Palavras Envenenadas

Resenhas - Palavras Envenenadas

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Tielle | @raposaleitora 12/07/2013

Resenha Livromaníaca
Bárbara Molina está desaparecida há quatro anos, todas as pistas não levam à lugar algum. Nenhum corpo foi encontrado. Todos os familiares sofrem com a incerteza sobre o caso, principalmente a mãe, que de uma mulher jovem e audaciosa, se tornou uma mulher sem sonhos, sem coragem, sem vida. O pai assumiu todas as obrigações sobre a vida deles.

Eva Carrasco sempre foi a melhor amiga de Bárbara, mas depois de um tempo as duas começaram a se separar... talvez seja porque Eva teve sua primeira desilusão amorosa por conta da "traição" de sua melhor amiga. Chegou a desejar que Bárbara sumisse e infelizmente é isso o que acontece pouco tempo depois, a culpa a consome até quando ela completa 19 anos.

Salvador Lozano é o inspetor responsável pelo caso de Bárbara. A idade finalmente chegou e com 65 anos ele têm que se aposentar. O desespero de perder os seus afazeres costumeiros e ainda por cima ter de deixar casos inacabados nas mãos de outra pessoa são seus maiores pesadelos. Em destaque o caso da garota Molina, ao qual se preocupa mais.

Quando Eva recebe uma ligação de Bárbara pedindo ajuda, a vida de todos os envolvidos no caso muda drasticamente.

"Agora já não posso ir a parte alguma. Acreditam que eu esteja morta. Minha mãe leva flores à montanha e as joga ao vento no dia do meu aniversário, e os meus irmãos erguem um balão com o meu nome."
Bárbara Molina

Palavras Envenenadas trata de um assunto muito traumático e polêmico, a narrativa é super intensa e você sofre junto com os personagens. Todas as cenas são muito bem descritas e você não só sente que está no livro mas também sente que você tem que fazer algo para conseguir mudar o destino...

No inicio do livro eu já estava identificando os culpados, formulando o desfecho, mas o final é a maior surpresa, realmente muito bem desenvolvido. Todo o tempo eu estava errada e o verdadeiro culpado me deixou de cabelos em pé...

Um livro altamente recomendado para todos! Super lançamento da Editora Novo Conceito de 2011!

site: http://girlfreakbooks.blogspot.com/

Gabi Lima 05/10/2011

Palavras Envenenadas conta a história de Bárbara Molina, uma menina que sumiu misteriosamente aos 15 anos deixando uma carta. Seus pais, Nuria Sólis e Pepe Molina, chamaram a polícia e o inspertor Salvador Lozano assumiu o caso. Aparentemente ela tinha fugido, mas alguns dias depois de seu desaparecimento ela ligou para casa pedindo ajuda e quando localizaram de onde vinha a ligação encontraram a bolsa dela e sangue por toda a cabine telefônica. A partir daí as investigações começaram...

Veja o resto da resenha aqui: http://livrofilmeecia.blogspot.com/2011/07/resenha-palavras-envenenadas-promocao.html

Michy (VPL) 28/06/2011

Angustiante
Palavras Envenenadas é um livro difícil? Sim, é difícil, mas não digo no sentido da leitura e sim em sua história. Quando recebi esse livro da Novo Conceito, pelo nome pensei que a história seria totalmente diferente. Me enganei, mas em um sentido bom. A história é repleta de suspense e reviravoltas capazes de tirar o fôlego. Um drama muito bem escrito recheado de mistério e com um desfecho impressionante.

Diferente de outros livros, a história não é baseadas apenas em uma personagem principal, mas sim em vários personagens secundários que servem para dar vários ângulos diferentes ao mistério que é o desaparecimento de Bárbara. Os capítulos são separados por narrativas de outros personagens, como a mãe de Bárbara, a ex-melhor amiga e o detetive que cuida do caso. Isso é bem interessante, pois temos uma interação maior com cada personagem ainda mais com a narrativa em 1ª pessoa.

