Claro enigma

Claro enigma Carlos Drummond de Andrade

Resenhas - Claro Enigma

Izabel.Paiva 10/04/2018

Livro para ler e reler
Poesias, Drummond, palavras que se unem.
Gosto muito da obra dele e não tinha lido esse livro.
Muito bom para sentir Drummond e iniciar-se. Recomendo.

~Coppi~ 24/07/2018

Claro Enigma
Eu adoro Carlos Drummond. Tenho ele como uma das minhas maiores inspirações e alguns de seus poemas são os meus favoritos. Porém esse livro não contém os meus gostos do autor, já que se trata de outra época de sua vida.
Entendo bem a manifestação política presente nesse livro e compreendo a complexidade dos textos, mas acho que a obra não me agradou justamente pela complexidade.
Enfim, vale a pena a leitura quando se tem em mente que os poemas mais ?delicados e engraçadinhos? de Drummond não estarão presentes aqui.

juliaemidia 25/09/2018

Primeiro livro de poesias que li. Amei demais ❤

Dani 16/01/2020

Conheci essa obra por conta do vestibular da Fuvest. Composto de muito negativismo; melancolia; fala sobre morte e decepções. Reconheço a genialidade de Drummond, mas este livro justamente por essas características não conseguiu me fazer apaixonar por ele.

Thay 17/03/2020

Não sou muito fã de livros de poemas e poesias, mas precisei ler por exigência do vestibular.

Confesso que vários textos me deixaram confusa, pois a escrita é bastante complexa para quem não está acostumado a esse tipo de escrita.

Terminei a leitura mais rápido do que imaginei, então posso dizer que foi uma leitura interessante e satisfatória apesar da complexidade.

"Amar, depois de perder." - Carlos Drummond de Andrade

LauLau 01/07/2020

Top
Eu não esperava gostar desse livro e tal ? fui ler só por causa do vestibular ?, mas eu acabei gostando. Muito.
É curtinho e dá pra aproveitar bem a leitura.

Bia 16/07/2020

Como li para o vestibular, acabei me forçando em certas partes continuar a leitura... Apesar de tudo consegui apreciar a poesia Drummondiana que nesse livro é um pouco diferente do que havia sido feito antes. Drummond retoma algumas características clássicas, e temas como a desilusão. Meu poema favorito com certeza é ?Memória?

Sarah 20/11/2020

Paradoxal
Os poemas no livro são dividos em 6 capítulos e em cada um deles Drummond apresenta e trabalha uma temática. São poemas profundos que trabalham muito o existencialismo e o ceticismo. Aliás, Drummond nesse período estava em sua fase pessimista.
Recomendo a leitura!

Gabriella.Davet 04/05/2021

Leitura obrigatória para um vestibular.
Eu realmente não gostei, não foi para mim. Não sei se porque não consegui entender, mas espero que no futuro eu consiga.

Juu 10/05/2021

Li só por conta da escola e do vestibular mesmo, meio difícil pra mim entender mas no final deu tudo certo, espero

Raissa 03/10/2021

Publicado em 1951, "Claro Enigma" traz outra fase da escrita de Carlos Drummond de Andrade.
Diferentemente de Algumas Poesias, o livro traz poesias preocupadas com um rigor técnico, com formas clássicas mais marcadas, numa tentativa de chegar ao equilíbrio entre passado e presente. Com temas mais relacionados a vida e morte, amor e sexo, memória e ausência, a passagem do tempo e a própria escrita, conseguimos perceber que o autor já estava mais amargo, melancólico, angustiado e desencantado com a situação do país e as ideologias políticas. Seus poemas são mais filosóficos e metafísicos, com muita divagação, reflexão e dualidade, com muito mais perguntas do que respostas.

pedro villar 11/03/2022

Em comparação com A Rosa do Povo, que li antes, esse Claro Enigma parece mais metafísico do que o outro, que focava mais em questões sociais. Confesso que não me pegou tanto.

De todo o modo, o poema Ser é de uma sensibilidade e beleza cativantes.

miirandalxticia 15/11/2022

obra obrigatória
postando resenha só pra contar pros lidos desse ano mas não tenho muita coisa pra falar desse aqui não

Paulo 05/01/2023

Um dos meus favoritos
Essa obra de Drummond é maravilhosa, ele é um dos meus poetas brasileiros favoritos. Drummond carrega história, suas obras carregam sua alma brilhante.