os problemas não são suficientes para deixar de apreciar a história, recomendo!

TOP Livros Ken Follett
? Uma fortuna Perigosa
? Um lugar chamado liberdade
? A chave de Rebeca

Tango Fox 22/03/2024

Cansativo com altos e baixos
É um livro que faz com que você crie um apego a um dos protagonista que é sempre muito bom, tem profundidade, é interessante tem uma motivação, mas a outro protagonista é um tanto quanto cansativa.
O livro oscila, se arrasta no começo, melhora durante seu desenvolvimento, mas depois começa a oscilar com a protagonista deixando o melhor dos dois ofuscado na história.
Final um pouco previsível no padrão Ken Follett.