O Colecionador

O Colecionador John Fowles

Resenhas - O Colecionador

Meus Livros e um Café 10/02/2022

Parado mas vale a pena
“O Colecionador” é o primeiro livro de John Fowles, escrito em 1963. O romance conta a história de Frederick Clegg, um funcionário público que coleciona borboletas e, subitamente, se torna dono de uma fortuna. Ele então passa a ter uma ambição: seqüestrar Miranda, seu amor platônico. A trama se desenvolve com a disformidade da personalidade de Clegg, que tem a seu favor apenas a superioridade de força, contra a vitalidade e inteligência de Miranda que, contando com sua superioridade de caráter, confunde e ofusca o medíocre seqüestrador.
O livro é narrado pelos dois personagens principais: o sequestrador e sua vítima, de modo que, em alguns momentos do livro você consegue se identificar em algumas questões com ambos. O fato de ser narrado apenas pelos dois, reforça a sensação de solidão e limitação, o que acaba aumentando a angústia do leitor que o livro por si só já proporciona. O que mais motiva a leitura é saber qual a próxima coisa que Clegg fará por ela e se ela conseguirá escapar, o autor cria uma tensão em torno disso de modo que não é possível largar o livro.
Mesmo sendo lançado decadas atrás, ele consegue abordar o machismo, diferenças sociais e algumas ideias do que é o amor, tudo narrado de forma obessiva e perturbadora. Uma leitura que eu recomendo muito, especialmente com essa edição de colecionador da Darkside.

Giovanna 04/05/2021

Não contém spoilers
Esse livro é chamado de 8 ou 80 pelos bookstans, porque ou você ama o livro ou odeia, e comigo foi diferente, eu não amei, mas também não odiei. O começo do livro foi interessante, porém na metade eu pensei em desistir, pois estava ficando muito monótono, mas continuei a ler. O que mais impressionou foi o final, que foi quando todas as peças se encaixaram e tudo realmente fez sentindo pra mim. Recomendo a leitura.

Adriana 28/09/2022

Minha "Hóspede"
John Fowles tinha 37 anos quando O Colecionador foi publicado.
Ele não buscou referências na contracultura que ainda engatinhava.

O Colecionador foi publicado originalmente em 1963, é de certa forma um produto anterior à cultura pop ? ou, pelo menos, a sua segunda onda, pós Elvis Presley e Andy Warhol. A primeira edição chegou às livrarias inglesas um pouco antes de sua capital ganhar o apelido Swinging London, período em que a cidade tornou-se o epicentro de revoluções que perduram até hoje nas artes, na moda e no comportamento. Somos todos filhos dos anos 1960.
Os Beatles ainda eram residentes no Cavern Club quando John Fowles terminava de escrever seu romance de estreia.

Avaliar esse livro para mim, é um tanto complicado. Talvez por sua escrita muito antiga... não sei.
É incrivel como uma historia boa consegue ter personagens um tanto "chatos".
Clegg é insano e fora de qualquer ?padrão?. Já Miranda, fica evidente que ela não é uma personagem fácil de se gostar.
Ele até pode ser gentil e respeitoso, mas ainda será um sequestrador.
Para ele, ela não passava de uma "espécie rara".
Tudo q ele queria, era q Miranda o amasse, e o respeitasse. Sonhava em casar-se com ela.
Ela, uma jovem inteligente, estudante de Artes. Um tanto imatura e esnobe
E sempre será sua vítima.
Há um enorme embate cultural entre os protagonistas.

O autor fez um capitulo enorme de Miranda, e como se trata de um diário, ela fala da vida dela de antes do sequestro.
Na minha opinião o autor se prendeu d+ na vida de Miranda e Clegg. Sobre situações aleatórias e não intrigantes, que não alteraram em nada a história. Essa parte da leitura foi bem cansativa pra mim, eu diria q foi extensa d+.
Preciso reler em outro um momento.
O final foi bastante tenso, revoltante, cruel ¿
Uma história impactante.
Um livro q precisa ser lido por todos.
CPF1964 28/09/2022minha estante
Parabéns pela resenha, Adriana. ?????