Bárbara tinha 15 anos quando desapareceu. Todos já tinham perdido a esperança e a luta agora era para encontrar o corpo que nunca foi realmente visto. Seu desaparecimento foi um mistério, pois sua mochila foi encontrada com sangue logo depois e tudo levava a crer que ela realmente tinha sido assassinada.

"Não, família não, falo pra mim. Ainda que saísse daqui não poderia olhar para eles. Seria incapaz de abraçá-los e beijá-los. Não teria coragem para dizer que os amo. Ele repetiu diversas vezes que não me perdoariam, que me tirariam da vida deles, que, se soubessem tudo que aconteceu, prefeririam que estivesse morta. Já não tenho família e não terei nunca. Se soubessem quem sou e o que fiz se envergonhariam de mim e me dariam as costas."

Leia a resenha completa no blog:

Livy 17/05/2011

Um livro cheio de suspense e drama!
{para ver a resenha completa acesse | nomunododlivros.blogspot.com}

{resenha sem spoliers para não estragar o suspense do livro}

Palavras Envenenadas é um livro cheio de reviravoltas e muito suspense. Maite Carranza nos presenteia com uma narrativa inteligente, sabendo desenvolver uma trama envolvente e instigante, com um suspense de tirar o fôlego!

O que achei muito interessante é que nós temos interação com Bárbara, através de sua narrativa em primeira pessoa. Além de Bárbara, interagirmos também com mais três personanges que são peça fundamental para o desenvolvimento da trama: Salvador Lozano, Nuria Solís e Eva Carrasco.

Bárbara Molina desapareceu quando tinha apenas 15 anos de idade. Agora, passados 4 anos de seus desaparecimento, ninguém mais tem esperanças de que ela ainda esteja viva, ou de poder encontrá-la. Mas Nuria Solís jamais perdeu as esperanças. Ela, mãe de Bárbara, viu sua vida acabar no dia em que ela deixou de fazer parte de sua vida. Agora nada mais importa. Mas ela ainda tem a esperança de ter notícias da filha.
Salvador Lozano também nunca disistiu de encontrar uma resposta para o desaparecimento da moça, mas vê a impossibilidade de continuar as investigações que já duram tantos anos. Afinal, ele irá se aposentar e seu posto será tomado por um jovem policial, Sureda, que ávido, não se interessará por um caso antigo e esquecido. É durante a explanação de Lozano para Sureda, sobre o caso de Bárbara, é que entendemos como procedeu a investigação.
Eva Carrasco por sua vez é a ex melhor amiga da garota, que a inveja e mal entendidos separou. Agora ela recebe um misterioso telefonema de Bárbara pedindo ajuda. Sem saber o que fazer, terá que tomar uma decisão muito dificil. A vida de Bárbara está em jogo. Começa então uma corrida contra o tempo para salvá-la!
É através destes personagens que tomamos conhecimento da história e vida de Bárbara, e a partir dai seu caráter e personalidade nos são mostrados.

Este é um livro forte, com passagens de arrepiar e emocionar. Principalmente sob a visão de Bárbara e suas descrições do que aconteceu e está acontecendo com ela. O livro traz à tona assuntos muito importantes e polêmicos, como: traição, abuso, omissão, mentiras, intrigas, segredos, falsas aparências, etc.
Mas o que mais chama atenção são as palavras mal ditas, as palavras envenenadas. O título do livro é muito oportuno, afinal, ao terminar de lê-lo você percebe o quanto as palavras têm poder. Creio eu que as palavras têm tanto poder quanto as ações.
O final do livro é surpreendente e arrebatador.

{...} porque as palavras acabam por dar sentido a coisas que não existem.

Para quem gosta de um bom livro de drama, cheio de suspense e intrigas... Recomendado!

