Os Quatro Compromissos

Os Quatro Compromissos Don Miguel Ruiz
Don Miguel Ruiz

Resenhas - Os quatro compromissos

@emtornodomeulivro 13/03/2024

Livro legal, discordei em algumas partes, mas gostei da leitura no geral. Faz refletir, pena que não é tão simples com o autor faz parecer.

ari_angotti 07/03/2024

Foi uma leitura bem rápida, não sei dizer se gostei ou não kkkk
Achei um papo meio coach, mas, ao mesmo tempo, tem autocríticas bem relevantes (principalmente o segundo e o terceiro compromisso).
Não acho que seja uma leitura descartável e ruim, só não me agradou tanto.

MD 06/03/2024

"O seu passado não é igual ao seu futuro, ao menos que você viva nele."
" Mas na realidade, não existe motivo pra sofrer. Você escolhe sofrer. E esse é o único motivo.

Se examinar sua vida, encontrará várias desculpas para sofrer. Mas nenhum bom motivo. O mesmo vale pra felicidade. A única razão pra ser feliz, é porque você escolheu ser feliz. A felicidade é uma escolha, assim como o sofrimento. "

May 01/03/2024

Sensato apesar de filosófico
Não tenho muita paciência para livro de filosofia. Acho que pesa para mim discutir conceitos em que não há embasamento com dados científicos. De qualquer forma, as premissas do livro são boas e concordo com os argumentos. As reflexões provocadas são sensatas e com bom potencial para nos ajudar a levar uma vida mais leve.
O livro é curto, mas pelo tom filosófico algumas pessoas sentem mais dificuldade para terminar.
Fabio909 02/03/2024minha estante
Olá, Mayara. Ele é muito místico?

TaniaBarbosa_ 01/03/2024

Sábio
Gostei do livro, trouxe muitos ensinamentos para a vida com 4 regras que vou sempre levar pra vida:
1- Seja impecável nas suas palavras
2- Não leve nada para o pessoal
3- Não faça suposições
4- Sempre faça seu melhor

Porém é um pouco repetitivo e tem um estilo de leitura que não gosto (particularmente).

Alcântara 29/02/2024

Vale a pena a leitura
Um livro curto, de linguagem simples e com muitos ensinamentos. Li porque ouvi no podcast Bom dia Óbvios, que a Juliette leu este livro antes de entrar o bbb. Eu assisti esse bbb e vi a Juliette em vários momentos nesse livro. Há sabedoria nele, ensinamentos que eu estou trabalhando pra se tornar hábito em minha vida.
Os 04 compromissos são:

1. Seja impecável com sua palavra
2. Não leve nada para o lado pessoal
3. Não tire conclusões
4. Sempre dê o melhor de si

O objetivo é você ser quem você é, amar a vida, as coisas, as pessoas. Não viver de forma alienada, seguindo os padrões impostos pela maioria . Nao ter medo.
Recomendo a leitura .

Michelle.Steinhoff 28/02/2024

Uma lição para uma vida mais leve e feliz
Livro que foi indicado pela Marcela Ceribelli em seu podcast. E citado pelo Tadeu Schmidt na eliminação de um participante do BBB.
Ruiz cita a filosofia dos toltecas sobre uma vida simples e com amor.
Primeiro ele explica que vivemos domesticados num mundo feito por sonhos que não são nossos, mas que perpetuamos sem nos darmos conta.
Para mudar nossa realidade e buscar a verdadeira felicidade, a base estaria em apenas 4 compromissos:

1 - Seja impecável com a sua palavra (frase citada pelo Schmidt): as palavras têm poder. Tudo que você fala, roga, retorna. A palavra tem o dom de trazer a beleza, o amor e a felicidade ou um verdadeiro inferno. ?Ela é tão poderosa que uma única palavra pode mudar ou destruir as vidas de milhões de pessoas.? Já o ser impecável, é assumir a responsabilidade pelos seus atos sem julgamentos ou culpas.
Ser impecável com a palavra é usar corretamente a sua energia na direção da verdade e do amor por você mesmo.

2 - Não leve nada para o pessoal: se você leva tudo para o lado pessoal é porque concorda com o que está sendo dito, mas nada do que os outros fazem é motivado por você. É por causa deles mesmos. Mesmo quando prece pessoal, o que dizem são o ponto de vista deles, que receberam durante a sua ?domesticação?.
E quando você leva os acontecimentos para o lado pessoal, sente-se ofendido, e sua reação é defender suas crenças e criar conflitos.

3 - Não tire conclusões o autor diz que ?sempre é melhor fazer perguntas do que tirar conclusões, porque as conclusões nos predispõem ao sofrimento.? Reforça que presumimos que os outros sabem o que queremos mesmo sem falar, mas esquecemos que cada um tem a sua verdade.

