Palavras Envenenadas

Palavras Envenenadas Maite Carranza

Resenhas - Palavras Envenenadas

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Rafa 15/01/2021

Em quem vocês confiariam seus piores segredos?
"Todos nós sabemos: as mulheres tem sempre razão"

Quando vi esse livro na livraria alguns anos atrás, gostei da capa e me interessei pela sinopse, mas jamais esperaria que o livro fosse assim.

Uma história angustiante, em que a cada página você sente um nó na garganta na expectativa do que aconteceu com a Barbara, onde ela está, será que está viva?

Conforme a narrativa se constrói, se revezando entre as visões dos personagens, é possível chutar diversos finais. Eu, leitora assídua de livros de suspense e conhecedora de (quase) todos os clichês, fui pega completamente de surpresa pelo final.

Comprei o livro de forma despretensiosa por ter achado a capa bonita, e fui surpreendida por uma história complexa, que nos faz refletir sobre tanto, ainda mais saindo de um 2020 com tantos casos de agressão, violência e assassinato de mulheres.

Recomendo a leitura sem nem pensar duas vezes!

Gabi 09/05/2011

De tirar o fôlego!
A história se passa mais através de narrativas, isto é, possui muito poucos diálogos, tudo flui através das emoções, sentimentos e, principalmente dos pensamentos de cada personagem. Cada capítulo é focado em um personagem, alternando entre eles de acordo com o decorrer da história, por isso a autora conta, do ponto de vista de cada um, como todo o desaparecimento de Bárbara ocorreu. E digo: não é por ser uma narrativa, que o livro se torna chato; muito pelo contrário! A escrita é empolgante, os sentimentos são fortes e verdadeiros e é impossível ler um capítulo sem ter vontade de ler outro, e outro, e outro…

O livro todo conta a história de apenas um dia na vida de, basicamente, cinco pessoas:
- Bárbara Molina, a menina que desapareceu há quatro anos e ninguém conseguiu solucionar o caso;
- Nuria Solis, mãe de Bárbara, que vive uma vida medíocre, comandada pelo marido, depois do desaparecimento da filha;
- Pepe Molina, pai de Bárbara, submisso, forte e que comanda tudo o que a esposa precisa fazer;
- Salvador Lozano, um subintendente que irá se aposentar depois da meia-noite, decepcionado por não ter solucionado o caso Bárbara;
- E Eva Carrasco, amiga de Bárbara, mas que, depois de alguns desentendimentos, deixaram de se falar.

Todos os personagens têm um papel fundamental no desenrolar da história, cada um expondo o pouco que sabem, para, no fim, juntando o quebra-cabeça complicado, descobrirem quem é a pessoa que está por trás do desaparecimento de Bárbara Molina.

Mais: http://fluffy.com.br/2011/05/resenha-palavras-envenenadas/

Adriana 05/04/2012

Este foi um dos melhores thrillers psicológicos que já li. Com uma pitada de romance policial, muito drama e suspense, conheçam hoje o caso de Barbara Molina.

Barbara sempre foi uma criança rebelde e, ao chegar à adolescência, ficou ainda mais descontrolada. Com quinze anos ela fugiu de casa e, com exceção de um telefonema desesperado para a mãe alguns dias depois, nunca mais se ouviu falar da garota.

Agora, quatro anos depois, todos têm a certeza de que Barbara está morta e o subinspetor Salvador Lozano, que está prestes a se aposentar, traz este caso como único peso na consciência, já que nunca conseguiu achar uma resposta para o curioso enigma que era o desaparecimento da Srta. Molina.

Ao começarmos o livro, somos apresentados à situação, que é contada nos capítulos alternando vários narradores. No começo a própria Barbara é que conta sua história. Depois, através do subinspetor Lozano, ficamos sabendo dos detalhes minuciosos do caso, os suspeitos, suas hipóteses e também sua tristeza em se aposentar e deixar o caso mal resolvido.

Conhecemos a mãe de Barbara, Núria Solis, uma mulher que se entregou à depressão após o sumiço de Barbara e é totalmente submissa ao marido, Pepe. Este é considerado por todos como o cérebro pensante por detrás da família, até hoje procura pelos possíveis seqüestradores ou assassinos. Sempre foi muito ligado à Barbara e não se conforma com o fim trágico da menina.

