O Colecionador

O Colecionador John Fowles

Resenhas - O Colecionador

Coxinha 29/01/2022

Resenha- o colecionador
Devo admitir é um livro um tanto quanto psicológico, é de interesse para aqueles que cursam psicologia, pois o básico desse livro é, a mente de um sequestrador sociopata e a mente da sequestrada que não entende o que está se passando.

Temos 4 partes nesse livro, a 1,3 e 4 são boas, já a parte 2 senti muitas informações repetitivas e desnecessárias, creio que seria para mostrar como a garota está sendo afetada por aquilo.
Esse é muito bom...

Dhewyd 29/01/2022minha estante
Fiz resenha dele também rsrs

Coxinha 29/01/2022minha estante
Ahhhhvou la ver

Tá bom...

Ana 02/08/2022

?Meus sentimentos eram felizes porque minhas intenções eram as melhores. Isso foi o que ela nunca entendeu?.
?Uma vez, me permiti sonhar que dava um tapa em seu rosto?.
O livro é perfeitamente maluco e te faz ser mais maluco que Clegg. John Fowles consegue tirar a parte pensante do teu cérebro e te faz sentir pena da pessoa que sequestrou Miranda. Pena não é o bastante, você torce pra ele ficar com ela, até a parte dela chegar. Você é totalmente bipolar, mudando do amor por ao ódio em cada virada de página. Sem contar na beleza do livro, a capa, a folha de rosto, as páginas em si. No tem como amar tanto um livro. Avisando que você vai mudar de emoção a cada segundo. Ótima leitura!!!

Gabi 24/03/2021

Pesado
Leiturinha obrigatória que faz refletir. O autor faz você sentir pena de Caliban, depois odiar ele, do mesmo jeito que faz com que você possa odiar Miranda em algumas partes, mas isso pra mim, particularmente, é humanamente impossível. A leitura nas partes narradas por Caliban é muito instigante e já quando é Miranda é muito arrastada e chata mesmo, isso talvez seja proposital pra o leitor simpatizar mais com ele do que com ela. Enfim, um livro muito bom, super indico.

Ingrid Almeida 28/01/2023minha estante
pelo menos vc conseguiu terminar, esse livro eh um porre

Deise 28/01/2023minha estante
Não senti um pingo de dó da vítima, Miranda é insuportável

Zahira0 28/01/2023minha estante
Tô em 60% e entediada com a Miranda mds kkkk

Campbell 28/01/2023minha estante
a capa desse livro é tão linda e os detalhes, mas o conteúdo todo mundo fala mal, por isso nem insisti

lau 19/01/2022

Eu acho que o problema desse livro, muitas vezes, é que ele não é convincente. Meio que entendi o que o autor queria passar muitas vezes na narrativa, com a ??ingenuidade?? do sequestrador e com a ?profundidade? da sequestrada, mas ao mesmo tempo ele não me convencia muito, então a leitura ficou muuuito entediante, não é um livro q eu recomendo
Witchie 19/01/2022minha estante
Amg, eu tb achei ele muito chato e meio enrolado, eu infelizmente acabei abandonando pq estava passando raiva

Luisinha 19/01/2022minha estante
Rt, demorei mais de um mês pra ler e fiquei com ressaca depois.

lau 19/01/2022minha estante
ja to pegando um romancezinho leve pra combater a possivel ressaca

agathatriste 20/12/2021

Borboletas ou mulheres?
Essa edição belíssima da Darkside de um clássico me fez com toda certeza querer ler esse livro. Ok, o famoso "comprei pela capa".

O livro conta a história de um colecionador de borboletas que após ganhar muito dinheiro. Resolve colecionar uma mulher. Digo: raptar. A primeira parte do livro é narrado por ele e a segunda parte por ela. E acompanhamos o seu cativeiro por duas perspectiva.

Eu torci por ela o tempo todo. O livro causa pouca agonia, mas CAUSA! Eu achei a parte dela por vezes sem ritmo.

Nada muito especial, mas uma leitura muito legal!

Pra quem amou a série You, vai amar!