Nany 25/03/2011

Palavras Envenenadas (http://up-brasil.com/?p=55135)
Palavras Evenenadas é um livro de uma escritora espanhola que confesso nunca ter ouvido falar, mas que sabe como conquistar um leitor. Sua narrativa se interpola entre a protagonista (em primeira pessoa), a família da protagonista e o policial responsável pelo mistério do livro (em terceira pessoa), contando a história de um sequestro arquivado sem solução.
Bárbara Molina é uma adolescente problemática que vive uma vida muito adulta para alguém de 15 anos. Com um pai ciumento e uma mãe desatenta Bárbara vive duas vidas, a que tem em casa e a que possui no mundo. Porém tudo muda de perspectiva quando ela é sequestrada e passa a viver em um porão de um homem desconhecido. Por quatro anos é alimentada, violentada e maltratada por seu sequestrador enquanto sua família perde as esperanças e a declara como morta. Até que em um descuido de seu agressor, Bárbara tem acesso a um telefone celular, e o que até então parecia um beco sem saída se mostra com uma luz no fim do túnel. Após uma ligação para sua antiga melhor amiga, seu caso ganha novos ares e uma possível solução parece estar a caminho.
Um livro que parece ser apenas um drama policial se desdobra em algo muito maior enquanto suas páginas são consumidas. A realidade já pungente de sequestros e cativeiros fétidos e obscuros já nos causa náuseas, mas o livro guarda muitas outras surpresas que farão nossos estômagos revirarem.
A realidade grotesca contidas nas páginas nos lembra do porque o mundo está do jeito que está. Enquanto Bárbara Molina luta para se manter viva e manter a ultima fagulha de esperança acesa, compreendemos que esse, apesar de ser um livro de ficção, não está nem um pouco obsoleto ou é fantasioso. Muitas mulheres já passaram, ou ainda passam por situações parecidas – quiçá piores – que a de Bárbara, então esse é um livro que acima de tudo choca o leitor com situações tão prováveis que às vezes é difícil acompanhar a trama sem se envolver em uma revolta de âmbito muito maior que as linhas que guardam a história.
Soma-se tudo isso a um poder de narrativa excepcional e temos um livro instigador. Uma história que nos faz ter vontade de gritar por todas as Bárbaras que vivem espalhadas pelo mundo afora. O que fica mais que claro é que nossa querida Maite teve certas intenções ao construir essa história. A autora quis exatamente isso. Nos instigar para uma realidade que as vezes é deixada em segundo plano tamanha é a sua feiura.
Por isso tiro meu chapéu aqui para Palavras Envenenadas que com sua realidade grotesca nos abre os olhos para a realidade tal qual grotesca da sociedade moderna.
Só asseguro e alerto que esse não é um livro de contos de fadas nem um lindo romancezinho. É importante lê-lo, mas só para aqueles que querem um pouco mais além de ficção e prazeres frívolos.

Milinha Belikov 05/06/2011

Confesso que fiquei "meio assim" para começar a ler esse livro. Pensava que seria algo meio monótono...paradão mesmo. Acontece que me enganei completamente. Palavras Envenenadas é aquele tipo de livro que você começa a ler e não quer largar mais.

--------------------------------------------------
PARA LER MAIS DA RESENHA ACESSE: WWW.PALAVREANDOLIVROS.COM.BR

danilo_barbosa 17/06/2011

Quantas mágoas podemos guardar dentro de nós?
Núria Solis é um sombra de si mesma. Há quatro anos convive com o desaparecimento de sua filha. Sonha em tê-la novamente em seus braços, beijá-la e descobrir o que a enchia de pavor. Provar para àquela, que já deve ter se transformado em uma mulher, que está segura... Como queria ter esperanças de encontrar algo...
Mas só resta a dor avassaladora no seu peito.

Eva Carrasco está perdida de arrependimento. Aquela que um dia foi sua melhor amiga desapareceu sem deixar rastros. Na sua cabeça moram imagens de morte e sangue de alguém que um dia viveu no seu convívio e ela não tem esperanças que esteja viva. O pior é que antes de acontecer tudo aquilo, ela desejou que Bárbara sumisse, com todas as suas forças...