Adriana 28/09/2022minha estante
Obrigada Cassius ??

Marques60 05/06/2021

Só isso?
Não sei explicar a razão, mas eu esperava mais. Talvez eu imaginasse mais ação, mais suspense. Não gosto de ler a sinopse antes, então é nisso que dá.
Ingrids.arts 05/06/2021minha estante
To na pag 245 e to enrolando muito pra ler pq essa segunda parte ta muito arrastada p mim. Só n largo pq n gosto d abandonar livro na metade mas tá tão desanimado, a parte um eu amei li super rápido. Aff ?

Marques60 08/06/2021minha estante
Sim, tem momentos em que ele se arrasta mesmo.

Ingrids.arts 08/06/2021minha estante
Terminei ele já... Fiquei revoltada com o final. Esperava mais.

Marques60 08/06/2021minha estante
Pois é, também fiquei com essa sensação.

Bruna 11/06/2021minha estante
Estou na metade, essa segunda parte tá quase me fazendo desistir *socorro*

Ingrids.arts 11/06/2021minha estante
Nossa sim! Essa parte do diário da Miranda é um porre. Pior que mais da metade do livro é isso. Não desisti por pura força de vontade pq n aguentava mais. Parece que voltamos pra estaca zero só que de um jeito muito chato, diferente da primeira parte que foi emocionante.
É legal q depois qnd vc for ler a introdução tem uma parte q o Stephen King fala dessa segunda parte quase perder o leitor.

Nêssa 10/01/2021

Frederick Clegg quer ficar a sós com a menina que ama e mostrar pra ela como eles são perfeitos juntos. E aí entra Miranda Gray, uma estudante de artes que é sequestrada por um doido que acha que pode fazer ela se apaixonar por ele.
A história prende sim desde o início, a capa do livro é linda e confesso que por isso eu decidi ler esse livro. Foi o primeiro livro que li nesse estilo e foi perturbador.
É muito interessante como o escritor desenvolveu toda a história, principalmente a narrativa no ponto de vista do maluco sequestrador mas não é um livro que eu gostaria de ler de novo.

_estantedaduda 27/01/2024

Um suspense perturbador e o mais inteligente que já li até agora!

o que o John Fowles criou foi algo sensacional e extremamente horripilante.

no começo estava muito indigesto, pensei em abandonar, mas logo tudo muda, Fowles segue para outros rumos e se aprofunda em outros pontos... esse livro é de uma inteligência incrível.

Nicolas 28/08/2023

Tinha tudo pra ser bom.
O contraste apresentado nessa edição da Darkside é evidente: um livro lindo, já o conteúdo, uma bosta. O único suspense que vi nesse livro é como o Clegg consegue gostar da Miranda. Tudo nesse livro é chato, com exceção do começo, a narrativa estava interessante, e eu estava curioso pra saber o que ia acontecer. Quando descobri que a segunda parte do livro era do ponto de vista da Miranda fiquei mega animado pra ver como seria. Pra quê. Os capítulos que ela escreve em seu diário são muito chatos e tediosos, ela só fala do G.P, e perde total o clima de suspense. Sério, o John Fowles cagou no livro dele quando resolveu colocar a Miranda pra falar, eu pulei quase tudo que ela tava falando, e pasmem, não mudou nada na história. É tudo tão desnecessário, juro. No final eu já estava desesperado pra história acabar e não tava nem aí pro que ia acontecer. E o final é bem chato, nada demais. A escrita não é ruim, mas também não é das melhores, os personagens são odiáveis, e acho que não dá pra chamar esse livro de thriller. Enfim, um lixo literário.
Gabriela1299 28/08/2023minha estante
E eu aqui acabei de pegar o livro lendo sua review ?