Todos os acontecimentos do livro se passam em um dia apenas, o dia da aposentadoria de Lozano. É neste dia que o caso vai dar uma guinada de 360° porque depois de tanto tempo Eva, melhor amiga de Barbara antes do desaparecimento, recebe um telefonema e reconhece a amiga no outro lado da linha. A partir daí vamos acompanhando o desenrolar da trama que é brilhantemente narrado por Maite Carranza.

Se pudesse definir o livro em uma só palavra seria espetacular. Ele é instigante e envolvente, você não consegue parar de ler até chegar na última página. O mais incrível é o fato da autora ter conseguido situar toda a trama e construir personagens muito profundos narrando a história em apenas um dia.

Os rumos tomados pela obra mudam a todo instante e é impossível não se conctar a tudo que está acontecendo na vida daquelas pessoas.

A forma de escrever dos autores hispânicos é muito peculiar e, de todos que já, li Palavras Envenenadas é o que tem a escrita mais bela e objetiva.

Com toda certeza recomendo o livro. É capaz de agradar qualquer tipo de leitor, mas em especial aqueles que gostam de uma trama um pouco mais adulta e que fale da vida real, sem inserções sobrenaturais. Está presente o drama adolescente, mas tudo é conectado a uma história mais profunda e muito chocante.

A edição da Novo Conceito ficou ótima, o livro é um dos poucos da editora que foi publicado em tamanho menor não sei porque, mas tanto a capa quanto a diagramação interna me agradaram bastante.

Resenha em http://mundodaleitura.net/?p=2634

Renata Avila 06/04/2013

Me surpreendi ...
É essa a historia de Barbara Molina. Todos acreditam que ela esteja morte menos sua mãe, Nuria Solís, que ainda acredita que sua filha esta viva, mesmo após 4 anos da sua fuga que acabou virando um sequestro, que foi confirmado após o telefonema de Barbara pedindo socorro dias depois de sua fuga.

Mas um fato novo muda completamente os acontecimentos, o sequestrador esquece o seu celular no cativeiro onde Barbara vive nos últimos 4 anos e com ele, após varias tentativas, ela consegue fazer contato com sua melhor amiga Eva e é a partir desse fato que a historia se desenrola.

O livro é um suspense com drama, e além de ser muito bem traçado é super envolvente.

A história acontece toda no decorrer do último dia de trabalho do subinspetor Salvador Lozano, antes da sua aposentadoria. Cada capítulo do livro se passa na visão de um personagem, ou seja, na visão da Barbara, do Salvador, da mãe Nuria e da melhor amiga Eva.

Pra mim o livro foi muito bom, ele conseguiu me segurar até o fim, além de me surpreender com algumas coisas.

E o final ...

Val Carnaval 25/02/2020

Grata surpresa!!! LEIAM, apenas!
Não conhecia o livro e resolvi ler com base em alguns comentários, fiz o certo.
O livro é uma grata surpresa, tão bem escrito que por vezes esquecia que toda a narrativa se passa num intervalo de 24 horas.
A estória é contada pelos personagens de forma a detalhar o passado e entendermos o ocorrido, mas sem se tornar enfadonha e repetitiva. Em determinado momento o enredo final deixa de ser um grande suspense, o que não o desabona.

Se pudesse dar um conselho, seria: Leiam Palavras Envenenadas!

ps.: único ponto baixo do livro é a tradução, que por vezes exagera no uso das virgulas e atrapalhando levemente a leitura.

Geovanats 15/04/2020

O livro se passa em um dia, e envolve os pensamentos e principalmente os sentimentos de culpa das pessoas mais próximas e da vítima de um sequestro. Cada narrador: a mãe, a melhor amiga, o policial que liderou a investigação e a vítima, relatam seus sentimentos de culpa e o que poderiam ter feito diferente para mudar a situação em que se encontram. Cada um se acha responsável de alguma maneira.
Inesperadamente, a personagem que menos gostei foi a mãe. Desde o início de sua narração quando se sabe muito pouco dos fatos, a vi como responsável em parte, ou pelo menos como a única que poderia ter ajudado, ter evitado algo, ter tentado entender sua filha. Talvez eu esteja errada, mas neste livro, fiquei com esse sentimento.
Fiquei surpreendida ao terminar o livro e ler na pequena biografia da autora que este é um livro juvenil. Esse fato me fez dar mais uma estrela, pois é um livro sobre jovens para jovens adultos.