Salvador Lozano está no seu último dia de trabalho na Polícia Civil. Sua carreira foi muito bem vista na academia, graças ao seu esforço na solução dos casos que foi encarregado. Um garoto já chegou para tomar o seu lugar e dar um ânimo novo para a mesa que ele ocupava.
Será que ele vai ser um bom policial ou jogar seus casos no fundo de uma gaveta?
Só um único caso sem solução incomoda Salvador: o sumiço de Bárbara Molina. Quatro anos de buscas e mistérios, onde ele se pergunta a todo instante se deixou escapar algo. Bem que algo poderia acontecer para surpreendê-lo neste último dia.

Bárbara Molina não sabe mais o que esperar. Presa há quatro anos em uma sala escura, já teve sua alma destruída pelos ataques violentos e Palavras Envenenadas (Novo Conceito, 256 páginas) do seu captor. Ela sabe que aqueles que amam já a consideram morta. Afinal, são quatro anos sem dar notícias. Será que algum dia sua situação irá mudar? Será que poderá ainda sonhar?

Quatro destinos diferentes e uma ligação que pode mudar o rumo destas histórias. Onde está a verdade sobre este desaparecimento?

Depois de ler vários livros sobre sequestros e prisões domiciliares neste último mês, confesso que estava meio sem vontade de pegar este livro nas minhas mãos. Graças aos Deuses Literários que abri a primeira página e me deixei absorver pela trama muito bem elaborada de Maitê Carranza.

Veja resenha completa no Literatura de Cabeça:

Ananda 29/06/2012

História envolvente
O livro está dividido em 3 capítulos com vários subcapítulos dentro. E cada subcapítulo é um personagem da história narrando, contando os fatos e os acontecimentos da memória ou que aconteceria a seguir.
Tinha o subinspetor Lozano; a amiga da desaparecida, Eva; a mãe da desaparecida, Núria; e ela, Bárbara.
A parte que eu lia e gostava, até o meio do livro, eram das narrações de Bárbara. Pois eram nessas narrações que se via como ela era e onde estava, todos esses 4 anos.
Mas a partir do meio, me interessei mais pela narração da mãe dela, Núria Solís. Uma mulher que fica triste após o desaparecimento da filha, mas quando descobre que sua filha está viva e quem a sequestrou, se torna uma mulher forte, mais decidida, como uma leoa que protege seus filhotes.

Quando o leitor descobre quem foi o culpado, tudo começava a se encaixar. E eu sabia que o livro estava acabando e tudo se resolveria. Então comecei a ler como se eu fosse a protagonista, sentia a angústia dela de estar presa e o medo de morrer a qualquer momento por ter feito uma coisa errada, que não deveria. Lia tão rápido, que quando o livro chegou ao final, eu nem percebi, só vi que não tinha mais continuação. E era a partir da li que o leitor imagina e dá um final para esses personagens.
Eu dei o melhor para quem merecia, pois alguns mereciam o pior, e outros o melhor de tudo.

Bookaholic Girl 18/04/2012

Palavras Envenenadas
Pela segunda vez nesse ano, a Novo Conceito me enviou um livro que eu ficava de pé atrás, e lendo me surpreendi muito, o primeiro foi Devoção, e agora Palavras Envenenadas! No início relutei para lê-lo até porque tinha acabado de ler 3096 dias quando este chegou, e tratando os dois de temas parecidos e tendo uma carga emocional pesada, deixei ele um pouquinho de lado, li um e outro livro e me deparei de volta com este, e minha surpresa não poderia ser maior.
Ele é diferente dos que costumo ler, é mais policial, e deixa o leitor numa agonia e ansiedade até chegar ao último capítulo.
Palavras Envenenadas conta a história de Barbara Molina, uma garota que sempre foi considerada má, que se achava má, e agora está sequestrada – e para o sequestrador, foi isso que ela mereceu. Há quatro anos ela desapareceu deixando poucas pistas, nenhuma que pudesse levar a polícia a descobrir o responsável por tal crime, nenhuma que pudesse ajudar a encontrá-la.
Agora, quatro anos depois do início do caso, o subinspetor Lozano está para se aposentar, e é com grande lamento que ele deixa o caso Molina para trás, aberto. É graças a ele que o caso vai sendo relatado, pondo em cheque para o leitor o sobre os dois principais suspeitos, e fazendo o subinspetor repensar junto com seu substituto o que pode ter corrido errado.