Nicolas 28/08/2023minha estante
eita mds, eu não gostei nada, mas talvez vc tenha uma experiência diferente

Ita 28/08/2023minha estante
Eu tava gostando até chegar na parte que a Miranda começa a narrar... Algumas partes são bem chatas mesmo (eu lia as partes que ela falava do G.P rápido pra acabar logo), gostava quando ela falava do momento presente, presa no cativeiro. Quando eu tava lendo essa parte que ela narra, eu já tava pensando: nota 0 pra esse livro. Mas depois que o Caliban voltou a narrar, eu gostei mais. Acho um bom livro pra gente """entender""" (bem entre as aspas) a mente dele e dela também, como vítima. Eu confesso que esperava um final feliz mas raramente há um final feliz nesses cenários. Por mim podia fazer uma edição somente com o ponto de vista dele kkkkk

Nicolas 28/08/2023minha estante
acho que depois da parte dela eu desisti do livro, sinceramente ksks mas se tivesse uma edição só com ele seria mt bom

Belle.nats 28/08/2023minha estante
Nossa sim!! Eu li até metade do capítulo dela, fingi que o livro acaba ali e não terminei restante do livro que seria umas 25 pags dela. HORRÍVEL!!

Nicolas 29/08/2023minha estante
juro vei, como pode uma menina ser tão chata

Matheus1025 29/08/2023minha estante
Esse tá na minha lista tem muito tempo, você fez eu repensar se vale a pena mkk

Nicolas 29/08/2023minha estante
eu acho q vale a pena n viu

Vanderleia19 03/09/2023minha estante
Eu nunca torci tanto pra que ele matasse ela,menina insuportável da desgraça

Nicolas 03/09/2023minha estante
entao vei, odiei tanto ela

chelsea | @chelseabarros 21/06/2023

História boa
No início eu fiquei muito envolvida com esse livro, eu praticamente devorei o livro até chegar na metade, que foi quando comecei a perder o interesse. Achei que o livro começou a ficar muito repetitivo e cansativo. E quando chega na narrativa dela algumas coisas poderiam ter ficado de fora, parece que muita coisa ali foi para encher linguiça em um livro que já é curto...
Resumindo: a história é boa, mas achei o livro em si um pouco cansativo

Paola 21/06/2021

mais ou menos
não sei se não entendi coisas que deveriam ser óbvias no livro mas eu não gostei tanto assim, terminei pq de certa forma me prendeu porém achei cansativo
killthistaylor 01/07/2021minha estante
oii! o livro tem gatilhos para abuso sexual?

Paola 02/07/2021minha estante
então, por mim não teve nada demais relacionado a isso. depende do nível que é pra vc, mas no geral achei tranquilo. não tem nada pesado nem explícito sexualmente

killthistaylor 02/07/2021minha estante
muito obrigada ??

Paola 02/07/2021minha estante
de nada!!

Agnaldo 15/10/2021

Um louco com dinheiro
Uma história bem peculiar de um maníaco. Creio eu que todo mundo já teve alguma paixão platônica, mas que logo deixamos passar e seguimos nossas vidas. E é nisso que o autor se aprofunda, já imaginaram os absurdos que alguns seres humanos são capazes de fazer quando se tem poder em mãos. Dito isso o livro explora muito bem como é ser a vítima e o maníaco, além de mostrar muito bem pontos de pessoas tóxicas e abrir nossa mente para o que aceitaríamos fazer para ficar vivo.
anaquerler 05/04/2022minha estante
? nunca me interessei nesse livro e agora quero...

Eduarda Furtado 15/01/2019minha estante
Simm, nossa! Eu fiquei pensando: não é possível! Será que eu entendi totalmente errado a proposta?! Achei um saco essa leitura!

Dilalilac 15/01/2019minha estante
Kkkkkkkk ainda bem que ganhei de niver e bem lindamente li 25 páginas e troquei por outros 2 livros.

Ana Elisa Dotta Maddalozzo 15/01/2019minha estante
Bia, é no estilo de "Bom dia, Verônica"?

Maria 15/01/2019minha estante
Eu comecei a ler e não tive como terminar o livro fiquei totalmente puta já no início

guilherme donato 15/01/2019minha estante
Kkkkkk obrigado pelo menos serviu de exemplo!!