Amy 23/02/2012

INTRODUÇÃO
É o primeiro livro que leio da autora. Confesso que me deixou com gosto de quero mais nas pontas dos dedos. O livro é forte, tem atitude e qualquer mulher gostaria de se sentir assim. Forte, guerreira e determinada.Afinal, é um livro escrito por uma mulher.

NARRATIVA
Maite consegue prender o leitor desde o início. Barbara é uma personagem muito forte mesmo estando nas circunstâncias em que estava. Embora tenha lutado muito contra si e contra o seu inimigo. A trama tem um ritmo aceitável e muitas vezes se parece com uma montanha russa, pois ela nos leva a um misto de sensações que provocam calafrios. É uma temática delicada, pois infelizmente está em nosso cotidiano. Cárcere e abusos estão espalhados pelos jornais e pelos programas sensacionalistas que noticiam vidas trágicas e situações iverreversíveis. É um livro para quem tem estômago. Quem não se choca com os relatos de Barbara Molina, provavelmente não a compreende em sua complexidade. Não só os relatos de Barbara fazem o livro ficar interessante, sua amiga Eva, sua mãe, seu pai e os detetives/policiais, dão maior corpo para a trama, não sendo somente vista de uma maneira.São vários momentos que deixam a narrativa muito rica e encorpada.

MOMENTO MACCHIATO
“Tenho medo, tenho muito medo. Volto a sentir medo e me escondi debaixo da cama, encolhida, lembrando o pânico que tinha ao ouvir seus passos, temendo seus ataques de ira e seus castigos desumanos. Quando me privava da comida, sofria câimbras e fisgadas no estômago, não sabia se eram de fome ou se eram de ângustia”- pág 89

CONSIDERAÇÕES FINAIS
Maite me surpreendeu. Porém, não é qualquer leitor que vai gostar do modo como leva sua estória. Pois ela não proporciona tantos momentos de alegria, o livro não tem essa pretensão de ser um livro que enche seu coração de amor. É um amor à la espanhol. Bruto e selvagem. E me arrisco a dizer, nojento. Nojento pelas atitudes e nojento pelo modo como se mantém um segredo desses. Maite é muito talentosa e corajosa. Espero ler em breve mais um livro dessa autora.

LINK - http://thislovebug.net/macchiato/33-palavras-envenenadas-maite-carranza

Bruh 10/02/2017

Palavras Envenenadas
Bárbara Molina está desaparecida há quatro anos, todos acreditam que ela esteja morta, menos sua mãe Núria Sólis que se tornou uma mulher sem vida. Foi uma mãe totalmente liberal que se culpou pelo sumiço da filha e entregou-se ao sofrimento desde o dia.
Salvador Lozano, O detetive responsável pelo caso de Bárbara está a se aposentar mas fica intrigado por ter que deixar casos inacabados especialmente o da garota Molina.
Tudo se tornou um enigma sem solução, as pistas não levam a nada, sem corpo, sem respostas. Até que uma ligação acontece, Bárbara liga para Eva sua melhor amiga pedindo socorro.
Eva Carrasco era a melhor amiga de Bárbara, mas algo tinha mudado, a amizade não era a mesma Bárbara não era mais a mesma. Até que houve uma grande pressão amorosa por parte de Bárbara e elas acabam por brigar, Mas porque ela ligou para Eva.
Após esse telefonema tudo começa a fazer sentido, o quebra cabeça começa encaixar e a vida de todos os envolvidos muda drasticamente. Um final que ninguém imaginava.
Palavras envenenadas conta uma história cheia de suspense, de mentiras e muitas surpresas.
Contada pelo ponto de vista de quatro personagens, Bárbara Molina, Núria Sólis, Eva Carrasco e Salvador Lozano, o contexto que te leva para dentro da história, você entra de cabeça e não quer mais sair

Niele.Laiane 02/10/2021

Sem palavras...
Comecei esse livro sem muita expectativa, mas agora confesso que ele conseguiu me prender de uma forma surpreendente.
Cada personagem tem sua parte contada separadamente em momentos alternados entre o passado e o presente.
É foda o fato de como algumas pessoas sem caráter e sem escrúpulo algum conseguem mentir e nos manipular de tal maneira que ficamos cegos e não não vemos a verdade, e isso foi o que aconteceu com Núria, e infelizmente acontece muito na vida real :( .
Gostei bastante do livro, mas poderia ter mostrado um pouco mais do final, sobre o que aconteceu com alguns personagens.

