Claro enigma

Claro enigma Carlos Drummond de Andrade

Resenhas - Claro Enigma

vicabez 04/04/2022

Meu primeiro (com certeza de muitos) livro de Carlos Drummond. As poesias são incríveis e eu de vez em quando me lembro de algumas mesmo tendo terminado esse livro há dois meses. Ele foi excelente companheiro durante a quarentena e é ótimo para se ler devagar. Às vezes uma poesia desse livro consegue melhorar um dia ruim. Dito isso, um ou outro texto eu achei totalmente incompreensível de tanta metáfora em cima de metáfora. Mas essa é a beleza da poesia: um desses poemas que eu achei incompreensível, é com certeza o favorito de alguém. É essa pra mim a maior conquista de Carlos Drummond, conseguir alcançar com sua poesia uma gama impressionante de pessoas e contextos meio sem querer.

zukonoha 14/01/2021

Esse livro tem uma escrita bem complexa e madura, tornando a leitura difícil. Mas é muito bom.

Cicera Evila 13/01/2022

Claro Enigma
Um dos livros de poesia mais diferente que eu já li.
Não sei se consigo falar sobre essa obra por achar que não consegui aproveitar a obra como ela merecia.
É um livro para o qual desejo retornar outras vezes.
Merece ser lido, com toda certeza.

vinipontas 13/01/2021

Entendimento Geral
Sendo sincero, ao ler claro engima eu senti que eu não estava entendendo NADA. Eu sabia qual era a ideia do livro e tal, como também conseguia pegar algumas coisas aqui e outras ali que batiam com o panorama geral que eu já conhecia. mas enfim, o Carlos era uma pessoa genial, só de ler os poemas eu fiquei WOW, sabe??

Eu pretendo tentar ler dnv, não sendo obrigado pela fuvest hahaha.

Dan 18/09/2018

Não é para inciantes
Esse é aquele tipo de livro que para compreendê-lo você deve estar sozinho e longe de qualquer distração. Ele apresenta uma série de poemas divididos em espécies de capítulos no qual, para mim, o seu nível de dificuldade e complexidade vai aumentando exponencialmente para chegar no famoso "A Máquina do Mundo", que provavelmente é o poema mais famoso desse livro. Em geral, nunca gostei de poesia que não fosse de Manuel Bandeira, achei bem massante e difícil, no entanto, dá para lê-lo em menos de um dia tranquilamente.

Rayane114 21/12/2022

Das coisas boas do pré-vestibular
Nunca fui uma pessoa muito dada à poesia, sempre fui mais da prosa mesmo. Estava esquecido na prateleira, resolvi reler sem a pressão de ter de "aprender para fazer uma prova". E olha, quer saber? É muito mais lindo assim, sem pressa, sem pressão, sem pretensão.
Drummond toca a alma até mesmo de leigos, como eu, que pouco entendem de poesia. 10/10

Camila 16/06/2020

Profundo
Mesmo que ?A máquina do mundo? roube os holofotes dos outros poemas, reconheço a profundidade de todos eles.

Sol 07/01/2021

Carlos Drummond de Andrade emana sentimento. Acho que cada vez que eu reler vou entender um pouco da profundidade da obra.

Leitora.Marina 09/04/2020

Livro surpreendente, aborda diversos temas de maneira sutil e discreta.

Bia 31/07/2022

Gostei
Confesso que uns 80% do livro eu não entendi, mas acho que a intenção não é entender gramaticalmente tudo o que está escrito, e sim sentir (?) as emoções, os sentimentos do autor.
Pra quem nunca lê poesia, até que foi bom.

Ana 11/12/2022

Dezembro/2022: Ler Claro Enigma 6 anos após a primeira vez foi diferente. Ainda me sinto apaixonada por esse livro, apesar de algumas me tocarem mais que outras.

Júlia Tamborin 16/04/2020

Não gosto de livros de poema, mas tive que ler por conta da FUVEST
Na minha opinião, os textos são muito complexos e de leitura complicada, muitos deles não ficaram claros pra mim.
Gostei de alguns poemas, mas não posso dizer que gostei do livro como um todo

Laura 12/05/2024

Claro enigma
Meu primeiro livro de poesia e já comecei com o Drummond, o cara é outro nível. Apesar de ter sido uma leitura difícil e senti que não entendi tudo q poderia ter entendi, gostei bastante, pq entendendo ou não é claro o quanto o cara escreve bem. Espero ler esse livro novamente mais pra frente com uma mente mais habilidosa pra esse tipo de literatura.

Rafa 30/04/2020

Maravilhoso
Nunca tinha lido um livro de poemas ,confesso que estava meio receosa ,mas acabei me apaixonando pela leitura. O livro é composto por poemas incríveis e atemporais. Claro Enigma se tornou um dos meus livros favoritos ,recomento bastante a leitura dele .
wel - @nanquimcomleite 30/04/2020minha estante
Drummond é o cara!

leuu_lima 11/06/2020

Poesia íntima e mundana!
Drummond brinca calorosamente com a nossa percepção dos sentimentos! Claro Enigma nos covida a explorar intimamente a 'Tarde de maio' e descobrir qual é a verdadeira 'Cantiga de enganar'; mas também convida a se encantar com 'A máquina do mundo' e a entender finalmente a 'Morte das casas de Ouro Preto'! Íntimo e mundano!