O Festim dos Corvos

O Festim dos Corvos George R. R. Martin...

Resenhas - O Festim dos Corvos

botta 28/11/2023

FOMOS ROUBADOS
Quer dizer, já vou adiantando pra todo mundo que ele literalmente cortou o livro pela metade, apenas a perspectiva de metade dos personagens que conhecemos está nesse livro , a perspectiva dos outros ficou pro próximo???
que eu vou ler agorinha mesmo

Isabela.Martinez 26/11/2023

Achei esse o livro mais parado desde agora. Mas foi muitooo bom! Foi como reencontrar um amigo depois de muito tempo sozinha.
Não sabia que estava precisando tanto de uma fantasia conforto

LUNII 24/11/2023

Depois de ler A tormenta de espadas é meio difícil achar este tão eletrizante tanto quanto seu anterior, mas mesmo assim, deixa um arzinho gostoso. Levando em consideração que eu gosto muito dessa realidade do 'jogo do trono', não poderia deixar de continuar sendo uma saga muito gostosa e estou contente de chegar até aqui. Agora vou para o último, depois desse, só Deus sabe quando.

Crislane 20/11/2023

Livro 4
Esse livro é o mais fraco ate aqui, mas não desistam pois do meio pro final se iguala aos demais. Acho que por causa do carisma dos pontos de vista, os capítulos do Jaime e Arya são os melhores.

Cristiano 17/11/2023

A aventura continua
Uma nova visão dos acontecimentos, com a visão de outras peças dos jogos dos tronos, com destaque em peças que se julgavam secundárias mas que traz um novo panorama para o jogo

Cida Zientarski 15/11/2023

O Festim dos Corvos (+16)
Gatilhos/Aviso de Conteúdo:
- Violência
- Morte/Assassinato
- Abuso físico
- Abuso sexual
- Ameaças de estupro.

É um livro que continua a história épica e cheia de reviravoltas que conhecemos tão bem. Eu pessoalmente adorei a forma como o autor explorou novos personagens e aprofundou as tramas existentes.

Tem uma narrativa mais focada em Porto Real e nas terras de Westeros, com menos ênfase em personagens como Jon Snow e Daenerys Targaryen. Isso pode ser um pouco frustrante para alguns fãs, já que alguns de seus personagens favoritos podem não aparecer tanto neste livro.

No entanto, a escrita de Martin continua brilhante e envolvente. Ele consegue criar personagens complexos e histórias intrigantes, mantendo o suspense e a imprevisibilidade. É uma leitura que certamente vai te prender do início ao fim.

Se já leu os livros anteriores da série, definitivamente vale a pena continuar com este. E se ainda não começou a série, recomendo que comece desde o primeiro livro. Tenho certeza de que vai se envolver nesse mundo fascinante de intrigas, política e fantasia.

"Algumas batalhas ganham-se com espadas e lanças, outras com penas e corvos..."

"Grande ou pequeno, temos de cumprir o nosso dever."

"Um homem nunca está tão vulnerável numa batalha como quando foge. Um homem em fuga é para um soldado como um animal ferido. Alimenta sua sede de sangue."

"Jon disse que podia haver honra numa mentira, se fosse dita pelos motivos certos."

Patchu 14/11/2023

Eletrizante!
Bem diferente da série (que é ótima), e sensacional ao seu próprio modo! Personagens muito importantes tiveram destinos totalmente diferentes nos livros e na série, recomendo a todos que adoram o universo de GOT que leiam todos os livros, será uma redescoberta incrível deste universo! E agora, preciso começar ler A Dança dos Dragões imediatamente! ??

aleef moraes 09/11/2023

Melhor do que o esperado
Vejo sempre muita gente falando que esse é um dos livros menos divertidos das Crônicas de Gelo e Fogo e eu amei. Eu amo os capítulos da Brienne, da Cercei e do Jaime. E saber que provavelmente no quinto livro não vou saber mais nada sobre esses personagens, me deixa com aquela ansiedade boa para o sexto o livro!

Muita coisa terminou parecido com a série da TV, mas muita coisa agregou plots inéditos que nem sequer existiram. Recomendo muito. Sentirei saudades desses personagens no próximo livro.

sofiatmatos1 08/11/2023

Melhor livro da saga até agora
Eu já sabia que o livro seria bem centrado na política de Porto Real e nos esquemas na Fortaleza Vermelha. Mas eu só soube que precisava muito de capítulos sob o ponto de vista da Cersei quando eu os li.

Os capítulos dela sempre foram os meus favoritos, porque exploravam mais a Cersei sem ser simplesmente uma rainha má. Ela é mostrada como sendo humana, o que de modo algum ameniza todas as barbaridades realizadas sob seu comando. É possível visualizar várias facetas dessa personagem , como a de mãe, de Rainha Regente, de conspiradora e acima de tudo a de uma mulher que luta pra conseguir o que quer, não importa o preço. A relação dela com o Jaime também é melhor esclarecida, mostrando que ele é a pessoa mais importante da vida dela.

Falando no Jaime, ele apresentou uma evolução muit grande nesse livro, como eu já tinha comentado na minha resenha de A Tormenta de Espadas. Ele se mostra uma pessoa mais sensível, com um respeito mínimo pelos juramentos e pelos mortos, algo que não víamos anteriormente, já que ele se considerava invencível.

