O Colecionador John Fowles

Resenhas - O Colecionador

Vanielly2 02/07/2023

Esperava mais da história, para mim melhorou da metade para o final. Infelizmente arrastei essa leitura, mas conclui.
Wllysses 02/07/2023minha estante
Tb não curti.

Dry 27/04/2023

Inquietante, sufocante.
Algumas pessoas diriam: você é apenas uma gota, sua quebra de promessa é apenas uma gota, isso não importa. Mas todo o mau que há no mundo é feito de pequenas gotas."
Citação de Miranda durante seus dias eternos de calabouço, digo "eternos" porque esse sentimento de prolongamento não é sentido apenas por ela, mas pelos leitores também. Que a todo momento ansiamos pela sua fuga com êxito, assim como torcemos pela morte de Freddie Clegg. A história é contada de dois pontos de vista, o que torna tudo mais interessante, o dele inicialmente, onde podemos ver alguém totalmente limitado em seus conhecimentos, e experiências, desde as sexuais as literais/artística, com pensamentos mesquinhos e egoístas, a descrição perfeita de um sociopata, já que o mesmo em diversos momentos deixa claro que acredita estar em seu direto de sequestrar alguém e mantê-la em cativeiro, é mais impressionante ainda o ódio que ele nos faz sentir dele, justamente porque ele sempre deixa claro que não tem dúvidas que está tomando as atitudes certas.
Assim como do outro lado vemos Miranda, uma garota estudiosa, repleta de sonhos, com uma paixão não desenvolvida por um homem que possui idade para ser seu pai, que por diversas vezes também nos gerará incômodo as passagens que ela faz sobre ele, assim como também perceberemos em diversos momentos o falso militarismo de Miranda, ela fala de arte, Literatura, música.. mas tudo de uma forma esnobe, apesar de sua força de querer viver, Miranda não é bem quem diz ser... São diversas críticas feitas ao mundo, sistema e religião através da narração de Miranda. Esse livro é algo que se lê tentando prestar atenção a cada referência, tentando ignorar o peso da angústia que sentimos, pois é como se a todo tempo pudéssemos ver Miranda.

Duda 27/05/2020

O Colecionador
Esse livro me surpreendeu bastante tanto positivamente como negativamente. Achei a narrativa em primeira pessoa muito adequada para a história, pois você se vê imerso aos pensamentos do personagem. Porém, isso só funcionou com os capítulos narrados pelo Clegg, já com a Miranda não senti isso, ela meio que viajou e não acrescentou muito na minha opinião. Mas tirando apenas isso, gostei muito de toda a história, de como ela fluiu e se desenvolveu bem, e o final também acho que foi ótimo para o livro.

Jacon 03/04/2022

Favoritado!
Ficou um tempo parado na estante antes de finalmente ler, e não acredito que esperei tanto tempo!
A história me prendeu do início ao fim e fez me questionar várias vezes sobre o que é certo ou não
Simplesmente leiam!

gabi 18/01/2022

Um livro pra poucos, porém que todos precisam ler
Tive um misto de sentimentos enquanto lia, não consegui amar nem odiar nenhum personagem, o que os tornou humanos é muito reais pra mim ( é isso é assustador).
eu detesto profundamente o Fred e esperei por diversas vezes que ela o matasse. Mas o livro é seco, cruel e real demais em todos os seus acontecimentos. Não tem glamourização e não tem romance em um romance.
As discussões eu temo que foram pouco aprofundadas, esperei um debate mais profundo. Mas foram bons.
Nao Sao 5 estrelas porque eu preferia que a dinâmica dele fosse alternando nos pontos de vista. Quando chega na metade do livro ele volta tudo no tempo e conta no ponto de vista da Miranda e eu queria ver o que tinha acontecido e fiquei muito ansiosa, então a leitura foi pouco aproveitada. Sem falar que a Miranda testou minha paciência com longos capítulos sobre o GP.
Enfim, um livro que com certeza vou reler e com uma escrita impecável e assuntos atemporais.