Gigika.Lopes 15/01/2019minha estante
não lerei esse com muita certeza

Suzana147 15/01/2019minha estante
KKKKJKKKKKKKKKKKKKK eu sabia que você não ia gostar, scr

Brulhufas 16/01/2019minha estante
Só consigo pensar "nossa que pena, MAS QUE BOM QUE FOI COM VOCÊ E NÃO COMIGO"

Jorge 16/01/2019minha estante
Sem surpresas. Mais um livro superestimado da Darkside.

Bea de Brida 16/01/2019minha estante
Revoltada KKKKKKKK pecadooo

Flavia512 16/01/2019minha estante
Vish que porcaria

maria gabriella 16/01/2019minha estante
Obrigada Bia! Vivem me indicando esse livro mas eu tinha a mesma sensação que você, e agora sabendo suas impressões eu não leio MESMP!

Gusta 16/01/2019minha estante
Kkkkkkjjjjj

Ju 16/01/2019minha estante
Por isso que eu amo essa booktuber. SINCERA DEMAIS!!!

Ananda.Patricia 16/01/2019minha estante
haha melhor resenha deste livro

Pri 16/01/2019minha estante
Obrigada, já nem compro. De ódio já resta o da série "você " ?

jane 16/01/2019minha estante
Realmente é uma pena Beatriz uma pena o fato de vc realmente não ter apreciado um livro tão bem escrito.Eu realmente achava que vc iria ter capacidade para entender a historia, o não é focado totalmente no secresto, é um livro cheio de criticas a sociedade, politica entre outras coisas.O final do livro realmente não satisfatório para a nossa alma digamos assim mas o fato é que o que autor tentou realmente abordar era a verdade nua e crua do que está nesse exato momento acontecendo na humanidade não é um livro pra ser fofinho ou romântico é pra mostrar a realidade de uma mente perturbada. Agora se vc não entendeu o livro é outro assunto é uma pena.

jane 16/01/2019minha estante
É realmente uma pena, uma pena o fato de você não ter tido capacidade para apreciar um livro tão bem escrito.O livro o colecionador não é um livro para ser "fofinho " nem "agradável" Beatriz é um livro que se trata do que esta acontecendo na nossa humanidade, porque isso que vc leu no livro e que achou tão "desagradável" é muitooo real mas se vc não teve estômago para ler é outra coisa.Mesmo porque me corrija se eu estiver errada mas pelo visto vc achou que o autor teve a intenção de romantizar o livro mas isso não acontece, talvez o que tenha faltado a vc foi perspectiva, mente aberta e capacida para apreciar um livro que sai da sua zona de conforto mesmo porque o livro aborda varios temas e observações fantásticas sobre a política a sociedade entre outras coisas. Mas enfim... O fato é que quem ai que ainda vai ler o livro mergulhe na leitura com a perspectiva de que não vai ser um desses livrinhos fáceis de serem lidos é um livro realmente complexo mas muitooooooo mas muito bom mesmo.

Larilars 17/01/2019minha estante
Beatriz do céu ): entendo o motivo de você não ter gostado do livro, a história é mesmo ?um saco?, mas no sentido de ser real demais, de nos deixar revoltados. Pensa que esse foi o primeiro romance do Fowles, e logo um livro assim, desse nível! Pensa que você leu o livro que serviu de inspiração pra todos os outros, pra esses ?mais do mesmo?. Entendo mesmo sua opinião sobre o livro, mas não rola nem reconhecer um pouquinho que o livro, pra quem se interesse por esse tema, é um dos melhores já escritos? (Eu acho o melhor!!! Hahahah). Achei muito que você ia curtir, que pena :/ mas isso aí, guarde e não taca fogo, porque como você disse, o projeto gráfico vale a pena (darkside né queridos).