Os capítulos da Arya foram uma fuga das conspirações políticas, e foi muito interessante ver a jornada dela na Casa do Preto e do Branco. Eu adorava as descrições dela em relação a Braavos, e espero que essa cidade possa ser mais explorada em obras futuras. Arya da Casa Stark não existe mais como a conhecíamos, pois a vemos se transformando em Ninguém ao longo do livro. Um paralelo muito interessante a história de Ulisses e do ciclope na mitologia grega.

A única coisa que pode ser apontada como um defeito nesse livro é a lentidão dos capítulos do Sam, pois ele poderia ter feito muita coisa ainda neste livro se a jornada dele tivesse se desenrolado mais rápido. Apesar de algumas coisas terem sido muito importantes para o desenvolvimento e humanização do personagem, acho que não havia necessidade de dar tanto espaço a alguns acontecimentos, pois eles tornaram os capítulos um pouco repetivos.

Recomendo a leitura por ser um livro muito mais "cosnpirador'' do que o anterior, nos mostrando a natureza podre do Jogo dos Tronos.

Kétly 02/11/2023

Estava com um pouco de receio de ler este livro, pois são 644 páginas sem os meu personagens favoritos, mas George R. R. Martin conseguiu me mostrar que mesmo sem a presença deles a história continua incrível e interessante.

Guilhermo del Toró 02/11/2023

Não esperava tanto do livro por não conter os capítulos dos meus personagens favoritos, mas ele surpreende ao entregar evolução e detalhes de personagens que não tinham sido focados ainda

thotminaj 29/10/2023

George r. martin prova a que veio
Simplesmente o melhor de todos até agora, melhor seleção de narradores impossível: sansa, cersei, james, brienne, sam, e mtsss outros, todas as tramas foram interessantes, até aquelas que de cara eu não achava que fossem dar certo (ex: a da herdeira de dorne, o povo afogado ect). é impossível não se entreter e não se intreter pelos atos maquiavélicos da cersei, a busca sem fim da brienne que leva a caminhos inesperados, o futuro da rainha maergeary, o drama interno do james, a viagem a cidadela do sam, e tudo que acontece nesse livro. simplesmente delicioso. amando a evolução da sansa como aylsanne e estou doida pra saber todas as conspirações que o mindinho tem guardado pra ela. a escrito é sempre impecável, a criação de mundo é de dar inveja, george r. martin sabe criar E trabalhar com o que cria, um autor excelente.

Jess 28/10/2023

Esse livro deixa um pouco de lado as linhas longe de Westeros, focando em Cersei, Jaime, Brienne, Sansa e Sam e no que se passa em volta deles.
A evolução de Jaime é a melhor nesse livro. Deixamos de ver ele de forma tão superficial e como personagem secundário nas histórias de Cersei e Tyrion e ganha sua própria importância para o contexto geral.

Dea 26/10/2023

?O perigo é ser parte do povo quando os grandes senhores jogam o jogo dos tronos.
Muito interessante como é colocado o pós guerra nesse livro.

Andailson Lima 21/10/2023

"Eu nunca pedi para jogar. O jogo era perigoso demais."
A princípio, senti nesse livro muita falta de alguns de meus personagens preferidos da obra, Daenerys e Tyrion. Mas de quem senti falta nesse, sei que os terei bastante no próximo. Mesmo assim, que livro! Nossa! Nos momentos finais, a nostalgia pela série foi enorme. Tou com vontade de rever toda a série kkkk.

Todas as jogadas da Cersei e a disputa entre a coroa e a fé são dos melhores momentos para mim. Aquele último capítulo dela, surreal! Mesmo concordando com o que Mindinho fala sobre ela não ser uma das melhores jogadoras, aguardo ansiosamente o desfecho que tudo isso terá nos livros. Pois o que o Jaime fez me deixou superintrigado, não pode ser o que estou pensando.

Falando no Mindinho, aquele plano dele me deixou impressionado. Mas ele não faz nada sem benefício próprio, há mais coisas ocultas em seus planos. E me parece um jogo bem arriscado. A Sansa tem que tomar muito cuidado.

Além disso, gostei de acompanhar um pouco mais do meistre Aemon. Me entristeceu vê-lo não conseguir realizar algo que tanto queria antes do fim. Para alguém que viveu tantos anos e que acompanhou o fim da sua casa e, infelizmente, não poder prensenciar a reascensão dela é lastimável.

Outra personagem que me deixou com um pesar ao final, foi a Brienne. Sério, aquilo não pode acontecer com ela, não pode! Ela não é uma falsa amiga, ela não descumpriu a promessa. Superinjusto o que fizeram com ela. Aquela mulher, que me fez sentir empatia pelo Jon Snow, tinha que voltar mais amargurada e cega para a verdade.

Enfim, esse foi um dos livros da saga que mais me empolgou. A finalização dos arcos dos personagens foram boas e as pontas solta deixadas me fazem querer mais. Além disso, a adição de personagens, como a Arianne, me agradou muito. Espero ansiosamente por mais.