Claro enigma

Claro enigma Carlos Drummond de Andrade

Resenhas - Claro Enigma

Mari 27/10/2021

Drummond é tudo de bom!
Drummond é um dos poetas mais acessíveis que eu já li, tanto que seu livro "Sentimento do Mundo" foi meu primeiro contato bem-sucedido com a poesia, ou seja, que eu consegui ler os poemas e compreender pelo menos a maior parte do que o eu-lírico estava falando. Mas, "Claro Enigma" não é "Sentimento do Mundo", eu achei seus poemas bem mais complexos. Então, foi uma leitura que exigiu mais de mim, do meu cérebro e do meu tempo, já que muitas vezes tive que fazer pesquisas, seja de vocabulário ou de referências que são feitas nos poemas. Assim, ler "Claro Enigma" foi um desafio, mas foi um desafio que gostei muito de enfrentar, pois destaquei quase todos os poemas. É aquele tipo de livro que gosto de ler com um marca-texto, uma lapiseira e post-it, para poder escrever no poema todo e absorvê-lo. Sério, aquelas pessoas que não gostam de escrever no livro não podem chegar nem perto do meu exemplar de "Claro Enigma", pois vão ficar traumatizados.

Então, não é um livro que recomendo para ter um primeiro contato com Drummond e nem se você quiser uma leitura leve, mas se você já tiver lido algo dele, tiver tempo e paciência e estiver disposto, é um livro que vale muito à pena.

Daniela Vicente 22/02/2022

Minhas poesias favoritas
confissão
perguntas em forma de cavalo marinho
sonetilho do falso fernando pessoa
memória
cantiga de enganar
perguntas
relógio do rosário

suzi 30/03/2022

Dei 5/5 porque sei que é um livro bom. Infelizmente, foi meu primeiro livro de poesia, e peguei justo o mais difícil ?!
Tem umas que amei, achei lindo (porque temos tendência de gostar do que entendemos), mas a maioria não entendi. Ouvi um podcast sobre o livro que falava que nem tudo precisamos entender, arte é assim.
Mas acho que no meu caso é realmente falta de experiência com esse tipo de leitura... Certeza que quando eu amadurecer isso, vou voltar e reler. Como o posfácio diz, os poemas do livro estão à espera de leitores que se disponham a lavrá-los com paciência. Preciso de mais paciência hahaha

Bia 31/07/2022

Gostei
Confesso que uns 80% do livro eu não entendi, mas acho que a intenção não é entender gramaticalmente tudo o que está escrito, e sim sentir (?) as emoções, os sentimentos do autor.
Pra quem nunca lê poesia, até que foi bom.

Ana 11/12/2022

Dezembro/2022: Ler Claro Enigma 6 anos após a primeira vez foi diferente. Ainda me sinto apaixonada por esse livro, apesar de algumas me tocarem mais que outras.

Rayane114 21/12/2022

Das coisas boas do pré-vestibular
Nunca fui uma pessoa muito dada à poesia, sempre fui mais da prosa mesmo. Estava esquecido na prateleira, resolvi reler sem a pressão de ter de "aprender para fazer uma prova". E olha, quer saber? É muito mais lindo assim, sem pressa, sem pressão, sem pretensão.
Drummond toca a alma até mesmo de leigos, como eu, que pouco entendem de poesia. 10/10

Mariana 02/04/2024

Carlos Drummond escreveu "claro enigma" durante o auge da guerra fria, no momento em que o mundo se encontrava em constante inquietude pela ameaça inerente de ataques nucleares. Os poemas são uma expressão de seus medos, de seus amores perdidos, de filhos que talvez nunca verá crescer e de filhos que a muito já partiram. Drummond conta sobre a história do Brasil, sobre a cidade de ouro preto, um lugar de tanto sofrimento, lar de lágrimas e desespero, e como o destino do lugar é ruir, como tudo no mundo, já que nada é eterno. Sobre o museu da inconfidência, e como os instrumentos que foram utilizados para torturar os escravizados, os quais hoje não passam de simples exposições. Ao decorrer dos poemas ele expressa seus medos e anseios, suas infindáveis perguntas, que foram feitas ao nada, representando na forma de um fantasma, já que ninguém parecia capaz de respondê-las.

Ash 18/01/2023

é né
da um sentimento de afeto reler o livro q me botou no caminho da poesia (mesmo que eu não tivesse entendido nada na época e mesmo agora não sei se entendi).

é um livro curto, da pra ler rápido se você ja tiver desistido da vida e não tiver paciência pra entender modernismo, caso não, sera uma jornada cansativa.

entendi uns poemas mais do que outros, o suficiente pra manter a nota de quando li a primeira vez e mantê-lo na estante.

André 01/02/2018

6º Livro, Fuvest 2017

Izabel.Paiva 10/04/2018

Livro para ler e reler
Poesias, Drummond, palavras que se unem.
Gosto muito da obra dele e não tinha lido esse livro.
Muito bom para sentir Drummond e iniciar-se. Recomendo.

~Coppi~ 24/07/2018

Claro Enigma
Eu adoro Carlos Drummond. Tenho ele como uma das minhas maiores inspirações e alguns de seus poemas são os meus favoritos. Porém esse livro não contém os meus gostos do autor, já que se trata de outra época de sua vida.
Entendo bem a manifestação política presente nesse livro e compreendo a complexidade dos textos, mas acho que a obra não me agradou justamente pela complexidade.
Enfim, vale a pena a leitura quando se tem em mente que os poemas mais ?delicados e engraçadinhos? de Drummond não estarão presentes aqui.

pedro villar 11/03/2022

Em comparação com A Rosa do Povo, que li antes, esse Claro Enigma parece mais metafísico do que o outro, que focava mais em questões sociais. Confesso que não me pegou tanto.

De todo o modo, o poema Ser é de uma sensibilidade e beleza cativantes.