Larilars 17/01/2019minha estante
Beatriz do céu ): entendo o motivo de você não ter gostado do livro, a história é mesmo 'um saco', mas no sentido de ser real demais, de nos deixar revoltados. Pensa que esse foi o primeiro romance do Fowles, e logo um livro assim, desse nível! Pensa que você leu o livro que serviu de inspiração pra todos os outros, pra esses 'mais do mesmo'. Entendo mesmo sua opinião sobre o livro, mas não rola nem reconhecer um pouquinho que o livro, pra quem se interesse por esse tema, é um dos melhores já escritos? (Eu acho o melhor!!! Hahahah). Achei muito que você ia curtir, que pena :/ mas isso aí, guarde e não taca fogo, porque como você disse, o projeto gráfico vale a pena (darkside né queridos).

va13r14 21/01/2019minha estante
Fiquei com esse mesmo ódio qd me recomendaram "Bullying - Sempre Fui Sua". Inacreditável.

Laura 29/06/2019minha estante
Sinto o mesmo sentimento que o seu. To com raiva de mim ppr ter lido algo tão desagradavel

Bárbara F. Byrro 08/07/2020minha estante
Entendo você não ter gostado!
Mas não dar nenhum crédito ao livro, eu acho muito....
Vc consegue entrar na mente de um cara obsecado, psicopata, doente.... Ver como ele entende as coisas. O ponto de vista dele.
Fora o ponto de vista dela, sobre como ela se sente, como ela o manipula pra tentar escapar, as angústias, as tritezas, o que ela planeja!!!
A imersão é enorme.

É desagradável sim. Mas é uma obra sensacional de imersão!

Bárbara F. Byrro 08/07/2020minha estante
Obcecado *

Victória 20/12/2021minha estante
to lendo esse!!

Luaa_ 20/12/2021minha estante
Você está gostando?

Victória 21/12/2021minha estante
Eu tô na página 300. A primeira parte contada pelo colecionador eu gostei, mas a parte da Miranda agora to achando mto chato.

Luaa_ 21/12/2021minha estante
Eu também gostei bastante! O final foi bem: ?
A parte de Miranda é meio assim mesmo, mas acho importante para a gente ver a perspectiva da vítima.

Victória 21/12/2021minha estante
Siim, eu tava bem interessada na parte dela, mas textos e textos sobre o GP não curti kkkk tô quase terminando, nao peguei spoiler nem nada

Luaa_ 21/12/2021minha estante
Quando terminar me fala!! Eu fiquei bem agoniada com esse final. Kkkkkkk

Victória 22/12/2021minha estante
Acabei agora , o q foi esse final?? Tô chocada kkkkk

Luaa_ 22/12/2021minha estante
Kkkkkkkk pois!!! Nossa é muito agoniante você pensar que ele fará outras vítimas...

Luaa_ 22/12/2021minha estante
E a morte de Miranda... eu fiquei triste. Deve ser muito horrível passar por tudo isso.

Victória 22/12/2021minha estante
Nossa sim, passou por tudo isso e ainda morreu de um jeito bem triste ?

Luaa_ 23/12/2021minha estante
No geral, o que você achou do livro??

Victória 23/12/2021minha estante
No todo eu gostei, a maneira como mostrou a mente do colecionador foi bem interessante, pois ele realmente acredita naquelas coisas. Em muitas partes fiquei bastante agoniada. Mas não gostei o suficiente para ser um favorito.

Luaa_ 23/12/2021minha estante
Sim!!! Senti a mesma coisa que você!

Rodrigo 03/02/2022

Perturbador
Há tempos um livro não me prende como O Colecionador conseguiu.
Um texto impecável, com a narração do algoz e da vítima e um final surpreendente.

Coxinha 29/01/2022

Resenha- o colecionador
Devo admitir é um livro um tanto quanto psicológico, é de interesse para aqueles que cursam psicologia, pois o básico desse livro é, a mente de um sequestrador sociopata e a mente da sequestrada que não entende o que está se passando.

Temos 4 partes nesse livro, a 1,3 e 4 são boas, já a parte 2 senti muitas informações repetitivas e desnecessárias, creio que seria para mostrar como a garota está sendo afetada por aquilo.
Esse é muito bom...

Dhewyd 29/01/2022minha estante
Fiz resenha dele também rsrs

Coxinha 29/01/2022minha estante
Ahhhhvou la ver