Claro enigma

Claro enigma Carlos Drummond de Andrade

Resenhas - Claro Enigma

Juu 10/05/2021

Li só por conta da escola e do vestibular mesmo, meio difícil pra mim entender mas no final deu tudo certo, espero

Luiza.Cabral 11/09/2021

Leitura- Fuvest
Fiquei bem supresa com esse livro! Achava que entenderia muito menos do que eu de fato entendi e até gostei de umas partes.

Raissa 03/10/2021

Publicado em 1951, "Claro Enigma" traz outra fase da escrita de Carlos Drummond de Andrade.
Diferentemente de Algumas Poesias, o livro traz poesias preocupadas com um rigor técnico, com formas clássicas mais marcadas, numa tentativa de chegar ao equilíbrio entre passado e presente. Com temas mais relacionados a vida e morte, amor e sexo, memória e ausência, a passagem do tempo e a própria escrita, conseguimos perceber que o autor já estava mais amargo, melancólico, angustiado e desencantado com a situação do país e as ideologias políticas. Seus poemas são mais filosóficos e metafísicos, com muita divagação, reflexão e dualidade, com muito mais perguntas do que respostas.

pedro villar 11/03/2022

Em comparação com A Rosa do Povo, que li antes, esse Claro Enigma parece mais metafísico do que o outro, que focava mais em questões sociais. Confesso que não me pegou tanto.

De todo o modo, o poema Ser é de uma sensibilidade e beleza cativantes.

miirandalxticia 15/11/2022

obra obrigatória
postando resenha só pra contar pros lidos desse ano mas não tenho muita coisa pra falar desse aqui não

Paulo 05/01/2023

Um dos meus favoritos
Essa obra de Drummond é maravilhosa, ele é um dos meus poetas brasileiros favoritos. Drummond carrega história, suas obras carregam sua alma brilhante.

Lari 13/01/2023

tiveram poemas que eu não entendi nada e poemas que gostei muito e me identifiquei, mas acho que a parte de não entender nada faz parte já que os poetas costumam escrever sobre experiências ou pensamentos pessoais e que o leitor pode nunca ter vivido semelhante. livro gostosinho de ler!!

Anna 23/01/2023

a escrita do drummond é incrível, adorei muitos poemas e os temas são muito bons.
quero ler ainda mais coisas dele.

Giovanna1242 08/05/2023

Não sou muito chegada a poesia, mas as do Drummond geralmente são diferentes pra mim
esse é o terceiro livro que leio dele, e pra mim foi o mais fraco, não me cativou muito e acabei lendo todo apenas pela vontade de ler um livro curto que me ajudasse a retornar à leitura.
Engraçado porque lembro claramente de quando li sentimento do mundo em 2019, e até hoje tenho as poesias como lembrança.
Não sei se foi o tema desse livro, mas, apesar de a escrita ser boa e ainda assim eu gostar, não senti que teve nada de especial, foi só um pouco mais do mesmo

Sthefany118 10/05/2023

Escrita realista, fala da vida como ela é e mostra algumas angústias do Drummond na vida e como escritor

Rafa.alvess 03/10/2023

Tem poemas que me tocaram bastante, mas de forma geral eu não senti conexão com o autor, acho que pelo tipo de linguagem. Pra quem nunca leu Drummond, não sei se esse seria o melhor primeiro livro.

maria1691 19/10/2023

Perfeição em forma de coletanea de poesias.
Eu amei demais ler e conhecer mais poesias desse rei. Não tem muito o que falar, só sentir.

MEMÓRIA

Mas as coisas findas,
muito mais que lindas,
essas ficarão.

Marcelle 06/01/2024

Deveria ter lido esse livro há muito tempo - para ser mais exata, 10 anos atrás, para meu segundo vestibular. Mas só tive disposição/empenho para lê-lo agora, por não saber apreciar muito bem livros de poesia.

Conforme esperado, alguns poemas me impactaram mais que outros, e no geral a experiência foi bastante positiva e a leitura foi rápida.

?MEMÓRIA

essas ficarão.?

(p. 26)

Victor108 10/01/2024

Reflexão pura
Os melhores poemas de Drummond, pra mim, estão neste livro. Em sua fase mais existencialista e filosófica, ele nos presenteia com poemas que nos fazem pensar muito sobre nós mesmos. Você vai sair com mais dúvidas do que qualquer outra coisa, mas entendo que este é o objetivo do livro, e, na verdade, é a melhor parte da leitura.

Dressa gratiluz 27/01/2024

Um pouco confuso, mas tem o seu charme...
Não tive uma boa experiência com "Alguma Poesia", também obra de Carlos Drummond de Andrade. Isso porque, tinha expectativas muito altas e o livro acabou me decepcionando, mas decidi com essa leitura dar uma segunda chance ao autor... E em meio a leitura que fiz da obra, acabei gostando. No entanto, é importante deixar claro que algumas das poesias de Drummond são um tanto quanto complexas para serem interpretadas em uma primeira leitura que seja desatenta. Por isso, é importante apreciar o livro com certa calma e buscar informações a respeito das poesias para interpretá-las melhor quando for o caso. Em suma, recomendo a leitura!