Débora Paes 24/06/2011

Bárbara Molina desapareceu. Ninguém sabe de nada, mas no fundo cada personagem sofre com sua parcela de culpa.

O único interessado em solucionar o caso após esses quatro anos é o subinspetor Lozano.

O pai já "se acostumou" e acredita que a filha está morta.

A mãe, ausente que chora pelos cantos pensando no que poderia ter feito para ajudar a filha.

Eva, a melhor amiga que em um certo momento foi ficando mais afastada e cheia de mágoas.

Lozano, o policial que está prestes a se aposentar e não quer ficar com a sombra de um caso sem soluçãoe não.

Jésus, o professor de Bárbara, teve sua vida revirada.

Martín era o suposto namorado.

O livro é dividido em três partes, contado com a visão diferente de cada personagem.

No decorrer da estória, os pontos de vista dos envolvidos enlaçados e você irá desconfiar de todos eles.

Um livro chocante e angustiante.

Um livro de ficção que assemelha com a realidade. A cada dia, mais casos como o de Bárbara Molina começam a surgir.

Leitura recomendada.

Rafa Précoma 20/03/2011

Incrível.
Não conseguia mais parar de ler e quando parava, não via a hora de voltar a lê-lo.

Eli Coelho 05/10/2012

Surpreende, apesar de óbvio.
Esse é um daqueles livros que quando terminado a gente se pergunta: Como não enxerguei isso antes? Era tão óbvio!

A narrativa é uma mescla de memórias e sentimentalismo. Pouca coisa acontece no presente, o que justifica toda a ação do presente se desenrolar em um espaço de aproximadamente 18 horas, portanto não espere grandes investigações policiais. Apenas fatos contados e peças que não se encaixam.

A narrativa é contada através de quatro pontos de vista: Nuria, a mãe; Losano, o detetive; Eva, a melhor amiga; e a própria Barbara(sim ela ainda está viva).

Barbara tem um pai autoritário e uma mãe submissa. Foge de casa e nunca mais foi encontrada. Manchas de sangue e uma bolsa encontrada indicam que possa ter sofrido alguma violência. Porque?
Qual a relação do seu namorado como o desaparecimento? E o seu professor? Ambos são os principais suspeitos. Porque a investigação não encontrou provas para indicia-los? E qual o motivo da briga entre duas amigas intimas? Há relação com o desaparecimento?

O suspense da trama só acontece nas ultimas 60 páginas, quando descobrimos quem fez aquilo com Barbara.

Um livro interessante para leitura rápida. Recomendo!

Vanessa Meiser 12/04/2011

Nem precisei pensar duas vezes, apesar de não se tratar de nenhum romancezinho e nem de chick-lit, PALAVRAS EMVENENADAS foi direto após a leitura para a lista dos favoritos.
Se gostei? Olha, eu não larguei o livro enquano não acabei a última página, e isto é raro acontecer comigo, tem que ser muito bom para eu deixar tudo de lado e me dedicar somente à leitura, e foi o que fiz.
Há quatro anos Barbara Molina, uma adolescente de então 19 anos está desaparecida. Sua mãe Núria desde então mergulhou em uma depressão profunda, seu pai Pepe Molina é quem parece ser o mais equilibrado da casa e quem tomou o controle de tudo. Salvador Lozano, o inspetor de polícia designado para resolver o caso, está perto de se aposentar e mesmo depois de passados 4 anos, não conseguiu descobrir o que houve com Barbara, nem se está viva ou se está morta, já que o corpo nunca foi encontrado.Eva Carrasco, melhor amiga de Barbara, por conta de um amor compartilhado entre as duas, havia deixado de ser a amiga inseparável que era desde criança e, sente-se culpada e até mesmo responsável pelo desaparecimento de Barbara.
Enfim, eu só posso dizer que o livro é totalmente eletrizante, chocante e muito, muito angustiante. E mesmo com estes adjetivos, o livro é simplesmente MUITO BOM.
Obs: No início da história, a autora deixa claro que o livro não é baseado em fatos reais, porém, a cada dia, vemos mais e mais histórias como estas acontecendo pelo mundo a fora e fica quase impossível não associa-lás uma com a outra.
Só tenho um pedido a fazer a você amigo leitor: Se puder, leia, eu garanto que não irá se arrepender, mesmo que este nao seja seu gênero de leitura favorito.