Ane 01/06/2022

Imaginei um final completamente diferente, é um bom livro para quem gosta da complexidade, da mente e das atitudes de um assassino, mesmo ele não sabendo que é.

Bart 08/07/2021

*John Fowles*
Editora DarkSide Books, 2018 - 343 pág.
Bora falar de livro!!
???? e meia!!
Já digo que o livro é excelente!!
Agradeço à @Mayra Monteiro, você acertou viu! Isso porque a gente já debate sobre tudo, obrigaaado!! Ela indica uns livros massa, chega lá no "ig" dela ?!!
??
Esse livro foi o 1° trabalho do autor, e o cara ficou famoso de imediato, foi um baita estouro!!
Fala de um rapaz que tem uma paixão platônica por uma moça, da forma que julga, ele pode sequentrá-la e fazê-la apaixonar-se por si... louco isso?! Pois ele faz... e você vai ter que ler p/ver no que vai dar.?
??
Lançado em 1963, o livro trás duas narrativas, a do psicopata/sequestrador (você vai entender porque o chamo assim) e da vítima.
O escritor foi muito cuidadoso no que que se refere ao psicopata, porque ele traz o pensamento do perverso adoentado o tempo todo, o povo da psicologia vai identificar isso várias vezes... "se sente vazio, como se usasse uma máscara, não se liga sentimentalmente"...
O escritor faz com que vejamos os pensamentos desse perverso, é incrível! Não é um livro truncado, a visão da vítima faz com que tenhamos uma  perspectiva totalmente diferente da leitura (parece 2 pessoas escrevendo).
Instiga vários sentimentos, ou seja, o escritor é um arrombado de bom!
Tem um motivo p/título (não deixa de ser doentio), mas você só vai entender quase no meio do livro!
@Vívian o tipo de trama que nós escreveríamos ?, só digo isso!!
Quando a fruta cai, @Márcia gosta!! Pois é ... "fruuuta que caiu" que livro massa!!
??
CONTINUEM LAVANDO AS MÃOS!
?? #lendotudo www.lendotudo.com.br ??
Livia 08/07/2021minha estante
Poxa li ele ano passado e confesso que quase abandonei, li na base do ódio o final ?, a leitura não fluiu tão bem para mim ????.

Bart 09/07/2021minha estante
Fica de boas?, mt gnt reclama dele. Eu fui mt pelo aspecto de quanto44 o escritor consegue representar um perverso alí, e ele faz com maestria , fiquei impressionado! Não é algo que ele enaltece o psicopata é como se a gnt estivesse vendo na perspectiva dele!! Curti mt!!
?????

Livia 09/07/2021minha estante
Confesso que fiquei uns bons minutos refletindo o final, e que final, não imaginei que iria acontecer aquilo.

Bart 10/07/2021minha estante
Pois o final foi foda, e logo em seguida ele já se desculpa p/continuar fazendo a mesma coisa... E vai fazer!!

Cris.Costa 26/10/2020

O livro é narrado de dois pontos de vista: o do sequestrador e da vítima. Possui um boa proposta, mas tem umas partes bem arrastadas.

Calorine 22/06/2022

Clássico
Angustiante, irritante, estressante, sem perspectivas de um final feliz. Caramba, que livro denso, extremamente bem escrito, a riqueza de detalhes de tudo faz com que cada cena que é imaginada seja o mais próximo daquilo que o autor construiu enquanto escrevia. A construção dos personagens foi nada menos que impecável e o final um belo soco no estômago.

jonesygirl 24/10/2021

não sei como começar. gostei tanto tanto desse livro, realmente um dos meus favoritos. foi tão doloroso ler a parte da miranda. é horrível saber o fim de pessoas tão boas apenas pela crueldade do mundo. foi TÃO bem escrito, é realmente apaixonante. a forma que o autor te deixa simpatizar com o sequestrador (por ele ser tão bonzinho, sozinho e ?atencioso?), depois te fazer amar a miranda pra depois voltar ao caliban. . .. . ?.. realmente pegou no ponto fraco. essa leitura me deixou triste, esse final foi tão tão triste.
ÓTIMAS referências de música, livros e arte.
gostei muito dos diálogos sobre arte, sobre a paixão e extremismo da miranda!