AliJu 24/03/2024minha estante
Foi uma tortura terminar, dos que li foi o pior do ano até agora kkkkkk

brunayasn 24/03/2024minha estante
Me esforcei muito pra terminar porque foi um presente kkkkkk

Rafaela 24/03/2024minha estante
Ai esse é um dos meus favoritos do gênero. Adorei a primeira parte, mas realmente o diário da Miranda é uó kkkkkkk

Káh 17/03/2021

Não gostei
A primeira parte do livro é ótima.
Muito interessante ver a história pelo ponto de vista do antagonista e ver toda a construção do personagem e as justificativas que ele dá pra fazer o que fez.
Mas a segunda parte é totalmente péssima. Muita viagem, me perdi várias vezes e todo o clima que a primeira parte cria, achei que se perde mais na segunda.
Fora que o final achei muito rápido.
Luly @projetocabeceira 17/03/2021minha estante
Aí que dó! Eu tenho e quero muito ler

dede 17/03/2021minha estante
concordo com tudo que você falou, terminei ele hoje e achei um livrinho bem mediano

Káh 17/03/2021minha estante
Nossa, eu tava esperando taaanto dele! Achei o começo super legal, mas a segunda parte eu li arrastada, só pra ver o que ia acontecer. Total sem sentido ter essa segunda parte haha

Livia.Borges 17/03/2021minha estante
Eu to doida para ler

Rafael Kerr 21/01/2022minha estante

Cargsthss 13/04/2024

Impactante
O livro é uma mistura de sentimentos. Você caminha através de momentos ansiosos, repulsivos, cheios de angústia, em certo tempo se permite um pouco de esperança.
Perturbador e reflexivo, se tornou um dos meus favoritos com toda certeza.

Clana 21/12/2020

Esqueci de atualizar
Eu terminei esse livro cerca de três semanas atrás, mas esqueci de atualizar aqui.
Bem, no início o livro não me conquistou muito, mas depois fiquei extremamente curiosa com o que aconteceria com Miranda. Inclusive, na metade da história, eu a odiava. Para mim, ela julgava tudo e todos. Contudo, depois de mais algumas páginas, minha ideia mudou.
Adorei os parágrafos sobre arte e o conservadorismo.
O final para mim foi doloroso (não nutri nenhuma empatia e/ou pena por "Calibã").

Gabriela.Almeida 19/01/2021

Angustiante
Eu consigo resumir toda a minha experiência com esse livro como: angustiante; apesar de sentir que faltam palavras que possam explicitar a falta de ar e o aperto no peito. Foi impossível não me colocar no lugar da Miranda, me perguntar o que eu faria, odiar profundamente Caliban (apelido de Frederick), a cada palavra lida eu me imaginava naquele porão, presa, sem ar e sem luz natural, perdendo a minha vida aos poucos.
Não consigo explicar o quão surtada esse livro me deixou, desde a loucura descabida de Caliban até a ?bondade? exacerbada de Miranda, me arrisco dizer fora de hora também. Não consegui me imaginar tão boazinha com ele, mesmo sabendo e entendendo que o que ele carrega é uma doença mental séria, provocada por anos de opressão de todos os lados, não consigo imaginar a minha humanidade florescendo nesse contexto. Eu odiei e odeio o Frederick com todas as minhas entranhas, nisso o autor está de parabéns.
Eu não consigo dar cinco estrelas para esse livro por conta do final, não me agradou muito, eu esperava mais, não foi ruim de forma alguma, mas o que aconteceu me deixou frustrada de tal maneira que é impossível expressar sem dar spoilers.
Enfim, um ótimo livro.
Helen Lima 19/01/2021minha estante
Também não gostei do final. Esperava mais.

Ari Phanie 06/08/2020

Calibã e a borboleta
Nós estamos vivendo atualmente uma onda de entretenimento onde os perversos e os sociopatas são as grandes estrelas. E sendo assim, são altamente romantizados. A exemplo da série You e do filme 365 dias, a gente percebe como transtornos mentais e crimes sexuais foram glamourizados a níveis preocupantes. O Colecionador é dos anos 60, mas John Fowles também quis tornar o seu sociopata mais simpático aos seus leitores.

Frederick Clegg é um funcionário municipal, homem comum, do tipo que a gente pode esbarrar nas ruas todos os dias. Mas Frederick não tem amigos, não se dar bem com sua família e não gosta das pessoas, em geral, preferindo manter um afastamento de todos. A falta de inteligência emocional do personagem o impossibilita de reconhecer e entender os sentimentos alheios. No entanto, há uma coisa com a qual Frederick acha que teria uma relação perfeita: Miranda. Colocar Miranda como coisa foi totalmente proposital, foi exatamente o que o protagonista fez.