Continua... http://www.bookaholicgirls.com/2011/04/palavras-envenenadas.html

Camille 02/04/2011

Maite Carranza cria um formato de livro que já o torna interessante. Dividido em três partes, ele se baseia em solucionar o assassinato de Bárbara Molina, uma adolescente de apenas 15 anos, desaparecida e dada por morta. O principal problema é que Bárbara está viva, sofrendo, em uma situação complicada na qual um homem a controla de todas as formas possíveis - e não tem como avisar ninguém

A história é contata sob os mais diversos pontos de vista: o do inspetor responsável pelo caso da desaparecida, assombrado pelo peso de não conseguir resolver o caso e sua carreira estar no fim; o de Bárbara, a garota, dada como morta, de dezenove anos e a convivência com o seu agressor; o de Eva, sua melhor amiga, que carrega a cruz de uma amizade tão firme que desandou tão rapidamente; e o de Núria Solís, a mãe da morta, depressiva e que vive cada dia tentando passar por sentimentos que beiram o insustentável.

Aborda, em 264 páginas, o desenvolvimento da história e a resolução. Surpreende, o livro todo é bem escrito e envolvente. Cada capítulo, contado por um integrante do envolvimento no desaparecimento, é uma descoberta maior sobre o acontecido e as emoções de cada pessoa.

ricardo_22 07/11/2011

Resenha - Blog OverShock
O Prêmio Edebé faturado pelo livro Palavras Envenenadas, da escritora espanhola Maite Carranza, é pouco para o que o livro realmente é: sensacional. Antropóloga, Maite Carranza nasceu em 1958 em Barcelona, trabalhando como professora antes de se dedicar totalmente aos livros. Até hoje, Carranza publicou mais de 40 títulos, muitos deles com diversos prêmios, como é o caso de Palavras Envenenadas. A forma como a autora escreve a trama deste livro, faz com que os leitores a todo momento busquem a verdade, muitas vezes se entregando totalmente ao livro.

Barbara Molina era uma garota de 15 anos quando desapareceu misteriosamente. Não havia nenhuma pista que pudesse apontar quem poderia ter feito isso com menina. Mesmo depois de quatro anos, o subinspetor Lozano, responsável pelo caso, continuava na estaca zero, até que no último dia antes de se aposentar, diversas coisas acontecem: uma ligação, e uma conversa com seu futuro substituto, que mudam a forma com que Lozano vê o caso. Essa ligação indica que Barbara ainda esta viva, e a conversa mostra para Lozano que há muitas coisas que passaram despercebidas.

Como disse, tudo acontece no último dia de Lozano como subinspetor, como também, responsável pelo caso. Ao longo das 264 páginas, a autora nos mostra fatos, por diversos ângulos. Cada capítulo conta a história na visão de alguém: Bárbara, sua ex-melhor amiga Eva, o subinspetor Lozano e a mãe de Barbara, Nuría. Em cada capítulo, descobrimos coisas de Barbara que podem ajudar na hora de identificar o que de fato aconteceu com ela. Há cada capítulo, novas pistas surgem apontado para um possível sequestrador/assassino. O namorado? O professor? O tio? Algum desconhecido? O que mais intriga, e aumenta a vontade de terminar de ler o livro é isso: nunca permanecemos muito tempo com a certeza do que de fato aconteceu.

Mais em: http://overshock.blogspot.com/2011/07/resenha-32-palavras-envenenadas.html

Carol 15/08/2011

Chocante
Desde que li a sinopse desse livro ele já chamou muito a minha atenção, é o tipo de livro que eu não estou sempre lendo, mas adoro. A capa é simples, mas belíssima, ao terminar de ler, percebe-se que ela diz muito sobre a história, o que a torna ainda mais bonita.