4 - Sempre dê o melhor de si: esse é o que permite que os demais sejam enraizados. Sempre faça o melhor possível. Tenha em mente que o seu melhor bem sempre será igual, porque estamos em diferentes momentos.

?Se estiver fazendo o melhor possível, irá sentir-se bem consigo mesmo, ainda que tire conclusões, que leve as coisas para o lado pessoal e que não seja impecável com sua palavra.?

Priscila 28/02/2024

É um livro que deveria ser relido de tempos em tempos. É a segunda vez que leio os livros e me trouxe outros pontos de vista que não vi no primeiro. Um dos melhores conselhos, que muitos consideram óbvio, é o não leve nada para o nada pessoal. Recomendo demais a leitura.

Leticiasoaresu 25/02/2024

Uma agradável surpresa ?
A filosofia tolteca casa bem com o meu conceito de Deus, nunca pensei que houvesse algo que explicaria tão bem, logo, a leitura foi uma agradável surpresa.
O livro tem uma pegada auto ajuda, então é importante ler de mente aberta, pois apesar disso os conceitos que ele apresenta, as soluções práticas e os insigths e analogias são muito úteis, e bem apresentados, inclusive o livro em si é muito bem escrito, é gostoso de ler.
Tentarei verdadeiramente levar os quatro compromissos comigo ??

Maria13367 17/02/2024

Os quatro compromissos ?
Leitura necessária!
Esse livro nos faz ver as coisas por ângulos não vistos antes.
São doses de muita sabedoria e clareza. É sobre tomar o controle da nossa vida, sermos nós mesmos, acreditar em nós e saber usar o dom da "palavra".

Um ponto bem interessante é o de "não levar as coisas para o lado pessoal"... O que as pessoas falam está dentro delas e quando levamos para o lado pessoal é como se absorvesse para nós.

Use palavras positivas, lance no outro a semente do amor e receba o amor de volta?

Izadora 16/02/2024

Mais autoajuda do que imaginei
Mas com excelentes insights e percepções. Inclusive sobre as chamadas "crenças limitantes", em um novo ponto de vista. Um pouco "viajado" até que se pegue o ritmo, principalmente pelos preceitos da cultura que podemos demorar a compreender. Mas, quando isso acontece, nos sentimos conectados exatamente como é a proposta do livro. Recomendo!

"Ser tolteca é uma forma de viver. Uma forma de viver em que não existem líderes nem seguidores, em que você possui sua própria verdade e vive de acordo com ela. Um tolteca se torna sábio, selvagem e livre
outra vez".

Sandra 15/02/2024

Os 4 Compromissos
O livro aborda quatro compromissos a serem assumidos, segundo a filosofia antiga Tolteca. O objetivo é a liberdade pessoal ao assumir o controle da sua vida. Comprometendo -se a um falar impecável, não levar as coisas para o lado pessoal, não tirar conclusões e dar o melhor de si mesmo.
Achei a abordagem bastante interessante. Vale a leitura.

Lis 14/02/2024

Livro curto e de fácil leitura. Li ele no início de 2023 e foi um bom livro para começar o ano, traz ensinamentos e reflexões interessantes a serem praticadas durante o convívio com outras pessoas. Indico muito!!

Marcos Bruno 14/02/2024

Cativante do começo ao fim.
Livro curto e de leitura fácil, bem direto ao ponto. O foco é colocar em prática todos os ensinamentos, mesmo sabendo que o ser humano morre pela boca.

Amanda 13/02/2024

Reflexivo perfeito pro começo do ano
Essa leitura encaixou perfeitamente com o momento em que eu li: começo de ano. Quando aquela sensação de recomeço, foco nas prioridades e a ideia de que tudo é possível está no seu máximo. Quando sentimos que é a hora de mudar.
Essa mudança se traduz principalmente no comportamento e na forma como enxergamos e lidamos com a vida, e o autor escolhe encaixar essa mudança de postura e estilo de vida em 4 pilares fundamentais (os quatro compromissos).

Para mim funcionou muito bem e tive várias reflexões positivas ao longo da leitura. O único motivo que me faz reduzir um pouco a nota foi a conotação muitas vezes religiosa que o autor utiliza. Não interpretei como algo ruim de todo, visto que nos momentos em que ele escolhe essa abordagem, traz muito mais um tom de fé e crença em algo maior, seja em um deus ou em uma energia que nos conduz e nos acompanha na jornada da vida.

Num geral, indico para quem esteja passando por um momento de reflexão e mudanças internas, que esteja revendo a forma de enxergar a vida como um todo.
nay.gba 22/03/2024minha estante
Eu li o quinto, que é mais recente e gostei.