Claro enigma

Claro enigma Carlos Drummond de Andrade

Resenhas - Claro Enigma

Camila 16/06/2020

Profundo
Mesmo que ?A máquina do mundo? roube os holofotes dos outros poemas, reconheço a profundidade de todos eles.

Ana 11/12/2022

Dezembro/2022: Ler Claro Enigma 6 anos após a primeira vez foi diferente. Ainda me sinto apaixonada por esse livro, apesar de algumas me tocarem mais que outras.

Igor.Marques 14/08/2020

Claro enigma...
Claro?...
Realmente repleto de enigmas complexos.
Poemas repleto de mensagens implicitas, que fazem grandes reflexões sobre a vida e a morte, a solidão e a existência humana.
Poemas que se interligam do começo ao fim, capitulos que se completam, e que se explicam.
Mas como todo enigma o importante é estar atento em cada detalhe.

Sol 07/01/2021

Carlos Drummond de Andrade emana sentimento. Acho que cada vez que eu reler vou entender um pouco da profundidade da obra.

vinipontas 13/01/2021

Entendimento Geral
Sendo sincero, ao ler claro engima eu senti que eu não estava entendendo NADA. Eu sabia qual era a ideia do livro e tal, como também conseguia pegar algumas coisas aqui e outras ali que batiam com o panorama geral que eu já conhecia. mas enfim, o Carlos era uma pessoa genial, só de ler os poemas eu fiquei WOW, sabe??

Eu pretendo tentar ler dnv, não sendo obrigado pela fuvest hahaha.

alexandra. 29/01/2021

Um dos meus favoritos nessa trilha de lidos até o vestibular. Me peguei muitas vezes soltando um "ai" ao final de cada poesia. Simplesmente profundo e incrível.

ana 05/02/2021

um livro que trata sobre amor e as mais variadas formas de perda. sobre saudade e cura. lindos poemas. a leitura foi bastante proveitosa.

Israel 26/03/2021

Forte!
Maduro. Clássico. Filosófico. Difícil de ler. De longe um dos livros mais lindos e profundos de poemas que já li na vida. Com certeza vou revisitá-lo em outros momentos da minha existência.
Metafísico, psicanalítico, grave. O livro mais pisciano do Drummond.

Ash 18/01/2023

é né
da um sentimento de afeto reler o livro q me botou no caminho da poesia (mesmo que eu não tivesse entendido nada na época e mesmo agora não sei se entendi).

é um livro curto, da pra ler rápido se você ja tiver desistido da vida e não tiver paciência pra entender modernismo, caso não, sera uma jornada cansativa.

entendi uns poemas mais do que outros, o suficiente pra manter a nota de quando li a primeira vez e mantê-lo na estante.

Vinícius 13/07/2021

UM ENIGMA POÉTICO
Em seu 70° aniversário de publicação, ?Claro Enigma? volta às minhas mãos para uma segunda leitura - a primeira eu fiz há 20 anos atrás.
Em 2001 eu era um estudante de Letras tentando conhecer melhor um dos meus autores preferidos e com mil sonhos na cabeça, ignorando a urgência de leituras para ser um Professor de Inglês em maior sintonia com a academia e o mercado. Fiquei com Drummond e não me arrependi. Mesmo sem entender muita coisa do livro.
Em 2021 eu sou um Professor de Línguas, ainda eternamente dividido entre a língua mãe e a língua estrangeira. Funcionário público, tal qual Drummond, com outros milhares de sonhos na cabeça e com mais certezas do que eu quero e daquilo que eu não quero de jeito nenhum. Turbulências profissionais mil. Voltei a Drummond e não me arrependi. Mesmo sem entender tudo que está no livro.
Talvez eu volte a ?Claro Enigma? daqui a 10 ou 20 anos. Quem sabe até antes. Afinal, Drummond sempre foi meu pastor em matéria de poesia. Se depender dele, nada me faltará em matéria de leitura?
#drummond #CarlosDrummondDeAndrade #ClaroEnigma #poesia #poetry #livro #libro #book #LiteraturaBrasileira #BrazilianLiterature

julia 07/03/2023

Confuso
Li por causa da escola, mas salveis alguns poemas, que foram:
A ingaia ciência
Memória
Sonho de um sonho
Amar
Permanência
A mesa
A máquina do mundo

vale a pena ler, CDA foi um grande escritor, clássico

doepic_angel 25/10/2021

Confesso que não sou a maior fã desse tipo de livros, porque eu sempre demoro um pouco para entender. São 41 poemas que tratam dos sentimentos do autor e transformações sociais da primeira metade do século XX. Foi basicamente o que eu entendi ao ler, ele traz um tom meio amargurado sobre a condição humana daquela época, a relação com a disputa de diferentes ideologias (a guerra fria) e, a busca não por respostas, mas pelas perguntas certas. O autor também demonstra um certo desencanto com a vida e a humanidade. Eu não entendi isso apenas lendo, eu tive que pesquisar um pouco sobre o contexto histórico do livro, o autor e a própria obra. É uma escrita complexa e dificilmente se entende de primeira, mas se tiver paciência em pesquisar sobre acredito que valha a pena.

Mari 27/10/2021

Drummond é tudo de bom!
Drummond é um dos poetas mais acessíveis que eu já li, tanto que seu livro "Sentimento do Mundo" foi meu primeiro contato bem-sucedido com a poesia, ou seja, que eu consegui ler os poemas e compreender pelo menos a maior parte do que o eu-lírico estava falando. Mas, "Claro Enigma" não é "Sentimento do Mundo", eu achei seus poemas bem mais complexos. Então, foi uma leitura que exigiu mais de mim, do meu cérebro e do meu tempo, já que muitas vezes tive que fazer pesquisas, seja de vocabulário ou de referências que são feitas nos poemas. Assim, ler "Claro Enigma" foi um desafio, mas foi um desafio que gostei muito de enfrentar, pois destaquei quase todos os poemas. É aquele tipo de livro que gosto de ler com um marca-texto, uma lapiseira e post-it, para poder escrever no poema todo e absorvê-lo. Sério, aquelas pessoas que não gostam de escrever no livro não podem chegar nem perto do meu exemplar de "Claro Enigma", pois vão ficar traumatizados.

Então, não é um livro que recomendo para ter um primeiro contato com Drummond e nem se você quiser uma leitura leve, mas se você já tiver lido algo dele, tiver tempo e paciência e estiver disposto, é um livro que vale muito à pena.

Daniela Vicente 22/02/2022

Minhas poesias favoritas
confissão
perguntas em forma de cavalo marinho
sonetilho do falso fernando pessoa
memória
cantiga de enganar
perguntas
relógio do rosário

suzi 30/03/2022

Dei 5/5 porque sei que é um livro bom. Infelizmente, foi meu primeiro livro de poesia, e peguei justo o mais difícil ?!
Tem umas que amei, achei lindo (porque temos tendência de gostar do que entendemos), mas a maioria não entendi. Ouvi um podcast sobre o livro que falava que nem tudo precisamos entender, arte é assim.
Mas acho que no meu caso é realmente falta de experiência com esse tipo de leitura... Certeza que quando eu amadurecer isso, vou voltar e reler. Como o posfácio diz, os poemas do livro estão à espera de leitores que se disponham a lavrá-los com paciência. Preciso de mais paciência hahaha