Claro enigma

Claro enigma Carlos Drummond de Andrade

Resenhas - Claro Enigma

Adriana1090 27/12/2021

Claro enigma
"O amor não nos explica. E nada basta, nada é de natureza assim tão casta que não macule ou perca sua essência ao contato furioso da existência. Nem existir é mais que um exercício de pesquisar de vida um vago indício, a provar a nós mesmos que, vivendo, estamos para doer, estamos doendo."

Livia 22/03/2020

Mais uma obra prima de Drummond

zukonoha 14/01/2021

Esse livro tem uma escrita bem complexa e madura, tornando a leitura difícil. Mas é muito bom.

idkvixo 30/12/2020

Amei
Da lista da fuvest, o livro de poesia que mais gostei foi o Claro Enigma, com certeza. Gostei de como ele foi dividido em que cada "capitulo", sendo um tema para os poemas nele.

Elis 01/02/2022

Interessante
São poesias muito complexas em que você tem que ler várias e várias vezes pra compreender, mas tem quem goste. É bom pra aprender coisas novas, vocabulário...

Gui 25/11/2020

Gostei
Poemas muito bem interessantes, com forma e conteúdo muito bons.

Cicera Evila 13/01/2022

Claro Enigma
Um dos livros de poesia mais diferente que eu já li.
Não sei se consigo falar sobre essa obra por achar que não consegui aproveitar a obra como ela merecia.
É um livro para o qual desejo retornar outras vezes.
Merece ser lido, com toda certeza.

jade 19/11/2020

Drummond no ápice da maturidade
A obra possui uma linguagem rebuscada, a qual retoma os padrões clássicos. Apesar do exercício de interpretação ser trabalhoso, Drummond abrange questões metafísicas e discute como os ambientes reais interferem na percepção do envoltório humano que cada um de nós somos submetidos, o que permite concluir que o sujeito se sente angustiado com a existência, pois não consegue decifra-lá e, nessa tentativa de adivinhar o enigma, entrega um livro hermético, polissêmico e que deve ser relido muitas vezes para descobrir as facetas de cada poema. Assim, essa obra é uma confissão madura do sujeito drummondiano, o qual está resignado perante um mundo desesperançoso, um cenário em que a rosa não pode emergir.

Luis.Henrique 13/11/2020

Um dos maiores autores da língua portuguesa
Crítico, poeta e ensaísta. Drumond era simplesmente arrebatador e em toda a sua obra mostra sua excelência em lidar com as palavras. Claramente em Claro enigma não seria diferente. Um livro mais pessoal, que foge um pouco de temáticas políticas. Mas, sem deixar de ser reflexivo, tocante e em muitos casos extremamente contemporâneo e cru. Levando o leitor a se questionar sobre si mesmo e sobre seu dia a dia. Simplesmente incrível

Nalanda 06/09/2020

Poemas muito difíceis de compreender, mas quando você estuda o modernismo e a história do autor a poesia flui muito melhor, mas ainda assim achei alguns poemas muito confusos para compreender. Super recomendo que leiam esses poemas.

sabsneri 24/05/2020

Uma leitura poética complexa. Engloba várias concepções do autor sobre o amor, pessimismo, família, finitude e etc. Com certeza, se não tivesse tido um professor incrível de literatura, não conseguiria entender e absorver a riqueza dessa obra.

Hemily.Melo 06/08/2020

Carlos Drummond de Andrade retoma, em meio ao modernismo, as formas clássicas. É uma obra complexa e inovadora como o próprio autor expõe em seu poema "Oficina Irritada", "Eu quero compor um soneto duro como poeta algum ousara escrever". Não é uma obra fácil de ser lida, porém é ótima para conhecer o autor.

:: Sofia 24/07/2020

Matafísico até demais
Não vou pretender nesta resenha que compreendi o livro. Fiz errado, li Claro Enigma na marra. De começo, poema não é meu gênero textual preferido; também, o eu lírico e eu temos 19 anos de diferença, de experiências não vividas, de maturidade não conquistada, de destreza na poesia.

No entanto, não sou capaz de negar que Carlos Drummond de Andrade é um artista. Suas palavras são lindas, o ritmo dos versos é muito bem pensado e muitos dos poemas te permitem construir belas ilustrações na mente. É necessário, porém, muita maturidade para compreender todas essas páginas. E eu não tenho. Além disso, não sou fã de textos puramente metafísicos. Entendo que a metafísica é responsável por "poetizar" as obras, mas, para mim, faltou concreticidade.

Da leitura, tirei o seguinte: a poesia é o modo de se expressar, com palavras, a alma. Todas as poesias que gostei em minha vida devem-se à capacidade de imprimir minhas próprias sensações e vivências nas palavras do autor. Não gostar de determinados versos (aqui me refiro aos bem escritos) justifica-se pela falta de empatia à alma de quem escreve, pela não compreensão. Então, é certo que poesias/poemas e minha eu leitora sempre travarão uma batalha árdua. Mas não vou desistir. Quem sabe, no futuro, eu não tenha sucesso em ler Drummond?

Meus poemas preferidos estão nas páginas: 26; 44; 48; 87; 90; 93.

hmbelino 16/08/2021

Faz alguns meses que li esse livro e ainda vem trechos dele na minha cabeça, o engraçado é que foi sem querer que eu li ele por que confundi com outro do mesmo autorkk. Drummond estava vivendo um momento de desilusão sobre suas proprias crenças nesse periodo e contou um pouco nesse livro, e sinceramente foi o livro de poesia que mais me cativou. Até o título ele sobre brincar, claro enigma sendo que enigmas não são nem um pouco esclarecidos.

Vi 11/12/2021

Um livro de poemas pra quem odeia poemas
Eu nunca fui fã do gênero, e sem dúvidas só li pelo vestibular. Mas a experiência não foi tão odiosa quando eu esperava.

Por ser modernista, a leitura é leve e fluída, ou seja, não é muito difícil entender o que está acontecendo. Ainda assim, é inegável que os recursos utilizados por Drummond são sofisticados.

Muitas vezes eu pude inclusive sentir o que era narrado.

Eu gostei do livro, a leitura não foi completamente desconfortável. Mas eu não entendi a obsessão por pernas.

? escrita - ? enredo - ? reviravolta - ? abordagem de temas - ? favoritado