Bárbara Molina é uma adolescente desaparecida desde os 15 anos. Seu desaparecimento abalou a cidade e desestruturou a família. Seu pai nunca perdeu a esperança de reencontrá-la, mas aprendeu a seguir com sua vida. Sua mãe parece ter ido embora junto com ela e nunca foi capaz de superar esse trauma. E seus irmãos gêmeos mais novos são como fantasmas, passam despercebidos até mesmo em casa.

Uma ligação para o celular de Eva, melhor amiga de Bárbara, quatro anos depois de seu desaparecimento muda tudo.

Salvador Lozano,o subsinspetor responsável pelo caso de Bárbara está prestes a se aposentar, mas ao saber da ligação, sabe que precisa fazer alguma coisa. Os dois suspeitos pelo desaparecimento da garota, um ex-namorado e um professor, ainda estão soltos, mas o subinspetor usa sua experiência de mais de 30 anos e corre atrás para desvendar esse último mistério.

Os capítulos são alternados entre a narração em primeira pessoa da própria Bárbara Molina, que transmite toda a sua angústia e temor, e em terceira pessoa por Salvador Lozano, Núria Solís (mãe de Bárbara), Pepe Molina (pai) e Eva Carrasco. A leitura flui fácil e rápida, o fato de a história se passar toda em apenas um dia ajuda a prender o leitor e aumentar ainda mais a angústia.

O final não foi surpreendente, porque ele já é possível de desvendar pelo meio do livro, mas isso não o tornou menos chocante. Estou acostumada a ler livros policiais, mas esse livro possui um drama agoniante com um suspense na medida certa. Para quem gosta desse tipo de leitura, esse é um livro que eu recomendo.

Resenha originalmente postada em: http://sunriseshere.com/?p=1799

Rotina Agridoce 03/07/2012

Em um suspense espanhol premiado, Maite Carranza conta a história do misterioso desaparecimento de uma adolescente de 15 anos, Bárbara Molina, do qual seu corpo nunca foi encontrado e muito menos provas de que esteja viva. Com poucas pistas e muitas pertubações e pontos obscuros, Salvador Lozano assume o caso e, após quatro anos passados e sem solução alguma, chega a hora de aposentar-se.

No último dia de trabalho, uma ligação é recebida e tudo passa a ser visto de outro ângulo. Ao lado de seu sucessor, Lozano repassa o caso e novas questões começam vir à tona.

Uma trama envolvente e inteligente, em que é cada capítulo é narrado por um dos quatro personagens centrais: Bárbara Molina, Nuría Solís (mãe de Bárbara), Eva Carrasco (melhor amiga de Bárbara) e Salvador Lozano (subinspetor do caso).

Com esses personagens, conseguimos ...
leia o restante no meu blog

Carla 13/10/2011

Emocionante
Achei um livro muito bom. Conta a estória de uma garota que foi sequestrada, e todos acreditam estar morta. Porém um dia tudo muda.Ao mesmo tempo o investigador do caso esta se aposentando e não quer deixar o caso em aberto,então começa ver pistas que nunca havia visto antes.
Um livro sensível, sentimos o terror, de um cativeiro junto com a garota. O fim, achei previsível, mas vale muito leitura.

Nana 07/07/2011

Empolga, mas não surpreende!
Pelo grande número de qualificações positivas e pelas resenhas que li aqui no skoob, eu esperava um pouco mais deste livro.
A estória até me prendeu desde o início e me despertou interesse de ir até o final rapidamente (li em menos de 24hs). Mas antes de chegar na página 80, eu já imaginava quem era o culpado do desaparecimento de Barbara. No final eu estava certa e me pareceu que faltou um "algo mais" pra convencer. O assunto já está meio batido e o desenrolar da trama também.
É um livro bom, mas não recomendo como um "grande suspense".

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6