não posso deixar de citar a relação da série ?you? com esse clássico. o joe assim como caliban sendo obcecados por imagens, pessoas perfeitas que criam na cabeça e decidem que PRECISAM de proteção. acham que tudo que fazem é para o bem da pessoa, não se importam no que falam e sentem e se importam apenas com tudo que deu e tudo que faz pra proteger alguém que não precisa.
Larissa 24/10/2021minha estante
nossa eu vi tanta reclamação dele que sua resenha me deu uma esperança

misy 13/04/2022

leitura perturbadora
esqueci de fazer a resenha aqui quando terminei.
o livro é lindo, contudo sua história é varia entre perturbadora, maçante e instigante. clegg não é um personagem confiável e, mesmo assim, durante a narrativa, muitas vezes quase criamos empatia em seus atos, entendendo as justificativas que ele dava a si mesmo e aos leitores para os crimes que cometia. já miranda é uma personagem muito chata. esperei muito mais do ponto de vista dela... era gp pra lá, gp pra cá, ficava extremamente cansativo. ler as tentativas de fuga, entretanto, deram-me motivação para continuar.
por mim, a primeira e a última parte foram as mais interessantes e deveriam ser as únicas. apesar de tudo, as temáticas incluídas são bem desenvolvidas.

19/08/2020

A definição de perturbador
Não contém spoilers! A versão da Darkside Books conta com uma introdução comentada por ninguém menos que Stephen King. E ele não poderia ter feito uma definição melhor ao descrever o livro como ?incendiário?. É inacreditável como o livro, escrito em 1963, consegue trazer uma abordagem temática e o medo tão reais e atuais.

Na história, Clegg é obcecado por uma jovem chamada Miranda, e após ganhar na loteria, resolve sequestrá-la. É perturbador ter a possibilidade de visualizar a história pela sua perspectiva, onde ele se encontra em constante negação e na tentativa de se convencer de que é normal, e que está fazendo bem para Miranda, e que ela deveria ser grata.

O livro nos apresenta também a perspectiva de Miranda, através de um diário que escreveu durante seu cativeiro. É sufocante e angustiante, e somos capazes de sentir o que ela sentiu, pensar como ela pensava. Nesse diário conhecemos sua real personalidade (e não o que Gregg idealiza dela), seus pensamentos, ideais e aspirações.

Não leiam esse livro se não estiverem esperando um soco no estômago a cada página. Não é o que costumamos conhecer por romance, se não estão acostumados com temáticas difíceis e carregadas de absurdos, não leiam. É um livro profundo sobre a maldade humana, que traz reflexões e ensinamentos que carregarei por muito tempo na memória.
Leonardo 25/08/2020minha estante
Bem legal sua análise, fiquei curioso pra ler!! Obrigado!

ana helo 26/04/2021

bom
li para um projeto da escola, mas até que gostei. Não costumo ler livros assim de suspense mas achei esse bem interessante ?
é bem legal ver o pov dos dois

Nowhere¿ 07/09/2021

"Eu nunca poderia curá-lo. Porque eu sou sua doença"
Livro perfeito e muito imersivo!
Esse livro me deixou muito impactada, e eu ainda to tentando assimilar esse final.
Eu nunca tinha lido um livro que me deixou tão angustiada, com ódio e nojo.
A parte narrada pelo Fred me fez ficar mal de verdade, o autor soube descrever perfeitamente a mente de um stalker e psicopata, tão bem que chega a ser tenso a leitura.
E a parte narrada pela Miranda, como um diária de cativeiro é muito angustiante, ver ela perdendo a cabeça aos poucos, a solidão dela, o medo, as tentativas de enganar ele e fugir, eu senti como se fosse eu no lugar dela.
Esse é um livro que não é pra qualquer um ler, recomendo ele pra quem gosta do gênero e pra quem tem um bom psicológico.
[Pesquisem sobre os gatilhos antes de ler]
Bia 21/12/2021minha estante
Sim!!!! Esse livro é causador de angústia. Uma experiência diferente e perturbadora.