Miranda, uma jovem artista a quem Frederick via pela janela do seu trabalho, vira uma espécie de artigo da sua coleção, junto com as suas lindas e inanimada borboletas. Ela é sua espécime mais cara e apreciada, mas ainda é como as suas colegas de cárcere; não está viva. Ele a mantém trancada numa caixa para apreciar de vez em quando e raramente a escuta de verdade. A gente já sabe o final da Miranda no começo, não tem surpresa.

Amigos meus disseram que talvez eu não fosse gostar do final, que eu ficaria decepcionada. E fiquei mesmo. Não houve nenhuma surpresa aqui. As borboletas, Miranda, são artigos de uma coleção, e como todo colecionador, quanto mais espécimes Frederick capturar, mas aquele vazio doentio nele é preenchido, mas apenas momentaneamente.

Felizmente, Fowles escreve muito bem, e principalmente na Segunda Parte, ele deu profundidade à história (ao invés de apenas romantizar seu protagonista como um homem estranho, mas bonzinho que só precisa ser compreendido e não se sentir mais tão solitário...bah), e criou algumas reflexões muito boas. Miranda é uma personagem complexa, que ora aborrece, ora você compreende. Ela é jovem, ingênua e inexperiente, que, no entanto, consegue refletir e analisar as coisas com maturidade. Mas em alguns momentos, Fowles quis apenas que ela fosse uma antagonista para o seu protagonista, e isso não me passou despercebido.

Os rapazes bonzinhos, com cara de cachorros perdidos, que estão loucos para dar apenas amor e cuidar das suas "musas", mas que pra isso precisam afastá-las de todos que conhecem e obrigá-las a ser apenas deles estão por aí em alguma série, filme ou livro sem que você precise procurar muito. Eles são lindos, tem corpos sarados e são extremamente ricos podendo dar tudo a suas "musas". Na vida real, eles te fazem escrava sexual (Malik e Ariel Castro), te torturam, agridem e obrigam a ter filhos de estupros sistemáticos (Aloisio Giordano) ou traficam teu corpo. Eles não vão sentir muito, eles não vão sentir nada porque a mulher é só um objeto, exatamente como Miranda foi para Frederick.
Fernando Lafaiete 06/08/2020minha estante
Aff... lerei esse livro esse mês e já estou me preparando pra odiar. Já estou de saco cheio de romantização de coisas absurdas. #Preguiça

Ari Phanie 06/08/2020minha estante
Somos dois. Inclusive vi gente dizendo em suas resenhas que odiou a Miranda, q n suportou a personagem, q ela era escrota. E na primeira parte, vc percebe q o autor qr exatamente isso; q as pessoas fiquem com pena do protagonista. Incrível. Mas enfim, o Fowles só não levou nota menor pq realmente escreve bem, e faz umas colocações interessantes.

Fernando Lafaiete 06/08/2020minha estante
kkkk...Aff... pelo jeito é tipo o que o Nabokov faz em Lolita.

Ari Phanie 07/08/2020minha estante
Viixi. Deus me livre ler Lolita.

Lãine Dual 07/08/2020minha estante
Esperava mais quando li, principalmente da Miranda.

Ari Phanie 07/08/2020minha estante
Ela é uma jovem adulta, mais adolescente que adulta. [spoiler] Eu qria que ela criasse mais oportunidades pra fugir, mas infelizmente não havia como.

Lãine Dual 07/08/2020minha estante
A questão foi a divagação a personagem poderia trazer sua visão do Greg, caracteristicas de um psicopata. Ela lembrando do GP, então, pura enrolação.

Thaís Damasceno 08/08/2020minha estante
Confesso que estou cansada de livros que colocam as personagens femininas em sofrimento constante, os autores masculinos tem mania que querer colocar o estupro em tudo quanto é livro. Eu sei que isso acontece constantemente aqui no mundo real, só que em alguns livros isso entra de forma banal só para causar sofrimento a personagens e uma tortura para as mulheres que estão lendo.

Ari Phanie 08/08/2020minha estante
Sim, Thaís, eu concordo contigo. Às vezes, a gente fica com essa sensação. Pq n sabem lidar com esse tema como deviam, como mulheres conseguem desenvolver, por exemplo. Eu fico fugindo de livro qnd sei q tem esse tema. Tem livro do King q eu sei q tem o tema e sei q ele usa só pra causar sofrimento mesmo, à personagem e a quem tá lendo.

leopr 18/02/2024minha estante
Quando eu li esse livro, tive que pegar uns 3 mais leves, pra equilibrar a balança, pq esse é bem pesado