Yasmin.Kauane 16/12/2021

Uma história incrível de superação
O livro conta a história de Bárbara Molina, uma garota que foi sequestrada há 4 anos e ninguém sabe de seu paradeiro. É narrado por 4 pessoas : Lozano, o policial responsável pelo caso, Nuria Sólis, a mãe que sofre o luto, Eva Carrasco, sua melhor amiga que tem um papel muito importante, e a própria Bárbara, que vai contando como é em seu cativeiro.
Achei o livro maravilhoso ! Aborda temas pesados de uma forma leve e super dinâmica. No início a mudança de perspectiva confunde um pouco e chega até a irritar, mas conforme o decorrer da história, isso é usado para te prender mais e mais. Uma estratégia muito boa, eu diria.
Foi um livro que acrescentou conhecimento geográfico, artístico e me ensinou formas de identificar o abuso em sua sutileza, agora estou muito mais atenta a isso. Achei super válido por isso, além do entretenimento. Me senti super imersa à leitura.
Acho que os únicos pontos fracos foram que em alguns momentos parecia que eu só estava lendo pensamento e não a história de fato, me irritei com isso, mas foi necessário para entender o contexto. Também me indignei quando me dei conta de que todo o livro passou em um único dia, tive a sensação de que foi tudo muito rápido. Além da frustração do final em aberto, queria saber o que aconteceu com todos depois da cena final, mas fiquei só na especulação..
Mas no fim das contas, acho que foi uma ótima forma de iniciar as leituras de casos investigativos, super recomendado para quem está iniciando.

Gabriela 11/03/2014

"Às vezes, a verdade permanece oculta na escuridão e só aparece ao se abrir uma janela."
Conheci o livro através de um daqueles folhetos informativos que veio dentro de outro livro que tinha acabado de adquirir, ao ler a sinopse, de cara, já fiquei muito curiosa para saber o desfecho da história então tive de procurar para comprar.
Palavras Envenenadas é uma crônica que se passa em um dia e conta a história de Bárbara Molina, uma garota que desapareceu misteriosamente há quatro anos. Nunca encontraram um corpo ou uma pista concreta que levasse a desvendar seu misterioso desaparecimento.
A história se intercala pela perspectiva de diferentes personagens que nos despertam muitas especulações sobre o que realmente aconteceu. Sua mãe que se tornou uma mulher depressiva e devastada que sobrevive aos dias desejando ter sido uma mãe melhor. Eva a melhor amiga de Barbara que se culpa mesmo depois de anos por seu desaparecimento. E Salvador Lozano o subinspetor da Policia responsável pela investigação do caso que está a um dia de sua aposentadoria, e não consegue aceitar a idéia de ter que se aposentar sem resolver este mistério. No entanto uma ligação muda inesperadamente o destino dessas pessoas.
O livro aborda um tema muito forte (que não posso falar se não é spoiler) que eu realmente não esperava. Confesso que ao longo da história, a partir do que contavam as personagens passei a odiar muito Bárbara por ser mesquinha e egoísta. Mas só no desfecho final pude compreendê-la e realmente me compadecer.
A história é do tipo de suspense que flui com vários suspeitos, mas nunca é quem realmente achamos, e só descobrimos quem é o verdadeiro culpado bem no finzinho. Consegui ler em quatro dias. Só achei que faltou mais um capitulo no final, ficou meio vago, faltou mais um “depois”. Mas o livro é ótimo recomendo para todos.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6